Ecologia Governamental/Legal Mercado

Inmetro divulga nova lista dos modelos 2010 mais econômicos

Inmetro divulga nova lista dos modelos 2010 mais econômicos

O Inmetro divulgou uma nova lista com os modelos 2010 de carros mais econômicos do país.


A tabela divulgada traz a indicação de consumo e eficiência energética do veiculo com a escala indo da letra A até a letra E, ou seja, do mais econômico até o que tem maior consumo, respectivamente.

Com isso, o Inmetro emite um selo que mostra o quanto é eficiente um veículo, como já é feito com geladeiras e outros eletrodomésticos como o ar condicionado.

O instituto governamental avaliou seis marcas de carros, 35 modelos e 67 versões diferentes para criar o novo ranking dos carros mais eficientes. Os modelos foram divididos em categorias diferentes: subcompacto, compacto, médio, grande, esportivo, fora de estrada, comercial leve e comercial derivado de carro de passeio.


Os carros mais econômicos com o álcool como combustível, de acordo com o Inmetro são: Fiat Mille Economy com 8,8 km/litro na cidade, Honda Fit 1.4 manual com 7,6 km/litro, VW Gol 1.0 e Polo 1.6 BlueMotion (7,4 km/litro) e Honda Civic 1.8 manual (7,2 km/litro).

Com gasolina o campeão de consumo ainda é o Kia Picanto 1.0 manual com 12,4 km/litro na cidade, seguido pelo Novo Cerato 1.6 com 10,1 km/litro.

A Fiat foi a que teve os carros mais “gastadores” com Palio 1.0 e 1.4, Idea 1.4 e 1.8, Siena 1.4 e 1.8, Stilo 1.8 e 500, todos com nota E na avaliação. Com a mesma nota a VW tem Jetta e Passat. A Kia ainda teve nota E no modelo Carens.

Veja abaixo, a lista dos carros mais econômicos do Brasil nas seguintes categorias avaliadas:

Carro Subcompacto – Fiat Mille Economy
Carro Compacto – Honda Fit 1.4 – VW Gol 1.0 – VW Polo 1.6 BlueMotion
Carro Médio – Honda City 1.5 – Kia Soul 1.6 – Renault Logan/Sandero 1.0 – VW Voyage 1.0
Carro Grande – Honda Civic 1.8 – Kia Cerato 1.6
Carro Esportivo – Não foi avaliado nenhum modelo nesta categoria
Carro Fora de estrada – Kia Sorento 2.4
Carro Comercial leve – VW Kombi 1.4
Comercial leve derivado de carro – Fiat Strada 1.4

Fonte: G1.

Este texto lhe foi útil??

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email