
Quem compra um carro novo hoje na Europa pode até levar para casa muita tecnologia, mas também corre o risco de sair da concessionária com uma dor de cabeça sonora que não vem no manual.
Desde julho de 2024, todos os carros novos vendidos na União Europeia — e também no Reino Unido — são obrigados a contar com um sistema chamado Intelligent Speed Assist (ISA).
A ideia por trás do recurso é nobre: ajudar o motorista a respeitar os limites de velocidade.
Na prática, porém, o sistema tem se mostrado um dos recursos mais odiados nos carros novos — especialmente nos modelos da Honda.
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Proprietários de veículos da marca relatam que os alertas sonoros são acionados mesmo com o menor dos excessos: basta ultrapassar o limite em 1 ou 2 km/h para o carro começar a apitar.

E o pior: não há um botão simples para desativar o aviso, como acontece em outras montadoras.
Na prática, cada viagem se transforma num exercício de paciência, com os sons insistentes interrompendo até trajetos curtos.
No caso do Honda Civic 2025 vendido no Reino Unido, o problema parece ter piorado com a reestilização do modelo.
Um proprietário britânico relatou no Reddit que mal conseguiu aproveitar a viagem de uma hora entre a concessionária e sua casa devido aos alertas incessantes.
Segundo ele, o sistema soava a cada pequeno deslize de velocidade, deixando a experiência mais estressante do que prazerosa.

Nos modelos anteriores à reestilização, ainda era possível desativar o reconhecimento de placas de trânsito por meio do menu do veículo.
Mas havia uma condição: era necessário repetir o processo toda vez que o carro fosse desligado.
Ou seja, parou para abastecer? Vai ter que desativar tudo de novo.
Já nos Civics 2025, essa opção simplesmente desapareceu.
O resultado é que donos desses modelos estão recorrendo a gambiarras digitais para driblar o problema.
Um dos truques mais curiosos envolve desativar o app de navegação da própria Honda, o que por algum motivo também desativa os alertas do ISA.
A única ressalva é que isso também desativa o Android Auto e aplicativos de navegação como o Waze.
Por outro lado, o Apple CarPlay continua funcionando normalmente, o que torna essa solução viável apenas para usuários de iPhone.
Para quem tem Android, resta conviver com os apitos ou manter o carro cravado no limite da via.
E não adianta esperar que isso seja passageiro: o ISA é uma exigência regulatória europeia e não deve desaparecer tão cedo.
Pelo contrário, há tendência de que sistemas semelhantes se tornem obrigatórios em outros mercados nos próximos anos — inclusive nos Estados Unidos.
A medida faz parte de um esforço global para reduzir acidentes causados por excesso de velocidade, mas escancara um novo dilema: até que ponto a tecnologia deve intervir na condução, mesmo contra a vontade do motorista?
Por enquanto, quem comprou um Honda novo na Europa vai ter que conviver com os apitos… ou aprender a dirigir como se estivesse sendo vigiado a cada segundo.
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