Corolla / Civic, qual o melhor? Leitor fala de experiência

toyota corolla xrs 12

Atualmente tenho um Civic LXL 1.8 modelo novo, ano 2012. Meu carro anterior era um Corolla XEI 1.8 2009.

Como muita gente tem dúvida sobre qual dos carros escolher, resolvi tentar passar as minhas impressões sobre os dois, tentando ser imparcial, pois ambos são bons carros, mas com características bem diferentes, virtudes e deméritos.

O que me levou a trocar o Corolla pelo Civic foi que eu não estava muito contente com o desempenho, principalmente em estrada.

Isso devido ao câmbio de quatro marchas do Corolla, às vezes ele passava uma certa insegurança, pois tinha um certo “buraco” nas acelerações com o carro por volta dos 100 km/h caso fosse necessário acelerar forte, como numa ultrapassagem, por exemplo.

Também não transmitia muita emoção, pois o carro tem uma característica mais calma e meio anestesiada.

Civic Touring 1.5 Turbo tem equilíbrio, apesar do preço

toyota corolla xrs 11

Toyota Corolla

Aspectos positivos:

  • Consumo de combustível baixo (12,8 km/l em estrada e 7 km/l na cidade, com gasolina, medidos no posto, já que o computador de bordo marca 13,5 km/l na estrada);
  • Espaço interno muito bom, bancos muito bons, principalmente o do motorista, que por ser bem largo acomoda muito bem, não cansando o condutor;
  • Estabilidade muito boa em estrada;
  • Silencio a bordo é bastante grande, sendo que não se ouve o barulho do motor, mas quando bastante exigido o motor “grita” bastante;
  • Bagageiro enorme.
  • Na cidade, as arrancadas são rápidas (nem parece um 16 válvulas);
  • A troca de marchas é muito boa, não tendo o famoso “tranco”, mas uma 5ª marcha seria bem vinda, principalmente ajudaria na redução de marchas em retomadas nas estradas;
  • A sensação de segurança é enorme;
  • Carro bastante macio, mas sem ser molenga, fazendo curvas razoavelmente bem e absorvendo bem os impactos nos buracos.

Aspectos negativos:

  • Em retomadas, dependendo da velocidade, o carro demora um pouquinho para embalar. Isso ocorre também em subidas.
  • Muitas vezes acabava mudando manualmente a marcha, de 4ª para 3ª. Parece que esse problema ocorre justamente pela falta de uma 5ª marcha, ou seja, como o espaçamento entre as marchas é maior, demora mais para que haja a redução de marcha. Mas não é um defeito que tire a felicidade de ter um Corolla.
  • O rádio não vinha com entrada USB;
  • Existiam alguns “grilos” no carro, principalmente devido ao atrito dos bancos de couro.
  • Preço do carro: é um absurdo o preço de um Corolla novo, por isso comprei um usado, pois na época não tive condições de comprar um zero km.
  • De vez em quando o vidro automático, ao fechar, bate e volta, mas não é sempre que isso acontecia.
  • Nas concessionárias sempre fui bem atendido, e o como o carro nunca deu problema, só fiz as visitas para fazer as revisões.

Honda Civic

honda civic exr 20 avaliacao na 1

Aspectos positivos:

  • Economia de combustível, sendo que em pista simples, sem muitos aclives, consegui média de 14 km/l e com o botão ECON ligado consegui média de 14,5 km/l.
  • Computador de bordo muito completo, com várias informações e inclusive com visor da câmera de ré.
  • Diversos comandos (som, computador, piloto automático) agrupados no volante.
  • Em condução normal, o carro é bastante silencioso.
  • O barulho do motor só incomoda um pouco em altas rotações.
  • Boas respostas na cidade, pois a primeira e segunda marcha foram encurtadas, deixando o carro esperto em arrancadas, mas não tanto quanto o Corolla.
  • Possibilidade de troca de marchas pelas borboletas no volante, embora eu prefira a troca no câmbio, coisa que no Civic não é possível.
  • Boa estabilidade e transmite segurança na estrada.
  • Desenho bonito, principalmente por fora.
  • Boa qualidade de montagem, facilidade de fechar ou abrir portas, vidros com função “um toque”, câmera de ré, etc.
  • Espaço interno muito bom e, inclusive no bagageiro, que ficou maior, pois o carro passou a vir com estepe fino, que mais parece um pneu de bicicleta.
  • Posição S no câmbio ajuda bastante em subidas de serra, pois evita a troca constante de marchas, já que segura mais a troca.
  • Na verdade essa posição S elimina a 5ª marcha, ou seja, o carro trabalha com as 4 primeiras, mantendo em rotação mais alta o motor.

Aspectos negativos:

  • Carro muito caro pelo que oferece (paguei R$ 77.000), pois faltam airbags laterais e controle de estabilidade.
  • Vem com câmera de ré mas falta um mísero sensor de estacionamento.
  • Falta também farol de neblina.
  • Apesar de achar bonito o desenho do carro, ficou muito parecido com o City, sendo difícil distinguir quem é quem.
  • Botão ECON deixa o carro um pouco mais lento nas respostas, mas ajuda um pouco na economia.
  • O melhor é usá-lo somente em pistas onde seja possível manter uma velocidade constante e sem muitos aclives.
  • Não é um defeito, mas uma característica que pode agradar uns e outros não: bancos com espuma firme
  • Suspensão também bastante firme. Não chega a ser seca, mas incomoda bastante em pisos ruins, com buracos. Claro que pesa o fato de antes eu ter um Corolla, que era pior na dirigibilidade mas melhor na suspensão, que era bem mais macia.
  • Transmite as imperfeições da pista para o interior e o Barulho da rodagem dos pneus em asfalto ruim invade bastante a cabine.
  • Acredito que falte um melhor isolamento acústico pois o barulho do motor em altas rotações incomoda um pouco também.
  • Felizmente em condução normal o carro é bastante silencioso e, até agora, com 30.000 km não surgiram barulhos no acabamento.
  • Como a primeira e a segunda marcha foram encurtadas pra favorecer na cidade, no asfalto a terceira foi alongada demais. Por exemplo: a 100 km/h a segunda marcha não entra mais e a terceira está em baixa rotação. Então pode pisar fundo que o carro demora pra responder, até que suba o giro, principalmente em aclives ou com o carro cheio. Em ultrapassagens isso é bastante ruim.
  • Além das borboletas para troca de marcha deveria ser possível trocar as marchas pelo câmbio normal, pois quando gira o volante as borboletas vão junto, prejudicando a troca, principalmente em curvas.
  • Gostei do atendimento nas concessionárias.

Em resumo, para mim que saí da maciez do Corolla, foi uma mudança bastante radical, já que são carros bem diferentes.

Ainda não consegui acostumar com a maior dureza da suspensão e pretendo trocar o carro pelo novo Focus ou voltar para o Novo Corolla que será lançado ano que vem.

Mas posso afirmar: tanto o Corolla, quanto o Honda Civic, são bons carros, custando um valor bem alto pelo que trazem, e que o comprador deve fazer um bom test drive para decidir qual dos dois melhor corresponde ao seu perfil.

Embora ambos tenham motores 2.0 atualmente, na essência permanecem os mesmos em termos de características e acabamento.

Por Jurandir Carneiro

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.