Palio 1.0 é gastão? Leitor acha que não

Fiat Palio Fire 2015

Recebemos do leitor Gilson um relato falando a respeito do consumo que ele tem obtido com seu Fiat Palio Attractive 1.0 ano 2015/2016, que não é tão gastão quanto costuma-se falar do modelo. Apenas fica a dúvida, será que o computador de bordo está marcando as médias corretas?

Gostaria de relatar o desempenho de consumo de combustível em um Fiat Palio 15/16 1.0 Attractive. Vi e vejo muitas pessoas reclamarem que o Palio 1.0 é gastão, que não tem uma economia de combustível boa, por isso, venho através desse fazer o meu relato com o meu Palio Attractive 1.0 15/16.

Em novembro vão fazer 2 anos em que adquiri o veículo, ou seja, está com 1 ano e 9 meses de uso e seus 21 mil km. Desde que adquiri o mesmo, vejo que, o que as pessoas dizem e o que eu já li de que, o carro é gastão, não vem acontecendo comigo (graças a Deus rsrs).

Já fiz varias viagens com ele e a média dele (sem ar-condicionado) fica na casa dos 17,5 km/l a 18 km/l com gasolina no tanque, sendo que, com o ar ligado, ele faz uma média de 14,8 km/l a 15,2 km/l, bem econômico no meu ver, sendo que, não sou de andar “mole” com ele não, mas respeito o limite de velocidade.

Dentro da cidade, ele faz em torno de 12,7 km/l a 13,3 km/l com gasolina no tanque, sendo que, no álcool, acho que ele não é viável, fazendo em torno de 11,5 km/l a 12,3 km/l na pista (com ar-condicionado), nunca fiz media dele com álcool sem estar ligado o ar. Na cidade ele peca um pouco, consigo fazer uns 8,5 a 9 km/l, e também, não costumo usar muito álcool, o uso do mesmo combustível é esporádico.

Mas hoje, fazendo um percurso da cidade onde moro (Limeira-SP) até Americana, um trajeto de aproximadamente 20 km de ida, me chamou a atenção durante o trajeto a quilometragem média que ele estava fazendo, 20,6 km/l , a 120 km/h.

fiat palio attractive 2015 2016 relato consumo 2

Fiquei surpreso, pois como disse, já tinha feito 18 km/l com a mesma velocidade, mas essa foi a maior média que consegui até agora com o veículo, e o que mais me chamou atenção, é que não era descida e sim um trecho de reta (isso na volta de Americana pra Limeira).

Depois, andando dentro da cidade e fazendo algumas coisas por aqui, guardo o carro na garagem e vejo que ele está com consumo de 13,6 km/l, depois de rodar com ele dentro da cidade, lembrando que, essas médias de hoje SEM o ar-condicionado ligado.

(Leia também sobre o Palio Fire.)

fiat palio attractive 2015 2016 relato consumo 1

Enfim, vejo que o carro da Fiat não é gastão como li e ouvi em muitos lugares, como disse, não sou de andar “mole”, ando sempre forte com ele e do mais, ele vem sendo um bom carro, não me deu problema algum até o momento.

Fica aqui o meu relato e, embora tenha sido um percurso relativamente curto (aproximadamente 40 km ida e volta e mais um pouco que andei na cidade), o carro é econômico, embora ache que no álcool ele não seja viável, mas na gasolina comum ele vai bem.

Apesar dessa média de hoje, ele fica mesmo na média citada anteriormente de 17,5 a 18 km/l sem ar, e 14,8 a 15,2 km/l com ar condicionado ligado na pista e mantendo os 110 – 120 km/h e dentro da cidade costumo ter médias de 12,7 a 13 km/l. Varias viagens que já fiz, bateram essas médias todas com gasolina comum no tanque, assim como as médias na cidade.

Grande abraço a todos.
Gilson Zotti

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.