Listas Top 10 Mercado

TOP 10: Os populares com maior espaço interno do Brasil

TOP 10: Os populares com maior espaço interno do Brasil

Nesta nova lista TOP 10, vamos falar dos populares com maior espaço interno do Brasil. Diferente da Europa, por exemplo, onde os compradores dos carros mais baratos são pessoas solteiras ou sem filhos, no Brasil o carro popular tem que apresentar muito espaço interno.


Isso porque ele é usado para tudo: ir até o trabalho, levar as crianças na escola, fazer grandes compras no supermercado e também levar toda a família em viagens de férias, com muita bagagem.

Os critérios para encontrar o carro com melhor espaço interno

Para avaliar melhor esse parâmetro, de qual carros populares tem melhor espaço interno, levamos em consideração o tamanho do entre eixos, que influencia diretamente no volume interno. Quanto mais longe as rodas dianteiras estiverem das traseiras, melhor será o espaço interno.

Além do espaço de entre-eixos, a altura é muito importante, pois hoje em dia as pessoas tem filhos cada vez mais altos. Se o carro não tiver altura interna suficiente, as crianças andarão raspando a cabeça no teto.


E, finalmente, outro aspecto importante é a largura total. Quanto maior ela for, melhor será o aproveitamente do espaço do banco traseiro, dando mais espaço para três pessoas andarem ali sem ficarem espremidas umas nas outras.

A diferença entre o espaço interno dos populares de antigamente e os de hoje

Algum tempo atrás, os populares não ofereciam tanto espaço para os ocupantes por serem derivados de plataformas antigas e de tamanho bastante reduzido. Hoje, a tendência é chassi comprido para que o ambiente interno tenha melhor condição de oferecer conforto para os ocupantes.

TOP 10: Os populares com maior espaço interno do Brasil

 

Outro aspecto importante é a altura, sendo que hoje a maioria dos populares já oferece boa altura interna, garantindo assim maior sensação de espaço e melhor habitabilidade. O formato da carroceria também altera esse detalhe. Dessa forma, os modelos de acesso ficaram mais atrativos e em alguns casos, evitaram até a migração natural para modelos maiores e mais caros.

Abaixo, os 10 populares com maior espaço interno do Brasil:

1) Renault Logan 2,63 x 1,52 x 1,73 (entre eixos x altura x largura)

O sedã compacto da marca francesa é um projeto bem elaborado e capitaneado por Carlos Ghosn no começo dos anos 2000. Além de custar 5.000 euros, o modelo deveria ter um espaço de carro médio e um porta-malas bem generoso, mas para isso, teria que custar pouco e ser bem robusto, pois atenderia especialmente os mercados do leste europeu.

Foi assim que nasceu o Dacia Logan, que mais tarde ganharia a marca Renault e que chegou a ser vendido como Nissan (Aprio). Em sua segunda geração, o foco no espaço interno se manteve e além da plataforma longa, também recebeu um porta-malas maior: 510 litros. Apesar do volume, ele é leve o suficiente para usar o motor 1.0 Sce de até 80 cv, bem como o 1.6 SCe com até 118 cv.

2) Nissan Versa 2,60 x 1,50 x 1,69

Embora não seja muito largo, o Nissan Versa é bem longo, chegando a medir 4,49 metros, o que o torna o maior compacto popular do mercado. A plataforma derivada do March é muito leve, tanto que a versão 1.0 pesa apenas 1.056 kg, menos que o Polo 1.0, por exemplo.

A traseira é longa e o porta-malas é bem pronunciado, mas isso não significa que tenha um bom espaço, oferecendo somente 460 litros, próximo dos sedãs menores. Com 2,60 metros de entre-eixos, o Nissan Versa tem um excelente espaço para as pernas atrás, além de uma boa altura interna.

3) Renault Sandero 2,59 x 1,52 x 1,73

Do mesmo projeto que originou o Logan, a Renault desenvolveu um hatchback, o Sandero, que surgiu primeiro no Brasil. Com linhas mais joviais e atraentes que o sedã, ele rapidamente caiu no gosto do consumidor, exatamente por não parecer tão simples e pobre como o modelo de três volumes.

Na segunda geração, o Sandero perdeu parte do encanto que o diferenciava do Logan, pois ambos passaram a compartilhar mais componentes e o estilo. Pelo menos o hatch não perdeu o espaço interno, que continua muito bom, assim como seu porta-malas com 320 litros. O volume é graças ao entre-eixos de 2,59 m, considerado grande para um compacto de seu porte.

4) Volkswagen Polo 2,56 x 1,47 x 1,75

O Volkswagen Polo se aproveita da plataforma modular MQB A0 para ampliar seu espaço interno, visto que ela não pode ser encurtada em menos de 2,56 m de entre-eixos. Assim, o volume do habitáculo é bem generoso, especialmente para quem vai atrás. O porta-malas acompanha a mesma proposta, tendo 300 litros.

Graças ao sistema de kit de ferramentas modulares, que permite montar diversos carros sobre uma mesma base, a Volkswagen poupou em tempo de produção e custo de fabricação, mas também conseguiu aproveitar a estrutura do projeto para oferecer espaço e bagageiro em produtos que merecem essa atenção, tal como o Polo 2018/2019.

5) Toyota Etios Sedan 2,55 x 1,51 x 1,69

O Toyota Etios Sedan é um sedã pequeno, porém, bem espaçoso. Ele tem 2,55 metros de entre-eixos, mais que os 2,46 metros do hatch. Graças a esse aumento de base, o espaço para quem vai atrás é bem superior, já que os 9 centímetros fazem muita diferença. Outro ponto importante para o modelo é o enorme porta-malas com 562 litros, um litro a menos que o Chevrolet Cobalt, por exemplo.

O sedã da Toyota dispõe de uma estrutura bem resistente, mas de estilo antiquado, sendo muito simples, mesmo após a última atualização visual. Já cansado, apesar da boa dirigibilidade, o Etios Sedan deve ceder espaço para o Yaris Sedan, que não é maior em entre-eixos, mas terá nível de acabamento e design superiores.

6) Chevrolet Onix / Prisma 2,53 x 1,48 x 1,70

A dupla de compactos da General Motors surgiu sobre a plataforma Gamma II, que foi simplificada para custar menos na linha de montagem em mercados emergentes, como o Brasil. É uma base moderna e que garante um bom espaço interno, mas um porta-malas apenas na média do segmento.

Ainda assim, o aproveitamento de espaço no geral é bom, bem como o acabamento bem montado e materiais de boa qualidade. A plataforma é bastante versátil, tanto que originou os igualmente bem espaçosos Cobalt e Spin, mas com bases ampliadas. Espera-se que aumente o espaço na próxima geração.

7) Fiat Argo/Cronos 2,52 x 1,51 x 1,72

A mais nova dupla da Fiat chega para ir direto aos primeiros postos do mercado. A marca italiana não se arriscou a ir muito acima do segmento de compactos e produziu sucessores para os Novo Palio e Grand Siena, aproveitando a base deste último com refinamentos do Punto e reengenharia, que permitiu oferecer um bom espaço interno e porta-malas condizentes com suas propostas.

O Argo tem 300 litros no bagageiro, enquanto o Cronos ganhou 5 litros a mais que o Grand Siena, chegando a 525 litros, mas contendo-se nos 4,36 metros, enquanto o hatch ficou limitado em 3,99 metros. Os dois possuem uma estrutura bem reforçada para suportar grandes impactos e o sedã chega a ter 80% do total em aços de alta e ultra resistência, tendo ainda chapas moldadas a quente e aços macios.

8) Hyundai HB20 / HB20S 2,50 x 1,47 x 1,68

Tanto hatch quanto sedã compartilham a mesma plataforma, desenvolvida especialmente para o HB20, que é exclusivo do Brasil. Embora não seja muito longa, medindo 2,50 metros, a base dos compactos da Hyundai aproveita bem os espaços para oferecer mais conforto a bordo.

Uma tática usada é tornar as portas bem estreitas, colocando o acabamento o mais fundo possível, criando a impressão (real) de mais espaço lateral. No sedã, além disso, a Hyundai decidiu elevar bastante a altura do porta-malas para ganhar em espaço, mas isso só resultou em 450 litros de volume, pouco para a proposta do modelo. No hatch, são bons 300 litros.

9) Ford Ka /Ka Sedan 2,49 x 1,52 x 1,69

O Ford Ka e seu sedã, o Ka Sedan são pequenos. A dupla tem uma plataforma de apenas 2,49 metros de entre-eixos, derivada do New Fiesta. Apesar disso, o espaço atrás é apenas mediano, especialmente no hatch. Ainda assim, tendo bom espaço lateral e comodidade com um acabamento muito bom.

Por conta da limitação de sua base, a dupla de compactos de entrada da Ford tem somente 265 litros no porta-malas do hatch e 445 litros no sedã, que na Índia originou uma variante de 3,99 metros, por exemplo. De qualquer forma, ambos estão na média do mercado e isso é refletido nas vendas, especialmente do hatch, que é o terceiro carro mais vendido do país.

10) Volkswagen Fox 2,46 x 1,54 x 1,66

O mercado brasileiro deve perder um bom hatch. Apesar de seus 15 anos de vida sem mudança de geração, o Volkswagen Fox ainda pode ser considerado um carro moderno. Sua plataforma PQ24 tem uma boa estrutura e sua carroceria alta e aerodinâmica inspirou duas gerações de derivados do Golf, por exemplo.

O entre-eixos de 2,46 metros nem é tão longo, mas o Fox soube aproveitar o espaço disponível para gerar um habitáculo volumoso, especialmente ao usar inteligentemente a altura, chegando a 1,54 metros. Isso é mais alto que o BMW X2, por exemplo. Com posição de dirigir elevada e espaço atrás mediano, o Fox tem 280 litros no bagageiro, que no passado podia ser ampliado com o banco corrediço.

Qual modelo é melhor no espaço interno considerando-se o entre-eixos?

O melhor entre-eixos é sem dúvida o do Renault Logan. Note que mesmo sendo a versão sedan do Sandero, ele tem um entre-eixos diferente, 4 centímetros maior que o hatch, mostrando que é realmente um carro feito pensado no espaço interno. Se não considerarmos apenas os populares, no segmento de compactos quem ganha mesmo é o Volkswagen Virtus com 2,65 m.

Qual é o modelo que tem a melhor altura interna?

Surpreendentemente, é o Volkswagen Fox. Ele foi lançado em 2003, em uma época onde os carros ainda não eram totalmente feitos visando espaço como acontece hoje, e ainda assim ele consegue ter uma altura interna melhor que Renault Logan e Sandero. Apesar da altura de minivan, ele é um hatch.

E qual é o carro popular com maior largura?

Se trata do Volkswagen Polo. Ele tem a melhor largura, oferecendo o melhor espaço para três ocupantes no banco de trás. Mas o Fiat Argo não fica longe, oferecendo uma largura com apenas três centímetros a menos. O Volkswagen Virtus também é o mais largo entre os compactos, mas está fora desse Top 10 por não ser considerado um popular.

Outros textos que também falam de espaço interno, que podem lhe interessar

Fotos dos carros populares com o melhor espaço interno

TOP 10: Os populares com maior espaço interno do Brasil
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email