TOP 10: SUVs médios mais potentes do Brasil (2024)

volvo xc60 recharge 2022 7

Esse tem sido um segmento cada vez mais usado pelas marcas para atrair seus clientes, mirando especialmente quem deseja subir de nível depois de ter tido um SUV compacto ou simplesmente pode gastar mais nessa compra.

Ainda que a divisão entre os modelos compactos, médios e grandes seja um pouco confusa e discutível, nós levamos em conta o porte e a posição dentro da marca para definir os concorrentes.

Vale citar que olhamos apenas para aqueles que estão entre os mais vendidos, por isso não estranhe a ausência de utilitários de luxo esportivos. Além disso, modelos maiores (como Jeep Commander, Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer) também ficaram de fora.

Além de destacar os números entregues por cada conjunto mecânico, também falamos um pouco sobre o nível de equipamentos e os preços de cada SUV médio, o que mais uma vez mostra como pagamos caro por um carro no Brasil.

Confira nossa lista e nos diga nos comentários qual deles você tem vontade de colocar na sua garagem!

Veja também: TOP 10: Os carros populares mais potentes do Brasil

10) Mitsubishi Outlander Sport 2.0 – 170 cv

mitsubishi outlander sport 3

O Mitsubishi Outlander Sport chegou em 2020 como a renovação do ASX. Durante algum tempo os dois foram vendidos simultaneamente pela marca, mas hoje apenas o mais recente continua na gama.

De qualquer forma, ele segue com o motor 2.0 16V de 160/170 cv e 22/23 kgfm de torque do ASX, com câmbio CVT de seis marchas. A versão 4×2 chega aos 100 km/h em 11,5 segundos e atinge 190 km/h, enquanto a 4×4 tem números piores (11,9 segundos e 188 km/h).

Vendida por R$ 166.990, a versão HPE 2WD tem bancos em couro com aquecimento (com ajustes elétricos para o motorista), botão de partida, multimídia JBL de 9″, seis airbags e rodas diamantadas de 18″. A topo de linha HPE AWD sai por R$ 173.990.

9) Chevrolet Equinox 1.5 Turbo – 172 cv

equinox 22 1

Depois de muito atraso, finalmente teremos o novo Chevrolet Equinox aqui no Brasil. Mesmo assim, ele continuará ocupando a nona posição entre os mais potentes de seu segmento.

O motivo disso é que a parte mecânica não muda, já que o propulsor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm será mantido. Com câmbio automático de seis marchas, atualmente ele chega aos 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 196 km/h.

O novo Equinox 2023 terá seu visual inspirado no Blazer dos EUA, além de oferecer MyLink com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, WiFi nativo e novos equipamentos de segurança.

Enquanto isso, o modelo atual é vendido por R$ 223.900.

8) Hyundai New Tucson 1.6 T-GDI – 177 cv

hyundai new tucson brasil

A Hyundai concentra sua atenção nas famílias HB20 e Creta, mas ela ainda continua presente entre os SUVs médios. Uma de suas opções é o New Tucson, que entrega um dos motores mais potentes do segmento.

Seu propulsor 1.6 turbo a gasolina tem injeção direta e oferece 177 cv e 27 kgfm de torque, com câmbio automatizado de sete marchas. O desempenho agrada, levando 9,1 segundos para atingir 100 km/h e com 201 km/h de máxima.

A versão GLS (R$ 201.990) tem A/C dual zone, piloto automático, multimídia de 7″, câmera de ré, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, seis airbags e rodas de 17″.

Já a opção topo de linha Limited (R$ 223.600) ainda acrescenta abertura do porta-malas por aproximação, bancos com aquecimento e resfriamento, rodas aro 18, assistente de estacionamento, detector de ponto cego, entre outros.

7) Toyota Corolla Cross 2.0 – 177 cv

toyota corolla cross na 10

O Corolla Cross tem sido um dos mais vendidos entre os SUVs médios, provando que a Toyota acertou em cheio com seu lançamento. Além disso, tem uma gama diversificada com suas opções híbridas.

Falando sobre as versões convencionais, seu motor 2.0 tem 169/177 cv e 21,4 kgfm, perdendo apenas no torque para o New Tucson. Com câmbio CVT de 10 velocidades, ele leva 9,8 segundos para chegar aos 100 km/h e tem máxima de 195 km/h.

A vantagem aqui é o preço: por R$ 158.780, a versão XR vem com multimídia de 8″, A/C digital, pacote Safety Sense (com frenagem automática, assistência de permanência de faixa, alerta de mudança de faixa, piloto automático adaptativo e farol alto automático), sete airbags e rodas de 17″.

6) Jeep Compass 1.3 T270 – 185 cv

jeep compass sport T270 2022 3

A primeira metade da nossa lista termina com o modelo mais vendido entre todos os SUVs médios, o Jeep Compass. Ainda que muitos procurem suas versões a diesel, a opção flex é a mais potente.

Ele usa o propulsor 1.3 T270, que vem com 180/185 cv e 27,5 kgfm, câmbio automático de seis marchas e um desempenho interessante: 9,4 segundos de 0 a 100 km/h e máxima de 206 km/h.

Com uma farta lista de equipamentos desde sua versão de entrada Sport (R$ 161.472), ele tem câmera de ré, sensor de chuva, controle de tração e estabilidade, piloto automático, A/C digital dual zone, rodas de 18″ e faróis full LED.

A lista segue com alerta de pressão dos pneus, seis airbags, sensor de estacionamento, multimídia de 8,4″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Auto Hold e acendimento automático dos faróis.

Veja: Compass 2022 está pronto para concorrentes

5) Chery Tiggo 7 Pro 1.6 Turbo – 187 cv

tiggo 7 pro 1 1

A investida da CAOA Chery no mercado brasileiro está cada vez mais forte, especialmente dentro do segmento de SUVs. Uma das últimas adições foi o Tiggo 7 Pro, que agora não tem mais a companhia do modelo anterior.

O chinês vem com motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina, 187 cv e 28 kgfm de torque, associado com câmbio automatizado de 7 velocidades. Ele tem a melhor aceleração até os 100 km/h até aqui (8,1 segundos), mas atinge apenas 180 km/h.

Sua versão única custa R$ 193.790 e traz faróis full LED, porta-malas elétrico, acionamento remoto do A/C, carregador wireless, painel digital, multimídia de 10,25″, câmera 360º, alertas de ponto cego, tráfego cruzado e colisão traseira, teto panorâmico e seis airbags.

4) BMW X1 – 192 cv

bmw x1 2022

O BMW X1 continua sendo um dos SUVs de luxo mais vendidos em nosso país. Levando em conta o acumulado até abril de 2022, ele já emplacou 1.034 unidades, ficando na 23ª posição entre todos os modelos do segmento.

Além disso, o alemão também é um dos mais potentes, pois todas as suas versões vem com o propulsor 2.0 turbo de 192 cv e 28,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas. Ele vai até os 100 km/h em 7,7 segundos e tem 225 km/h de máxima.

Ele vem de série com GPS, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar digital, rodas de 19 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, faróis full LED, entre outros.

Sua versão sDrive20i é oferecida atualmente nas configurações de acabamento GP Plus, X Line Plus e M Sport Plus, com preços entre R$ 287.950 e R$ 327.950.

3) Toyota RAV4 Hybrid – 222 cv

Toyota RAV4 2020 4 1

O pódio do nosso top 10 começa com a primeira versão híbrida citada por aqui, o Toyota RAV4. Ele tem apenas uma versão à disposição dos brasileiros, a SX Connect, que custa salgados R$ 301.990.

Seu conjunto tem o motor 2.5 a gasolina ligado a outros três propulsores elétricos, resultando em 222 cv e 27,9 kgfm. Com câmbio CVT de 6 marchas, ele vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e tem máxima de 180 km/h.

Por ter mantido apenas a versão mais cara, ele tem multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, alerta de colisão, de ponto cego e de saída de faixa, piloto automático adaptativo, teto panorâmico, faróis full LED, entre outros.

2) Ford Bronco Sport 2.0 EcoBoost AT – 240 cv

ford bronco sport 2022 na 23

Mesmo longe dos mais vendidos do segmento, o Ford Bronco Sport pelo menos aparece entre os mais potentes. Aqui ele é oferecido apenas na versão WildTrak, que custa R$ 266.090.

Seu motor 2.0 EcoBoost tem injeção direta e entrega 240 cv e 38 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas e tração integral. Ele chega aos 100 km/h em 8 segundos e tem máxima de 180 km/h.

Assim como outros modelos citados anteriormente, sua versão única é bem equipada. Vem com rodas de 17″ e pneus All Terrain, som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes e subwoofer, carregador wireless e nove airbags.

Ainda conta com multimídia Sync 3 com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar, piloto automático adaptativo com Stop & Go, conectividade FordPass, sistema G.O.A.T. com sete modos de condução, entre outros.

Confira: Ford Bronco é rápido no asfalto e na terra

1) Volvo XC60 T8 – 407 cv

volvo xc60 recharge 2022 3

O primeiro colocado em nossa lista é o Volvo XC60, que oferece quase o dobro de potência dos modelos citados anteriormente. Isso, é claro, quando falamos dos mais vendidos em nosso mercado.

Vendido em diversas versões e com preços entre R$ 389.950 e R$ 456.950, ele vem sempre com o mesmo conjunto híbrido: motor 2.0 com injeção direta e outro elétrico, resultando em 407 cv e 65,3 kgfm de torque.

Associado ao câmbio automático de 8 marchas e com tração integral, o SUV de luxo consegue acelerar até os 100 km/h em apenas 5,3 segundos e tem máxima limitada de 180 km/h (assim como todos os outros modelos da marca).

Além de ser o mais potente, ele também é o mais equipado, vindo com porta-malas com abertura elétrica e por aproximação, bancos dianteiros elétricos (com memória para o motorista), A/C dual zone, rodas de 19″ e teto panorâmico.

Ainda tem seis airbags, faróis em LED, sensor de chuva, piloto automático adaptativo, câmera de ré, alerta de mudança de faixa, alerta de ponto cego, carregador wireless, entre outros.

Confira: Volvo XC60 2022 se atualiza e parte de R$ 399.950

Top 10 – SUVs médios mais potentes do Brasil (2022):

  1. Volvo XC60 T8 – 407 cv
  2. Ford Bronco Sport 2.0 EcoBoost AT – 240 cv
  3. Toyota RAV4 Hybrid – 222 cv
  4. BMW X1 – 192 cv
  5. Chery Tiggo 7 Pro 1.6 Turbo – 187 cv
  6. Jeep Compass 1.3 T270 – 185 cv
  7. Toyota Corolla Cross 2.0 – 177 cv
  8. Hyundai New Tucson 1.6 T-GDI – 177 cv
  9. Chevrolet Equinox 1.5 Turbo – 172 cv
  10. Mitsubishi Outlander Sport 2.0 – 170 cv
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.