Avaliações Chevrolet Hatches Matérias NA

Avaliação NA – Chevrolet Agile 5 – Respondendo perguntas dos leitores

Avaliação NA - Chevrolet Agile 5 - Respondendo perguntas dos leitores

O Chevrolet Agile foi, dentre os quase 20 carros já avaliados pelo NA, um dos que receberam mais perguntas da parte dos leitores. Foram mais de 90. Separamos aqui as que não foram respondidas diretamente nos textos da avaliação (que podem ser acessados através do link “Avaliações”, no topo do site).


Esperamos que com essas respostas, nossos leitores tenham um quadro ainda mais completo sobre todos os detalhes do Agile:

A relação Peso/potencia dele é boa? O motor consegue leva-lo fácil? Ou as dificuldades são visíveis?

Se trata de uma relação peso/potência razoável para quem anda em velocidades normais, sem esperar acelerações mais fortes e retomadas rápidas. Isso com apenas o motorista a bordo. Se você enche o carro de gente e também coloca bastante coisa no porta-malas, prepare-se para trabalhar o câmbio com frequência. Ou seja, desempenho um pouco melhor que o de um carro 1.0.


Acrescento à pergunta: a relação Peso/Potencia/ Relação de marchas/ Consumo, está mais adaptado ao uso urbano ou rodoviário?

Creio que urbano. Na estrada, temos uma certa falta de estabilidade por conta da altura e também rotações excessivas acima de 100 km/h. Não é um carro feito para a estrada, mas isso seria de se esperar, dado o segmento do Agile.

O Agile merece ser tao criticado quanto ele eh?

O design estranho dele fez com que as pessoas odiassem o carro como um todo. Mas como alguém que tem de avaliar carros de maneira imparcial, vejo que se tiramos fora o design do Agile, ele tem muitas qualidades. Não é tão ruim quanto as pessoas imaginam. O problema é que design é muito importante no Brasil, e isso fez com que entusiastas automotivos fugissem dele como se fosse um monstro.

Como é a qualidade do acabamento geral do carro?

O que salva o acabamento são os bancos, bonitos, confortáveis e com tecido bom. Fora isso, temos um interior simples, de um carro de entrada, nada de premium, como muitos dizem que Agile, Fox e outros modelos são. Nenhum deles é premium.

Ele parece ter as rodas e os pneus mt pequenos, é um carro estável?

Na cidade, se você não abusar, não notará maiores problemas, já na estrada, como todo carro alto, terá de reduzir um pouco a velocidade em curvas, pois o centro de gravidade do Agile é alto.

Em comparação ao FOX, qual a melhor compra?

Vejo que o Fox tem um design mais bem acertado, mas ambos tem qualidades e defeitos. Os bancos do Agile são bem melhores. Vai mais de gosto de cada um e o que a pessoa prioriza em uma compra.

Os defeitos como a mangueira do ar-condicionado e o da surdina que gera o “aquecedor de porta-malas” foram corrigidos? 

Não, continuam os mesmos. Notamos que a mangueira está ali e que embaixo do porta-malas não existe aquela proteção que impede a parte de cima de aquecer demais.

O espaço interno me parece de hatch de entrada. Nos bancos traseiros cabem uma pessoa de estatura mais elevada?

Não é tão apertado assim, é um pouco melhor. Mais por conta da altura do teto do que qualquer outra coisa, pois em largura e também em espaço para as pernas, o espaço é pouca coisa melhor do que de um carro popular.

Como fica o porta malas com relação a categoria.

É grande. A GM diz que é o maior da categoria.

Uma amiga minha comprou um e se arrependeu por causa da péssima posição para guiar. Ela tem 1,82. Procede?

Em minha opinião foi justamente o contrário. Também tenho 1,82 de altura e achei a posição de dirigir boa. Talvez seja questão de ajustar melhor o banco.

É perceptível a concepção antiga do Agile ao guiá-lo? Ou ele se comporta tão bem como qualquer carro em sua faixa de preço?

Isso é perceptível apenas quando ouvimos o motor berrar em uma aceleração mais forte. Fora isso, não lembra em quase nada os outros modelos populares da GMB.

É um carro confortável para andar no dia a dia e espaçoso como o Sandero?

Tem um espaço interno parecido com o do Sandero, talvez menor apenas em alguns aspectos. Os bancos fazem com que ele seja bem confortável de usar no dia-a-dia sim. Fora isso, se trata de um carro simples, não espere muito dele.

O farol me pareceu fraco, realmente dá conta em estrada a noite?

A iluminação dos faróis se mostrou ser adequada, não tivemos problemas.

A marcha, apesar de ter trocas suaves, é muito ruim de acertar o local para engatar devido a sua configuração 4 a frente (contando com a marcha ré) e 2 para trás, seria apenas uma questão de costume ou porque são muito juntas mesmo?

São mais difíceis de engatar do que em caixas de modelos de outras marcas sim, isso é característico deste câmbio da Chevrolet.

Quais as qualidades desse carro que faz tanta gente comprar? E pq, mesmo assim, ele é o carro de maior desvalorização?

Ele é uma novidade vinda de uma das quatro grandes marcas nacionais. Só isso faz com que muitos o comprem de olhos vendados, sem nem mesmo saber se o carro é bom ou não. Vai falar para pessoas conservadoras ao extremo para comprar um Kia, um Nissan, etc. Elas nem cogitam a idéia. O Agile tem boas qualidades sim, mas realmente foi uma surpresa o ótimo desempenho de vendas dele. Vale lembrar que em muita cidade pequena por aí só tem concessionária das marcas grandes, então isso é uma vantagem competitiva que elas tem. E existe também o fator do “fã da marca X”, que sempre compra GM, ou Fiat, ou Ford, etc.

O acabamento interno dele é tão inferior ao dos concorrentes como dizem?

Em nossa opinião, não, é mais questão de gosto pessoal de quem afirma isso.

Qual a avaliação em relação ao isolamento acústico e ruídos internos?

O motor é bem ruidoso, e você percebe isso na estrada acima de 100 km/h. Já o isolamento das janelas é muito bom para a faixa de preço do Agile.

Muito se questionou a respeito dos freios do carro, que diziam ser subdimensionados… Isso procede?

Nos pareceu ser normal, não tivemos problemas.

O painel de instrumentos dá boa leitura?

É confuso a princípio, mas depois você se acostuma. A iluminação azul ajuda.

Com o ar condicionado ligado .. o motor que já nao é aquelas coisas .. fica mais manco .. é perceptivel o roubo de uns cv ..???

Sim, claro, é bem perceptível que o Agile fica amarrado quando você está usando o ar-condicionado.

Como é a visibilidade dianteira e a traseira – na hora da baliza?

Na frente, tudo ótimo, atrás é complicado. O vidro traseiro é pequeno, e os encostos de cabeça traseiros atrapalham.

O ar gela o suficiente?

Sim, é eficiente.

Quais são os pontos fracos/fortes do Agile????????????

Pontos fortes: posição de dirigir, visibilidade, bancos, manutenção fácil em qualquer cidade. Pontos fracos: motor amarrado com A/C, estabilidade na estrada, consumo na cidade.

Impressão geral do carro, e se compensa ou não a compra perante a concorrência.

O Agile é caro, mas no seu segmento temos outros modelos tão caros quanto, vide o Fox. O Sandero pode ser uma alternativa mais em conta. Mas se tirarmos o preço fora e também o design duvidoso, é um bom carro.

Quero saber como se comporta o cruise control dele, em quinta marcha numa rodovia, numa subida com o carro carregado, o que ele faz já que o câmbio não é automático (e nunca tinha visto um câmbio manual com cruise control, pra mim nem faz sentido)

Se ele estiver muito carregado, a velocidade irá cair lentamente, até que o piloto automático será desligado automaticamente. Muitos carros com câmbio manual saem com piloto automático. Na GM mesmo isso sempre existiu, desde os anos 90.

O espaço traseiro para pessoas com cerca de 1.80m de altura, quando alguém da mesma estatura está sentado nos bancos da frente.

O espaço para as pernas fica no limite. Não aperta as pernas mas também não te deixa com espaço de folga. Para a cabeça, 1,80 é o limite, você fica raspando o cabelo no teto.

Como é a ergonomia do painel e dos acionamentos elétricos?

Tudo ok. O comando dos espelhos elétricos não está em um local bom, mas o dos vidros elétricos é mais fácil de usar. Pessoalmente não gosto de ter que acionar um botão no painel para destravar as portas.

Com aquela grade que acho grande demais, chega a demorar pra aquecer o motor à temperatura nominal de funcionamento?

Não, o motor aquece normalmente. Isso naturalmente deve ter sido analisado pela engenharia da marca antes do lançamento.

Os faróis grandes mostram alguma vantagem na iluminação?

Não, eles são grandes mas a maior parte é só enfeite. O que ilumina mesmo é uma parte normal.

A coluna D larga atrapalha muito a visão?

Sim, atrapalha um pouco.

Avaliação NA – Chevrolet Agile 5 – Respondendo perguntas dos leitores
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email