Chevrolet Agile: bom espaço interno e acerto da suspensão

Chevrolet Agile
Chevrolet Agile

Normalmente quando se fala em Chevrolet Agile, muitos brasileiros já pensam logo num dos piores momentos vivenciados pela fabricante norte-americana no mercado brasileiro.

Ou seja, estamos falando de uma “antiga era” da Chevrolet. Na realidade, o Agile foi um dos responsáveis por tirar a General Motors do sufoco agravado pela crise econômica de 2008 que afetou a empresa em todo o mundo.

E é justamente por este motivo que o Chevrolet Agile é um carro feito “às coxas”, visto que foi desenvolvido justamente durante a crise financeira da matriz nos Estados Unidos.

Para projetar o Agile, a Chevrolet aproveitou componentes de uma série de veículos existentes na época.

A plataforma do modelo é a mesma dos antigos Celta, Prisma e Classic, a 4200 oriunda do “Corsa B”.

Detalhes

Apesar das mais diversas falhas, o Chevrolet Agile tinha seus pontos fortes. Um deles era o já citado espaço interno, beneficiado também pela posição dos bancos – os ocupantes do banco de trás viajam numa posição mais alta, dando uma maior sensação de amplitude.

O Agile também contava com um bom acerto de suspensão, que transmitia certa maciez no rodar na cidade e na estrada, encarando as buraqueiras e irregularidades do asfalto brasileiro sem muito sacrifício.

A lista de equipamentos de série do Chevrolet também merece ser ressaltada. O hatch compacto era um dos únicos da categoria na época a dispor de recursos como piloto automático, acendimento automático dos faróis e computador de bordo.

Além disso, chamava a atenção o ar-condicionado manual que exibia suas funções num visor azul no console central do painel, que inclusive causou confusão em muitos que achavam se tratar de um ar-condicionado automático digital oferecido em carros mais caros.

Chevrolet Agile – conheça seus problemas

Novidades com o passar do tempo

Lançamento dos kits Sport e Sunny

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Em novembro de 2009, a Chevrolet anunciou a chegada dos pacotes de personalização Sport e Sunny para o Agile.

O primeiro custava R$ 5,4 mil e trazia spoilers, aerofólio, saias laterais, rodas de alumínio aro 16, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas.

Já o segundo, por R$ 4,4 mil, acrescentava rodas de alumínio de 16 polegadas, protetores de para-choque na cor da carroceria e rack de teto.

Introdução do Agile Easytronic automatizado

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Como opção sem o pedal de embreagem, o Chevrolet Agile Easytronic começou a ser vendido em outubro de 2012.

O carro trazia uma caixa automatizada produzida em parceria com a Magneti Marelli e trazia opção de trocas de marcha no modo automática ou no modo sequencial através de alavanca.

Havia ainda o sistema “Auto Start”, que ligava o motor com um leve toque na chave, e a função “creeping”, que move o carro lentamente conforme o motorista solta o pedal de freio.

Na época, ele custava R$ 44,5 mil.

Primeira reestilização do hatch

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Como citamos nos parágrafos acima, o Chevrolet Agile teve sua reestilização de “meia-vida”. Ou, na verdade, de fim de vida.

A linha reestilizada chegou em outubro de 2013 como linha 2014 e tinha preço inicial de R$ 42.990 com câmbio manual ou R$ 45.990 com o Easytronic.

Havia ainda a opção da versão especial Effect, cujo preço era de R$ 44.940 com a transmissão manual ou R$ 47.440 com a automatizada, e teve produção limitada a 900 unidades.

Além do visual retocado, o carro trouxe ainda novos recursos, como volante multifuncional com base achatada e paddle shifts para trocas de marcha no modelo Easytronic, novos grafismos, molduras no painel de instrumentos e mostradores, rodas de 16 polegadas, chave tipo canivete, entre outros.

Séries especiais Rico, Wi-Fi e Effect

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A vida do Chevrolet Agile foi marcada ainda pelas séries especiais Rico, Wi-Fi e Effect. Você pode conferir mais detalhes sobre elas logo a seguir.

Mas, em suma, o Agile Rico foi uma exclusividade dos cariocas fazendo referência ao campeão de surf e com direito a uma prancha de surf exclusiva.

Já o Agile WiFi trazia um modem da Tim que distribuía conexão WiFi para os ocupantes do carro, enquanto o Agile Effect era dotado de kit aerodinâmico, adesivos, retrovisores e teto em preto, rodas escurecidas e detalhes em vermelho no interior.

Fim de linha em 2014

Foi em setembro de 2014 quando a Chevrolet deixou de vender o Agile e também o Sonic no mercado brasileiro.

O motivo do fim das vendas do Chevrolet Agile em nosso mercado foi justamente a canibalização provocada pelo Onix, um modelo mais moderno em todos os sentidos e que teve melhor aceitação por parte dos consumidores.

Para se ter uma ideia, entre janeiro de agosto daquele ano, o Agile fechou com 9,6 mil unidades vendidas, enquanto o Onix ultrapassou os 90 mil emplacamentos.

Versões

Chevrolet Agile LT 1.4: oferecido somente na primeira leva do modelo (sem a reestilização), o Chevrolet Agile LT saía de fábrica com recursos como direção hidráulica, computador de bordo, ar quente, ar-condicionado, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, acendimento automático dos faróis, travas elétricas, alarme, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, entre outros.

Todavia, para baratear o modelo, a Chevrolet passou a vender o Agile LT sem itens como ar-condicionado e vidros dianteiros e travas elétricas somente dois meses após o seu lançamento. Em novembro de 2011, o LT incorporou airbag duplo de série e recuperou os equipamentos de conforto.

Chevrolet Agile LTZ 1.4: esta versão se diferenciava pelo piloto automático, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas, retrovisores externos com ajuste elétrico, sistema de som com MP3 player e Bluetooth, bancos com revestimento em veludo, volante com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, banco do passageiro dianteiro com encosto reclinável, entre outros.

Como opcional, o Agile LTZ podia receber airbags frontais, freios ABS com EBD e vidros traseiros com acionamento elétrico. Porém, em novembro de 2011, esses itens passaram a ser ofertados como equipamentos de série.

Na linha 2014, na linha reestilizada, ele recebeu recursos como rodas maiores de 16 polegadas, volante com comandos do sistema de som, chave tipo canivete, entre outros.

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Chevrolet Agile Wi-Fi 1.4: série especial da linha lançada em novembro de 2011, o Chevrolet Agile Wi-Fi se diferenciava por contar com internet a bordo, sendo o primeiro carro a dispor de tal recurso.

O modelo era dotado de um roteador da operadora Tim, que distribuía internet para qualquer dispositivo com WiFi, como smartphones, tablets e notebooks. De resto, ele seguia a mesma linha do LTZ convencional. Tal configuração teve produção limitada a somente 1.000 unidades.

Chevrolet Agile Rico 1.4: em fevereiro de 2011, a Chevrolet anunciou a chegada de uma série especial exclusiva para os cariocas. O Agile Rico fazia homenagem a Rico de Souza, lenda viva do surf brasileiro.

O carro tinha como base a versão LTZ e contava com recursos extras, como uma prancha de surf exclusiva montada no rack de teto, além de saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro.

Chevrolet Agile Effect 1.4: por último, mas não menos importante, o Agile Effect foi ofertado na linha pós-reestilização do hatch compacto.

Assim como o atual Onix Effect, o modelo trazia um visual mais “esportivo”, marcado pelos faróis e lanternas escurecidos, rodas de liga-leve de 16 polegadas com pintura em tom grafite, adesivos, capa dos retrovisores e teto pintados de preto, e kit aerodinâmico com spoilers, saias laterais e aerofólio traseiro.

Trazia ainda interior com costuras contrastantes, bancos com revestimento exclusivo, soleiras de alumínio e nova grafia no painel de instrumentos. Os equipamentos eram os mesmos do LTZ. Foi limitado a 900 carros.

Preços

Chevrolet Agile LT 1.4 manual: R$ 25.852 (2010) a R$ 32.134 (2013)

Chevrolet Agile LTZ 1.4 manual: R$ 29.554 (2010) a R$ 32.016 (2012)
Chevrolet Agile LTZ 1.4 Easytronic: R$ 32.016 (2012)

Chevrolet Agile LTZ Wi-Fi 1.4 manual: R$ 31.356 (2012)

Chevrolet Agile LTZ 1.4 manual (reestilizado): R$ 34.169 (2013) a R$ 38.303 (2014)
Chevrolet Agile LTZ 1.4 Easytronic (reestilizado): R$ 36.419 (2014)

Chevrolet Agile Effect 1.4 manual (reestilizado): R$ 38.312 (2014)
Chevrolet Agile Effect 1.4 Easytronic (reestilizado): R$ 41.038 (2014)

(valores obtidos em fevereiro de 2024, com base na Tabela FIPE)

chevrolet agile wifi

Motor, câmbio e desempenho

Em todas as versões e anos, o Chevrolet Agile conta com o velho motor 1.4 litro Econo.Flex de quatro cilindros e oito válvulas.

Apesar de ser antigo, ele se posicionava como um dos modelos 1.4 mais potentes do mercado; capaz de desenvolver 97 cavalos com gasolina e 102 cv com etanol, entregues a 6.000 rpm.

Já o torque é de 13,2 kgfm com gasolina e 13,5 kgfm com etanol, disponível a partir de 3.200 rpm.

Na época, o Agile podia ser adquirido em configuração equipada com transmissão manual de cinco velocidades ou numa outra variante, mais cara, que se diferenciava pelo câmbio automatizado Easytronic, também de cinco marchas.

Esta última caixa era praticamente uma variante “robotizada” da manual, desenvolvida com um software da Magnetti Marelli, que desagradava pelos trancos constantes.

A respeito do desempenho, o Chevrolet Agile 1.4 com transmissão manual consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e alcança velocidade máxima de 166 km/h, segundo dados informados pela fabricante norte-americana.

Já o modelo Agile 1.4 com o câmbio automatizado Easytronic cumpre a prova de aceleração também em 12,5 segundos e tem velocidade limitada a 166 km/h.

Consumo

De acordo com relatos de proprietários, quando abastecido com gasolina, o motor 1.4 do modelo consegue fazer algo em torno de 9 km/l na cidade e cerca de 13 km/l na estrada, sem e com ar-condicionado, respectivamente.

Já com etanol, esses números baixam para aproximadamente 6,5/7 km/l e 10 km/l, respectivamente.

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Porém, seguindo as informações dadas pela Chevrolet, o Agile 1.4 tem números de consumo ainda piores.

Ele roda 6,5 quilômetros com um litro de etanol na cidade e 8 km/l na estrada também com etanol, enquanto que com gasolina são 9,4 e 11,5 km/l, respectivamente.

O Agile 1.4 Easytronic, por sua vez, faz as mesmas médias de consumo, segundo a marca, embora na prática a situação seja bem diferente.

Manutenção e revisões

  • 10.000 km – R$ 308
  • 20.000 km – R$ 776
  • 30.000 km – R$ 920
  • 40.000 km – R$ 640
  • 50.000 km – R$ 1.208
  • 60.000 km – R$ 1.008

Já os modelos 2013 e 2014 contam com revisões ligeiramente mais caras:

  • 10.000 km – R$ 332
  • 20.000 km – R$ 800
  • 30.000 km – R$ 944
  • 40.000 km – R$ 664
  • 50.000 km – R$ 1.232
  • 60.000 km – R$ 1.032

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Ficha técnica

Motor

1.4

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.389

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

102 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

13,5 kgfm a 3.200 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas ou automatizada Easytornic de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda aço ou liga-leve 15 polegadas ou 16 polegadas (a partir de 2013)

Pneus

185/60 R15 ou 195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.063

Largura (mm)

1.683

Altura (mm)

1.549

Distância entre os eixos (mm)

2.543

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

327

Tanque (litros)

54

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.076

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,38

Chevrolet Agile – galeria de fotos

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.