Avaliação Citroen C3 You 1.0 Turbo: Acelerando de 0-100 tão rápido quanto um Polo GTS, é interessante ver um carro “popular” com motor sobrando

avaliacao c3 you turbo (1)
avaliacao c3 you turbo (1)

Longe de mim querer dizer que os carros jurássicos que tínhamos no Brasil nos anos 80 e 90 eram ótimos. Mas parece que, com o passar dos anos, aqueles tempos onde vários carros tinham motor de sobra para o seu peso, ficaram realmente para trás.

E não estou falando apenas de versões esportivas, como Kadett GSi ou Escort XR3.

Mesmo um mero Kadett SL/E com motor 2.0 EFI e ditos 99 cavalos (apesar de sabermos que tinha mais que isso) e 16,6 kgfm de torque empurravam muito bem aquele pacato veículo de um pai de família, que tinha uma suspensão macia e escapamento silencioso.

O baixo peso, de cerca de 1.020 quilos, ajudava ainda mais na impressão de ótimo desempenho.

avaliacao c3 you turbo (2)
avaliacao c3 you turbo (2)

Talvez você não entenda muito bem esse papo todo sobre carros antigos com motores grandes para seu peso, já que se um Kadett GSi, que era o modelo mais esportivo, acelerava de 0-100 em 10 segundos, os hatches populares hoje em dia fazem o mesmo com muita facilidade.

Um Hyundai HB20 1.0 Turbo acelera em 10,7 segundos, um Onix 1.0 Turbo acelera em 10 segundos e o Polo 1.0 TSI também fica na casa dos 10 segundos.

Mas o Citroen C3 You 1.0 com 130 cavalos, faz isso em 8,4 segundos, um tempo praticamente idêntico ao Polo GTS, que é sim uma versão vendida como esportiva, com motor bem mais forte, 1.4 TSI.

Além disso, o Polo GTS custa nada menos que R$ 158.000. É claro que não se compara um Polo GTS com o Citroen C3 1.0 Turbo, mas vamos falar um pouco o porquê achamos o desempenho desse carrinho tão interessante.

avaliacao c3 you turbo (3)
avaliacao c3 you turbo (3)

“Popular” de R$ 100.990, só no Brasil / Basalt matou o modelo

Chamamos o C3 You de popular, pois é assim que é caracterizado o modelo da faixa mais barato do mercado, em qualquer época que seja.

Não é só hoje que o valor de um carro assim é inacessível para a grande parte da população brasileira.

Mas, um Citroen C3 por R$ 100.000 é realmente muito puxado. Ele foi lançado por R$ 95.990, mas já subiu R$ 5.000.

E, para dificultar ainda mais a sua vida, a Citroen tomou uma atitude elogiável, recentemente, para vender bem o Basalt, que foi de colocar o valor de sua versão de entrada em apenas R$ 89.990.

avaliacao c3 you turbo (9)
avaliacao c3 you turbo (9)

Não é um valor milagroso, mas diante do que vemos na Fiat, por exemplo, vendendo o Fastback básico por R$ 119.990, torna o preço do Basalt básico bem interessante.

Hoje esse preço do Basalt já subiu para R$ 96.990, mas mesmo assim, acaba matando o C3 You já no seu nascimento.

Quem em sã consciência compraria um C3, concorrente de Mobi e Kwid (nas suas versões mais simples), ao invés de levar para casa um pseudo SUV-cupê? Não tem argumento que faça o cidadão desistir do Basalt.

avaliacao c3 you turbo (11)
avaliacao c3 you turbo (11)

Mas basta dar uma pesquisada bem rápida online, que encontramos concessionárias vendendo o modelo a R$ 94.990, um valor que já começa a ficar um pouco melhor.

Se, em uma negociação, você conseguir alguma coisa abaixo de R$ 90.000, o desempenho que você terá no dia-a-dia será bem legal.

Ainda é caro? Sim! Mas você sabe que se a Fiat lançasse um Mobi com motor 1.0 Turbo e câmbio CVT de sete marchas, o preço seria o mesmo do C3, afinal, o modelo já encosta nos R$ 80.000.

avaliacao c3 you turbo (12)
avaliacao c3 you turbo (12)

Desempenho é seu grande destaque

Hoje em dia, se você quer um modelo mais simples (digamos, abaixo de R$ 200.000) e que tenha um desempenho excelente, as primeiras e óbvias opções são os modelos elétricos, que tem como característica inerente a aceleração rapidíssima.

O BYD Dolphin Plus, de R$ 184.800, atinge 100 km/h em apenas 7,0 segundos. Mas, é aquilo, nem todo mundo quer um elétrico. No mundo a combustão, o que nos resta?

Polo GTS (8,4s), Creta Ultimate (7,8s), Fastback Abarth (7,6s) e Tiggo 7 Pro Max Drive (8,1s), mas, todos entre R$ 158.000 e R$ 174.000.

Entende o quão interessante é o C3, que acelera quase junto desses modelos, mas custa R$ 100.000, ou menos?

avaliacao c3 you turbo (17)
avaliacao c3 you turbo (17)

E, pessoalmente, o que gostei no carrinho é que mais nada nele é esportivo. Nada de escapamento mais “encorpado”, nada de suspensão mais firme, zero (a Citroen informa que a suspensão foi deixada um pouco mais firme sim, mas nem parece, ela ainda é bem confortável.)

Isso vai ser visto, claro, como algo negativo por quem quer um veículo que tenha pelo menos algumas aspirações esportivas, mas muitas vezes, no uso urbano das grandes cidades, tudo que queremos é tranquilidade e sossego.

Se você tem menos de 30 anos de idade, pode ser que fique empolgado com o escape barulhento do Fastback Abarth, mas mesmo uma pessoa tão jovem pode ser que enjoe disso com o passar do tempo.

avaliacao c3 you turbo (8)
avaliacao c3 you turbo (8)

E é isso que o C3 You entrega, é um carrinho macio, tranquilo, que não chama a atenção, mas que empolga quando você acelera e tira rapidamente o pé, fazendo com que a turbina dê o seu característico espirro.

O seu isolamento acústico, sendo um modelo de entrada no Brasil, é péssimo, mas pelo menos isso faz você ouvir melhor o espirro do turbo, e acaba se vendo pisando e tirando o pé, repetidamente, ao passear por aí.

Ah, apertando-se o botão Sport, que fica bem escondido ao lado esquerdo do motorista, no painel, o desempenho fica ainda mais interessante.

avaliacao c3 you turbo (18)
avaliacao c3 you turbo (18)

No restante, é quase um C3 como qualquer outro

Em termos de equipamentos, é um C3 como qualquer outro.

As únicas diferenças que você vai ver ao entrar nele é um forro que parece couro, no volante, e também os bancos, encapados em um vinil tão fraco, que parece que foi feito pelo tapeceiro da esquina.

Bancos estes que não apoiam em nada o corpo do motorista, e a ergonomia também não é muito boa.

avaliacao c3 you turbo (15)
avaliacao c3 you turbo (15)

Fora isso, as mudanças são meramente estéticas, com rodas pretas, que não são do gosto de todo mundo, teto preto e detalhes externos em azul. O painel de instrumentos continua sendo aquela tela minúscula que parece de um brinquedo, e o ar-condicionado é manual.

Uma coisa que achei estranho no modelo foi o quão alto é o barulho da ventoinha do radiador, quando o carro está parado e o motor está muito quente.

Chega a parecer o barulho da condensadora de um ar-condicionado residencial, dos mais antigos.

avaliacao c3 you turbo (14)
avaliacao c3 you turbo (14)

Consumo alto com gasolina, característico do 1.0 Turbo da Stellantis

Os carros da Citroen são sempre fornecidos aos jornalistas com gasolina comum no tanque, e como rodamos somente uma semana, e dentro da cidade, não é possível acabar com o tanque para colocar etanol.

Quando avaliamos o C3 Aircross, agora em outubro, tivemos uma média de 9,9 km/l na cidade, e agora com o C3 You ficamos com uma média de 9,0 km/l, sempre com gasolina.

O que podemos dizer que foi responsável por essa diferença, foi que no caso do C3 You, foi bem mais gostoso ficar acelerando para ver o seu desempenho, o que baixou a média.

avaliacao c3 you turbo (19)
avaliacao c3 you turbo (19)

Além disso, ao passo que o C3 Aircross tinha uns 8.000 km rodados, o C3 You estava com apenas 2.300, o que também deixou o modelo mais gastão.

Mas conseguir mais do que 10 km/l na cidade com gasolina é muito difícil.

Neste motor da Stellantis, o melhor é usar etanol, que não vai ficar limitado a 70% da autonomia da gasolina, vai render em torno de 75% a 80%.

avaliacao c3 you turbo (6)
avaliacao c3 you turbo (6)

Pode ser um destaque no mercado de usados, principalmente para a molecada

Hoje, você já consegue achar um C3 da nova geração, no caso de unidades 2022/2023, por menos de R$ 60.000.

Fiquei pensando que com o passar do tempo, quando as unidades do C3 You forem baixando de preço, pode ser que o modelo se torne bem popular entre jovens que gostam de acelerar sem gastar muito no veículo.

Resumindo, o C3 You continua com as mesmas qualidades e defeitos do resto de sua gama, mas tem um conjunto mecânico muito interessante.

Pode ser tornar uma boa compra, dependendo da negociação com a concessionária.

avaliacao c3 you turbo (7)
avaliacao c3 you turbo (7)

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias C3

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.