Avaliações Chevrolet Hatches Matérias NA

Avaliação NA – Chevrolet Agile 5 – Respondendo as perguntas dos leitores

chevrolet-agile-avaliacao-fotos-externas-5 Avaliação NA - Chevrolet Agile 5 - Respondendo as perguntas dos leitores

O Chevrolet Agile foi, dentre os quase 20 carros já avaliados pelo NA, um dos que receberam mais perguntas da parte dos leitores. Foram mais de 90. Separamos aqui as que não foram respondidas diretamente nos textos da avaliação (que podem ser acessados através do link “Avaliações”, no topo do site).



Esperamos que com essas respostas, nossos leitores tenham um quadro ainda mais completo sobre todos os detalhes do Agile:

A relação Peso/potencia dele é boa? O motor consegue leva-lo fácil? Ou as dificuldades são visíveis?

Se trata de uma relação peso/potência razoável para quem anda em velocidades normais, sem esperar acelerações mais fortes e retomadas rápidas. Isso com apenas o motorista a bordo. Se você enche o carro de gente e também coloca bastante coisa no porta-malas, prepare-se para trabalhar o câmbio com frequência. Ou seja, desempenho um pouco melhor que o de um carro 1.0.

Acrescento à pergunta: a relação Peso/Potencia/ Relação de marchas/ Consumo, está mais adaptado ao uso urbano ou rodoviário?

Creio que urbano. Na estrada, temos uma certa falta de estabilidade por conta da altura e também rotações excessivas acima de 100 km/h. Não é um carro feito para a estrada, mas isso seria de se esperar, dado o segmento do Agile.

O Agile merece ser tao criticado quanto ele eh?

O design estranho dele fez com que as pessoas odiassem o carro como um todo. Mas como alguém que tem de avaliar carros de maneira imparcial, vejo que se tiramos fora o design do Agile, ele tem muitas qualidades. Não é tão ruim quanto as pessoas imaginam. O problema é que design é muito importante no Brasil, e isso fez com que entusiastas automotivos fugissem dele como se fosse um monstro.

Como é a qualidade do acabamento geral do carro?

O que salva o acabamento são os bancos, bonitos, confortáveis e com tecido bom. Fora isso, temos um interior simples, de um carro de entrada, nada de premium, como muitos dizem que Agile, Fox e outros modelos são. Nenhum deles é premium.

Ele parece ter as rodas e os pneus mt pequenos, é um carro estável?

Na cidade, se você não abusar, não notará maiores problemas, já na estrada, como todo carro alto, terá de reduzir um pouco a velocidade em curvas, pois o centro de gravidade do Agile é alto.

Em comparação ao FOX, qual a melhor compra?

Vejo que o Fox tem um design mais bem acertado, mas ambos tem qualidades e defeitos. Os bancos do Agile são bem melhores. Vai mais de gosto de cada um e o que a pessoa prioriza em uma compra.

Os defeitos como a mangueira do ar-condicionado e o da surdina que gera o “aquecedor de porta-malas” foram corrigidos? 

Não, continuam os mesmos. Notamos que a mangueira está ali e que embaixo do porta-malas não existe aquela proteção que impede a parte de cima de aquecer demais.

O espaço interno me parece de hatch de entrada. Nos bancos traseiros cabem uma pessoa de estatura mais elevada?

Não é tão apertado assim, é um pouco melhor. Mais por conta da altura do teto do que qualquer outra coisa, pois em largura e também em espaço para as pernas, o espaço é pouca coisa melhor do que de um carro popular.

Como fica o porta malas com relação a categoria.

É grande. A GM diz que é o maior da categoria.

Uma amiga minha comprou um e se arrependeu por causa da péssima posição para guiar. Ela tem 1,82. Procede?

Em minha opinião foi justamente o contrário. Também tenho 1,82 de altura e achei a posição de dirigir boa. Talvez seja questão de ajustar melhor o banco.

É perceptível a concepção antiga do Agile ao guiá-lo? Ou ele se comporta tão bem como qualquer carro em sua faixa de preço?

Isso é perceptível apenas quando ouvimos o motor berrar em uma aceleração mais forte. Fora isso, não lembra em quase nada os outros modelos populares da GMB.

É um carro confortável para andar no dia a dia e espaçoso como o Sandero?

Tem um espaço interno parecido com o do Sandero, talvez menor apenas em alguns aspectos. Os bancos fazem com que ele seja bem confortável de usar no dia-a-dia sim. Fora isso, se trata de um carro simples, não espere muito dele.

O farol me pareceu fraco, realmente dá conta em estrada a noite?

A iluminação dos faróis se mostrou ser adequada, não tivemos problemas.

A marcha, apesar de ter trocas suaves, é muito ruim de acertar o local para engatar devido a sua configuração 4 a frente (contando com a marcha ré) e 2 para trás, seria apenas uma questão de costume ou porque são muito juntas mesmo?

São mais difíceis de engatar do que em caixas de modelos de outras marcas sim, isso é característico deste câmbio da Chevrolet.

Quais as qualidades desse carro que faz tanta gente comprar? E pq, mesmo assim, ele é o carro de maior desvalorização?

Ele é uma novidade vinda de uma das quatro grandes marcas nacionais. Só isso faz com que muitos o comprem de olhos vendados, sem nem mesmo saber se o carro é bom ou não. Vai falar para pessoas conservadoras ao extremo para comprar um Kia, um Nissan, etc. Elas nem cogitam a idéia. O Agile tem boas qualidades sim, mas realmente foi uma surpresa o ótimo desempenho de vendas dele. Vale lembrar que em muita cidade pequena por aí só tem concessionária das marcas grandes, então isso é uma vantagem competitiva que elas tem. E existe também o fator do “fã da marca X”, que sempre compra GM, ou Fiat, ou Ford, etc.

O acabamento interno dele é tão inferior ao dos concorrentes como dizem?

Em nossa opinião, não, é mais questão de gosto pessoal de quem afirma isso.

Qual a avaliação em relação ao isolamento acústico e ruídos internos?

O motor é bem ruidoso, e você percebe isso na estrada acima de 100 km/h. Já o isolamento das janelas é muito bom para a faixa de preço do Agile.

Muito se questionou a respeito dos freios do carro, que diziam ser subdimensionados… Isso procede?

Nos pareceu ser normal, não tivemos problemas.

O painel de instrumentos dá boa leitura?

É confuso a princípio, mas depois você se acostuma. A iluminação azul ajuda.

Com o ar condicionado ligado .. o motor que já nao é aquelas coisas .. fica mais manco .. é perceptivel o roubo de uns cv ..???

Sim, claro, é bem perceptível que o Agile fica amarrado quando você está usando o ar-condicionado.

Como é a visibilidade dianteira e a traseira – na hora da baliza?

Na frente, tudo ótimo, atrás é complicado. O vidro traseiro é pequeno, e os encostos de cabeça traseiros atrapalham.

O ar gela o suficiente?

Sim, é eficiente.

Quais são os pontos fracos/fortes do Agile????????????

Pontos fortes: posição de dirigir, visibilidade, bancos, manutenção fácil em qualquer cidade. Pontos fracos: motor amarrado com A/C, estabilidade na estrada, consumo na cidade.

Impressão geral do carro, e se compensa ou não a compra perante a concorrência.

O Agile é caro, mas no seu segmento temos outros modelos tão caros quanto, vide o Fox. O Sandero pode ser uma alternativa mais em conta. Mas se tirarmos o preço fora e também o design duvidoso, é um bom carro.

Quero saber como se comporta o cruise control dele, em quinta marcha numa rodovia, numa subida com o carro carregado, o que ele faz já que o câmbio não é automático (e nunca tinha visto um câmbio manual com cruise control, pra mim nem faz sentido)

Se ele estiver muito carregado, a velocidade irá cair lentamente, até que o piloto automático será desligado automaticamente. Muitos carros com câmbio manual saem com piloto automático. Na GM mesmo isso sempre existiu, desde os anos 90.

O espaço traseiro para pessoas com cerca de 1.80m de altura, quando alguém da mesma estatura está sentado nos bancos da frente.

O espaço para as pernas fica no limite. Não aperta as pernas mas também não te deixa com espaço de folga. Para a cabeça, 1,80 é o limite, você fica raspando o cabelo no teto.

Como é a ergonomia do painel e dos acionamentos elétricos?

Tudo ok. O comando dos espelhos elétricos não está em um local bom, mas o dos vidros elétricos é mais fácil de usar. Pessoalmente não gosto de ter que acionar um botão no painel para destravar as portas.

Com aquela grade que acho grande demais, chega a demorar pra aquecer o motor à temperatura nominal de funcionamento?

Não, o motor aquece normalmente. Isso naturalmente deve ter sido analisado pela engenharia da marca antes do lançamento.

Os faróis grandes mostram alguma vantagem na iluminação?

Não, eles são grandes mas a maior parte é só enfeite. O que ilumina mesmo é uma parte normal.

A coluna D larga atrapalha muito a visão?

Sim, atrapalha um pouco.

5.0

COMPARTILHAR:
  • Rodrigo

    Que me desculpem os feinhos, mas beleza é fundamental.
    Parabéns pela avaliação. É da imparcialidade que precisamos.

    • Não acho que a beleza seja fundamental, mas sim adicional. Porem no caso do Agile, alem de ser feio, a mecanica é uma gambiarra só. Quem pesquisa, sabe do que eu estou falando.

      Eber: seria possivel fazer uma comparação com a JAC J3 testado por voce?

    • Dharo Lima

      meu tio tem um agile branco, eu acho ele confortavel por dentro , nao se ouve ruidos interiores , aquele interior ilumina bastante todo em azul, eu particularmente acho um bom carro , porem de motorização eu acho o gol power melhor

      • AutoIng

        Gente, estamos considerando Gol e Agile na faixa dos 40 mil? Vocês sabem que existe Punto e Polo nesse preço? Se for pra falar de motorização, tem Sandero 1.6 16v Privilége completaço por 39.900 que deixa o Gol comendo poeira. Até entendo que o brasileiro ame Gol e Agile, mas por incrível que pareça existem outras opções!

        • Dharo Lima

          eu ate gostaria de conhecer um sandero , mas como nao tem renault na minha cidade … ;/

          • richard_sousa

            Existem opções interessantes como Punto ou o Polo mesmo. Plataformas superiores. Esmero na construção em relação ao Agile. Projetos feitos para países desenvolvidos. E não essa porcaria, feito para países de quinto mundo (Brasil).

  • dricoura2

    Que medo dessa frente gigante na minha cara quando abri o post kkkk

    • alexdonegar

      Tem cara de nervoso né?

      • vini123456

        nervoso não, feio sim!!!! kkkk

    • AutoIng

      Dá uma sensação ruim ao abrir o site, haja feiúra :'(

  • Giorgio

    Ou seja, um carro razoável, pra não dizer ruim. Se fosse comigo, iria de Sandero. Ou pesquisaria um pouco e compraria um usado, bem melhor.
    P.S.: essa foto assusta bastante.

    • rafa_marcao

      Devemos parar de utilizar a denominação "premium". Essa cultura tem que ser revertida! E começa conosco!

      • Giorgio

        Pra mim é popular, não tem essa de Premium. Isso daí não passa disso, um carro popular.

        • rafa_marcao

          Exatamente! Essa denominação criada no Brasil é uma piada…

          • Tripa-Seca

            Não que eu discorde de vocês, mas pensem o seguinte: Há um clara diferença entre Mille e Celta, e Fiesta e Corsa, por exemplo! Assim como há uma diferença desses para Punto e Polo. Todos são compactos. Como vocês classificariam essas 3 categorias? Há de se usar adjetivos que enfatizem a diferença de porte entre um Fiesta e Ká, por exemplo. E uma outra palavra para diferenciar esse Fiesta de um Polo, Fit, Punto. O problema não é da palavra premium em si. É da primeira classe não custar 13, a segunda 20 e a terceira 25. Se quiserem falar que um Polo é um Hatch compacto Super Premium plus plus, que o façam. Mas cobrem o que o carro vale!

            • rafa_marcao

              Você apontou exatamente o problema! Estamos TÃO mal de carros que os populares lá de fora (New Fiesta, Polo…) são tão superiores às nossas carroças que podem ser chamados de "premium". Mas não podemos esquecer que New Fiesta é CARRINHO de entrada. Pra quem não tem dinheiro e quer um carro zero.

              O que digo da denominação "premium" é só mais um intensivo para continuarmos com nossas carroças. Devemos exigir que, no mínimo, tenhamos o New Fiesta como popular.

            • Edson Roberto

              Eu vou lhe responder segundo minha mãe e algumas pessoas que entram no C3 após comparar ele a um CElta, Gol, Palio, Ka, Fiesta… ok? (vou responder com minhas palavras e não faladas por eles)

              – Revestimento fonoabsorvente melhor (menos ruidoso)
              – Plastico sem riscos (não é um plastico suscetivel a riscos e o meu com 72000km não tem riscos)
              – Sem barulhos internos (não é uma escola de samba e a unica coisa que faz barulho é o tampão por ser mto leve e pular dependendo da condição de piso, porém tem calço de silicone que anula "os pulos" e evita ruido).
              – Os bancos abraçam e ainda são confortaveis (tem posição lombar vista nitidamente, a maioria gosta desse tipo de banco)
              – Motor responde bem e é economico.

              Veja bem, não é propaganda, mas esse é o motivo do Brasileiro achar que meu carro é "supra sumo" do mercado. E eu sei de mtos defeitos e principalmente saber os pontos positivos e negativos. Mas tem dessas coisas com as pessoas que sao do meu convivio. Até as pessoas perceberem que é o MINIMO o que meu carro tem, infelizmente irao tratar dessa maneira.

        • 4rodas

          > "Isso daí não passa disso, um carro popular."

          Ah tá.
          Diz aí um carro popular que tenha piloto automático, acendimento automático de faróis, computador de bordo, farós de neblina, freio ABS, rodas de liga leve de 15", airbag duplo, ar-condicionado e e trio elétrico.

          Qualquer um. De qualquer marca.
          …E aí? Achou algum? Qual?

  • rbergesch

    Um bom carro, porém com um baixo custo benefício.

  • Turbo_Car

    Valeu NA!
    E parabéns pela avaliação imparcial!
    O próximo carro avaliado tem que ser o Camaro! rs
    Abs!

    • fininhopublic

      Vai ser o sonho da Galerê do NA!

  • Jr_Jr

    Um popular com publicidade de premium. O preço e o consumo são desautorizadores, vale mais a pena ir de popular propriamente dito, se é que assim posso dizer.

    • Jeremy_Hall

      mas todos os populares de publicidade premium aqui são só publicidade, camarada. tô pra ver um premium de verdade.

  • Pocket_rocket

    Parabéns pela avaliação!

    Eu só estou com uma dúvida ainda…
    "É verdade que sairá de linha daqui poucos anos?!?! Me lembro que até saiu um post abordando o assunto aqui no NA…"

    • Leandro1978

      Não sairá. Segundo o que li, terá um facelift em 2013.

      • Giorgio

        Vão realmente mudar essa frente e traseira tenebrosos ou vão simplesmente mudar o tamanho da gravatinha e os tecidos dos bancos?

        • Tendo em vista o lançamento do Cobalt, acho que a frente veio para ficar!!!

  • NatalRN

    Quanto a essa tal mangueira, ela é muito alta e é muito bem fixada, não vi riscos de que ela saia, pois ela fica numa posição que os pés não batem nele e mesmo se batesse ela é muito bem fixada. O problema do Agile é o espaço para as pernas de quem vai atrás.

  • Edu_Chevy

    O Agile não sairá de linha! Isso é boato. A questão do design é pessoal (eu não gosto muito), mas eu acho q o preço do Agile levando-se em consideração o pacote de equipamentos dele está na média ou até barato. O Fox, Gol entre outros com todos os opcionais q o Agile tem passam de 50.000 reais…….

    • MeekeeB

      Pega o Sandero, o Polo e o Punto e compare com o preço do Agile com os devidos itens de conforto/segurança.

  • Bruno_Blu

    "Quero saber como se comporta o cruise control dele, em quinta marcha numa rodovia, numa subida com o carro carregado, o que ele faz já que o câmbio não é automático (e nunca tinha visto um câmbio manual com cruise control, pra mim nem faz sentido)".

    Cruise control faz todo sentido mesmo para câmbio manual. Numa viagem em que você não tenha pressa, não há nada melhor que que estabilizar o carro em 5ª a 80-90 km/h e cuidar só do volante, dando uma folga para o pé direito.

    • Tripa-Seca

      Minha Mercedes era manual e tinha o Cruise Control. Eu utilizava bastante. Não é porque em uma condição você não poderá usá-lo, que o sistema não faz sentido. Seria mesma coisa de dizer que carros não precisam de 5° marcha porque essa só pode ser usada na estrada.

  • luizfelipebc1

    Pra mim FRAGILE PRA SEMPRE.

  • ccoala

    Caraca, que carro feio!!!!

  • alexdonegar

    Gostei da avaliação, vejo que o Agile se saiu bem e acho que surpeendeu muitos, o Eber foi bem imparcial e mostrou realmente os defeitos e qualidades do carro.

  • BlueGopher

    Parabéns pela isenção na avaliação de um carro tão polemizado pelos leitores.
    Teria sido fácil se aliar à maioria…

  • Wandersound

    O carro pode ser bom na categoria, mas feio definitivamente não dá, mas é aquilo gosto é individual, cada um têm o seu, têm carros que eu acho bonito e outros feio, vai de cada um. O fato é que se você têm outra opção parecida em preço e comodidades mas é mais bonito, pra que ter o feio?

  • R_Gripp

    Ficou claro que ele é caro, feio e tem defeitos chatos (mangueira do a.c. e escapamento que esquenta o interior do carro) , mas fora isso, é uma boa compra… rsrs que dureza!

  • Fla3D

    Legal a sessão de perguntas e respostas, esclareceu algumas coisas. Mas como varia o que cada um considera mais ou menos na compra, eu passo! :D

  • O que nós, entusiastas criticamos, é que a GM nos mostra Gepix (lindo), e depois lança um carro todo Frankstein, e pior, baseado na plataforma do Corsa 94 (quando a mesma já dispõe há anos de plataformas compactas mais modernas aqui mesmo no país) e cheio de economias porcas.

    • richard_sousa

      A palavra redução de custo impera na GM.

  • R_Gripp

    Já que moderaram meu comentário, então o carro é lindo e não tem problema nenhum! Fora isso, parabéns NA pela avaliação e imparcialidade! Poderiam tentar fazer comparativos com os outros de mesma categoria e preço similar!

  • Realmente mais uma avaliação completa Éber, pelo jeito o Agile é primeiro carro dessa "nova" chevrolet, que volta a receber os ocupantes com aconchegos e alguns mimos, talves esse seja o real motivo de muitas pessoas comprarem o carro.
    Ao entrarem no Agile e serem bem recebidas, as pessoa spodem esquecer seu visual feio. Mas como já fiquei sabendo, muitas pessoas entram na concessionária, veem o carro no Show room e fecham negócio, porque ou motorzinho que grita hein.
    Parabéns NA e continue assim.

  • jnasser

    Ainda bem que não tiraram o aquecedor de marmita do porta-malas, é um item de série interessante….

  • xandifabian

    Para destravar as portas basta acionar a maçaneta do motorista que todas as portas serão destravadas ou acionar a maçaneta das portas dos passageiras o que ira destravar as respectivas portas.
    Não me lembro de terem falado na avaliação que o banco do passageiro da frente rebate, ajudando a colocar objetos longos dentro do carro.
    Muito boa a avaliação.

  • Y07

    Na minha opinião, a COLUNA B é a que mais atrapalha!

  • Sparcow

    Só não respondeu minha pergunta:
    Os defeitos que tanto se fala (volante "torto"/mangueira do AC/Porta-malas que esquenta) realmente são tão gritantes ou é exagero de alguns que acabou se espalhando?

  • marciors01

    O volante é torto mesmo,o painel é pouco profundo e ficamos muito próximos do parabrisas, não gosto disso, me sinto em um carro antigo
    Hoje é possivel comprar por um custo menor um sandero 1.6 que com a reestilização possui melhor isolamento, maior espaço (é nitido), suspensão melhor acertada, melhor desempenho e melhor cãmbio.
    Posso estar enganado mas além dos bancos o agila não consegue ser melhor do que o sandero em nada.
    O fox possui espaço interno um pouco pior mas no restante é superior, inclusive na motorização, por favor entrem no fox e depois no agile para comprovar, o interior do volks é muito superior, sem comparação, isolamento acusto também é superior e o câmbio nem se fala…

  • JeffersonGuerra

    Esse daí é o carro mais feio que ja vi em toda minha vida….
    Incrivel como as pessoas mudam, antes ninguem queria saber desse carro, falaram que ele era o fim da GM.
    Agora tem neguinho doido pra comprar essa tristeza… agora sei muito bem o que o consumidor Brasileiro gosta.
    É de uma boa modinha, pra poder seguir junto, até mesmo quando não gosta de algo.
    Obrigado mais prefiro o Polo 10X mais que essa gambiarra com rodas.
    E olha que o Polo ja esta a muitos anos e não vejo 1 que consiga ultrapassar o representante da VW.

  • Leandro Borges

    Carro feio ??? E o Ètios da Toyota ???

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email