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Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

O Astra GSI foi uma versão esportiva do médio da Chevrolet no mercado brasileiro, que foi lançada em 2003 para atender os pedidos do mercado e da imprensa, mas não do jeito que queriam.


Com a famosa sigla esportiva, a General Motors dava ao Astra uma das últimas lembranças da Opel antes do distanciamento entre Chevrolet e a marca alemã, que na época pertencia ao grupo americano.

Ele durou pouco, foi de 2003 até 2005, sendo substituído pela versão SS, que tinha uma proposta de se aproximar mais do mercado americano em influência estilística.

Oferecido em carroceria hatch, o Astra GSI só chegou em versão de quatro portas, o que não agradou aos entusiastas que esperavam algo que lembrasse o famoso Kadett GSi, desejado no final dos anos 80 e começo dos anos 90.


Utilizando um motor forte para a época, o hot hatch tinha tudo para brilhar, apenas se tivesse duas portas. Da forma como surgiu, perdeu apelo e isso fez com que as vendas e sua vida comercial fossem curtas, infelizmente.

Além disso, o Astra passava por um momento de indefinição quanto ao seu futuro, visto que o distanciamento entre Chevrolet e Opel colocou em xeque o foco que a GM dava ao produto.

Tanto é que não mudou de geração e morreu em 2011 sem ver o sucessor Cruze no mercado nacional. Enquanto durou, foi uma opção interessante em hatch médio com pegada esportiva.

Astra GSI

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

 

O Chevrolet Astra GSI surgiu na linha 2003 como uma resposta ao mercado, que queria um esportivo com a sigla da Opel, icônica nos anos 80 e 90.

O hatch médio da GM estreava também a carroceria de quatro portas nessa configuração, sendo que até então era de duas portas, tendo somente o Astra Sedan com portas traseiras.

Um ano antes de surgir a segunda geração do Astra no Brasil, a sigla GSI era eliminada do portfólio da Chevrolet, que na época era quase que essencialmente composto de produtos da Opel.

O Astra GSI surgia apenas com quatro portas, já que a versão GL era a única que mantinha a opção de duas portas. O esportivo apresentava ainda uma atualização visual do modelo, que era a segunda desde 1998.

Realmente atraente, o hot hatch tinha uma frente mais pronunciada e com ângulos acentuados, que lembravam os carros da Cadillac na época. Mas, a impressão era bem vaga e o layout foi criado para ser usado apenas aqui.

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

Na Europa, o Astra não incorporou tal modificação. O capô tinha vincos pronunciados, que realçavam a musculatura do carro, tendo ainda grade incorporada ao mesmo, que descia até o para-choque.

Essa grade afilada ostentava o logotipo da Chevrolet cromado e com frisos de mesmo acabamento. Os faróis com lentes projetados e retangulares tinham máscara negra e eram duplos.

O para-choque angulado tinha vincos bem pronunciados que se moldavam esteticamente com as linhas proeminentes do capô, formando um conjunto harmônico em proposta.

Além disso, havia nele três grades inferiores, que continuam ainda dois faróis de neblina quadrados. O protetor ainda tinha spoiler, assim como o Astra GSI também dispunha de saias laterais e spoiler traseiro, compondo o visual.

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

Entretanto, o destaque mesmo ficava para o aerofólio na tampa traseira, que era na cor do carro e bem proeminente, chamando bastante atenção.

O esportivo tinha ainda frisos na cor do carro, bem como maçanetas embutidas, retrovisores na mesma pintura da carroceria e teto solar elétrico, além de antena.

O vidro traseiro tinha limpador e lavador, bem como desembaçador. As lanternas verticais tinham lentes escurecidas, enquanto o para-choque era liso e fruto da recente atualização.

O escape tinha ponteiro simples, porém, achatada. Poderia ter sido colocado um escape de saída dupla. O Astra GSI tinha rodas esportivas de liga leve com cinco raios e aro 16 polegadas, sendo calçadas com pneus 205/55 R16.

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

Por dentro, o hot hatch tinha painel com console em cinza e verticalizado, display digital na parte superior e com grafismos em laranja. Logo abaixo ficavam os difusores de ar e em seguida surgia o rádio com CD player de 1din de tamanho. Na sequência vinha o ar condicionado automático e um porta-objeto.

O Chevrolet Astra ainda ostentava cinzeiro e acendedor de cigarros, tendo ainda alavanca de câmbio curta e de aparência esportiva, enquanto o freio de mão tinha acabamento igualmente em couro.

Já o volante, ajustável em altura, vinha com comandos de mídia e podia ter airbag, assim como o do passageiro. O aro era em couro.

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

No caso do cluster, o mesmo tinha fundo branco e apresentava velocímetro, conta-giros, nível de combustível e temperatura da água. Os comandos dos faróis e faróis de neblina, bem como luminosidade da instrumentação, ficavam na base do painel à esquerda. Havia alerta de excesso de velocidade.

Os vidros eram elétricos nas quatro portas, enquanto os retrovisores eram ajustados na porta do motorista. O retrovisor interno era eletrocrômico opcionalmente.

Passava de 200 km/h…

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

O Astra GSI tinha 4,266 m de comprimento, 1,709 m de largura, 1,431 m de largura e 2,614 m de entre eixos, tendo 370 litros no bagageiro e mais 52 no tanque.

Pesando 1.180 kg, o esportivo era movido por um propulsor realmente apreciado na época, o Família II 2.0 16V DOHC, que tinha duplo comando de válvulas no cabeçote, sendo este de alumínio.

Com quatro válvulas por cilindro, o GM Família II tinha 1998 cm3 e entregava 136 cavalos a 5.400 rpm e 19,2 kgfm a 4.000 rpm. Como era característico desse tipo de motor, o torque se apresentava em rotação mais alta.

Isso resultava em baixa força nos giros iniciais, o que exigia do condutor a manutenção de giro sempre moderadamente alto, embora o GM Família II fosse bom em distribuição de torque nessa condição, mas longe da versão 2.0 8V.

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

Com tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas, o Astra GSI ia de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e tinha máxima que ultrapassava os 200 km/h, sendo exatos 203 km/h.

Tendo suspensão dianteira McPherson na frente e eixo de torção atrás, tendo um ajuste mais firme. A direção era eletro-hidráulica e os freios eram a disco nas quatro rodas com sistema ABS.

O consumo era de 6,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, abastecido somente gasolina. O Astra GSI se manteve fiela o combustível derivado do petróleo até seu fim precoce.

Na linha 2005, em maio de 2004, o Chevrolet Astra ganhava finalmente um motor flexível. O chamado 2.0 FlexPower da GM era o Família I de 8 válvulas com a possibilidade de usar álcool e gasolina.

Com isso, ele chegou ao mercado com 121 cavalos na gasolina e 127,6 cavalos no etanol, mas equipando somente nas demais versões, mantendo o Astra GSI fora da atualização. O motivo era óbvio, já que este propulsor mais fraco não daria a resposta que os clientes queriam a bordo do esportivo. Por isso, o GM Família II 2.0 16V resistiu um pouco mais…

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

Ainda assim, as versões 2.0 Flex começavam a render próximo do esportivo. Isso ficou evidente nos números, quando o Astra SS sucedeu o GSI fazendo o mesmo tempo de 0 a 100 km/h e tendo final de 201 km/h.

Contra os argumentos, já não dava mais para discutir. A única saída para o Astra GSI era realmente ganhar um motor maior, algo cavalar para apagar as críticas e realmente andar mais.

Aliás, este existia, mas estava reservado aos hermanos argentinos. O hot hatch portenho era mais musculoso que o nosso. O Astra GSI deles tinha o motor 2.4 16V com 150 cavalos e mais de 23 kgfm.

Com isso, ele ia de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tinha final de 210 km/h. No entanto, a GM não se comoveu e manteve o 2.0 16V de 136 cavalos no GSI para o Brasil.

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

Em seu último ano, 2006, o Astra GSI ganhou bancos em couro como opcional e se mantinha igual ao modelo de 2003. A GM decidiu provar o gosto do público no Salão do Automóvel com uma nova proposta.

O Astra com rodas esportivas de aro 17 polegadas parecia empolgar mais que o GSI, que já arrumava as malas para sair de cena pela segunda e última vez.

E não deu outra, a General Motors tirou do mercado seu Astra GSI após pouco tempo de casa. O esportivo saiu de forma melancólica, pois, não conseguiu cumprir com a missão de agradar os clientes entusiastas.

Embora com bom desempenho, o modelo tinha carroceria com portas que poucos queriam e a modernização dos motores para a linha flex, fez com que o produto ficasse em desvantagem pela falta de opção ao abastecer.

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes

Poderia ter recebido o motor 2.4 16V do Astra GSI argentino, que teria pelo menos entusiasmado muita gente a prova-lo em test drive e até a leva-lo para suas garagens.

Sem opção, a GM enterrou de vez a sigla GSI e apagou mais um elemento da cultura automotiva germânica, bem presente na Chevrolet há décadas.

Após a saída dele, a GM apostou numa sigla bem americana e que tentou ser popularizada pela Chevrolet naquela época, em alguns modelos, chegando ao Astra SS.

Este teve motor 2.0 Flex e suas rodas eram de 16 polegadas e não de 17, como no salão. Também durou pouco, assim como o hatch da Chevrolet, que saiu de cena em 2011 e deixou saudades em muita gente que apreciava o bom hatch da GM.

Astra GSI: motor, estilo, equipamentos, desempenho e detalhes
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • itmrn

    que carro, tive um Advantage 2007
    Extremamente confortavel e gostoso de dirigir, bons tempos…

    • Cassio

      Idem

  • Wagner

    Tive um hatch GLS 99 com esse motor 2.0 16v, teto solar. Carro espetacular….saudades

    • EDU

      Tambem tive um verde regata.gls 2.0 8v completinho , teto , cd com visor separado , controles de som no volante e air bag eabs tudo raro na epoca . Tirando a direçao eletro hidraulica que deu pau foi um carrao

  • Roberto Homem de Mello

    ops… foi uma foto do SS por engano?

  • nãotemjornalistajapa.

    É o mesmo carro: Astra,Vectra e Cruze

    • Wendel Cerutti

      O Cruze é um projeto coreano , o Daewoo Lacetti .

  • Wendel Cerutti

    Motor 2.4 16v para argentinos e uruguaios , que sorte eles tiveram ….

    • Matthew

      Não sei se era tanta vantagem. Esse 2.4 tem muito curso e fica com funcionamento áspero de alta, não condiz muito com um carro de proposta esportiva. Nessa época o Opel Astra usava um 2.0 turbo de 192 pocotós. E a alíquota de IPI é maior para motores acima de dois litros, encareceria o carro.

    • Toyo_Highlander fan

      A potência subia para 150 cv e torque de 23kg o que eram bons. Mas para ter uma diferença pifia, praticamente sem alterações no zero a cem e velocidade final creio que a GM do BR teve a boa ideia de mantê-lo com o 2,0 16v. A diferença que iria ser sentida seria no consumo. Na minha opinião eram para ter ressuscitado o 2.0 do Vectra GSI e ter colocado nele que era um motor com a mesma potência e torque dos que equipam hoje em dia os carros desse segmento.

      • Leo

        O motor 2.0 do Vectra GSI era de outra família?

        • Toyo_Highlander fan

          Familia 1 derivada do Ecotec de primeira geração, me corrijam se eu estiver errado!

  • Augusto

    Melhor astra já feito!

  • Não é atoa que não chegou o 2.4 aqui para nós, nessa época a gente tinha que se contentar apenas com o refugo dos outros países. Pelo menos hoje em dia estamos um pouco mais alinhados com o que existe no resto do mundo (sem entrar no mérito do valor proibitivo atual).

    • João Senff

      Um rapaz comentou ali em cima que ele teve o Astra 2.4 pelas fotos é no Brasil. Eu não sabia nem que teve o Astra 2.4 nos países vizinhos imagina no Brasil .

      • Acho difícil, ao menos que “tenha vindo pela fronteira”. Eu já acompanhava bastante o mercado automotivo nessa época, e com certeza essa versão não existiu no Brasil.

        • João Senff

          Pelas fotos que ele postou tem vários carros com placa do Brasil ao redor me parece que ele está em um posto ou lava car .

  • Andrei Vieira

    bons tempos da velha GM trazendo praticamente toda a linha da espetacular Opel: Corsa, Astra, Vectra, Zafira, Meriva….

    • Mr. Pennybags

      Quem tem zafira reluta mto em vender, pq não acha nada no mesmo nível.

  • Baetatrip

    2.4 16V tb equipou Vectra ultimo….!
    Só comprar motor dele e botar no Astra…. Seria show!

  • TFSI

    Eu tive um astra gsi 2.4 16v 2007 na cor prata. Um carro sensacional. Uma coisa que não apreciava muito mas também não me incomodava, era um aplique de madeira no interior e na manopla do cambio. Igual ao astra elite. Se não me engano o gsi 2008 já tinha o interior idêntico ao brasileiro. Por ser só gasolina, não era um motor beberrão. Pelo menos eu não o considerava, pois comparando com um colega que tinha um vectra elite 2.4 havia uma boa diferença no consumo. Que eu saiba, esse carro foi vendido na Argentina, Paraguay, Uruguay e México, mas só o México tinha versão 2 portas. Foi um carro que marcou positivamente.

    • Esse GSI 2.4 nunca foi vendido no Brasil. Você teve esse carro aqui ou em outro país?
      Em tempo: carro lindo demais!

      • TFSI

        Eu moro no Paraguay. Aqui ele foi vendido até 2008. O meu era um 2007.
        Valeu
        👍👍

  • Rodrigo

    Adorava este carro.
    Tive um colega que possui um GLS 2000, somente gasolina e ele só abastecia com alcool. Por 5 anos nunca deu problema.
    Lembro do meu desapontamento quando vi na concessionária o Astra SS. com maçanetas e retrovisores cinza, era uma aberração.

  • Toyo_Highlander fan

    Na minha opinião a linha Astra foi um dos ultimos Chevrolets que fizeram lenda. O carro de fato era bom, resistente, com linhas bonitas e mecânica robusta e de manutenção mais em conta. Uma pena que a Chevrolet do BR tenha substituido o Astra pelo Monstrobalt!

    • Fabão Rocky

      P/ falar a vdd o Monstrocobalt nunca foi substituto do Astra. O Astra era um hatch médio, já o Cobalt é um sedã compacto c/ dimensões de carro médio, feito p/ mercados emergentes. Uma espécie de “Logan” da GM.

  • Fabão Rocky

    Depois do Kadett, este foi o melhor carro q a GM já fez! Bateu saudades dos anos 2000. Astra, Corsa! Tempo bom q os carros da GM eram maestria em design.

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