Neste novo TOP 10, vamos relacionar os 10 populares mais potentes do país. Como sempre, vamos aos pormenores de nossa classificação.
Para criar nossa lista, tomamos por base apenas os modelos com motor 1.0, pois acima disso já entram modelos com motor maior, deixando assim de serem tão populares.
O termo popular se referiu inicialmente aos modelos com motor 1.0 e preço barato, mas hoje essa realidade é bem diferente, já que as vendas da categoria estão em queda em relação às versões com motor acima de 1,3 litros.
Além disso, fizemos duas relações. Uma com potência em etanol e outra com gasolina, ambos 100% abastecidos e de acordo com o informado pela montadora.
Na lista, classificamos os modelos de acordo com sua plataforma e preço, não representando necessariamente o mais potente dentro da linha de produtos.
Assim, os mais baratos serão os primeiros quando houver empate.
Mais potentes com etanol
1 – Hyundai HB20 TGDI e HB20S TGDI – 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque
A briga entre Chevrolet e Hyundai promete ficar cada vez mais interessante. As duas marcas não só renovaram completamente seus principais modelos, Onix e HB20, mas também trouxeram grandes novidades na motorização.
Falando sobre a nova família do HB20, lançada no Brasil em 16 de setembro, podemos dizer que a atualização no conjunto mecânico colocou o modelo no topo da lista dos mais potentes.
Saiu o antigo 1.6 aspirado de 128 cv e entrou o novo 1.0 turbo de três cilindros, com 120 cv e 17,5 kgfm de torque.
Esse novo motor vem com injeção direta e trabalha sempre com câmbio automático de seis velocidades, e promete não só mais potência, mas também um salto na economia de combustível.
2 – Chevrolet Onix Turbo, Onix Plus Turbo e Volkswagen Polo 170 TSI – 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque
A nova família do Onix chegou com várias novidades, mas a principal foi a adoção do novo motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros com até 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque. Esse novo propulsor é associado a um câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas.
Um dos principais atrativos da novidade é o desempenho. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,7 segundos.
Além da potência, também chama a atenção o nível de economia alcançada pelo novo motor, que colocam os modelos da Chevrolet entre os mais eficientes do país.
Recentemente, eles ganharam a companhia do renovado VW Polo 2023, que mudou seu motor por conta das normas do Proconve e agora entrega os mesmos 116 cv e 16,8 kgfm do rival Onix.
Ele está disponível com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades, também figurando entre os mais econômicos do país.
3 – Volkswagen Gol e Voyage – 84 cavalos e 10,4 kgfm de torque
A Volkswagen tem um motor 1.0 MPI muito bom, o EA211. Assim como os demais, tem três cilindros e é feito totalmente em alumínio, oferecendo também coletor de admissão integrado ao cabeçote, bem como duplo circuito de refrigeração.
Com torque máximo em 3.000 rpm, é o propulsor mais elástico do segmento, superando nesse quesito muitos motores grandes, devido a sua curva de torque bem plana. Na Europa, por exemplo, existe versão de 60 cv, mas também há um TSI com a mesma potência do MPI com etanol.
O motor EA211 já dispõe de uma versão mais potente no mercado alemão, mas hoje sob a Audi.
Provavelmente ele será o futuro do MPI, pois atualmente a opção de acesso é adequada para atender as exigências de consumo, mas no futuro não muito distante, quando os populares começarem a ser questionados, um 1.0 TSI de 82 cv poderia cumprir novas e rigorosas metas de emissão.
4 – Volkswagen Polo MPI – 84 cavalos e 10,3 kgfm de torque
Com números quase idênticos aos veteranos Gol e Voyage, o reestilizado Volkswagen Polo 2023 também apareceu com o motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm. Ou seja, ele perde por pouco no torque.
Essa versão vem apenas com câmbio manual de 5 marchas, atuando como porta de entrada da gama. Seu visual foi renovado por fora, especialmente na dianteira (ainda que as mudanças sejam mais perceptíveis nas versões mais caras).
Além disso, o Polo MPI também entrega ótimos números de consumo depois das modificações feitas para se adequar às novas normas de emissões.
5 – Chevrolet Onix 1.0 e Onix Plus 1.0 – 82 cavalos e 10,6 kgfm de torque
Além da grande novidade do motor turbo, a nova geração do Onix também tem o motor 1.0 aspirado com mais potência. Ele entrega 82 cv e 10,6 kgfm nessa versão de entrada, associado a uma transmissão manual de seis velocidades.
Desde seu lançamento, o modelo chama atenção pelo nível de equipamentos, sendo vendido com seis airbags, controle de tração e estabilidade, sistema de som, assistente de partida em rampas, A/C, direção elétrica, entre outros.
Além disso, também continua entregando números surpreendentes de consumo.
6 – Renault Sandero e Logan – 82 cavalos e 10,5 kgfm de torque
O motor 1.0 SCe é um dos mais fortes entre os populares brasileiros. O motor de três cilindros é um desenvolvimento nacional e recebe duplo comando de válvulas no cabeçote com variação de fase de abertura e fechamento.
É um motor moderno, que até possui um sistema de desliga um cilindro para reduzir o consumo. Bom torque em baixa e potência acima da média o destaque no segmento de 1.0 litro.
A Renault já teve uma boa dupla de motores SCe – 1.0 e 1.6 litro – no mercado brasileiro, mas atualmente atua com mais força apenas com o propulsor mais fraco. Em breve, isso deve mudar com o Rota 2030, que obrigará uma redução de 12% no consumo médio nos próximos cinco anos.
Então, pode ser que um 1.0 TCe venha a ser desenvolvido para substituir o 1.6 SCe ou complementá-lo. Isso significará turbo, injeção direta e até Start&Stop.
7 – Hyundai HB20 e HB20S – 80 cavalos e 10,2 kgfm de torque
O motor Kappa 1.0 12V é um três cilindros de alumínio bem moderno, que possui tecnologia flex até no importado Kia Picanto GT. Com potência e torque adequados para a proposta, o propulsor é bem elástico e dá à dupla da Hyundai, uma performance boa.
Esse motor ainda tem uma versão turbinada, que não acrescenta injeção direta e ainda possui calibração bem suave, convertendo-o mais num 1.6 fraco do que num 2.0.
8 – Fiat Cronos 1.0 e Argo 1.0 – 77 cavalos e 10,9 kgfm de torque
A oitava colocação é da dupla Cronos e Argo, que já estão em sua linha 2023 e chegaram com mudanças interessantes ao mercado brasileiro. Uma delas foi a adoção do motor 1.0 no sedã, num conjunto que já estava no hatch.
Os modelos da Fiat vem com o motor 1.0 Firefly de 3 cilindros, que entrega até 77 cv e 10,9 kgfm de torque. Esse motor está sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas e é o conjunto de entrada da dupla.
No caso do Cronos, o objetivo da Fiat é ter um substituto do Grand Siena no mercado brasileiro. Segundo a marca, ele entrega um consumo rodoviário de até 14 km/l.
9 – Citroën C3 1.0 e Peugeot 208 1.0 – 75 cavalos e 10,7 kgfm de torque
Antes acostumadas a motores maiores, as francesas Citroën e Peugeot agora apostam em propulsor de 1,0 litro no mercado brasileiro para equipar os novos C3 e 208.
Ambos entregam 75 cavalos e 10,7 kgfm de torque do motor 1.0 Firefly, que também é usado nos modelos da Fiat. Isso tudo é mais uma das vantagens de pertencer ao grupo Stellantis.
No caso do Peugeot 208, a ideia é oferecer um modelo para quem quer fugir das opções tradicionais (e sem gastar muito a mais), pois o francês pode vir equipado com faróis full LED e até teto solar panorâmico.
Já o novo Citroën C3 mudou por completo seu visual e também vai aproveitar o fator novidade por aqui para atrair mais clientes.
10 – Fiat Mobi – 74 cavalos e 9,7 kgfm de torque
Com a saída do motor Firefly 1.0 de 3 três cilindros e construção em alumínio, o Mobi segue no mercado nacional apenas com o mais antigo 1.0 Fire Evo de 74 cv e 9,7 kgfm de torque, associado apenas ao câmbio manual de 5 marchas.
Isso tira de linha o propulsor Firefly, mais moderno e forte em baixa, além de um bom consumo. A marca ainda chegou a oferecer o Mobi GSR, que tinha o modo Sport para mudar as trocas de marcha e a resposta do motor.
Mais potentes com gasolina
1 – Hyundai HB20 TGDI e HB20S TGDI – 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque
2 – Chevrolet Onix Turbo e Onix Plus Turbo – 116 cavalos e 16,3 kgfm de torque
3 – Volkswagen Polo 170 TSI – 109 cavalos e 16,8 kgfm de torque
4 – Renault Sandero e Logan – 79 cavalos e 10,5 kgfm de torque
5 – Chevrolet Onix e Onix Plus – 78 cavalos e 9,6 kgfm de torque
6 – Volkswagen Voyage e Gol – 77 cavalos e 9,7 kgfm de torque
7 – Volkswagen Polo MPI – 77 cavalos e 9,6 kgfm de torque
8 – Hyundai HB20 e HB20S – 75 cavalos e 9,4 kgfm de torque
9 – Citroën C3 1.0, Fiat Cronos, Argo e Peugeot 208 – 71 cavalos e 10 kgfm de torque
10 – Fiat Mobi – 71 cavalos e 9,3 kgfm de torque
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