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Top 10: carros populares mais econômicos

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A gasolina, o etanol e o diesel estão cada vez mais caros e, com isso, surge uma necessidade ainda maior de poupar o consumo de combustível em seu automóvel. Há uma série de procedimentos que podem ser realizados para diminuir a gastança com combustível. No entanto, uma das medidas mais interessantes é optar por carros mais eficientes – isso se você estiver em busca de um modelo novo para a sua garagem, é claro.



No segmento de carros populares, as fabricantes estão priorizando cada vez mais os conjuntos mecânicos que consomem menos, dotados de motores mais modernos e eficientes. Elencamos os 10 populares mais econômicos do Brasil, seguindo a tabela do Inmetro. Consideramos populares aqueles carros que têm preço inicial de até R$ 55 mil na configuração mencionada. Em destaque, o consumo com gasolina. Confira:

1) Volkswagen up! 1.0 TSI – 14,3 km/l e 16,3 km/l

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O hatch popular mais econômico do País é o Volkswagen up! 1.0 TSI. Isso é fruto do moderno motor 1.0 litro turbo flex de três cilindros, o único dotado de uma turbina nesta lista e também com uma série de outras tecnologias. Segundo o Inmetro, o subcompacto com rodas aro 14 tem consumo de 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol e 14,3 km/l e 16,3 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

O motor que equipa o up! TSI consegue desenvolver até 105 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque e está associado a um câmbio manual de cinco marchas. A marca diz que o carro vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h.

Há também o modelo com o motor 1.0 MPI flex aspirado de até 82 cv e 10,4 kgfm, com consumo de 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 14,2 km/l e 15,3 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” e selo Conpet.

2) Peugeot 208 1.2 – 14,8 km/l e 15,8 km/l

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Em segundo lugar está o hatch compacto Peugeot 208 em suas versões de entrada, que usam um motor 1.2 litro Puretech flex aspirado de três cilindros, capaz de rende potência máxima de 90 cv e torque máximo de 13 kgfm, atrelado a um câmbio de cinco velocidades.

Conforme dados do Inmetro, ele consegue fazer 10,4 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 14,8 km/l e 15,8 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

Quanto ao desempenho, o 208 1.2 atinge os 100 km/h em 12,8 segundos e máxima de 177 km/h.

3) Renault Kwid 1.0 – 14,9 km/l e 15,6 km/l

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Um dos mais importantes lançamentos deste ano no mercado nacional, o Renault Kwid é o terceiro mais econômico do País. Ele consegue fazer 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e 14,9 km/l e 15,6 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

O subcompacto usa um motor 1.0 litro flex de três cilindros, capaz de desenvolver até 70 cv e 9,8 kgfm, com câmbio manual de cinco velocidades. Ele alcança os 100 km/h em 14,7 segundos e máxima de 156 km/h.

4) Fiat Mobi Drive 1.0 – 13,7 km/l e 16,1 km/l

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O Fiat Mobi na versão Drive com motor 1.0 litro Firefly flex de três cilindros é o quarto carro a aparecer neste ranking. O subcompacto oferece um propulsor de até 77 cv e 10,9 kgfm, com transmissão manual de cinco velocidades – há também a opção do automatizado GSR. Ele vai de 0 a 100 km/h em 12 s e tem velocidade limitada a 164 km/h.

Este modelo conta com consumo 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol e 13,7 km/l e 16,1 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

5) Ford Ka 1.0 – 13,5 km/l e 15,7 km/l

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O quinto lugar é ocupado pelo Ford Ka nas versões com motor 1.0 litro flex de três cilindros, com até 85 cv e 10,7 kgfm, associado a uma caixa manual de cinco marchas. Ele faz 9,2 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e 13,5 km/l e 15,7 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

Este conjunto faz com que o Ford Ka atinja os 100 km/h em 13,9 segundos e máxima de 166 km/h.

6) Citroën C3 1.2 – 14,3 km/l e 15,6 km/l

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Equipado com o mesmo motor do Peugeot 208, o Citroën C3 1.2 Puretech surge em sexta posição. O consumo do carro é de 10,2 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e 14,3 km/l e 15,6 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

A respeito, são necessários 13 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Já a velocidade máxima é de 175 km/h.

7) Fiat Argo Drive 1.0 – 14,2 km/l e 15,1 km/l

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Lançamento mais recente da Fiat no mercado brasileiro, o Argo Drive 1.0 é o sétimo popular mais econômico disponível em nosso País. O motor é o mesmo do Mobi e rende consumo de 9,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol e 14,2 km/l e 15,1 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

O Fiat Argo Drive 1.0 vai de 0 a 100 km/h em 13,4 s e tem máxima de 162 km/h.

8) Fiat Uno 1.0 – 13,2 km/l e 15,1 km/l

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Outro carro da Fiat que aparece nesta lista é o Uno, também com o 1.0 Firefly. O consumo do hatch é de 9,1 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 13,2 km/l e 15,2 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

No desempenho, o Uno registra 12,5 s até 100 km/h e máxima de 157 km/h.

9) Volkswagen Gol 1.0 – 13,1 km/l e 14,9 km/l

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A Volkswagen volta a marcar presença por aqui com o Gol em suas configurações com motor 1.0 MPI flex aspirado de três cilindros de até 82 cv e 10,4 kgfm, atrelado a um câmbio manual de cinco marchas. Ele vai de 0 a 100 km/h em 12,3 s e tem velocidade máxima de 170 km/h.

No consumo, ele tem 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 13,1 km/l e 14,9 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

10) Chevrolet Onix Joy 1.0 – 12,9 km/l e 15,3 km/l

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Atual carro mais vendido no mercado brasileiro, o Chevrolet Onix Joy aparece com seu motor 1.0 litro flex de quatro cilindros, que rende 80 cv e 9,8 kgfm máximos, com transmissão manual de seis marchas. Este aparato é suficiente para levar o hatch compacto aos 100 km/h em 13,4 s e atingir máxima de 167 km/h.

O consumo do carro é de 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 12,9 km/l e 15,3 km/l, respectivamente, com gasolina, com notas “A” na comparação relativa na categoria e “A” na comparação absoluta geral e selo Conpet de eficiência energética.

Carros populares mais econômicos

Consumo (gasolina) em km/l
PosiçãoModeloCidadeEstrada
1Volkswagen up! TSI14,316,3
2Peugeot 208 1.214,815,8
3Renault Kwid 1.014,915,6
4Fiat Mobi Drive 1.013,716,1
5Ford Ka 1.013,515,7
6Citroën C3 1.214,315,6
7Fiat Argo Drive 1.014,215,1
8Fiat Uno 1.013,215,1
9Volkswagen Gol 1.013,114,9
10Chevrolet Onix Joy 1.012,915,3
5.0

  • Ricardo

    Consumos bons para cidade mas não tão bons para estrada, acho que na prática, rodando numa média de 100 km/h, dá para fazer melhor que esses valores.

    • celso

      Sem dúvida. Muitos destes modelos passam facilmente dos 20km/l na estrada, desde que o motorista tenha uma condução, no mínimo, moderada.

      • MauroRF

        Faz sim, já fiz 21 km/l no meu Ka andando em média a 100 km/h.

        • Lucas

          Seu Ka é híbrido?

          • th!nk.t4nk

            O Up faz perto disso nessa mesma velocidade. Por que o Ka nao faria? Esses tricilíndricos são muito mais econômicos que os antigos 1.0.

            • MauroRF

              Pelo que notei, Ka e up! aspirado têm consumo parecido, sendo um pouco melhor no up!, conforme os relatos. Eu fiz com o ar desligado. Acredito que o consumo aumente 1 km/l a 1,5 km/l com ar ligado a 100 km/l em média. Preciso tentar ver a 80-90 km/h quanto ele faz.

          • Alexandre Viotto

            Esse pessoal viaja na maionese! Meu Ka faz uns 14Km/l na estrada, andando em velocidades normais. (Obs.: 1.5 sedan)

            • MauroRF

              Então, o 1.5 consome mais, mas o 1.0 faz sim, basta ir na manha. Consegui viajar 200 km com 1/4 de tanque, rs.

              • Alexandre Viotto

                Fez uns 15,6 Km/l neste caso, pois seriam 800 km com o tanque cheio (51 litros). Média mais condizente com a realidade.

              • Gurgelando

                Mauro, esses valores são do computador de bordo?
                Consegui fazer 18km/l no Fit, mas no CP, geralmente ele dá 0.7km/l a menos (nas medições que fiz até agora).

                • MauroRF

                  Não, na bomba mesmo, pois a versão que tenho é a SE, e ela não tem computador de bordo.

            • Leandro

              Então, o motor 1.5 é 50% maior e o sedan é mais pesado..

              • Alexandre Viotto

                Motor maior na estrada geralmente consome igual ou até menos do que os 1.0… E o fato de ser sedan até ajuda, pois o peso é ligeiramente maior, porém a aerodinâmica é melhor do que a do hatch!

          • Consumo é algo complicado demais. Qualquer pequena mudança em trajeto, horário, aceleração… muda tudo.
            Eu já consegui 20 km/l com um Jetta 2.0 aspirado em um trajeto de 50 km em Brasília. Mas era domingo de manhã, andando na faixa de 70 km/h, pé só encostando no acelerador…
            Isso significa que o Jetta faz 20 km/l? De jeito nenhum. Significa só que é possível, dirigindo-se em um percurso bem específico, de uma forma muito longe da usual, é possível arrancar um consumo muito razoável de praticamente qualquer carro. Só isso.

            • Alexandre Viotto

              Realmente, como eu disse, andando em um circuito oval, em ritmo de teste, é possível atingir até uns 22Km/l, mas isso de forma alguma condiz com a realidade!

            • MauroRF

              Tem razão, Ubaldir. Quando fiz os 21 km/l em uma viagem de 200 km com o Ka, saí de casa em Santo André num domingo de manhã, peguei a Anchieta, a Avenida dos Bandeirantes e a Marginal livres e depois na Castelo fui a 100 km/h em média, bem tranquilo, depois peguei a SP-127 rumo a Itapetininga no mesmo modo, tranquilo, estávamos eu, a esposa no carro, porta-malas cheio e ar desligado, pois era um dia de frio. Pois bem, nas mesmas condições, com etanol, consegui 14 km/l. Como agora é praticamente verão, quero fazer esse trajeto com ar ligado, nos dois combustíveis, vou tentar simular as mesmas condições e vamos ver no que vai dar. Ah, sim, se a gente guiar contra o vento, aumenta o consumo, se guiar a favor dele, capaz de fazer bons números, como vc bem disse, tudo pode influenciar. Ah, em outras medições que eu fiz, é muito comum ele fazer 18, 19, 20 km/l indo até 110 km/h. Passou de 110 km/h, já era. Faz em torno de 15, 16 km/l a uns 120. Passou de 120, começa a bebedeira, rs. No geral, eu diria que é um modelo econômico se não ficar pisando, porque, convenhamos, tem hora que ligo o modo piloto, pois o kazinho é divertido nesse ponto, aí o consumo aumenta que é uma beleza.

              • Mesmo carros potentes, como é o caso do C4 Lounge, passou de 110 a média cai muito.
                O C4 é um carro até econômico em consumo rodoviário. Não é muito difícil conseguir 13 a 14 km/l nele carregado (5 pessoas e bagagem) sem o ar ligado. Mas tem que ser em trânsito bom, com pista dupla. Já fiz essa média andando por vias paulistas duplicadas no inverno.
                Se andar na casa dos 120 ou mais, dificilmente dá pra almejar qualquer coisa acima dos 12 km/l.
                Na cidade é que o bicho pega. Em trânsito realmente pesado, média de 7 é o limite.

                • 1 Raul

                  Realmente, a uma média de 180 ele faz no máximo 10 na estrada…. kkkk

                  • Já fiz uma peripécia dessas uma vez entre Goiânia e Brasília (por necessidade, é bem verdade -levar documentos para uma concorrência com hora marcada): 8,5 km/l de consumo. Nesse nível de exigência, conseguir 10 km/l seria um sonho.

            • Pipo pipo

              Além disso o motorista conta muito, eu atinjo velocidades maiores que a minha mulher mas todas as minhas médias com o carro dela (que ela dirige diariamente e eu não) são mais altas. Eu acelero de maneira suave e uniforme e aproveito sempre o embalo do carro nos semáforos (não é banguela, o carro parece que entra em uma espécie de ponto morto quando paro de acelerar).

            • Mr. Pereba

              exatamente….ja fiz 21,8km/l com meu 208 1.2 em um trajeto de 120km mas metade do percurso descendo a serra. Ja no meu dia a dia na cidade ele faz 10,5km/l pq pego muito congestionamento e a velocidade média não passa de 15km/h…. aqueles valores citados servem mais pra referência e comparação entre os modelos, mas na prática nunca vai ser igual….

      • Alexandre Viotto

        Tá doido? Que carro 1.0 ou 1.2 que faz 20Km/l na estrada? Só se for naqueles testes em circuito oval andando em sexta marcha a 60Km/h!

        • Fabão Rocky

          C/ ctz. É capaz até do Onix 1.4 ser mais econômico q o Onix Joy

        • MauroRF

          Eu consegui, e não foi uma vez só. Consegui 21 km/l já andando a 100 km/h constantes, com ar desligado. Tem gente que conseguiu fazer 22, 23 no up! turbo e também no aspirado. Sabendo levar o carro na estrada, apenas tocando no acelerador, nessa velocidade e deixando ele ganhar velocidade naturalmente, consegue fácil isso. Nessa mesma velocidade, consegui 14 km/ com etanol.

          • Gurgelando

            Eu acredito… é o famoso miling, me divirto com isso quanto há tempo. Sempre querendo atingir valores maiores!

        • Diego Felipe

          Peugeot 208. Piloto automático a 80km/h, trajeto João Pessoa – Natal. 22km/L

        • Leandro

          Amigo, já fiz 17 km/l no focus 2.0 PS, com o piloto automático ativo a 100 km/h.

      • Auro_TI

        Fazer no computador é facil quero ver na bomba…

        • Peuooo

          com o meu fiesta 1.6PS, + carro cheio, andei com um tanque com gasolina, 700KM, indo para floripa.

    • FPC

      Acabei de fazer 14,4 km/l no etanol no meu High up MPI com ar ligado na rodovia, andando a 90km/h

      • Ricardo

        Já calculou a média do computador de bordo para ver se bate com a real? Meu carro chega a dar 2 km/l de diferença!

        • MauroRF

          Meu Ka não tem computador de bordo, rs, é o SE básico, então é sempre medição na bomba. O máximo que consegui até agora foi 21 km/l com gasolina em estrada andando a 100 km/h em média, e com etanol, nas mesmas condições, 14 km/l. Até 110 km/h, é bem econômico, passou disso, o consumo vai aumentando bem. O bom é que a rotação em quinta fica 3000 RPM exatos a 100 km/h. A 110 km/h, fica 3500, a 120, 3750.

          • Ricardo

            As diferenças de consumos de 80 km/h para 100 km/h para 120 km/h são muito grandes. Meu carro chega a fazer 16 km/l a 80 km/h mas cai para 11 a 120.

            • Alexandre Viotto

              Muito mais realista as suas medições!

            • daneloi

              Realmente. O aumento do arrasto dinâmico é exponencial

              • Ricardo

                O ruim é que rodar a 80 km/h ou até a 100 km/h é muito entedioso, 120 já é aceitável.

        • Luis_Zo

          Qual o carro, mal lhe pergunte?
          Ja tinha visto isso com Nissan e Honda, mas “mentia” em media 1km/l a mais “só”…

          • MarcioMaster

            O computador do Mobi é um relogio, rouba 1,6KmL a cada tanque para Fiat.

            • Luis_Zo

              qual motor e combustível?

              • MarcioMaster

                Firefly 3 ciindros, gasolina. Na cidade transito pesado 12 kmL, computador marca 13,6KmL.

                • Luis_Zo

                  Eita! Meu Palio é bem preciso em ambos os combustíveis. La em casa tem Renegade e também extremamente preciso… tinha feedback de outros proprietários de fiat falando mesma coisa, essa do Mobi me surpreendeu.

                • Marcos Souza

                  O computador de bordo que rouba pra Fiat ou o posto que rouba pra mafia dos postos?

                  • MarcioMaster

                    Rsss, nesse caso não é o posto, pois abasteço em diversos postos e cidades diferente e sempre acontece essa diferença.

          • Ricardo

            Polo 1.6 2006. Engraçado que essa diferença se dá na gasolina, no álcool o computador de bordo é bem preciso.

            • Luis_Zo

              Poisé, mesma coisa que eu percebi, no álcool bem preciso, mas na gasolina a mais.

              Eu chuto que o software não deve ter correção do volume injetado pela densidade do combustível. Ai fica calibrado pro álcool ser preciso (pois se fosse ao contrario, o consumo indicado pela álcool seria ainda “pior” quando comparado a gasolina).

              • Ricardo

                Por isso um monte de gente deixa de abastecer com etanol achando que não vale a pena, poi se baseia só no computador de bordo.

                • Luis_Zo

                  Faz sentido. Se só se basear no indicado a gasolina no painel, acaba achando que o consumo é melhor do que o real.

                  Eu tenho um Palio e em ambos os combustíveis ele indica com no máximo 0,2km/l. Faço o controle na bomba toda vez, com uso de aplicativo, que no fim das contas me calcula o R$/km. Uso esse gráfico pra basear qual melhor combustível. Tem sido etanol – R$0,28/km contra R$0,35/l da gasolina…

                  Uso também o aplicativo pra saber se o posto esta me enganando ou não. Ja abasteci em postos de beira de estrada e quando a diferença da media do painel com a do aplicativo deu mais que 0,5km/l, nunca mais parei no posto. Provavelmente eles colocaram menos combustível no tanque (ou “aceleraram” a medição na bomba). Esse golpe é bem comum, infelizmente.

                  Tenho mais amigos que tem fiat e tinha o feedback que a medição do painel era bem precisa tb (to esperando nosso amigo acima comentar sobre o mobi :) ()

                  • Ricardo

                    0,5 km/l de diferença é aceitável, mas 2 km/l de diferença é demais. Bom se todos os computadores de bordo fossem precisos.

                    • Luis_Zo

                      Eu discordo Ricardo, 0,5km/l já é bastante diferença. Como falei, deixo de ir no posto quando ocorre.

                      Veja as contas: exemplo para uma rodagem de 440km, gasolina a R$4
                      Suponha que abasteci 44l, ou seja, fiz media de 10km/l

                      Se a diferença for de 0,5km/l pode significar que o posto me roubou 2l, ou seja, ele abasteceu só 42l (440km/42l = 10,5km/l). Na ultima reportagem que vi, era essa a media que os postos estavam roubando com o uso dos “chupa-cabra”. Tem postos que chegam a 10% (ou seja, abastece 40 e cobra 44l), ai a media da bomba seria 11km/l contra 10 do computador de bordo.

                      Nesse exemplo de diferença de 0,5km/l o posto me roubou 8 reais. Em um ano da R$384 de roubo.

                    • Ricardo

                      Digo a diferença entre o real e o computador de bordo!

        • Alexandre Viotto

          Esse pessoal confia no computador de bordo, assim como nos dados de laboratório do Inmetro! Na vida real estas médias são sempre superestimadas.

        • FPC

          sempre faço a média na bomba, a diferença é de 0,2 a 0,5 pra menos na bomba no etanol, e de 0,5 a 1 km/l na Gasolina.

      • Samuel Justus

        O meu tsi faz isso tbm….mas como sempre tem uns caras que só vem falar mal do carro e a maioria nunca dirigiu ele,mas vem aqui falar mal da correia que é dificil pra trocar, que o carro é barulhento e outras coisas…eu tenho um celta tbm e aquilo sim é manutenção barata,mas seu projeto tem quase 30 anos. Pro dia a dia ele quebra um belo galho e não tenho do que reclamar, tem 102 mil km e tem a manutenção sempre em dia e óbvio que não é tão econômico mas ainda vale a pena pelo menos pra mim.

    • André Luis Versiani

      Em meu Ka+ 1.0 rodando a 120 Km/h direto em pista plana entre João Pessoa e Natal consegui média 17,3 Km/L na bomba.

      • MauroRF

        Nessa velocidade, mas em estrada variável (digo, com aclives e declives), consegui 16 km/h, também na bomba. Sua média no plano está boa, muito boa. Se foi com ar ligado, melhor ainda.

        • André Luis Versiani

          Ar ligado, aqui é muito quente.

  • tiago

    O Kwid e o 208 são os mais econômicos.
    Até o Mobi GSR é mais econômico que o UP! TSI.

    • th!nk.t4nk

      É o mais eficiente sim. Mas pra ser o mais econômico precisa ter o menor custo por km rodado.

    • Se for considerar que a maior parte do tempo roda-se dentro da cidade, acho que é a melhor opção na lista.

  • invalid_pilot

    Definiçao de carro popular não existe mais.
    Odeio tanto igual Compacto Premium.

    • Cyro

      Carro de acesso seria melhor.
      Quer ter acesso a um carro? só se pagar mais de 40k

      • invalid_pilot

        Entrada.
        40K reais nos tempos de hoje só pra poucos privilegiados, mesmo financiando.

    • Vinicius Vasques

      Este seria meu comentário, pois na minha visão algo acima de 36k não pode ser considerado exatamente “popular”.
      Como o Cyro comentou abaixo “versões de acesso” é um termo um pouco mais apropriado.

      • Edson Fernandes

        Porque somente acima disso?

        Tirando se a pessoa tem ou não condição de um carro, pra mim é caro mesmo que custe o preçode um QQ de entrada. Carro no Brasil é caro em qualquer porte.

        • Vinicius Vasques

          E ai Edson, eu me baseio neste preço “simbólico” por ser onde você vai encontrar os carros com preços mais acessíveis (QQ, Kwid, Up!, Mobi). Infelizmente caros, mas é o que temos hoje em dia, são os preços que nos sujeitamos a pagar por um bem de consumo.

          Sobre a materia em si, o termo “popular” em é subjetivo. Popular pois é para acesso de toda a população ou popular pois são os mais presentes no dia a dia? Em ambos os casos já excluiria os carros da PSA da lista. 50k não é um preço acessível e os carros em si não fazem volume de vendas para serem populares como um Onix.

          Por isso propus “versão de acesso”. Independente de custar 30k ou 50k os carros continuam sendo igualmente econômicos em suas versões mais básicas.

          • Edson Fernandes

            MAs nem assim…. pois o preço desses carros tbm é abusivo como os demais.

            E pense comigo: Se os mais baratos tivessem preços menores, os mais caros fariam o mesmo. Tá muito discrepante esses preços de nosso mercado.

            • Vinicius Vasques

              O que no Brasil não é abusivo? Como disse o camarada certa vez “sou pobre, faço compras em Miami”. Essa frase nunca foi tão verdadeira.

  • tiago

    Faltou o Kwid em 3º lugar.
    1- 208
    2- UP TSI com rodas 14″
    3- kwid

    • Deadlock

      O TSI é econômico, além de andar bem. Mas, há várias reclamações de problemas no turbo.

      • Edson Fernandes

        Alias, problema do turbo, suspensão, rangidos…. e são aos montes.

        O pessoal do Clube até brinca qdo alguem fala de suspensão: “Seja bem vindo ao up”.

        Sério, se meu carro ficasse rangendo (e nenhum dos carros que tive ou tenho, tive esse tipo dep roblema. E tirando o meu primeiro carro que era reconhecido pela robustez, o restante seriam considerados bombas que ainda assim sempre me deixaram satisfeitos) eu ficaria muito bravo.

        Aí eu ouço coisas como: “Frances é ruim de suspensão”. Mas aí vejo “VWs” ruim de suspensão, “Nissan japonesa” ruim de suspensão, “Corolla” com problema de suspensão (bieletas e coxins) e penso: O problema é de francês ou das nossas vias?

        Não quero polemizar ou falar mal da VW, mas é um fto que qualquer carro sofre para rodar por aqui. Mas não aceitaria ter um carro 0km que a suspensão fosse barulhenta ou que ficasse rangendo. Um que me chama atenção é o kwid tbm por problemas. A direção elétrica endurece (e apresenta erro no painel), o freio ineficiente, barulhos… dureza.

        • tiago

          A “fama” nem sempre é justa…

          • Edson Fernandes

            Concordo contigo e sei que o up por exemplo é um otimo carro. Só fico triste com quem tem mexido muito no motor sem criar reforços para que o motor sobreviva ao futuro com a mesma saude. (dos TSI)

        • João Cagnoni

          Por isso que é bom participar de vários clubes de carros, essa reclamação de suspensão fazendo barulho existe em praticamente todos que eu participo. Pra mim está mais do que claro que são as nossas ruas. Eu não tenho esse problema pois não costumo pegar muito buraco, meu percurso está mais entre rodovias e marginais.

          • MarcioMaster

            Os carros são vendidos para usar nas nossas ruas, portanto a culpa não é das estradas e sim das montadoras.

          • Edson Fernandes

            Apesar de eu pegar buraqueira, nenhum dos meus carros que tive foram problematicos de suspensão. O que me chama atenção.

        • Fanjos

          O Fox que eu tinha começou a fazer com 1500 km nheco nheco na bandeja do lado esquerdo e não teve o que fazer, troquei tudo e continuou, foi vendido com o nheco nheco, alais um amigo com Golf GTI 2015 tem nhec nhec na roda traseira do lado direito desde os 500 km e já tentou de tudo tb.

          • MauroRF

            O meu Ka está fazendo do lado esquerdo atrás, ao passar em lombada, fica bem evidente. E ao esterçar o volante mais rápido, ele está fazendo um barulho de que algo está raspando. Semana que vem vai pra revisão e vou falar lá desses problemas. O seu faz alguma dessas coisas? O meu tá com 10700 km e não nenhum ruído interno de plástico (pelo menos isso).

            • Fanjos

              Levei esses dias para colocar um novo vidro do lado do motorista e aproveitei para arrumar umas coisas, como a tomada que não funcionada e o barulho que estava fazendo do lado do botão do cinto de segurança do motorista e no local de regulagem do cinto do passageiro esquerdo, mandei apertar no banco e resolveu, o do cinto do passageiro esqueci de falar e o barulho esta lá enchendo o saco -_-

              • MauroRF

                Pois é, e aí tem que parar o que está fazendo para levar lá, dependendo do caso, melhor ir convivendo com o barulho até a revisão, rs.

            • vitimsl

              O meu tá fazendo um barulho ao esterçar o volante, mas apenas quando a seta está acionada. Está parecendo que o mecanismo que faz a seta voltar a posição de repouso ao centralizar o volante não está 100% no lugar, e entra em interferência com alguma parte do volante. Semana que vem vai para a revisão de 30 mil e pedirei uma análise. Quanto a suspensão, não range nada.

              • MauroRF

                Barulhos internos, o seu tem? Os primeiros Kas pareciam escola de samba. O meu não bate plástico nenhum, nada, já é modelo 2018, 10.700 km.

                • vitimsl

                  De acabamento não, mas as portas, em alguns momentos, produzem um rangido junto a carroceria. Basta passar algum lubrificante nos batentes de borracha que o ruído cessa. O meu é 15/16 (29 mil km) e, na minha opinião, ficou claro que a Ford deu uma melhorada na montagem em relação aos modelos 2015.

            • zekinha71

              Prepare-se pra ouvir: é característica do produto.

              • MauroRF

                Pois é, não duvido. Não é um barulho que incomoda, mas precisa sumir. Vamos ver.

          • carroair30

            E como diz o ditado:se nao pode com ele junta-se a ele.Melhor andar com esse nhc nhc e fingir que faz parte do projeto do que gastar pra trocar a ainda continuar com o problema,

      • Joaquim Grillo

        O TSI é forte e economico no UP e só… porém é problemático existem muitos relatos e incçusive matérias em revistas especializadas ja fizeram matérias, e pelo que vi nos outros carros da VW ela não consegue melhorar as marcas com o motor TSI são todos beberrões tirando o UP, e o pior de tudo isso é que a dona VW não arruma e cobra mais por um motor que promete mágicas e como sempre eu falo TSI T.amo S.empre I.nganando.

        • Edgar

          Tenho um Golf 1.0 TSi. Maravilhoso! Anda bem demais, e o consumo é otimo. No etanol, 10km/l na cidade e por volta de 13km/l na estrada, com ar ligado! Na gasolina chega a fazer 18 km/l na estrada. Nada a reclamar!

          • MauroRF

            O seu é manual, isso ajuda, eu acho que o Polo vai gastar mais por ser AT.

      • Dherik

        O problema ocorreu com os primeiros carros em 2015 (vazamento de óleo), ja nao ocorre mais. Espero que não se baseado na revista quatro rodas pra dizer isto

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    E o Kwid?

  • Duh

    208 falta ter mais itens de segurança, que ficaram restritos a versão esportiva que só serve para enfeitar vitrine. Era louco por um mas a Peugeot dá um passo pra frente e dois para trás.

  • Rafael Rodrigo

    Não entendi porque o onix esta na frente do C3, o Citroen tem melhores média em tudo, tanto gasolina como etanol, onix deveria ser o 10º colocado, e como lembrado falta o Kwid.

    • carroair30

      Essa LISTA ESTA TOTALMENTE FORA DA REALIDADE

    • Samuel Checozzi

      O Kwid não é popular, é segundo a Ranault, “Mini SUV”. E o povo brasileiro, com b minúsculo mesmo, engole mais essa.

    • Alexandre Viotto

      Já arrumaram… Estas listas sempre causam distorções e polêmicas!

  • Diego

    Em relação ao UP! se seu propósito for economia opte pela versão MPI, a manutenção é muito mais barata, o TSI não apresenta muito problema com Etanol e só gasolina aditivada devido a injeção ser direta, o conjunto dos 3 bicos de injeção direta custavam 1590 Reais no a 1 ano atrás já o conjunto de bicos do MPI é por volta de 270 Reais, fora problemas com turbina, bomba de combustível, eu não teria a versão TSI devido aos problemas que até hoje não foram sanados pela VW.

    • thi

      a vw faz obra de arte em engenharia ,ai vem o diabo(nossa gasolina) e estraga.

      • MauroRF

        Por isso que outros fabricantes não investiram muito em turbo nessa faixa de preço (e as japas continuam insistindo nos aspirados talvez por isso). Resta saber se os turbinados do “andar de cima” vão dar esses problemas. O nosso combustível não ajuda mesmo, uma pena.

        • João Cagnoni

          Mauro, por favor né… As japas não investem em turbo pelo mesmo motivo que o Ônix não é turbo. Por que oferecer algo a mais se já está vendendo bem assim? Isso não é exclusividade delas, qualquer marca no topo do ranking de vendas faria isso. A Volkswagen também fez isso com o Gol. A PSA nunca teria colocado o THP em todos os carros se estivesse vendendo bastante.

          • MauroRF

            Pois é… Faz coisa de mais de ano que conversei com o dono de uma CSS Honda do interior de SP. Ele disse que já viu na fábrica da Honda o 1.0 turbo (como eu disse, mais de ano), mas que não falaram se e quando vão usar esse motor na linha. Aí está: estão segurando para acompanhar como está se saindo a tecnologia turbo da concorrência ou é devido ao que você disse (e que faz sentido)?

            • João Cagnoni

              Eles tem condições de medir a durabilidade desses motores em laboratório e fazem isso constantemente. Qualquer marca (em qualquer mercado) quando está no topo das vendas, pode-se dar ao luxo de “segurar” determinada tecnologia até que os seus concorrentes as incomodem. Isso é normal, o problema é o comprador que paga caro em um carro aspirado e sem nenhum item de conforto só porque gosta da marca, foi assim que o Gol vendeu bem por décadas. O motor do Civic Touring devia no mínimo estar presente em todas as versões, o meu carro que é 2007 (projeto de 2003) tem um 2.0 aspirado com mais força que um Civic de 110 mil reais, acho isso completamente inaceitável. Eu entendo a Honda, mas nunca consegui entender quem compra esse carro enquanto existe o Cruze, os THP da Citroen/Peugeot, os alemães 1.4t e tantos outros carros com powetrain mais interessante e até com preço inferior. Não dá nem pra dizer que eles dominam essa tecnologia, pois fora do BR Japão e Turbo estão lado-a-lado no dicionário.

              • Renan Abreu de Moura

                Perfeito comentário.

              • MauroRF

                Eu, se fosse comprar médio, provavelmente iria de Cruze.

              • GPE

                O único carro q ainda faz frente a Civic/Corolla é o Cruze. E pra quem vê por fora e por dentro, é nítido q o Civic parece ser mais carro em porte e acabamento.

                O Cruze ganha em motor e equipamentos. Mas tem a fama da versão anterior q não era econômica (e isso nao é fácil tirar). E o modelo atual tem reclamações de peças de acabamento rangendo/dando problema.

                O Cruze anda mais, só q nao é aquela diferença absurda de desempenho p uma tocada normal. Numa arracanda a diferença até 100km/h a diferença é de 1segundo (e nao é todo mundo q ta preocupado com isso). E no posto de gasolina, apesar de mais moderno, os 2 carros bebem de forma semelhante (em teste de revista o Civic ainda é mais econômico q o Cruze).
                Por isso na prática o Civic vende mais. Agora inexplicável é o Corolla vender mais q o Civic. Isso sim é algo q merece um estudo profundo.

                • João Cagnoni

                  Sentra e C4 Lounge não fazem frente? Conte-me outra piada. Ainda tem o Jetta 1.4t.

        • GPE

          320i 13/14 mono, com 51mil KM e zero problema no motor até agora. Usa apenas gasolina aditivada

      • Leonardo Balieiro

        E não tem mão de obra boa pra manutenção. O maior problema da Amarok, por exemplo.

        • thi

          Ate parece q as outras nao dao defeito e outra nunca vi amarok em oficina , so mais um mito de internet

          • Leonardo Balieiro

            Uma já me deu muita dor de cabeça e sei de 4 da empresa que trabalhei que fundiram.

          • Leonardo Balieiro

            E você não entendeu o que eu falei jovem… Eu disse que o maior problema da Amarok é a falta de mão de obra especializada no Brasil. Releia.

    • carroair30

      Sem dizer quando fizer a troca da CORREIA DENTADA,alem de carissima,requer maode obra especializada,qualquer erro ja era o motor

    • Dherik

      Qual problema no TSI? Espero que não tenha se baseado naquela matéria da quatro rodas

      • Diego

        problemas relatados no Up! clube, experiência com familiares, revista 4 rodas ( sim, pq não ? ), falta de solução do fabricante….No início flores, depois só dor de cabeça, UP! só MPI.

  • thi

    o up! fez sua historia no setor automotivo sem dúvidas.

  • haventreportersjaps

    e o Etios?

    • João Cagnoni

      Não acredito que tenha boas médias pois ainda é 4 cilindros.

  • MauroRF

    E o up! aspirado? Dizem que gasta muito pouco também. Tenho o Ka 1.0, e já consegui, em estrada 14 km/l com etanol, 21 km/l com gasolina, rodando a 100 km/h em média. Cidade tenho conseguido 9, 9,5 com etanol, 12, 12,5 com gasolina, na região do Grande ABC, em SP, sempre com trânsito “mediamente” carregado (evito andar em horários de pico). Tenho andado com o ar ligado no máximo 50% do tempo, mas agora que está esquentando mais, talvez eu use 100% do tempo ou perto disso, aí vou analisar o consumo.

  • Joaquim Grillo

    Cadê os modelos com start stop da Fiat?

    Quando é para falar mau falam mas para não colocarem aqui não é justo eu fiquei 1 mês com o uno 1.4 com star stop emprestado ne só colocava etanol ele fazia 12 km/l na cidade com etanol é um feito e tanto, imagine com gasolina

  • João Cagnoni

    Falando apenas de powertrain, o up TSI atropela os outros.

  • SK15

    Tenho um 208 1.2 e sério não consigo chegar nessas médias divulgadas na gasolina … não sei se pego muito transito em SP mas não passa de 11km/l na gasolina com sorte, sendo assim faz uns 6 meses por exemplo que só ponho álcool que assim ele faz os 10km/l divulgados e eu acho mais vantagem no final pelo preço um tico mais barato do álcool.

    • João Cagnoni

      Então pare de acreditar nas médias divulgadas, isso só serve pra vender carro. É claro que esses carros são muito econômicos, mas a realidade depende de cada um, nunca será possível fazer tais médias aqui em SP. Veja que até um Fiat 147 antigamente fazia 12 km/L, o consumo não mudou tanto quanto as pessoas acreditam. Até piorou se você considerar a adoção dos motores Flex, que acabou com o consumo de todos os carros.

      • fschulz84

        E complemento mencionando a queda na qualidade dos combustíveis nas últimas decadas e também a maior adição de etanol na gasolina.

        • MauroRF

          Acho que se baixassem o teor de etanol para 20%, já ia melhorar bem o consumo dos carros à gasolina.

        • João Cagnoni

          A qualidade dos combustíveis na verdade aumentou com a remoção do enxofre, mas a maior adição de etanol realmente prejudica o consumo.

  • afonso200

    mas o UP simples nao fazia 25km/l na estrada sem AC ligado ???

    • Fanjos

      25 não sei, mas já consegui quase 22 e o meu era tão pelado que não tinha ar mesmo kkkkkkk

      • Pedro Henrique

        22 já consegui também, mas ctz que era mentira do computador de bordo já que faz quase 2km/l a menos, então creio que o máximo foi 20, ar ligado, rodovia.

        • Fanjos

          Seu Up! é chic demais fis, o meu não tinha essa “chiqueza” de computador de bordo não kkkkk
          A conta que fiz foi no lápis mesmo, entre distancia percorrida vs quantidade de combustível que abasteci depois xD

          • Pedro Henrique

            olha, chic só pra bonito, q q adianta computador de bordo se ele mente 2 km/l de média kkkkkkkkkkkk
            no fim é trabalho dobrado que tem q ir eu la marcar no lápis pra conferir o quanto ele ta mentindo pra mim

            • Fanjos

              “o quanto ele ta mentindo pra mim”

              kkkkkkkkkkkkkkkkkk

              Fox era assim tambem, um mentiroso da pourra xD

              • Retrato do Papai

                tenho um fox 1.6 8v 2014 que não é tão mentiroso assim não… tenho uma tabela de consumo desde que o adquiri, e a margem de erro sempre fica 1~3% (sempre indicando um consumo menor que o real), em algumas poucas ocasiões ele acertou o consumo na mosca… parece que o meu foi bem educado kkkkkkkk

  • Silvio Vasques

    Cadê o Chery QQ? Quem fez essa lista?

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      perguntei do Kwid que não estava e arrumaram

  • Pedro Henrique

    up! TSI pra cidade não é uma boa, o cunsumo é maior do que o divulgado ali, se for pra cidade fique com um aspirado…
    ja pra rodovia é uma boa pedida pois tem força pras ultrapassagens.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    E o QQ?

  • Jefferson Ferreira

    Se for ver são médias bem medíocres para carros de entradas que geralmente tem uma estrutura mais simples e consequentemente menor peso, parece que com o tempo ou os motores ou nossa gasolina se tornou energicamente menos eficiente, lembro que já tive um uno e fácil ele fazia 16km/l ~ 18km/l na cidade!! Isso na época que não existia motores flex! A potência dos motores aumentou com o tempo mas a economia de combustível parece que não evoluiu junto!

    • zekinha71

      Bem vindo ao mundo dos flex.

    • Alexandre Viotto

      Não viaja cara! Como é possível fazer entre 16 e 18 Km/l na cidade? Só híbridos conseguem essas médias!

      • Complicado mais tem que ver a cidade e o percurso. Se for DF fora da hora de pico e morando longe do trabalho acho que da para chegar neste número ai.

      • Jefferson Ferreira

        Morando em SP é possível. Principalmente utilizando as marginais, o que era o meu caso na época!

    • Hoje ando em um Fit 2008 automático a gasolina ( 82000Km). Carro meu a 7 anos e revisões super em dia. Minha média na cidade é sempre na casa dos 12 Km/l. Na estrada “passeando” sozinho já dei conta de chegar em 18,8Km/l ( isso na bomba e não com CB) ou 15,2 com 2 adultos e 2 crianças e velocidades normais de até 120Km/h

      Cada dia que passa tenho mais certeza que flex não é uma boa para o consumo.

  • o unico verdadeiro carro popular é o volks-wagen, os outros são imitações baratas kkk

  • Pedro Mello

    O up! não é popular nem no preço, nem nas vendas.

  • Mauro Moraes

    Cadê o Polo? Os fãboys diziam que o motor 1.0 seria suficiente pra deixá-lo com bom desempenho e baixo consumo. Será que as versões 1.0 menos potentes vão micar como aconteceu com o primeiro Polo brasileiro?

    • Dherik

      O câmbio automático acabou com.o bom consumo do motor

    • Acho que ele não está na lista por causa do preço, parte de 50k.

  • Só achei q a lista ficou um pouco fora de ordem.

    Qual foi o critério de ordenação no ranking?

  • Pedro Lobato

    Queria entender porque o Argo, com o mesmo motor do Uno, porém mais pesado, conseguiu consumo melhor e maios velocidade máxima, só coeficiente aerodinâmico?

    • Vinicius Vasques

      Provavelmente acerto de câmbio.

    • Start/Stop.

  • Ronaldo Prado

    minha zafira automática faz no máximo 7 na cidade e chorando 10 na estrada. vendo essa lista até correu uma lágrima

    • Esquilo Tranquilo

      Mas está fazendo bem pra kct, meu antigo Vectra GT-X fazia 6,5 na gasolina na cidade ¬¬
      A vida mudou quando peguei o meu Fiesta SE, to fazendo 11,7 no ciclo misto.

  • Mayck Colares

    Não sei pq o 208 ficou em segundo. Se fizer uma média de gasolina ele empata com o up. No álcool é mais econômico que o mesmo

  • Samluzbh

    Cade o Sandero?

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