Esta semana, foi revelado que a Apple colaborou secretamente com a montadora chinesa BYD, como parte do seu projeto automotivo, para criar o tal carro da Apple, que acabou sendo cancelado.
Ainda que tenha sido parte de um projeto automotivo cancelado, essa parceria desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento de tecnologias que continuam a impactar o setor automotivo e a própria Apple.
Essa parceria, que começou por volta de 2017, tinha como foco a criação de um sistema de baterias de longa duração usando células de fosfato de ferro e lítio (LFP), conhecidas por serem mais seguras e duradouras em comparação com as baterias típicas de veículos elétricos da época.
Embora a Apple não possua os direitos da tecnologia usada nas atuais baterias Blade da BYD, o trabalho conjunto entre as duas empresas ajudou a pavimentar o caminho para o sistema que hoje é o coração de toda a linha de veículos da BYD.
A BYD é, atualmente, a maior fabricante de automóveis da China em vendas e, por um breve período, superou a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos globalmente.
O projeto automotivo da Apple, muitas vezes visto como o próximo grande movimento da empresa, consumiu cerca de US$ 1 bilhão por ano durante a última década.
Mesmo assim, a empresa desistiu da iniciativa em fevereiro de 2024. Esse esforço, no entanto, gerou avanços significativos em áreas como o design de pacotes de bateria e o gerenciamento térmico, habilidades que a Apple trouxe para a mesa, enquanto a BYD fornecia sua expertise em fabricação e inovação com as células LFP.
A colaboração, segundo o site da Bloomberg, foi liderada por engenheiros veteranos de ambas as empresas.
Pela Apple, destacaram-se Alexander Hitzinger, ex-executivo da Volkswagen e Porsche, e Mujeeb Ijaz, especialista em baterias com passagens pela A123 Systems. Pela BYD, Michael He, vice-presidente da divisão de baterias, comandava os esforços de desenvolvimento.
A BYD, por sua vez, seguiu aprimorando o sistema de baterias Blade, que, além de ser uma marca registrada de seus veículos, tem sido um grande diferencial competitivo.
As baterias Blade são conhecidas por oferecer maior segurança, melhor alcance e custo reduzido.
Esses fatores contribuíram significativamente para o salto nas vendas da empresa, que passou de cerca de 179 mil unidades em 2020 para 3 milhões de veículos elétricos e híbridos em 2023.
Apesar de a Apple ter eventualmente abandonado o projeto e explorado sistemas de outras fabricantes, o trabalho com a BYD proporcionou insights valiosos que transcenderam o setor automotivo.
Parte do conhecimento acumulado foi aproveitado no desenvolvimento de outros produtos da empresa, como o Vision Pro, headset de realidade aumentada, e o Neural Engine, um processador de inteligência artificial presente nos dispositivos mais recentes da Apple.
Além disso, essa experiência alimentou os esforços da Apple em novas áreas, como a robótica, mostrando que, apesar do fracasso no setor automotivo, a inovação que surgiu desse projeto continua a impactar a empresa em diversas frentes.
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