Apesar da crise, os brasileiros ainda estão comprando carros, seja por necessidade ou por mero “luxo”. Prova disso é o mercado 0 km, sobretudo no segmento de modelos populares, o que inclui hatches e sedãs que costumam se posicionar na porta de entrada dos fabricantes.
Para se ter uma ideia, em 2019 o Chevrolet Onix liderou com 241.214 exemplares comercializados. Esse volume foi mais que o dobro do segundo colocado, o Ford Ka, que no período conseguiu registrar 104.331 vendas.
Em 2020 a situação mudou drasticamente por causa da pandemia, com uma acentuada queda nas vendas do primeiro semestre. Ao final desse período e no primeiro mês do segundo semestre, porém, o setor começou a se recuperar.
Ao final do ano, o Onix manteve a ponta (135.351 unidades), com o HB20 em segundo (86.548) e o Gol em terceiro (71.151).
Em 2021, outra grande mudança no setor com a crise dos chips semicondutores (confira aqui Chips: Crise chega ao luxo e ricos têm de comprar carros usados), que derrubou as vendas do ex-líder Onix e trouxe outro modelo à liderança entre os populares. Pelo menos até que o Onix voltou à sua produção normal.
Confira abaixo os 10 carros populares que mais vendem no mercado brasileiro (com dados de janeiro a dezembro de 2021):
Índice
1) Hyundai HB20 – 86,4 mil unidades
A briga com o Chevrolet Onix continua intensa, e deve voltar com tudo no futuro próximo. Mas enquanto a produção do modelo rival estiver sendo afetada pela falta dos chips, o HB20 aproveita para curtir a primeira posição no mercado brasileiro.
No acumulado de 2021, o líder acumulou 86.455 unidades, o que representa 25,29% do segmento de hatchs pequenos. Ou seja, mesmo não gostando tanto de seu visual, os brasileiros reconhecem que se trata de um modelo interessante.
A gama do HB20 também foi completamente renovada com a chegada da nova geração, apresentando várias novidades na lista de equipamentos e também na motorização, assim como o rival Onix.
Agora, a gama conta com os motores 1.0 de três cilindros com 80 cv e o novo 1.0 turbo com injeção direta e 120 cv (o 1.6 de 130 cv saiu de linha, ficando apenas no HB20X). A atual linha tem preços entre R$ 70.690 e R$ 104.690.
2) Fiat Argo – 84,6 mil unidades
O Argo já aparecia como a salvação para as vendas da Fiat, mas se consolidou de vez no mercado nacional e agora briga pela liderança geral com o HB20. O modelo conta hoje com 24,76% de participação entre os hatches pequenos, com 84.644unidades vendidas em 2021.
O modelo é vendido com motores 1.0 e 1.3 (as opções 1.8 saíram de linha), em várias versões que variam entre R$ 70.477 e R$ 79.903, sem contar os opcionais.
3) Chevrolet Onix – 73,6 mil unidades
Como citado anteriormente, o Chevrolet Onix deixou de ser o “rei das vendas” em nosso país, mas ele ainda aparece na excelente terceira posição.
O hatch compacto da fabricante norte-americana registrou 73.623 unidades emplacadas de janeiro a dezembro de 2021, assegurando participação de 21,53% no segmento de hatches pequenos, segundo os dados informados pela Fenabrave.
Atualmente, o Onix conta com vários modelos, graças à nova geração lançada recentemente. Ainda veremos o modelo anterior, especialmente na versão de entrada Joy, em algumas concessionárias. Mas o renovado Onix, incluindo a versão sedã Onix Plus, é cada vez mais comum nas ruas brasileiras.
Uma de suas principais novidades foi a adoção do motor 1.0 turbo (que equipa as versões mais caras do hatch e quase todas as configurações do sedã), o que deve ajudar o Onix a se manter no topo das vendas. Seus preços partem de R$ 73.820 e chegam a R$ 102.310.
4) Volkswagen Gol – 66,2 mil unidades
Embora esteja bastante defasado em relação aos concorrentes (a geração atual data de 2008), o Volkswagen Gol também vende bem. O hatch é o quarto mais vendido, com 66.228 exemplares emplacados nos doze meses de 2021.
Com esse volume, ele assegura a primeira posição entre os veículos de entrada, com uma participação de 31,74% e superando o anterior líder Fiat Mobi.
A Volkswagen oferece a atual linha do Gol apenas na versão 1.0, já que todos os seus modelos com o propulsor 1.6 saíram de linha. Os preços partem de R$ 72.690.
5) Fiat Mobi – 65,8 mil unidades
O Fiat Mobi é o outro modelo da marca italiana que aparece bem entre os mais vendidos. O hatch popular é o quinto mais vendido deste ranking e emplacou 65.847 unidades em nosso mercado de janeiro a dezembro do ano passado.
A participação do carrinho foi de 31.56% entre os hatches de entrada, ficando na segunda posição desse segmento.
A Fiat oferece o Mobi nas versões Like e Trekking, sempre com motor 1.0 Fire e transmissão manual. O preço inicial é de R$ 60.163, atingindo a cifra de R$ 63.089 na versão topo de linha.
6) Chevrolet Onix Plus – 54,7 mil unidades
O segmento é outro, mas o Onix Plus não pode ser desconsiderado em nossa lista se a versão hatch aparece por aqui. Também muito afetado pela crise dos semicondutores, o sedã fechou os doze meses de 2021 com 54.707 unidades vendidas.
Isso lhe rendeu uma impressionante participação de 51.91% no segmento em que atua, o de sedans compactos (segundo a Fenabrave). Vale destacar que, para a entidade, ele não compete diretamente com HB20S, Cronos e Voyage.
As versões do Onix Plus começam em R$ 80.610 e chegam a R$ 107.760, usando as mesmas opções de motor e câmbio de seu irmão hatch.
7) Renault Kwid – 52,9 mil unidades
Ex-líder no segmento de veículos de entrada, o Renault Kwid aparece com 52.916 unidades vendidas em 2021, o que lhe rendeu uma participação de 25,36% em seu segmento. O Kwid é oferecido pela marca com preços que começam em R$ 59.090, sempre com motor 1.0.
A versão mais cara e equipada do catálogo com quatro configurações continua sendo a Outsider, que custa R$ 66.790.
8) Volkswagen Voyage – 28,5 mil unidades
A nossa lista termina com mais três sedãs, o primeiro sendo o Voyage. Com preços cada vez mais altos e um visual um pouco cansado, o sedã alemão continua tendo uma boa procura.
Falando sobre seu desempenho em 2021, o Voyage acumulou 28.593 unidades, ganhando do Cronos e do HB20S e tendo 24,75% de participação.
Atualmente, ele tem versões 1.0 e 1.6 (esta última com a opção do câmbio automático e que deve sair de linha em breve), com preços variando entre R$ 84.090 e R$ 97.490.
9) Fiat Cronos – 27,8 mil unidades
A nona posição dessa lista é do Fiat Cronos, que tem apresentado diversas altas em suas vendas nos últimos meses. Levando em conta o acumulado de janeiro a dezembro de 2021, ele vendeu 27.887 unidades.
Isso lhe deu uma participação de 24,14%, um valor muito próximo do líder de seu segmento, o Voyage. A linha atual do italiano tem apenas o motor 1.3, com preços variando entre R$ 80.325 e R$ 85.649, sem opcionais.
10) Hyundai HB20S – 25,5 mil unidades
O grande rival do Onix Plus é o HB20S, mas segundo a Fenabrave ele atua no segmento de sedãs pequenos. Ou seja, os dois modelos não se cruzam, sendo que o representante da Hyundai aparece com 25.568 unidades emplacadas em 2021.
Isso lhe rendeu uma participação de 22,13%, numa briga muito acirrada com Voyage e Cronos, que aparecem acima. Atualmente, o HB20S é vendido com a mesma motorização do irmão hatch, com preços entre R$ 78.390 e R$ 108.090.