Antigos Chevrolet Esportivos Hatches Opel

Astra: a história e todos os detalhes

O Astra teve mais de meio milhão de unidades vendidas só na Europa. O sucessor do Kadett ainda tem um futuro muito promissor pela frente. Produzido na Europa desde 1936, primeiramente sob o nome de Kadett, e ganhando o nome de Astra pela inglesa Vauxhall em 1979, o Astra fincou raízes mundo afora e constituiu família nesses 82 anos de existência.

Astra: a história e todos os detalhes


Opel Astra F: 1991-1997

O Opel Astra de 1991 se destacava por ser mais seguro que seus antecessores, com novos sistemas de cintos, proteções laterais reforçadas, e reforços nas portas do modelo. Os motores também recebiam uma atenção especial, agora eles eram equipados com catalisadores, o que os deixavam menos poluentes.

Dessa geração, o modelo foi exportado da Bélgica para o Brasil em 1993.

Astra: a história e todos os detalhes


Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Opel Astra G: 1998-2004

Perto da virada do milênio, o Opel Astra ganhava novas carrocerias agora nas versões 3 portas, 4 portas, sedan, perua, cupê e cabriolet. Este último com um design bastante charmoso, que cativava e tinha um bom apelo visual.

Apresentado na primavera de 1998, o novo Opel Astra, agora contava com um design totalmente revisto, mais anguloso, frente mais curta e faróis menores e mais esportivos. Uma nova suspensão garantia mais conforto e estabilidade para os passageiros. O modelo também foi vendido no Brasil, agora produzido localmente de 1999 a 2011.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Opel Astra H: 2004-2009

Na terceira geração do Astra, a Opel apresentava uma nova linha de motores, que tinham potências que variavam de 90 cavalos até 240 cavalos nas variantes OPC, Variantes essas que também eram vistas no Opel Corsa, Insignia, Vectra e até mesmo nas minivans familiares Meriva e Zafira.

Mais tecnológico e seguro, o modelo ganhava notas máximas em testes de segurança pela Europa. Sai de cena a versão GSI e entra a OPC – Opel Performance Center. No Brasil, o modelo foi vendido sob a alcunha de Vectra entre 2005 a 2011, apenas nas variantes hatch e sedan.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Opel Astra J: 2009-2015

Uma quebra de paradigmas foi feita na quarta geração do Opel Astra. Um design muito mais em dia com a nova linguagem de estilo da Opel, novos motores dotados de mais tecnologia e sistemas de segurança aprimorados, traziam o Astra para o século 21.

Um dos sistemas mais interessantes, o “Opel Eye”, conseguia “ler” os sinais de trânsito, e informava em tempo real para o motorista os limites de velocidade ou sinalizações de ultrapassagem. O modelo infelizmente não foi vendido no País, mas ao menos conhecemos sua variante americana, o Chevrolet Cruze, apresentado em 2009 ao mundo e em 2011 por aqui.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Opel Astra K: 2015 – presente

A geração atual do Astra, continua o legado da geração anterior, com novas tecnologias e novos motores, e um design ainda mais antenado com o que havia de mais moderno na gama Opel. Era a primeira vez em 53 anos que o Astra utilizava novamente um motor 1.0, agora com três cilindros turbo com 105 cavalos.

As tecnologias de leitura de placa e detecção de pedestres foram revistas e ganharam melhorias para tornar o Astra, ainda mais seguro. O modelo também serviu de base para a segunda geração do Chevrolet Cruze, que fora apresentado nos Estados Unidos e 2016 e também é vendido aqui nas opções hatch e sedan, com opção de motorização 1.4 turbo com 153 cavalos de potência.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Astra no Brasil

Se no caso do Opel Astra, sua história começa em 1936, com o primeiro Kadett, no caso do Brasil, o modelo veio importado em 1994, com variantes hatch de 5 portas e perua. O modelo tinhas as mesmas características estilísticas da sua versão europeia, com exceção para o logo da Chevrolet que substituía o “Raio” da Opel.

Bem equipado, o modelo chegava na época que se tornou referência em conforto e itens de série. Um dado curioso, é que o modelo trazido nessa época, era o Vauxhall, que tinha uma grade diferente, e que por sua vez acomodava melhor o logo da “Gravata” que na época ainda usava um circulo ao seu redor. Mas em modelos equipados com air-bags, continham o logo da Opel.

Astra: a história e todos os detalhes

Fantasia

Conhecido por ser muito prático, espaçoso e versátil, o Chevrolet Astra aproveitou de sua boa fama para incluir no mercado nacional várias versões que ainda são lembradas com carinho pelos Brasileiros. Assim como sua primeira geração, o Astra trouxe para o país a versão GSI, em 2003, que resgatava sua aura esportiva.

Com um bom motor 2.0 16v e 136 cavalos o modelo conseguia passar bem no quesito de esportivo barato. O mesmo não era possível dizer, por exemplo das versões SS, que foram estendidas ao Corsa e a Meriva, que infelizmente acabaram por ficar apenas no visual, uma vez que os modelos se valiam apenas do tradicional motor 1.8.

Outras versões acabaram por ter o mesmo fim, uma vez que não trocavam de motorização e sim de detalhes cosméticos, como a versão Sunny, que em seus últimos dias de vida, se valia das “super-calotas” e adesivos alusivos a versão do modelo que podia ser encontrado nas carrocerias de duas ou quatro portas.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

2ª Geração do Astra no Brasil

Se o primeiro modelo foi líder de vendas graças ao seu acabamento de qualidade, motores modernos e similaridade com a Europa, a segunda geração obteve o mesmo êxito. Apresentado em 1998, a segunda geração do Opel Astra, levou apenas um ano para chegar na terra do Carnaval.

Um novo design, mais anguloso ficaria na mente dos brasileiros por muito tempo, uma vez que o modelo só saiu de linha em 2011 com a carroceria da 2 ª geração. No início de suas vendas, o modelo contava com propulsores 1.8 litros de 110 e 2.0 de 112 cavalos. Ainda sem contar com uma variante perua, o Astra nacional tinha versões hatch de três e cinco portas e a versão sedan.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Astra GSI

Ainda sob a pele da segunda geração, mas com um novo design externo, o novo Astra, agora trazia uma versão para acalentar os antigos donos do saudoso Kadett, o GSI. Em 2003, o modelo voltava com a sigla, e com um motor que seria ainda utilizado até basicamente o final de sua vida por aqui.

O motor 2.0 litros de 16 válvulas descendente da família II da GM, tinha bons 136 cavalos, e 19,2 kgfm de torque, que faziam o modelo alcançar a máxima de 203km/h.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Motor Flexpower

Em 2004, já como linha 2005, a Chevrolet apresentava seu novo motor flexível. O Astra fez a estreia, e tornava-se o primeiro modelo médio a entrar pro até então restrito grupo de modelos de motores bicombustíveis. Seu 2.0 litros de 8 válvulas, agora tinha 121 cavalos na gasolina e 127,6 cavalos no álcool.

Outras melhorias também foram feitas no modelo, porém o GSI ainda contava com opção apenas à gasolina. Mas a inovação em termos não se restringiu apenas a dois combustíveis. Em outubro do mesmo ano, a Chevrolet apresentava seu primeiro veículo com capacidade para ser abastecido com álcool, gasolina e gás natural, tudo isso graças a um sistema desenvolvido em parceria com a Bosch.

Sistema semelhante, fora oferecido anos mais tarde no Fiat Siena, que se gabava por conseguir utilizar 4 tipos de combustíveis – álcool e gasolina, gás natural e gasolina pura – vendida apenas em pouquíssimos postos de combustíveis.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Fim de produção

Antes de sair de linha em 2011, e dar espaço para o Vectra e o Sonic, o Astra recebeu ainda a versão SS, que era uma última tentativa da marca de representar bem o GSI, mas com a mesma motorização flex 2.0 comum a toda a gama, com apenas 133 cavalos na gasolina e 140 cavalos no álcool, o modelo não empolgava e já dava indícios de final de vida.

O modelo saiu de linhas depois de 12 anos de vendas e cerca de mais de 300 mil unidades vendidas em solo nacional.

Chevrolet Vectra

A primeira geração do Vectra, lançada aqui em 1994, era moderna e arrojada, e tinha muito em comum com o Opel Astra, lançado dois anos antes. As versões vendidas por aqui, tinham três versões de acabamento, GLS, GL e CD 2.0.

Houve também uma versão esportiva, a GSI com um belo motor 2.0 16 válvulas com incríveis 150 cavalos. Com velocidade máxima limitada em 208km/h, o Vectra foi o carro de passeio mais rápido do Brasil em 1995.

Astra: a história e todos os detalhes

Astra: a história e todos os detalhes

Na sua segunda geração, o Vectra, contava com um design que até hoje chama atenção de quem vê. Bem equipado desde a versão de entrada, o novo Vectra de 1996, mostrava que tinha cacife para enfrentar a concorrência de peito aberto.

Essa geração ficou entre nós ate 2005, quando o Vectra deixava toda sua expertise em design original, para se tornar uma versão sedan do Opel Astra.

Astra: a história e todos os detalhes

Convivendo com o Astra desde 2005, o Vectra era basicamente a 3ª geração do Opel Astra, em carroceria sedan que anos depois, passou a ser vendida como uma opção sedan no Velho Mundo. Utilizando uma plataforma que era uma mistura do Astra, na parte frontal e o restante que vinha da familiar Zafira, o Vectra tinha tudo para se tornar o sucessor do Astra Sedan.

Além de ser o substituto do Astra Sedan, ele tinha a missão de enfrentar concorrentes de peso, como Toyota Corolla, Honda Civic, só para citar os mais famosos e mais tradicionais concorrentes do vulgo Astra Sedan ou Vectra.

Astra: a história e todos os detalhes

Seu interior, era o mesmo usado no Opel Astra de terceira geração, apenas com pequenas alterações, logo da Chevrolet e acabamentos, no quesito de motores, o Vectra se valia de duas versões: uma 2.0 flex de 133 cavalos na gasolina e 140 cavalos no álcool – modelo igual do Astra – e um 2.4 flex de 146 cavalos na gasolina e 150 cavalos no álcool.

Com fama de beberrão, o motor 2.4 deu lugar ao 2.0 recalibrado para se ater as novas regras de emissão de poluentes. O Vectra foi descontinuado em 2011, dando espaço para o Cruze, um projeto global que utilizava a plataforma do Opel Astra de 4ª geração.

Astra: a história e todos os detalhes

Chevrolet Cruze – O Astra Americano

Apresentado em 2011, o Chevrolet Cruze guarda muitas semelhanças com seu irmão de projeto o Opel Astra J, de 4ª geração. Com um design musculoso, angular e linhas retas nos faróis, o Cruze era tudo o que o Astra deveria ser para o mercado Americano e Latino.

Inicialmente vendido na carroceria sedan, e com a opção de motorização de 1.8 litros e 140 cavalos na gasolina e 144 cavalos no etanol, o motor Ecotec alcançava bons 18,9 kgfm de torque. Já no interior, a GM apostava na ideia de cockpit, como já era visto no Corvette, por exemplo.

Uma bela central multimídia, de 7 polegadas ajudava a dar a impressão de se estar em um veículo de maior valor. Fora os materiais empregados, com textura emborrachada que davam um tom de sofisticação para o modelo, coisa que o Astra Sedan, ou Vectra não tiveram em seus tempos de glória.

Astra: a história e todos os detalhes

No ano seguinte, o Cruze ganhava a versão Hatch no mercado americano e nacional. Aqui chamado de Sport6, o modelo guardava ainda mais semelhança com o Opel Astra e uma leve lembrança da versão hatch do Vectra GT – nome para diferenciar a versão sedan – Ainda em produção, agora em sua 2 ª geração, o Cruze definitivamente se torna um sucessor a altura do Astra.

Seu novo design, ainda mais europeu, reforça seu parentesco com o Opel Astra. Dotado de um novo motor turbo de 1.4 litros e 150 cavalos com gasolina e 153 com etanol, o modelo entrega mais toque, agora chegando aos 24,5 kgfm. Com opções também de motores a diesel nos Estados Unidos, o Cruze Hatch e Sedan garantem, boa economia e desempenho acima dos concorrentes.

Astra: a história e todos os detalhes

Astro do Mundo

Se por aqui, temos o Chevrolet Cruze para acalentar nossos corações, mundo afora o modelo é vendido sob outras marcas com a Vauxhall, com suas versões turbo e OPC, com carroceria hatch, sedan e perua.

Na terra dos cangurus, o Astra é vendido sob a bandeira da Holden, e um detalhe curioso, é que mesmo tendo uma versão sedan, que também é vendida na China sob o logo da Buick, a versão local do Astra sedan, é o Novo Cruze sedan, com apenas novos logos e grade e para-choques redesenhados, para se adequar ao Family-face da GM.

Modelo também já foi vendido nos Estados Unidos sob a bandeira da extinta Saturn.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Astra: a história e todos os detalhes

Falando na Buick, tanto na versão americana, quanto chinesa, a versão cabriolet do Opel Astra J, é vendido com Buick Cascada.

Vale também a curiosidade que o Opel Astra de última geração, a K, tem versões vendidas pela Buick na China com o nome de Buick Verano, inclusive com variações hatch e sedan – esta última com design totalmente diferente do modelo que lhe deu origem.

Contam ainda com sua própria versão OPC, chamada localmente de GS.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Zafira, minivan do Astra

Nem só de sedans, hatchbacks e peruas vive a família Astra. Baseado na 2ª geração do Opel Astra, nascia a Zafira, uma bela e a época quadrada minivan de 7 lugares com ótimas soluções para ocupantes e bagagens.

Baseada na mesma plataforma do Astra, a Zafira contava com um inteligente sistema de bancos chamado de Flex7, que facilitava o rebatimento dos bancos e podia aumentar ou espaço para bagagens, ou acomodar melhor 7 pessoas. Houveram versões esportivas, sob a alcunha da OPC.

No Brasil, foi fabricado e vendido de 2001 a 2011, onde deu espaço para a menor Chevrolet Spin que dividia a plataforma com Onix/Prisma e Cobalt, que era uma variação da plataforma do Opel Corsa D.

E falando na Spin, é esperado que o novo facelift da minivan da Chevrolet seja apresentado no segundo semestre de 2018, e que sua versão aventureira chamada Activ, agora sem estepe na traseira – amém GM! – seja apresentada no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre em Novembro desde ano.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Na Europa, o modelo resistiu ate meados de 2017, quando foi substituído pelos novos Opel Crossland X e Grandland X, que vieram para suceder a Opel Meriva – CrossLand X – e a Zafira – GrandLand X, porém antes de sua aposentadoria, o modelo recebeu mais duas gerações, uma nova em 2005, que durou até 2011, e outra que veio de 2011 até 2017.

Os novos CrossLand X e GrandLand X, nasceram já dentro da nova linha de modelos que compartilham tecnologia com a Peugeot/Citroën. O que os torna uma versão Opel dos Peugeot 2008 e 3008 respectivamente.

Astra: a história e todos os detalhes  Astra: a história e todos os detalhes

Mesmo tendo no mercado nacional a opção do Chevrolet Cruze Sport6, podemos dizer que por hora, estamos em pé de igualdade mais uma vez com a Europa, pelo menos no quesito de plataforma, tecnologias e motores.

Desde que a Opel e a Vauxhall foram vendidas para o Grupo PSA em 2017, circulam notícias que a PSA tem pretensões de tornar a Opel global, o que facilitaria sua vinda para o Brasil e consequentemente o retorno de grandes nomes, que agora veríamos apenas sob o “Raio” da Opel, que agora está sob os cuidados da gigante Francesa PSA.

Além de sua fama de global, a partir de agora, o novo Astra deve compartilhar base e equipamentos com o Peugeot 308 e Citroën C4 de nova geração, ainda sem data confirmada de lançamento.

Astra: a história e todos os detalhes

Astra: a história e todos os detalhes
Nota média 3.3 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email