O Nissan Sentra é o principal rival do Toyota Corolla, ainda que a fama recente do BYD King o coloque nessa posição. Pelo menos, por ora e em vendas, o sedã médio da marca japonesa, importado do México, é o que mais se aproxima do conterrâneo.
Já custando R$ 185.590, o Nissan Sentra Exclusive saía até pouco tempo atrás por R$ 176.690, uma diferença de R$ 8.900. O preço atual é quase equivalente ao do Toyota Corolla Altis Premium, que tem preço de R$ 185.190.
O Nissan Sentra tem o peso da importação, com frete marítimo e toda a logística para entrar no país, ainda que não pague o imposto de importação. Mesmo assim, seu preço está no mesmo nível do Corolla nacional e há uma diferença aí de desempenho.
Com motor 2.0 aspirado de 151 cavalos e 20 kgfm, numa configuração do MR20DD que continua a mesma há bastante tempo, o Novo Sentra é mais fraco em números, que poderia ser mudado com um propulsor turbinado.
Mas, a culpa nem é da Nissan do Brasil, uma vez que eles compram do México o que é feito lá e basicamente é isso aí. Todavia, a calibração é a que vale…
O Corolla tem no Brasil o motor Dynamic Force 2.0 com dupla injeção, alta compressão e ciclo Atkinson, além de flex.
Nesse caso, o sedã da Toyota entrega 169 cavalos na gasolina e 175 cavalos no etanol, além de 21,4 kgfm nos dois combustíveis.
O câmbio é CVT Xtronic no Sentra com oito marchas simuladas. Já o Corolla 2.0 também tem câmbio CVT, mas com 10 marchas, sendo a primeira por engrenagem e as demais simuladas pelas correias e polias.
O Sentra 2.0 vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, enquanto o Corolla 2.0 precisa de 9,2 segundos para fazer o mesmo. Aí, já se vê que a vantagem do nipo-brasileiro em potência e torque não se justifica.
Já o consumo entre os dois se equivale, enquanto o conteúdo não difere muito, com ambos oferecendo bom espaço interno, conforto, porta-malas condizente e acabamento interessante.
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