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TOP 10: Os sedãs médios mais econômicos do Brasil

TOP 10: Os sedãs médios mais econômicos do Brasil

Quais são os sedãs médios mais econômicos do Brasil? Nesta lista TOP 10, os sedãs médios mais econômicos do Brasil estão relacionados. Atualmente a tecnologia flex não tem contribuído para redução no consumo, pois muitos modelos flex ficarão mais beberrões do que seus equivalentes anteriores a gasolina, mas o panorama do segmento deverá mudar nos próximos anos.

Atualmente, a introdução de motores menores e mais eficientes já está contribuindo para um ganho em desempenho, economia e emissão de poluentes, e no futuro isso deverá melhorar mais ainda. O consumidor terá de deixar a paixão pelo 2.0 litros de lado e abraçar uma tecnologia mais sofisticada, com motores menores e com turbo, por exemplo.

Na relação abaixo, apenas os sedãs médios com consumo aferido pelo Inmetro estão relacionados, visto que a tabela de eficiência energética do instituto nacional foi criada para auxiliar o consumidor na hora de comprar um veículo, apontando os mais econômicos com uma avaliação dentro dos mesmos parâmetros, não para denegrir a imagem deste ou daquele modelo.

Infelizmente talvez alguns fabricantes instalados no Brasil ainda pensem que expor seus produtos com etiqueta veicular seja um prejuízo à imagem. Bom, quem não é visto, não é lembrado. Decidimos incluir também modelos do segmento Premium que também são sedãs médios, apesar de alguns terem tamanho um pouco maior que a média.

Os números que consideramos são apenas os de consumo com gasolina, visto que o etanol oferece média bem inferior, e é muito caro na maior parte do país, não sendo interessante financeiramente.

1) Honda Civic 1.5 Turbo

O sedã médio da marca japonesa dispõe de um motor 1.5 i-VTEC Earth Dream Turbo, que vem com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível. Com 174 cv e 22,4 kgfm, o propulsor da Honda garante não só uma boa performance, mas também uma boa média de consumo com 11,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

Para obter mais eficiência desse conjunto, a Honda adotou um câmbio CVT com conversor de torque, que ajuda a economizar combustível e dá mais conforto ao dirigir. Espera-se que a marca adote tais tecnologias para os demais modelos da gama, sendo que já existem motores de três (1.0 i-VTEC Earth Dream Turbo de 127 cv) e quatro cilindros (1.5 i-VTEC Earth Dream Turbo com 150 cv).


2) Audi A3 Sedan 1.4 Turbo

O pequeno sedã da Audi é um dos mais econômicos do Brasil. O A3 Sedan 1.4 Turbo utiliza um motor EA211 1.4 TFSI com tecnologia Flex e entrega 150 cv e 25,5 kgfm. Esse propulsor é de segunda geração, sendo que a terceira já utiliza sistema de desligamento de cilindros, mas mesmo esse, não presente no Brasil, já foi superado pelo EA211 Gen3 1.5 TFSI com mesma potência e torque.

No caso do Audi A3 Sedan 1.4 Turbo, o câmbio automático Tiptronic de seis marchas ajuda, mas não é superado pelo de dupla embreagem com sete marchas, que era vendido anteriormente. Este era bem mais eficiente, ainda mais com o 1.4 TFSI entregando 122 cv e 20,4 kgfm, mas esta configuração foi abandonada no país, exceto pela presença do Audi A1.

3) Audi A4 2.0 Turbo

O Audi A4 2.0 Turbo é feito atualmente na plataforma modular MLB, sendo um sedã grande, mas com peso reduzido por conta da nova arquitetura, que cortou em torno de 70 kg no peso do carro. Além disso, vem com o moderno motor EA888 2.0 TFSI com 190 cavalos e 32,6 kgfm de torque.


Equipado com transmissão de dupla embreagem S tronic de sete marchas, o Audi A4 2.0 Turbo se mostra um carro bem eficiente em consumo, fazendo 11,4 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Graças também à aerodinâmica, o sedã de luxo é um dos mais econômicos do mercado automotivo brasileiro.

4) Chevrolet Cruze 1.4 Turbo

O sedã médio da General Motors é produzido na Argentina (Rosário) e possui a moderna plataforma global D2XX, a mesma que equipa o Chevrolet Equinox. O Cruze 1.4 Turbo tem um design bem moderno e aerodinâmico, que ajuda a reduzir o arrasto e poupar combustível. Dotado de Start&Stop, o sedã desliga seu motor quando parado no trânsito, bebendo menos.

O propulsor por sua vez é o moderno Ecotec 1.4 SIDI Turbo, que possui turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível com tecnologia flex, entregando 150 cavalos na gasolina e 153 cavalos com etanol, além de 24,5 kgfm de torque. Sua caixa de mudanças é a GF6-3 de seis marchas e bem ajustada para focar na economia, tanto que parte do desempenho é polido para que haja eficiência.

5) Toyota Corolla 1.8

O sedã médio da marca japonesa é um dos modelos mais econômicos presentes no mercado automotivo nacional. Equipado com motor 1.8 Dual VVT-i com 139 cavalos na gasolina e 144 cavalos no etanol, 17,7 kgfm na gasolina e 18,8 kgfm no etanol são os números de torque.

Com plataforma leve, o Toyota Corolla 1.8 dispõe de transmissão CVT com sete marchas simuladas, que garantem a sensação de marchas mudando e economia. Na cidade, ele faz 11,4 km/l, enquanto na estrada entrega consumo de 13,2 km/l. É um sedã médio sem muitos recursos tecnológicos, especialmente para reduzir efetivamente o consumo de combustível. O casamento entre motor e câmbio deram ao japonês uma boa performance e economia.

6) Volkswagen Jetta 1.4 Turbo

O Volkswagen Jetta 1.4 Turbo é um sedã que já está sendo substituído por uma nova geração, mas ainda é um bom carro e econômico. Com consumo médio de 12,10 km/l em cidade e estrada, o modelo utiliza o novo motor EA211 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, entregando uma performance muito boa, mesmo com câmbio automático Tiptronic de seis marchas no lugar do automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas, antes equipado com esse tipo de motor.

Montado na plataforma PQ35, o Volkswagen Jetta 1.4 Turbo é um sedã com grande espaço interno e porta-malas generoso, tendo ainda um bom nível de conteúdo e segurança. Com diversos opcionais, o modelo chega a oferecer algumas opções de couro e cor nos assentos, por exemplo. A nova geração será MQB e virá do México, assim como o modelo atual.

7) Hyundai Elantra 2.0

Embora não seja um dos mais econômicos na cidade, o Hyundai Elantra 2.0 é mais eficiente na estrada, por isso sua média de consumo city/road é boa, fazendo com que o modelo esteja em boa posição neste Top 10. Com bom design, o modelo tem baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico e um estilo bem elegante e atraente.

Como outros produtos da Hyundai no Brasil, a versão oferecida no caso do Elantra 2.0 fica longe de tecnologias como injeção direta de combustível e turbocompressor, adotando um motor Nu 2.0 Flex com 157 cavalos na gasolina e 167 cavalos no etanol, entregando 19,2 kgfm no primeiro e 20,6 kgfm no segundo combustível. O câmbio é automático de seis marchas.

8) Citroen C4 Lounge 1.6 Turbo

O Citroen C4 Lounge 1.6 Turbo é sedã médio com boa performance e também economia, tendo um bom consumo, tanto em estrada quanto em cidade. Seu motor 1.6 THP Flex de 166 cavalos na gasolina e 173 cavalos no etanol, além de 24,5 kgfm. O câmbio automático de seis marchas é bem eficiente em desempenho, oferecendo modos de condução esportiva e econômica.

Feito sobre a plataforma PF2, o C4 Lounge é um modelo que tem uma boa aerodinâmica e um peso adequado, mas que ainda não dispõe de tecnologias como Start&Stop, freios regenerativos e função roda livre no câmbio. Aliás, espera-se que a próxima geração venha com um câmbio de oito marchas, pelo menos.

9) Peugeot 408 1.6 Turbo

O Peugeot 408 1.6 Turbo compartilha a mesma plataforma do Citroen C4 Lounge e seu motor de origem BMW-PSA, o Prince, é ainda bem eficiente. Recentemente a Peugeot lançou o 508 com motor Puretech 1.6 de 180 cv. Por ora não se sabe se ele é o Prince atual modificado ou um motor novo e nem quando chega ao Brasil.

No momento, o THP cumpre seu papel com desenvoltura, sendo um propulsor bastante confiável e com manutenção já conhecida. Com turbocompressor, injeção direta de combustível, tecnologia flex e intercooler, ele funciona de forma eficiente e dá ao enorme sedã francês um consumo muito bom em cidade e estrada. Ainda não se sabe qual será o futuro do 408 no Brasil, visto que ainda vende bem na Argentina, por isso deve continuar mais algum tempo.

10) Mercedes-Benz C180 1.6 Turbo

O sedã de luxo alemão é hoje um dos carros mais desejados do Brasil. Feito em Iracemápolis-SP, o luxuoso é inspirado no topo de linha Classe S e atrai por sua elegância, sofisticação, performance e economia. Nesse último, o modelo surpreende com o uso do motor 1.6 Turbo de 156 cv e 25,5 kgfm, colado em um câmbio automático de nove marchas, que dá ao carro enorme eficiência.

Na cidade, ele faz 10,2 km/l, enquanto na estrada cumpre a missão com 13,3 km/l. Vem com Start&Stop, freios regenerativos, câmbio com função roda livre, entre outros dispositivos para reduzir o consumo. Mesmo sendo flex, o modelo não perdeu sua capacidade de oferecer mais performance com menor consumo. A troca do câmbio de sete marchas pelo de nove velocidades, trouxe mais eficiência e desempenho, pois explora ao máximo o potencial do conjunto.

Assim, vamos à lista dos 10 sedãs médios mais econômicos do Brasil:

Sedãs médios mais econômicos na cidade

Honda Civic 1.5 Turbo – 11,8 km/l
Audi A3 Sedan 1.4 Turbo – 11,7 km/l
Audi A4 2.0 Turbo – 11,4 km/l
Toyota Corolla 1.8 – 11,4 km/l
Chevrolet Cruze 1.4 Turbo – 11,2 km/l
Toyota Corolla 2.0 – 10,6 km/l
Peugeot 408 1.6 Turbo – 10,6 km/l
Citroen C4 Lounge 1.6 Turbo – 10,5 km/l
Honda Civic 2.0 – 10,5 km/l
Volvo S60 T4 1.6 Turbo – 10,5 km/l
Volkswagen Jetta 1.4 Turbo – 10,4 km/l
Audi A3 Sedan 2.0 Turbo – 10,3 km/l
Mercedes-Benz C180 1.6 Turbo – 10,2 km/l
Kia New Cerato 1.6 – 10,1 km/l
Hyundai Elantra 2.0 – 10,1 km/l
Nissan Sentra 2.0 – 9,9 km/l
BMW 320i – 9,8 km/l
Ford Novo Focus 2.0 – 9,7 km/l
Volkswagen Jetta 2.0 Turbo – 9,4 km/l
Mitsubishi Lancer 2.0 – 8,9 km/l
Renault Fluence 2.0 – 8,7 km/l

Sedãs médios mais econômicos na estrada

Honda Civic 1.5 Turbo – 14,4 km/l
Audi A4 2.0 Turbo – 14,3 km/l
Audi A3 Sedan 1.4 Turbo – 14,2 km/l
Chevrolet Cruze 1.4 Turbo – 14,0 km/l
Hyundai Elantra 2.0 – 13,8 km/l
Volkswagen Jetta 1.4 Turbo – 13,8 km/l
Mercedes-Benz C180 1.6 Turbo – 13,3 km/l
Toyota Corolla 1.8 – 13,2 km/l
Citroen C4 Lounge 1.6 Turbo – 13,2 km/l
Peugeot 408 1.6 Turbo – 13,0 km/l
Ford Novo Focus 2.0 – 13,0 km/l
Honda Civic 2.0 – 13,0 km/l
BMW 320i – 12,8 km/l
Audi A3 Sedan 2.0 Turbo – 12,8 km/l
Volvo S60 T4 1.6 Turbo – 12,6 km/l
Toyota Corolla 2.0 – 12,6 km/l
Kia New Cerato 1.6 – 12,6 km/l
Nissan Sentra 2.0 – 12,6 km/l
Volkswagen Jetta 2.0 Turbo – 12,5 km/l
Mitsubishi Lancer 2.0 – 11,0 km/l
Renault Fluence 2.0 – 10,7 km/l

Galeria de fotos dos 10 sedãs médios mais econômicos do Brasil:

TOP 10: Os sedãs médios mais econômicos do Brasil
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