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Palio 1.0 é gastão? Leitor acha que o seu até que é econômico

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Recebemos do leitor Gilson um relato falando a respeito do consumo que ele tem obtido com seu Fiat Palio Attractive 1.0 ano 2015/2016, que não é tão gastão quanto costuma-se falar do modelo. Apenas fica a dúvida, será que o computador de bordo está marcando as médias corretas?



Gostaria de relatar o desempenho de consumo de combustível em um Fiat Palio 15/16 1.0 Attractive. Vi e vejo muitas pessoas reclamarem que o Palio 1.0 é gastão, que não tem uma economia de combustível boa, por isso, venho através desse fazer o meu relato com o meu Palio Attractive 1.0 15/16.

Em novembro vão fazer 2 anos em que adquiri o veículo, ou seja, está com 1 ano e 9 meses de uso e seus 21 mil km. Desde que adquiri o mesmo, vejo que, o que as pessoas dizem e o que eu já li de que, o carro é gastão, não vem acontecendo comigo (graças a Deus rsrs). Já fiz varias viagens com ele e a média dele (sem ar-condicionado) fica na casa dos 17,5 km/l a 18 km/l com gasolina no tanque, sendo que, com o ar ligado, ele faz uma média de 14,8 km/l a 15,2 km/l, bem econômico no meu ver, sendo que, não sou de andar “mole” com ele não, mas respeito o limite de velocidade.

Dentro da cidade, ele faz em torno de 12,7 km/l a 13,3 km/l com gasolina no tanque, sendo que, no álcool, acho que ele não é viável, fazendo em torno de 11,5 km/l a 12,3 km/l na pista (com ar-condicionado), nunca fiz media dele com álcool sem estar ligado o ar. Na cidade ele peca um pouco, consigo fazer uns 8,5 a 9 km/l, e também, não costumo usar muito álcool, o uso do mesmo combustível é esporádico.

Mas hoje, fazendo um percurso da cidade onde moro (Limeira-SP) até Americana, um trajeto de aproximadamente 20 km de ida, me chamou a atenção durante o trajeto a quilometragem média que ele estava fazendo, 20,6 km/l , a 120 km/h.

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Fiquei surpreso, pois como disse, já tinha feito 18 km/l com a mesma velocidade, mas essa foi a maior média que consegui até agora com o veículo, e o que mais me chamou atenção, é que não era descida e sim um trecho de reta (isso na volta de Americana pra Limeira).

Depois, andando dentro da cidade e fazendo algumas coisas por aqui, guardo o carro na garagem e vejo que ele está com consumo de 13,6 km/l, depois de rodar com ele dentro da cidade, lembrando que, essas médias de hoje SEM o ar-condicionado ligado.

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Enfim, vejo que o carro não é gastão como li e ouvi em muitos lugares, como disse, não sou de andar “mole”, ando sempre forte com ele e do mais, ele vem sendo um bom carro, não me deu problema algum até o momento.

Fica aqui o meu relato e, embora tenha sido um percurso relativamente curto (aproximadamente 40 km ida e volta e mais um pouco que andei na cidade), o carro é econômico, embora ache que no álcool ele não seja viável, mas na gasolina comum ele vai bem.

Apesar dessa média de hoje, ele fica mesmo na média citada anteriormente de 17,5 a 18 km/l sem ar, e 14,8 a 15,2 km/l com ar condicionado ligado na pista e mantendo os 110 – 120 km/h e dentro da cidade costumo ter médias de 12,7 a 13 km/l. Varias viagens que já fiz, bateram essas médias todas com gasolina comum no tanque, assim como as médias na cidade.

Grande abraço a todos.
Gilson Zotti

  • EDU

    Ue porque estaria com problemas o computador de bordo ? rs

    Alguem ja viu as fotos do VW Virtus que estao circulando na web sem camuflagem ??
    Procura ai pra gente N.A

    • Matheus

      Exatamente, acredito que o computador de bordo é o mais confiável pois pega os dados da injeção.
      Eu também faço a média de tanque a tanque, mas infelizmente alguns postos fraudam a bomba e não dá pra confiar tanto assim…

      • Alguns sistemas de computador de bordo são mais “otimistas” do que a realidade, para passar a impressão de que aquele modelo é econômico. Não sei no caso específico do Palio, pois nunca tive o modelo.

        Mas a melhor maneira de avaliar o consumo é abastecer no seu posto usual até a bomba travar, zerar o marcador de quilometragem parcial, rodar até chegar na reserva e então encher o tanque no mesmo posto, na mesma bomba, até travar a bomba. Aí você divide a quilometragem pelos litros que entrou no tanque e descobre a média real.

        • Luiz Fabri

          Faço isso, de abastecer na mesma bomba (salvo em viagens) a 3 anos e tenho a referencia de sempre fazer entre 10,5 e 11km/l com o NF..

        • Guedes

          Eu diria que não alguns, mas grande parte, quiça a maioria!

        • Andrew B.

          Breve estarei enviando relato de Weekend 1.4.(consumo,pontos positivos/negativos,problemas…e tudo mais.)

        • Guilherme Batista

          Não entendi como que o computador de bordo pode ser otimista, nunca ouvi falar nisso já que é o próprio computador que define a quantidade de combustível que vai no motor.
          Os carros hoje em dia tem sistemas de injeção extremamente acurados e precisos, por entender como funciona os medidores duvido muito que o método manual seja mais preciso.
          Outra coisa importante que muita gente deveria saber é que quando você troca as rodas do veículo por rodas de aro diferente o consumo do carro muda, justamente por acabar induzindo um erro na leitura dos sensores do carro.

          • Bruno@BRN.CS

            A questão do computador de bordo ser otimista, é só pensar, no Dieselgate, se fraudam órgãos governamentais para ter a aprovação de determinados motores, porque não fraudar uma central eletrônica para indicar consumo menor que o verdadeiro e fazer parecer que X carro é mais econômico do que Y.

            Em tempo, já tivemos um Palio 1.0 em casa e a diferença do CB para o cálculo na unha era pouca, menos de 0,3km/l, mas não que a honestidade seja regra

          • Já presenciei isso em alguns modelos meus, o computador de bordo marca uma média melhor do que a vida real. E precisamos lembrar que são dois sistemas diferentes, o computador de bordo e o “computador” que vc citou, a ECU.

            • Guilherme Batista

              O sistemas são complementares, o computador de bordo mostra os dados da ECU. Isso é algo bem simples de verificar, inclusive existem vários veículos que exibem os dados da ECU se você coloca-lo em modo de teste.
              Se tiver um sistema de diagnóstico também é simples de verificar. O que eu já vi algumas vezes foram montadoras pedindo para os clientes não divulgarem seus consumos justamente porque as pessoas tem mania de divulgar consumos melhores do que o real. Pra mim é muito mais plausível errar fazendo as medições na bomba, já que tem muito mais variável do que errar no computador de bordo

        • Pedro Henrique

          tive um palio 1.4 2010 e o computador de bordo dele tinha uma precisão legal
          fazendo na bomba dava 12,4 e no computador de bordo marcava 12,6
          claro, isso no fim do tanque e sempre zerando o computador de bordo tanque a tanque.
          era um carro gastãozinho se pensar que meu trajeto era 70% estrada e eu sempre andava na boa

        • afonso200

          meu azera 2011 no pc de bordo ele erra o consumo pra menos, ou seja no PC ele faz 13,55km/l mas na bomba do mesmo posto ele faz 13,8km/l, (modelo 2011)

        • Ovo com Fundo Roxo

          Aquela medição de autonomia mesmo costuma ser uma furada braba.

          • Robison Adada

            A autonomia é atualizada a cada 700 metros de acordo com o consumo médio. Se o consumo médio aumenta, a autonomia atualiza para baixo juntamente com a quilometragem rodada.

        • Rodrigo

          Eu só faço essa média do tanque como contra-prova para consumo em estrada ou quando pego pouco ou nenhum trânsito. E isso tem uma explicação: quando estamos parados no trânsito e com carro ligado, estamos percorrendo nenhum km mas o motor está consumindo combustível. Dependendo de quantas vezes isso acontece num período X de tempo (entre um tanque e outro), vai contaminar a média e fatalmente vai dar diferença entre o computador de bordo e a média pela bomba. E não necessariamente significa que há erro ou que o PC de bordo está “roubando”, mas sim que se está gastando mais combustível com o carro parado. Não a toa em carros com o sistema start stop o fabricante indica uma economia de uns 10%.
          Isso se torna evidente quando o computador de bordo tem a função de consumo instantaneo: em alguns carros, durante as paradas, ele marca dois traços (- -) indicando que não está computando, ou muda automaticamente a unidade de km/l para l/h.

          • Edson Fernandes

            No Fluence ele contabiliza as paradas e então por vezes essa média final pode diminuir mesmo.

            • Rodrigo

              No Golf também.

        • Vinicius Ramos Prucoli

          Bom dia, eu tenho um Grand Siena 1.4 2014/15 já fiz a media varis vezes, na Bomba e no computador de bordo, a diferença maxima que deu entre a minha media e a computador de bordo foi de 0,6 km/l.

          • Gilson Zotti

            Foi o máximo que consegui também.
            Abraço

          • Então, uma diferença de 0,6 km/l é grande, 0,1 ou 0,2 seria algo aceitável.

        • José Barbosa

          Aí a questão é trocar de posto, pegar um onde o combustível está mais caro e de outra bandeira, preferencialmente. Também pode ser (e muito mais provável), que a diferença no consumo se dê por problema na medição da bomba, não do computador de bordo.

  • Hater x Haters

    Impossível! Se é Fiat é pq é gastão! Os haters disseram.

    • João Cagnoni

      Gastão era o Landau que tinha aqui em casa.

    • Joaquim Grillo

      Tenho um idea 1.4 ele faz de 9 a 10km/l na cidade, as vezes até passa, coloco 15 litros de gasolina e ando em média 180 km sussa.

    • Edinaldo_Tapica

      Longe de ser hater, adoro o Novo Palio: Acabamento muito bom, espaço interno e ergonomia excelentes, design, estabilidade, suspensão… Mas o tal do FireEvo 1.0, sinceramente, só fanboy doente pra elogiar. Fraco demais em desempenho, e o consumo é bizarro. Tenho plena convicção que existe alteração nesse computador de bordo deste Palio da matéria, ou o proprietário trabalha na Fiat, porque é basicamente impossível conseguir uma média tão superior à aferida pelo INMETRO/CONPET. Eles analisam com as melhores condições atmosféricas, carga, arrasto aerodinâmico, e o melhor combustível possível. Me desculpe a sinceridade, mas esse relato não tem validade pra qualquer proprietário de Novo Palio que seja perguntado

      • Gilson Zotti

        Cara, sou proprietário, e não tenho vinculo nenhum com a FIAT, concordo que o motor é fraco e não sou fanboy.
        Antes de sair falando as coisas, ou insinuando algo sobre algo ou alguem, tente saber quem a pessoa antes.
        Não sou defensor de montadora alguma, apenas quis relatar o que vem acontecendo com MEU veiculo, quer acreditar ou não, cabe a você Edinaldo_Tapica.
        Um dos pq do meu relato é também ter estranhado tal consumo, mas 98% das vezes em que viajo, faço consumo na bomba também, e a diferença (erro) maximo que consegui aferir foi de 0,6km/l, sendo que o computador de bordo dava como 0,6 mais econômico que na bomba (método convencional).
        Agora acreditar ou não, fica a seu critério.
        Respeito sua opinião, mas não algumas coisas que disse sobre fanboy e ser funcionário da FIAT, mas…..
        Talvez seja o trajeto relativamente curto em que fiz (~40km) e tenha dado isso, porém, a média em 95% das vezes em viagens sem ar ligado, gira em torno dos 16,8 – 17,5 (isso é constante).
        Talvez também, possa ser as condições atmosféricas, carga, arrasto aerodinâmico e combustivel citado por vc.
        Em momento algum vim aqui defender a marca e/ou veiculo, apenas relatar algo que também estranhei e relatar algumas médias que o carro faz constantemente, e se possível ajudar alguns ou até ver se alguém passa por médias semelhantes.

        • Edinaldo_Tapica

          Amigo Gilson, vamos lá. Sou proprietário de um 2012/13 Attractive 1.0 com 17. 000 km rodados. Tirei zero da concessionária, e em perímetro urbano (João Pessoa – PB) nunca consegui mais do que 9,5km/l. Não é meu pé, como disse, tenho um Sentra 2.0 2007/08 também tirado zero, com 70.000 km. Como posso fazer 12km/l com ele e 9km/l com um Palio? E todos os relatos de milhares de usuários estão todos enganados? Rapaz, então dê um curso aí de como economizar combustível porque o primeiro a se inscrever sou eu!

          • Gilson Zotti

            Meu amigo, jamais que estou aqui pra dar CURSO de como se economizar combustível, como disse, esse relato foi pelo espanto tb de 20 km/l.
            Agora, talvez seja a cidade em que moro e diversos fatores citados por vc, possa ter favorecido isso e as médias que quase sempre faço de 17 na pista sem AC ligado.
            Entendo e respeito sua opinião, mas como disse antes e torno a dizer, conheça a pessoa antes de falar que estoi tentando dar curso, que soi fanboy ou que trabalho na FIAT. Ja viu um bolo sair igual tds as veses, mesmo sendo o mesmo bolo? Talvez tenha sido isso, vc pode ter um veículo igual, mas não identico devido a diversos fatores.
            Meu intuito foi, ver quem tb já tinha registrado algo semelhante ao o que vinha registrando, e teve casos ai que mostra que sim, tirando esses 20,6 km/l, que até a mim me estranhou.
            Qt aos diversos relatos de outros proprietários do msm veículo fazem, tb ja li e ouvi mts dele, tb o por que desse relato, talvez seja a topografia de onde resido ou tenha sido presenteado pelo cara lá de cima.
            Enfim, abraço

            • Edson Fernandes

              Depende da situação, se vc consegue manter a rotação constante e em uma determinada velocidade, dá sim para ter bom consumo. Não é a realidade se obviamente rodar dentro da cidade (que vc mesmo tirou foto do quanto ficou no final das contas).

              Mas dá para fazer sim. Se eu botar que já fiz 17,5km/l num fluence então… o pessoal me dá tiro de todos os cantos…rs

              • Gilson Zotti

                Bem isso Edson kkk.
                Mas creio que façam sim essas médias.
                Obrigado pelo comentário, posso ver que carros com motores maiores fazem quase o mesmo que o meu 1.0, ou seja, se for ver, o meu nem é tão economico assim neh?, comparado a carros com motores maiores (1.6 – 1.8 – 2.0) e me faz acreditar que, essa média registrada no caso em questão, não seja tão impossivel assim como mts acham.
                Abraço

                • Edson Fernandes

                  Penso que os motores 1.4 e 1.6 sim… 1.8 e 2.0 não. Aí consomem mais.

                  Mas qdo vc compra um carro com motorização maior, vc procura outras coisas nele e está ciente de um consumo mais alto. Tem que botar na mesa para ver o que compensa e se compensa.

                  Eu no seu lugar que parece morar no interior de SP que não pegaria transito, daria para pensar em pegar até um médio manual. Seria bom para evitar manutenções a mais com o cambio (troca de oleo) e também porque não ficaria cambeando a todo momento. No caso de morar em SP capital, eu tenho um autoamtico porque ficar cambeando me fez mal a saude.

          • Thiago

            Seu Sentra têm esse consumo pq não é flex.

  • Bruno Góes

    Bom relato, porém não é conclusivo. Veja só, o consumo é um item muito particular. Vc só pode ter parâmetro no uso diário se usar carros diferentes nos mesmos trajetos. Caso fosse um Up TSI nos mesmo trajetos que vc faz, o consumo seria maior que as médias descritas. O direito 1.0 não é dos piores, mas tem relativa economia, nada comparado aos motores novos. Acredito que a tabela de consumo do Inmetro seja mais indicada, do que relatos com apenas um carro. Tenho um fiesta Rocam 1.0. Quando utilizava no Rio de Janeiro, o consumo era de 10km/l na gasolina e 8km/l no álcool. Hoje em BH é no máximo 7 na gasolina e 6 no álcool. Sem mudar meu estilo de dirigir, apenas alterando a topologia da cidade. Na sua região provavelmente são pistas planas e provavelmente com pouquíssimo trânsito. Isso influencia nos números.

    • Gustavo Dornas

      BH sabota todas as médias de economia. Custo a fazer 12km/l no new march 1.0.

      • Edson Fernandes

        Motor 3 cilindros esse né?

        • Gustavo Dornas

          Isso mesmo, 3 cilindros. Espertinho demais o carro.

    • Daniel Lacerda

      Verdade, eu vim para escrever justamente isso. Mas sem dúvida essas avaliações acrescentam, principalmente para as pessoas que estiverem interessadas no modelo!

    • Franco da Silva

      Exato. Passei por 5 carros – 4 eram 1.0 – entre eles um Uno Way 2010. Sempre morei na mesma cidade, mesmo bairro, trabalhando e estudando pelos mesmos locais. Aí dá para ter uma ideia.
      O Uno fazia no máximo 10/l na cidade, com gasolina (sempre aditivada e do mesmo posto). O normal era 9 (até 7,5 fez, com gasolina!).
      Para comparação, antes do Uno, tive um um Celta (ah, como foi triste a década passada – huahua). Sempre fazia 11 na cidade.
      Depois, tive um Punto que fazia 10 mas era 1.4 e andava muito mais que o Fire 1.0.
      Agora, aqui em casa tem os 1.0 de 3 cilindros, eles fazem de 14 a 15 no mesmo trajeto, sempre com ar ligado.

    • Joaquim Grillo

      TSI T amo S empre I nganando

    • Gilson Zotti

      Por iss do relato tb, por ser um motor de concepção “antiga” ante ao UP! e por td que ouvi e li sobre o gasto de combustível do mesmo, acho que está fazendo bem de média.
      Com ctz os motores mais modernos agora, espera-se disso pra mais.

    • Matthew

      Cara, eu tenho um Corsa 1.4 Econo.Flex que de econômico não tem nada também! Na cidade faço algo em torno de 8 km/l de etanol andando pianinho, sem fazer muita graça. Isso porque eu já fiz uma série de intervenções pra tentar reduzir o consumo dele; só na parte relacionada a combustível, já tive que arrumar a tampa da bomba que vai sob o assento traseiro, a mangueira do respiro do tanque e a mangueira principal do reservatório de combustível. Nenhum deles melhorou o consumo substancialmente. Já desanimei, ainda mais quando eu ouço esses relatos de que os caras fazem 15~18 km/l sem esforço. Acho que eu sou o único trouxa que perder $$$ com combustível. Enfim…

      • Gilson Zotti

        No álcool o meu também não vira legal não.
        Já tentou na Gasolina?

        • Matthew

          Então, eu sempre misturo um pouco de gasolina no álcool pra facilitar a partida a frio (não gosto de usar o tanquinho suplementar) e atenuar um pouco a corrosão dos componentes. Usei gasolina poucas vezes, mas lembro que a diferença é pouca, fazia entre 10 e 11 km/l, só que o carro fica mais xoxo.

          • Gilson Zotti

            Eu uso 90% de gasolina, uns 3 tanques de gasolina e depois uso 1 de alcool.

            • Matthew

              E aí, como eh o consumo?

              • Gilson Zotti

                Fica em torno do relatado na materia, só essa media das fotos que sairam bem a mais do que estava acostumado.
                Talvez seja pq tenha vindo de um tanque de álcool e esse está a gasolina, mas as médias não fogem o que esta na matéria, com exceção desses 20.6 km/l, que nunca tinha me acontecido.
                17,5 é bem comum em viagens que faço com minha esposa, sem AC
                Abraços

            • Edinaldo_Tapica

              Também faço isso

            • kleber peters

              Então dá 3/4 de gasolina… 75 %. Ou você adiciona gasolina no tanque de álcool também?

              • Gilson Zotti

                Não, qd vou usar o tanque de alcool, é só alcool comum mesmo, sem adição de gasolina alguma.

          • kleber peters

            Mesma coisa com o meu Prisma 1.4, bebe pra caramba e na mijalina fica xoxo. Sem falar que da minha esposa (sempre quarta) pra mim (carro solto), chega a dar 1,5 km/l de diferença.

            • Matthew

              É então, também reparei que no inverno só no etanol o consumo aumenta também. Não chego nem perto dos valores que a galera fala por aqui, embora eu pegue pouca estrada em meus trajetos.

      • Edinaldo_Tapica

        Sou um trouxa também kkkkkkkkkkk velocidade média 35km/h na cidade (aferido pelo computador de bordo) consumo com gasolina de 7,5/8 em média, a porcaria do FireEvo…

        • Edson Fernandes

          As médias do Gilson devem ser boas porque ele deve morar perto de estradas. Então por mais que ele por muitas vezes rode na cidade, ele pode recuperar o consumo nos trechos de estrada.

          Como tenho trabalhado em Sorocaba (interior de SP), quando o pessoal quer sair para almoçar, eles fazem questão de ir com o carro deles: Pois eles gastam tão pouco de rodar em margem de estrada que ficam com pena de quem mora mais distante…rs

          • Gilson Zotti

            Realmente moro perto da rodovia Anhanguera.
            De onde moro até a rodovia deve dar uns 3 minutos, e sempre estou pela estrada com ele.
            Abraço

      • Leonardo C.

        Cara, eu tive um Corsa 1.0 Flexpower e o bicho era beberrão demais no álcool, na gasolina ainda consegui rodar 563km com um tanque, isso que o percurso é quase 80% rodoviário. Agora tenho um C3 Tendance que posso dizer realmente que é econômico, consegui médias de 19,8 a 20,3 km/l na gasolina em estrada.

        • Edson Fernandes

          É isso aí. O C3 desde a geração anterior era super economico. Mas rodar só 563km com um tanque com percurso 80% rodoviario? Poe beberrão nisso! Eu faço no minimo nessa situação, 600km com tanque num Fluence.

          • Leonardo C.

            O Corsa era extremamente beberrão, e olha que a manutenção dele era rigorosamente em dia. Em breve escrevo um relato sobre o C3, carro que me surpreendeu demais e pretendo continuar na linha francesa.

        • Matthew

          Essa linha da GM tem um consumo absurdo mesmo, acho que só deu uma melhorada do Onix pra frente. Um colega meu tinha um Corsa 1.4 Econo.Flex também e perguntei sobre o consumo do carro. Ele disse que não lembrava ao certo quanto que era, mas que quando ele o trocou num Astra 2.0 Flexpower quase não notou diferença neste aspecto.

          • Leonardo C.

            Exatamente isso que você falou, deve ter melhorado agora com esse ECO, porque era complicado deixar o tanque do bichão cheio, agora o Citroën é ótimo nesse quesito.

    • Guilherme Batista

      Sem falar que BH está em uma altitude bem elevada, fazendo com que o ar seja mais rarefeito e o carro consuma mais combustível para entregar a mesma potência.

      • Alexandre Aleixo Santos

        BH nem é tão alta assim, o ponto mais alto da cidade está a 852m acima do nível do mar. O problema daqui de BH é a topografia, a cidade é muito acidentada, ou seja, a cada esquina há um morro. kkkk

    • Pedro Henrique

      je-sus mas esse fiesta não bebe ele entorna

    • Danilo Duarte de Oliveira

      Eu tenho um Gol e no computador de bordo já consegui marcar 23km/L na gasolina em circuito misto que faço pra ir trabalhar todos os dias, mas é 40% na rodovia em velocidade constante, parte da cidade é avenida em velocidade constante, maior parte descida, com 2 “pare” no trajeto.Na volta o máximo que já fiz foi 14,2. relevo, conhecer o percurso e o modo de dirigir fazem toda a diferença.

      • Gilson Zotti

        Exato, otimo relato Danilo, obrigado.
        Já é o 3 cilindros?
        Senão for, também é uma bela média pra um motor “antigo” como dizem.
        Abraços

        • Danilo Duarte de Oliveira

          É o EA111 ainda, mas o “g6” com aquelas modificaçõezinhas no coletor, nas válvulas e uma bobina pra cada cilindro.

  • Carlos

    Eu tenho um palio fire 8v 2009/10 “economy”, andando aqui na grande Florianopolis, no verão com ar ligado e somente cidade cheguei a fazer a media de 7 km/l no álcool, na gasolina minha media na cidade é 10km/l. Já conversei com dois proprietários e é isso mesmo a media do carro. De economy não tem nada.

    • João Cagnoni

      Concordo, tive o mesmo carro. Hoje eu tenho um carro com o dobro do motor/potência e o dobro do peso, e adivinha? O consumo é igual. Dava pra Fiat fazer melhor. Agora tem carros mais gastões, o Ka/Fiesta 1.0 da geração anterior gastava bem mais que o Palio.

      • Carlos

        Isso mesmo, antes dele tive um clio 03, a manutenção era preço de carro grande, agora tenho um palio que gasta igual a carros mais potentes,está na hora de eu comprar um carro decente.. kk

        • João Cagnoni

          Tudo ficou mais caro… O Clio tem manutenção barata comparado com outros carros.

      • Esquilo Tranquilo

        Fiat econômico hoje só os firefly eu acho, diversas pessoas que conheço reclamam que o palio fire economy não tinha nada de economico kk

        • Jimmy Rustler

          O “Economy” no nome é pra dar ênfase no quanto a Fiat economizou por ter capado ele ahahahaha

          • Bruno@BRN.CS

            Excelente observação

        • Edson Fernandes

          Antes da Fiat inventar de disputar potencia com os demais, os Fire de 55cv e 65cv até que não bebem tanto. Eu acho pior o atual (e inclusive é o da materia) porque o motor ficou super aspero.

          Mas essa é minha impressão depois de 3 Sienas aqui em casa, além de 2 Unos…rs

      • Edinaldo_Tapica

        Justamente, antes do Palio, tive um Fiesta Amazon 2002 Zetec Rocam 1.0. Conseguia 10/11 km/l na cidade com gasolina (era monocombustivel). Dez anos depois pego esse Novo Palio e eis que o consumo é pior. Ou seja, não bastasse o carro Flex ser ruim (porque a taxa de compressão não é a ideal nem pra gasolina nem pro Etanol) a Fiat não ofereceu nenhuma benesse em relação ao concorrente Ford, em DEZ ANOS! O Fiesta tinha 66 cavalos, o Palio 76, mas no comportamento o Fiat é mais amarrado que o Ford (o Fiesta inclusive sendo um pouco mais pesado). Não dá pra entender

    • Franco da Silva

      Tive um Uno Way 2010 e fazia 10 tbm, quando estava de bom humor. O normal era 9, mas até 7,5 fez (com gasolina)! Antes, com um Celta, sempre fazia 11. Depois, tive um Punto que fazia 10 mas andava muito mais. Agora, os 1.0 de 3 cilindros tem feito de 14 a 15 no mesmo trajeto.

    • Edinaldo_Tapica

      Isso no Economy, mais leve e menor do que o Attracrive kkkkk esse consumo do amigo Gilson não existe nem se botasse o Palio na lua, sem gravidade rsrsrs

  • isnardcsn

    Tive um modelo igual, 2012, por 5 anos. Nunca fiz médias na bomba, mas meu computador marcava em torno de 10.5km/l, sempre com o ar ligado e fazendo viagens esporádicas nos finais de semana. Achava o consumo “ok”, pois não tenho pé pesado, mas pego trânsito na volta do trabalho.

    • 4lex5andro

      Considerando um motor de projeto antigo movendo um hatch de 1 ton., um consumo de 10/11 km/L é um valor razoável pra trânsito urbano.

      Talvez o uno, com propulsor três cilindros, substitua o palio, e alcance melhores marcas de consumo; é o esperado já que também pesa bem menos.

      • Edinaldo_Tapica

        Rapaz, isso é consumo de Chevette dos anos 80! Estamos em 2017 e não houve nenhuma misera melhora em consumo. Pelo menos existem agora os tricilindricos, mas média de mais de 30km/l do Prius mandou abraço! O Brasileiro se contenta com muito pouco mesmo…

  • João Cagnoni

    É gastão sim, já tive um. A maioria dos populares não entregam o consumo prometido. O consumo em potencial também nunca é real, pois precisa pisar fundo pro carro atingir velocidades normais de deslocamento. Nunca tirei a média do up TSI, mas só acredito vendo.

  • Fabão Rocky

    kkkkkkkkkkk! Q fanfarrão! Ainda espera que eu acredite nisso? Parei de ler em 17,5 km/l a 18 km/l. Nem se fosse um motor de 2 cilindros faria um consumo desse!

    • Carlos

      Só se for consumo instantâneo.

      • Gilson Zotti

        É só ver na foto, CMA. CONSUMO MÉDIO.

    • Gilson Zotti

      Cara, foi o que eu faço no meu carro, vc não é obrigado a acreditar, mas é o q faço com ele na estrada. 17,5 é quase sempre, sem ar

      • Dezen Seide

        Pqp já tive um n. Palio e nunca passei de 13
        Deve estar com problemas kkk

        • Gilson Zotti

          Na pista 13?

      • Luis Isoton

        Acredito nestas medias, minha mãe tinha um grand siena 1.4 e chegava a fazer medias de ate 19 km/l na estrada, sem AC, confesso que ela é bem regrada, sem muitas ultrapassagens rodando entre 90 e 100 km/h, quando eu estava ao volante não superava 15km/l, ao meu ver um carro econômico também, já na cidade andava na casa dos 9 km/l. Hoje temos um Punto 1.4 também é mais beberrão que o velho grand siena mas ainda assim surpreende medias na cidade de 8km/l e estrada varia entre 10 a 18 km/l, isso depende de qual dos dois esta ao volante. Se for racional e andar sempre de olho no consumo instantâneo acredito superar essas medias tranquilamente, ainda temos que verificar o trajeto em questão, o qual favorece ou não o consumo.

        • Gilson Zotti

          Sim, confesso andar forte, porém não ultrapasso os 120 km/h.
          O trajeto em questão é bem plano e deve ter umas 2 subidas na ida e 2 na volta.
          No caso de olhar o consumo instantâneo, não sou de olhar, o fato de eu ter olhado a média é que, tinha trocado o tanque (que estava com alcool) por gasolina.
          Mas não sou de passar muito dos 120 km/h.
          Abraços

  • ViniciusVS

    Tem carros com motores acima de 1.0 que tem o mesmo consumo… Não considero econômico para o que o carro entrega, em todo caso o importante é a satisfação pessoal.

    Consumo é bem realativo também, dependem de vários fatores.

    • Gilson Zotti

      Com ctz, pelo q ouvi e li, acho que esta dentro e cumprindo o q é a proposta.
      Mas o próximo pretendo comprar com motorização maior e AT.
      Cmo vc disse, o que importa é a satisfação, e por enquanto estou satisfeito.
      Abraços

      • ViniciusVS

        Hoje eu compro carro pelo menos “andável”, eu já tive um Palio Fire e na época me atendia muito bem, nunca me deixou na mão e era agradável no uso comum. tinha o kit dignidade com AC/DH/Vidros elétricos…mas o consumo e desempenho deixavam a desejar, não me arrependo pois na época era o que dava para eu manter mas acho que o ideal para um compacto é uns 100cv e uns 12kgfm, não precisa muito não…

        Esse seu Palio se tivesse o motor 1.3 Firefly ficaria bem interessante e o consumo provavelmente não mudaria em nada.

    • rgrigio

      Essa é uma questão. Tenho um voyage 1.0TEC e pelo que ele entrega, deveria ser MUITO mais econômico.

  • HugoCT

    O palio é um ótimo carro, não é gastão não, alias a muitos videos no youtube sobre ele. Infelizmente uma parte da mídia é tendenciosa, e fica difamando alguns produtos. Quanto ao desempenho, dizem que é um dos mais lentos dos 1.0 (considerando o fire evo), mas ja conheci gente que tinha e foi só elogios. O 1.4 anda bem.

    • Gilson Zotti

      Então, tinha ouvido e lido muitas coisas sobre o consumo dele, mas como disse, por ser de concepção “antiga” o motor, tirando essa média em qual está na matéria (que até me surpreendeu também), a média que costumo fazer com ele é em torno de 16~18 na pista, sem ar ligado, mantendo os 120km/h.

  • Pajé_do_além

    Só de mudar o motorista já muda bem o consumo. Carros diferentes, relevo e trânsito…. vish, pra efeito de comparação só mesmo o Inmetro:
    7,9/9,3E 11,2/13,2G Palio
    9,9/10,7E 14,2/15,1G Argo
    9,2/10,8E 13,5/15,7G Ka
    8,5/9,9E 12,5/14,1G HB20
    8,8/10,5E 12,9/15,3G Onix
    8,9/10,4E 13,1/14,9G Gol
    8,8/10,1E 12,9/14,2G Fox

    • 4lex5andro

      Só pra confirmar a impressão.
      Lado esquerdo, consumo urbano/rodoviário, com etanol; e lado direito com gasolina, certo?

      • Pajé_do_além

        Correto.

        • Edson Fernandes

          De todos esses o que me chama atenção negativamente é o HB20 1.0. O motor anda bem sim para 3 cilindros, só considero em performance superior aos motores 1.0 4 cilindros (e a conferir o firefly), mas o consumo dele não é tão agradavel quanto se poderia esperar de um motor moderno.

  • Diorgenes de Abreu

    É quase impossível de acreditar que este Palio, a 120Km/h a 4.000rpm esteja andando com um consumo de 20km/l…. Esse computador bordo está alterado que nem o computador que gerencia os motores diesel da Volks… .. .. Fiatgate neles….

    • Gilson Zotti

      Cara, ja fiz várias medias pelo computador de bordo e no método antigo tb, e ql viagem q eu faça com ele sem o ar ligado, da sempre uns 17 km/l, com o ar faz uns 15.
      Antes de mandar esse relato, fiz várias medidas e sempre se equivalem.

      • Matheus

        As rodas e pneus do seu carro estão no tamanho original?

        • Gilson Zotti

          Sim Matheus, carro todo original, com pneus de baixa resistência a rolagem (de fábrica).

      • Diorgenes de Abreu

        Já dirigi um JAC J3 que em 100km/h com a rotação lá em cima, lá pelos 4.000rpm o carro bebe muito fácil, na casa dos 10km/l …. dirigindo-o no sapatinho, mantendo a rotação sempre baixa, na casa dos 2.500 a 3.000rpm no máximo o carro foi muito econômico, porém a velocidade era 70km/h em 5ª marcha…. pra mim continua sendo muita surpresa e praticamente inacreditável, visto que esta economia relatada na notícia é de carros novos, de projetos novos, motores novos e de 3 cilindros, como o Fiat Mobi, o VW UP, o Peugeot 208…

        • Edson Fernandes

          Diorgenes,
          Eu para lhe responder estava olhandoo video aqui do NA e tem alguma coisa de errado no J3 que vc dirigiu. Pois ele a 110km/h marcava coisa de 3000 a 3100rpm. Ou seja, a 100km/h marcada na faixa dos 2600 a 2700pm.

          A quinta do J3 é super longa… de forma que se atingir em 120km/h 3500rpm ficará nessa faixa de rotação. O que eu imagino que talvez vc diga, seja relacionado a uma marcha anterior para manter potencia e aí sim atingir essas rotações.

          • Diorgenes de Abreu

            Um JAC desregulado, mal dirigido por muito tempo… um carro que tem rodado 1.000km toda semana… Normal que a 100km/h em 5ª marcha estivesse bem acima dos 3.000rpm….

            • Edson Fernandes

              A ponto de bater 4000rpm em 100km/h? Haja problema nesse J3! rs

    • Bruno Góes

      Se for em pista plana, com rotação a menos de 3k, talvez consiga sim. Mas depende de vários fatores.

      • Gilson Zotti

        Talvez os fatores possa ter me ajudado nessa média.
        Abraços

    • Guilherme Batista

      Não acho nada impossivel, com pneus bons, estrada boa e plana é um consumo bem realista. Claro que com essa rotação não da, mas provavelmente foi só no momento da foto.

      Já fiz algumas vezes consumo de 17km/l no meu NF na excelente rodovia Fernão Dias.

      • Gilson Zotti

        Exato, pode ter sido no momento da foto, condições da estrada (Anhanguera) e diversos fatores, mas 17km/l já fiz várias vezes com ele também.
        O carro é novo, 21 mil km, a mil km atrás fiz revisão.
        Abraços

  • Gilson Zotti

    Meu relato é exatamente pra possiveis compradores, pois ouvi mts materias falando o qt o mesmo era gastão e mts pessoas dizendo o mesmo.
    Ja fiz o cálculo pra comparar com o computador de bordo e a diferença entre de 0.3 a 0.4 mais gastão que o próprio computador de bordo apontava.
    No alcool como disse, não vale a pena msm, so gasolina no tanque.
    Espero ter colaborado com os leitores e possíveis compradores.
    Abração a tds.

    • Leonardo C.

      Minha irmã teve um Palio Attractive 1.0 14/15, rodamos 8.000km até ser furtado e logo depois comprou um HB20 1.0. O Palio era econômico na gasolina, mais gostoso de dirigir, mais confortável e bem mais completo. O HB20 anda muito bem com esse motor, porém não é nada econômico, sem contar que na gasolina ele se arrasta, com álcool anda forte, porém não é tão confortável, a pintura é frágil e faltam itens de conveniência (comparado ao Palio, por exemplo, onde o Fiat tinha computador de bordo mais completo, Follow me Home, limpador traseiro indexado a velocidade do dianteiro, acionamento ao engatar a ré, luz de frenagem de emergência, acionamento dos vidros via chave DE SÉRIE em todas as versões). Se o Palio tivesse um FireFly no lugar do Fire EVO com certeza eu compraria um.

    • Edson Fernandes

      Gilson,
      Quando aluguei um 1.0 em florianopolis, imaginava o Palio fire ou mesmo outros produtos até mais simples. Na epoca tinha a escolha:
      – Palio Fire
      – Gol “G5”
      – Palio igual ao seu
      – Prisma VHCE

      Quando vi que poderia escolher, não pensei duas vezes: Foi o Palio. Acima dele tinham bons carros mas com um preço de aluguel que eu já não quis bancar.

      Lá em Floripa que eu pegava muitas rodovias com trechos de serra ou com inclinações, ali vc percebe que o motor Fire não responde a contento e é geralmente o motivo de alto consumo. Se for pianinho, ele vai ser economico. Me lembro que como viajei de ferias e quis ir de avião, aluguei um carro por lá mesmo. Mas como eu senti falta do meu C3 nessas condições! Para vc ter ideia, o consumo ficava por volta dos 12km/l na estrada! ( meu C3 em condições iguais ficava em 15-17km/l, não era necessário reduzir, era mais método carga no acelerador mesmo)

      Em contrapartida, em trechos planos ou de declives, o consumo subia para 16km/l. Eu confesso que se fosse ter um Palio, ele deveria ser 1.4 no minimo para me agradar (estava acostumado com o C3 1.4 né…)

      E então, digo… o Palio me agradou como produto, é silencioso (fazia tempo que não andava num Fiat silencioso) mas que a Fiat salgou um pouco o dedo no 1.0. Se tivesse sido melhor em preços, o produto teria mais receptividade.

      Abs

      • Gilson Zotti

        Concordo com o fator desempenho do motor, é meio fraco mesmo.
        Mas como disse aqui, os trechos que costumo pegar e viagens que fiz (e costumo fazer), costumam ser com bastante trechos planos e dá pra andar na casquinha pra manter os 120 km/h.
        Concordo no que diz que o carro é silencioso, também acho e concordo também que o motor é fraco, em subida tem que encher o pedal do acelerador e até mesmo reduzir.
        Ahhh, pessoas acostumadas com um motor maior e mais potente e pegar um Palio 1.0, vai estranhar mesmo kkk, dá pra entender.
        Como disse também, o próximo carro que pretendo adquirir, é um veículo fora dos 1.0, mas por enquanto é o Palio mesmo kkkk, me agrada como produto também, falta motor em algumas situações, mas por enquanto é ele que vem me atendendo, e relativamente bem.
        Qt a FIAT salgar o dedo no 1.0, ela vem cometendo o mesmo erro com o ARGO.
        Abraços, valeu o relato Edson.

  • Guedes

    Não dá pra confiar muito em computador de bordo. Ele tinha que ter feito média na bomba.

    • Gilson Zotti

      Já fiz na bomba e as diferenças máximas q consegui aferir foi 0.6 pro computador de bordo, alegando um gasto maior na bomba de 0.6.
      Abraços

  • Ricardo

    Carros da Fiat costumam ser econômicos novos e gastadores velhos.
    Se andar de boa, qualquer carro entre 1.0 e 2.0 é econômico.
    Não acredite no computador de bordo, costumam marcar mais que o real, já cheguei a fazer 16,5 km/l no meu polo 1.6 2009 no computador, mas na real foi 14,5 km/l.

    • Diorgenes de Abreu

      Já dirigi um Polo Sedan 1.6 2010 que no computador de bordo tb marcava isto, 16km/l … mas com certeza não era…

      • Ricardo

        Talvez viajando a 70 km/k numa descida!

        • Diorgenes de Abreu

          Qualquer carro com motores entre 1.0 e 2.0 será econômico numa velocidade de 70km/h em 5ª marcha….

          • Ricardo

            Sim, já disse isso também!

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Eu acho esse Palio bonito ainda perante o Argo, se tivessem colocado um novo painel pra essa CMM flutuante, e os novos motores firefly, poderia ficar mais uns 4 anos em linha tranquilo (mobi nunca deveria ter existido)

  • Joaquim Grillo

    Essa palio é uma aberração a Fiat matou um cult do pais, a respeito do assunto eu sempre uso o computador de bordo e ele ajuda mas não marca o correto, fica pra mais ou pra menos, eu pefiro ir pelo velho calculo manual litros e km.

  • Rodrigo

    Eu utilizo as médias de consumo do computador de bordo como referência apenas para controlar a pisada.
    Na maioria das vezes, o erro é grande, para mais ou para menos.
    Confio no cálculo manual : enche o tanque, roda, marca a distancia percorrida, enche o tanque, divide a distância percorrida pelo volume do combustivel no abastecimento = consumo real.
    Se bater mesmo os números do relato, o Palio é mesmo econômico!

  • Roberto

    Trabalho há 5 anos no mesmo local e faço basicamente o mesmo trajeto. O transito tem momentos melhores e piores, mas a média que consegui foram estas abaixo, considerando que na “cidade” ando +- 7km para ir ao trabalho, e o computador de bordo marca em média 20km/h de velocidade média e na estrada ando 135km com velocidade média de 65km/h. Em 99% do tempo ano com o ar ligado
    Uno Mille 1.0 Flex – 10/11km/L na cidade e 15/16km/L na estrada
    Punto 1.4 Flex – 9,5km/L na cidade e 13/14km/L na estrada
    Doblo 1.8 Etorq 7 lugares – 7km/l na cidade e 9/10km/L na estrada
    HB20 1.0 – 9,5km/l na cidade e 14/15km/l na estrada
    Versa 1.0 – 10.5km/L na cidade e 17/18km/L na estrada (antes da revisão)
    Versa 1.0 – 12.5km/L na cidade e 19/23km/L na estrada (depois da revisão)

    Além deles, já dirigi o Palio 1.0 flex e o Gran Siena 1.4, e a percepção foi de que o Palio bebia mais que o Uno Mille e o Gran Siena era mais econômico que o Punto e o HB20

    Ou seja, Independente da litragem do motor, o acerto conta muito, e o trabalho da Nissan me parece fenomenal, principalmente considerado que agora só viajo com o Versa lotado.
    Não sei exatamente porque, mas o Gran Siena também tem um acerto melhor até do que o Punto de mesmo motor

    • Edson Fernandes

      Que sofrimento o consumo da Doblo hein?

      Se fosse comigo, eu teria um prejuizo grande com combustivel. Sobre o Versa, é o que eu vejo… e acredite… o 1.6 não é mto distante disso…

      O que eu gosto no Versa é ser um carro confortavel sem ser molenga. Isso me agrada em cheio. Tanto que olho sempre para o March qdo pesquiso um pequeno para o dia a dia.

      • Roberto

        Sim, eu adorava o Doblo, mas sai fora em 3 meses. O carro é ótimo, mas inviável para mim.
        O Versa é muito bom, não esperava isso tudo.

  • Heleno

    Com essa médias, não se pode mais dizer que é econômico. Considerando que hoje existem carros mais potentes e mais econômicos, caso do Up TSI, alguns inclusive com cilindrada maior, como e 208 PureTech até mesmo o tão criticado etios 1.5 manual consegue fazer médias semelhantes, ou melhores. Ainda por cima com desempenho superior, menos o Puretech que só é econômico, rsrs.

  • carlos rodrigues

    Sem entrar no mérito de marca A ou B, a maioria dos motores flex 1.0 e 1.6 do mercado nacional estão na mesma média de consumo. Com exceção dessa nova gama de motores que possuem alguns melhoramentos tecnológicos, como: bloco e cabeçote de alumínio, variador de fase na admissão e escape, velas de iridium, adoção de direção elétrica, injeção direta, turbo compressor). Em sua grande parte são motores bastante utilizados pelas marcas japonesas, a exemplo do etios, versa, fit, etc. Felizmente já vemos essas tecnologias chegando em modelos populares da VW e FIAT, sinal de que o futuro é promissor.
    Com relação ao relato do colega, seria bom ele resetar o CB que enchesse o tanque pra se ter uma média mais próxima da realidade. Por exemplo: quando se anda em rodovia a média de velocidade influencia no consumo. Quando se chega de uma viagem, com boa média de velocidade e consumo, por alguns dias o consumo médio do CB vai marcar uma boa média até a média de velocidade ir diminuindo com fluxo urbano. O mais correto a fazer para se ter uma média mais próxima da realidade seria resetar o CB toda vez que ele enchesse o tanque ou quando mudasse de modo de condução estrada/cidade.

    • Gilson Zotti

      Correto, entendo que eu deveria ter zerado qd entrei na cidade, por isso os 13,6 km/L, porém, até mesmo quando ando só dentro da cidade, sem ciclo rodoviario, zerando toda vez que abasteço, ele faz a média de 12,7~13 (sempre com gasolina e no mesmo posto).

  • Gilson Zotti

    Acho que pelo circuito relativamente curto, tenha propiciado a média registrada.

    • Edinaldo_Tapica

      Ao contrário, quanto mais curto o trajeto, maior o consumo depois desse reset. Se você fez a medição certa inclusive, os primeiros quilômetros são péssimos devido ao motor estar frio

      • Edson Fernandes

        Ele veio da estrada, o motor já estava quente… acredito ser pouco para justificar um consumo maior. E ele deixa bem claro que os percursos dele geralmente são bem planos… dá para ser economico senão andar acelerando a toa…

        • Gilson Zotti

          Exato, pra eu manter esses 120 km/h eu não estava acelerando no talo, eu estava na “casquinha” no acelerador, praticamente encostando e estava mantendo esses 120 km/h, logo, sem necessidade de afundar o pé.

  • TijucaBH

    Não foi o assunto do relato, mas é incrível o quanto esse palio 1.0 é ruim! Eu só tinha andado nele e no novo uno, mas de uns tempos pra cá tenho alugado bastante carro e dos 1.0, os melhores sao Ka e HB20 considerando o carro como u todo, motor, cambio, desempenho, conforto, itens de série etc. O pior do Palio, não é o motor como todos imaginam, mas o cambio tem engates muito ruim, acabamento fraco e bancos com espuma muito macia. Fiat despencou principalmente no varejo não foi à toa.

    • Edinaldo_Tapica

      Acabamento? Não sei teu padrão de referência mas é um dos melhores da categoria. Seja na escolha dos plásticos, quantidade de tecido nas portas, pespontos dos bancos, emborrachados, enfim… Bate fácil o Onix, o Sandero, o Gol, e o Ka (dirigi todos em versões equivales)

  • Natán Barreto

    E o pessoal defendendo Chery QQ mais leve e menor fazendo 9km/l na cidade

  • P500

    Tenho um Astra 2005 flex 8V. Indo de SP até Ribeirão Preto total 360km. Ar ligado 100% do tempo e andando sempre a 120 na bandeirantes e a 110 na Anhanguera consegui um consumo de 14,6km/l. Completei o tanque com 25 litros de gasolina. Na volta, vim de noite, sem ar e com picos de 140, média de 12,6 km/l.
    Abraços.

  • Edinaldo_Tapica

    Tenho um. Motor FireEvo, o maior tiro no pé que a Fiat podia dar. Bebe… Mas não bebe pouco não. BEBE MUITO! Chega a beber mais do que meu outro carro, um Sentra 2.0 Monocombustivel na qual consigo 12 km/l na cidade, e cheguei a 17km/l na estrada. No Palio, faço média 7,5 COM GASOLINA, na cidade e 11 na estrada. Se soubesse que era assim, não teria comprado, mas como era um carro planejado a passar muito tempo, tive que assumir o pepino.

  • Wellington Myph13

    Meu pai teve um 2013, sem airbags e abs, e não passava de 7km/l de etanol na cidade e chegou a tentar com gasolina, mas não passou de 9,5km/l, então compensava o etanol. Ele usou pouco na estrada, mas quando usou, misturado com o consumo já da cidade, fez 10,8km/l (deve ter feito bem na estrada pra subir bem a média, nem sei quantos KM ele andou)
    Ele sempre faz o consumo pela bomba. No computador de bordo dava perto, mas sempre um pouco a mais, 0,2 / 0,3 a mais…
    Não é exatamente econômico, mas não é de todo ruim assim… Meu Sandero 1.6 Easy’R faz essas médias com etanol…

  • Andre Henrique Melo

    Tenho 2013 na Estrada na Gasolina 15 a 16 Por litro no Etanol 12 a 14 litro Rotação sempre no limite de 3.000 giros. Na cidade Gasolina 12 Etanol 10 Ar ligado.Depois que fiz a manutenção de troca de velas melhorou.Ao comprar o carro ele gastava mais com tempo o consumo melhorou.Observei guando ele foi para oficina realizar reparo na lataria ao desligarem a bateria carro ficou 10 dias seu consumo piorou novamente depois de uns KM o consumo melhorou. Em uma viagem semana passada de total de 400 KM entre subidas e descidas ate Visconde de Mauá ele fez media mista de estrada e cidade de 11 por litro.Com 5 passageiros e malas no carro.

  • Jose Alexandre Mendonça Neto

    Não acredito nessas médias, estão muuuuuiiito otimistas. começo pedindo ”TRUCO”..

    • ####Carlao GTS

      Eu ouvi SEIS?: peço nove nessa média! Pode deixar vir ; que eu sou pé e mão!

  • Ricardo Blume

    Não quero duvidar do amigo mas eu nunca confiei em computador de bordo. A média dada é sempre maior, acredito que para passar a sensação de economia. Fazendo a média no computador e na bomba sempre da diferença. O que eu posso dizer é que os 3 cilindros de hoje são mais econômicos que os antigos ditos populares. Nunca vi Celta, Fiesta, Ka, Palio e Uno fazer média boa. Motores maiores de hoje como 1.6 conseguem fazer média até melhor que estes “velhinhos”. O Celta que eu tinha nunca passava de 9 km/l na cidade com gasolina.

    • Gilson Zotti

      Com ctz Ricardo, por isso o meu relato.
      Ctz que os carros de hj e os motores de hj sejam melhores e mais eficiente.
      Talvez tenha sido o percurso que fiz e vários outros fatores tenha ajudado nessa média registrada.
      Abraços

  • João Guilherme Tuhu

    Acho perfeitamente possível, se o carro estiver bem alinhado, pneus calibrados e com pouca carga no acelerador. Tive um Mille Fire só a gasolina que fazia, em medição bomba a bomba, sem preocupação em poupar, 21 km/l.

    • Gilson Zotti

      Então, o carro praticamente acaba de vir da revisão (20 mil) e eu estava sozinho no carro e sem carga nenhuma (há não ser eu mesmo), ando sempre com os pneus calibrados e aplicando pouca força no acelerador (com vc disse) pra manter os 120 km/h

  • Felipe Osorio

    Bom, ontem fiz 400km de rodovia com o Pug 207 passion 1.4 (119mil km rodados), e calculei a média de consumo: 99,5% em rodovia e 18km/l cravados “na ponta do lápis” – achei bom. Na cidade com gasolina, as médias ficam em 12 – 12,5 km – o que também me agrada. Vindo de um Polo 1.6, estou gostando mais dessas médias hehe. Deu quase a mesma coisa que o colega.

    • Gilson Zotti

      Olá Felipe.
      Então, esses 20,6 km/l me causou espanto também, nunca tinha dado isso, o comum dele é 17,5 – a 18 km/l em viagens que quase sempre faço de Limeira a Mogi das Cruzes e diversas outras viagens que já fiz deram essa média, porém essa de 20,6 me pegou de surpresa também.
      Parabéns, você tem um carro melhor em motor e conseguiu fazer os 18 km/l

      • Felipe Osorio

        Sim! 20,6km/l é consumo de Up andando de boa em rodovia, realmente é uma média fantástica.
        E também me surpreendi com a média que obtive, para um motor 1.4, achei muito interessante

        • Gilson Zotti

          Com ctz, um motor 40% maior e fazendo essa média, espetacular.
          Parabéns de verdade, mais potente e média muito interessante.
          Consumo de 1.0, que anda bem menos.

  • Diego Sampaio

    Tudo depende da cidade/asfalto/horário que usa o carro. Tenho um Palio 1.6 16v Trancologic e a média é de 10km/L (pé muito suave). Tive um vizinho que “jura” que faz 14km/L no WR-V dele. Perguntei qual era o trecho que ele usava o carro e eis a resposta: Só uso final de semana (menor transito, vias mais livres e consequentemente velocidade média maior).

    Quem pega o transito do dia a dia para ir trabalhar, nos horários de pico com engarrafamentos de 30~60min e transito pesado dificilmente consegue essas médias “mágicas” que falam por ai.

    • Gilson Zotti

      Concordo, até pq eu estava sozinho no carro, com a Anhanguera livre.

    • Retrato do Papai

      perfeito… tenho um fox 1.6 8v e, como só utilizo o carro para lazer, não tenho um percurso padrão… já cheguei a fazer horrorosos 6,9km/l na gasolina, assim como maravilhosos 13km/l no etanol…

  • ####Carlao GTS

    Nunca. e o 1.4, é terrivelmente pior.

  • duhehe

    Eu considero essas medias obtidas fracas, o carro é 1.sofrimento.
    Ando diariamente com 2 carros HB20X AT6 e Corolla XEI 2.0 CVT
    O HB20X esta fazendo 11,5 km/l 100% gasolina- 100% cidade
    O Corolla esta fazendo 10… 11 km/l 100% gasolina cidade e 14 a 15.7 na estrada sempre com ar e piloto travado em 120km/h.
    Se for para sofrer com 1.0 tem que ter medias de 20…25km/l pelo menos.

    • Gilson Zotti

      Exato.
      O proximo quero um motor maior e AT também, pois 1.0 já deu.
      Os carros de hoje estão mais tecnologicos e econômicos.
      Um Corolla como vc citou acima fazendo quase 16 km/l, quase o mesmo que o meu 1.0 e motor 100% maior.
      Parabéns, valeu pelo comentário, já me interessou o Corolla.
      Tenho um primo meu que tem um FIT CVT (dos novos agora) e já conseguiu 19 km/l com ele tb, sendo um motor 50% maior, e eu estava junto.

      • duhehe

        O maior problema do 1.0 é isso: o desempenho é muito ruim e a economia não justifica.
        Com um 1.5, 1.6, 2.0 modernos, sabendo dirigir economicamente o carro gasta a mesma coisa que um 1.0, anda mais e se precisar pisar fundo para fazer uma ultrapassagem ou andar mais apressadamente, o motor responde como deve.
        Pessoal fala mal do corolla aqui, mas ele é polivalente nesse sentido, pisando leve ele desenvolve super bem e é econômico e se ”mete o pé na tabua” ele anda demais, mas ai logicamente o consumo cai para menos de 8.

        • Gilson Zotti

          Sim, o desempenho é sofrivel em muitas situações, em reta ele vai legal, mas pegou um subida já era kkk

  • Verdades sobre o mercado

    Fui gerente de css VW e Fiat e dos carro que tive até hoje o “Novo” Palio 1.4 foi o que tinha o maior erro no computador de bordo. No meu uso do dia-a-dia que era trajeto curto com bastante trânsito e muitos semáforos ele marcava 10 km/l de gasolina mas ao fazer na ponta do lápis a real era 8,5 Km/l, conta esta feita várias vezes. O carro mais preciso que tive foi o Bravo que todas as vezes que fiz a conta na ponta do lápis batia com o indicado no computador de bordo, seja cidade, seja estrada. Se a média deste leitor for baseada apenas no computador de bordo, pode ser que o consumo real seja até 15% maior.

    • Gilson Zotti

      Essa em questão foi baseada só no CB, porém usando do critério de 15% a mais citado por você, o consumo real chegaría onde o que habitualmente costumo ter de média “quase sempre”, 17,51 km/l, nessas além do CB, o calculo habitual também e erros de no máximo 0,6 km/l do CB pro método padrão, sendo o CB dando 0,6 km/l a mais (mais econômico (17,5 – 18).
      O pq desse post, é exatamente o espanto de uma média que nunca tinha presenciado no mesmo.
      Abraços

  • Marcelo Maita

    Tive um que acabo de vender. Deslocava-me 130 km diários. Cheguei fazer média de 20 km/L na gasolina, porém, após a instalação de algumas passagens em nível pelo caminho, a média ficou em 18 km/L, dentro dos limites de velocidade e o uso do ar influenciava muito pouco.

    • Gilson Zotti

      Legal Marcelo, vejo que essa média não seja tão impossível como dizem, até mesmos carros com motorização maior fazendo quase a mesma média que o meu 1.0, segundo relatos de muitos aqui no forum.
      Agradeço a pelo seu relato.
      Abraço

  • Lucas Nascimento

    O carro mais econômico do Brasil, segundo o Inmetro, é o Volks UP! TSI com 16.3 km/l, e o Peugeot 208 de 3 cilindros com 16.8 km/l.

    Se o computador de bordo desse Palio feioso falasse a verdade hein !!!

    Essa versão do Palio é o PATINHO FEIO dos “carros nacionais”. O cara que desenhou esse Palio devia estar bêbado, só pode.

    • Gilson Zotti

      Ai é questão de gosto, e isso é individual de cada pessoa.
      Eu particularmente acho ele mais bonito que o UP! , MOBI, (já que tocou no assunto estética), não fator motor, que isso o UP! é é bem superior do que o FIREevo (com ctz), assim como o 208 que citou, motores bem mais modernos.

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