Fiat Manutenção

Fiat: Leitor fala de confusão do óleo especificado pela montadora

Fiat: Leitor fala de confusão do óleo especificado pela montadora

O leitor Fabiano Cunha entrou em contato com o NA para expor uma grande confusão que a Fiat está fazendo com as especificações de seus óleos lubrificantes recomendados. Leia um trecho:


A Selenia foi comprada pela Petronas e os óleos da FIAT mudaram, o que tem causado grandes transtornos.

Informações contraditórias estão tanto no site da FIAT (seção fluídos) como no próprio site da FLBrasil. No site da FIAT, está lá: óleos 5w30 Pure Energy recomendados para os motores 1.0 e 1.4 Economy (entre outros) e Selenia Performer 15w40 semi-sintético SM, recomendando para motores com turbina e multiválvulas.

Lembrando que esse Performer era o famoso “óleo de Marea” e sua especificação antiga era: 10w40 Sintético, Sl. Essa informação inclusive está no site da FLBrasil, contrariando as informações do site da FIAT.


Se já há certa confusão entre fornecedor do óleo e a montadora, pior é o que alguns concessionários informam ao consumidor. Continua:

O problema é que TODAS as concessionárias que liguei aqui em Brasília, três nem sabiam do que eu estava falando e 2 falaram assim: “ora, você pode colocar tanto o 15w40 quanto o 5w30!” o que do meu ponto de vista está errado, afinal, um óleo é consideravelmente diferente do outro.

Exatamente, há uma grande diferença entre um e outro. A desinformação de algumas concessionárias impressiona o consumidor, que muitas vezes recorre a elas para obter uma informação oficial da marca.

Mas se elas nem sabem do assunto, então quem resolve isso? A montadora? Bom, o Fabiano procurou a Fiat para uma explicação e veja o que eles responderam:

No call center da FIAT a atendente é radical: Só pode usar o óleo que está especificado no manual! Concordo com ela, mas então, CADÊ o Selenia k semi-sintético 15w40 SL ou o Performer 10w40 SL 100% sintético que está escrito no meu manual?

Sem uma resposta oficial que esclareça suas dúvidas, Fabiano ficou apenas com perguntas sem respostas objetivas por parte da Fiat e seus revendedores:

O óleo Selenia K 15w40 SL saiu de linha? Entrou no lugar o Performer 15w40 SM? É o Performer 10w40 SL 100% sintético? Posso colocar o óleo 5w30 no lugar do 15w40? Será que vou ter que ficar a mercê dos consultores das concessionárias FIAT de Brasília?

Difícil situação essa colocada pelo Fabiano. Confiar nas revendas ou no fabricante? É por essas e outras que o consumidor acaba se cansando do jogo de empurra-empurra e aposta no que parece mais lógico.

O problema é que se acontecer algum defeito posteriormente e o veículo estiver na garantia, vão colocar a culpa em quem?

Esperamos que a Fiat esclareça o fato dessa mudança em seus óleos lubrificantes para que o consumidor não assuma a responsabilidade de definir qual produto introduzir em seu carro, já que essa responsabilidade é de quem fabrica o veículo e não de quem o compra.

Agradecemos ao Fabiano pelas informações.

Fiat: Leitor fala de confusão do óleo especificado pela montadora
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Rafael Marinheiro

    Verdade São Funcionários Leigos no Assunto, O Consumidor Tem que se Virar, Nesse Seu caso fica mais Dificil seguir O Manual…

  • Anderson

    O Selenia K semi-sintético 15w40 foi substituído pelo sintético 05W30. Os demais continuam como sempre estiveram. É simples assim, o problema é o atendimento ruim de determinadas concessionárias, mas a especificação é bem clara, foi efetuada uma substituição do lubrificante.

    • wellison

      Cara, se me perguntarem nem sei o que colocam no meu Palio, pois sempre troco óleo e Filtro na concessionária que comprei o carro, que é a Super Fiat Curitiba, apenas sei que é selenia, o resto fica a responsabilidade deles.

  • Claudio

    Caro amigo, tem outras marcas que não atendem a Fiat mas tem o mesmo tipo de óleo, o que importa éa qualificação, todo 10w40 sintético serve o motor, ou 5w30 semi também, assim como mineral que seja 25w50, ão importa a marca, se seu motor pede esta especicação, pode por que ta certo, se desprenda das marcas da Fiat se for necessário e use outras!

    • No caso de não achar o Selênia, o Lubrax Techno 15w40 é a melhor pedida. Na maioria dos motores Fiat.

  • não entendi o motivo da confusão.

    tá a marca recomenda o selenia, se não têm do selenia usa outro com especificação idêntica ué. ficar se estressando a toa.

    a marca fl está em fase de mudanças e isso é normal, a culpa não é da fiat e nem da fl e sim da petronas q deveria informar ao fabricante para q este possa informar direito aos seus consumidores.

    eu nem sbia dessas mudanças também e olha q eu vendo oleos.

    alias faço várias coisas, também sou adestrador de cães…

  • Vamos ser caxias mas nem tanto né? Bota o óleo que está no manual e ponto, fica procurando pelo em ovo…

  • Cassio

    Aqui em Curitiba levei meu corsa classic na concessionaria e colocaram oleo a granel 20W50 e me cobraram pelo 5w30 recomendado! O cliente estoura o carro sem saber como….

    • LOL! Cara, já tivemos aqui em casa o Corsa Sedan de 2001, com motor 1.0 8v de 60cv e o Vectra B 2.2 8v de 2000, ambos usavam óleo 20W50 API SL

      Que pira esse lance de recomendar óleo 5W30 ou 5W40 pra tudo… Custo a entender o porquê de fazerem isso. Hoje até golzinho G5 1.0 usa o mesmo óleo usado em Touareg, por exemplo. Complicado, não?

    • vdssanches

      LOL! Cara, já tivemos aqui em casa o Corsa Sedan de 2001, com motor 1.0 8v de 60cv e o Vectra B 2.2 8v de 2000, ambos usavam óleo 20W50 API SL (especificação de manual).

      Que pira esse lance de recomendar óleo 5W30 ou 5W40 pra tudo… Custo a entender o porquê de fazerem isso. Tá certo que óleo sintético tem performance melhor, mas… Poxa, especificar um óleo caríssimo pra um "motorzinho de cortador de grama" é dose. Hoje até golzinho G5 1.0 usa o mesmo óleo usado em Touareg, por exemplo. Complicado, não?

    • Franklin

      Nao importa se foi a granel, o 20W50 é substituto do 5w30. Se vc nao quisesse, que fosse em um lugar que vendesse o 5w30. A culpa aí é sua que deixou colocar, oras.

  • Marcus Andreussi

    O mote da noticia deveria ser: LEITOR BURRO/PREGUIÇOSO FAZ CONFUSÃO COM O LUBRIFICANTE .

    Esta na Pagina do manual do fire economy na seção E-12 está exatamente assim: Lubrificante sintético (SAE 5w-30) OU
    de base sintética (15W40) que atenda às normas API SL e FIAT 9.55535.

    O cidadão como tantos tem q deixar a preguiça de lado e analisar primeiro o q ele divulga, o concessionario esta certo em vender qualquer um dos lubrificantes.

  • Raimundo

    O oleo 15w40 eh utilizado nos motores Fire e ate onde sei para quem pretende fazer trocas a cada 15000 km. Todavia, como ja eh de ocasiao, mesmo q o veiculo nao rode no regime pesado (curtas distancias ou em baixas velocidades), a recomendacao eh trocar na metade do tempo por conta da qualidade do combustivel. Por ser um oleo relativamente caro, se a intecao eh trocar em menor periodo, o proprio manual indica outro tipo de oleo com especificacao menor. O q recomendo eh usar sempre nos Fire oleo semi-sintetico, pois trabalham melhor tanto a frio quanto a quente e durabilidade eh maior se comparado aos minerais.

    • Anderson

      Não, na verdade a Fiat recomenda o 0W30 para o Fire, 100% sintético. O semi é a especificação mínima, recomendada como padrão para os Fire mais antigos somente. Desde que modificaram o cabeçote a especificação mudou, fiquem atentos. Cuidado com os conselhos dos "especialistas" que aparecem por aqui.

  • @sheldonmendes

    faz o seguite, pega o manual do seu carro, e usa o que está escrito lá, simples.

  • Andre

    Olá bom Dia, sei bem como e o problema do amigo, eu tenho um corsa 1,4 econoflex que veio de fabrica com o 5w30, ai na primeira revisao colocaro 20w50, o carro simplesmente ficou uma DROGA, voltei para o 5w30 e esta perfeito… e olha que troquei na concessionária em… eu usaria o mais fino 5w30. abraçooo

  • Alberto

    Para mim não tem nada de confusão. É totalmente desnecessário utilizar a mesma marca do óleo descrito no manual, basta seguir a especificação. Qualquer óleo de qualquer marca com a mesma especificação do descrito no manual serve.

    Pelo menos o óleo recomendado pela Fiat não faz o motor fundir como nos primeiros VW Gol! :D

    []s!

  • kokokil

    Coloque óleo de dendê e relaxe, meu rei.
    Vixê!
    Que povo estressado!

  • Renato

    Tb tive problema parecido com meu Punto T-jet.
    No manual dizia 15W40, mas colocaram 5W30 na concessionaria Fiat. Segundo consultor foi substituido um oleo pelo outro e nao tinham mais o 15W40.
    Liguei no 0800 da Fiat e falaram q tinha q colocar o do manual, quando falei q colocaram o 5W30 atendente: " há esse oleo tb serve para motor 1.4 turbo". Nao senti firmeza e liguei de novo e outro atendente: " o oleo certo é 15W40, mas se concessionaria colocou outro a responsabilidade é deles".

    Liguei na concessionaria e afirmaram de novo q oleo 5W30 podia ser usado no t-jet.

    Agora se der problema no motor como fica garantia de fabrica?

  • salocin

    e vd ,coloca o que esta pedindo no manual , a voz mais alta e ado manual, ja que revenda e s fabricas nao entendem de oleo ou e o propio consumidor sem informaçao mesmo! e o jeito e botar o ole recommendaado pelo manual!

  • Eduardo

    Caros, isso aconceteu 2 vezes comigo aqui em BH na concessionaria AUTOMAX. Veja meu relato abaixo.

    Nem conto pra vcs a minha história com oleo. Levei meu carro pra trocar óleo de 7500 km. Quando vejo a embalagem do lado tá lá. Selenia K 15W40. Dei o grito.O óleo do carro é o Selenia K Pure Energy 5W30. Bom colocaram ele. Quando fui fazer a revisão de 15000 km fiquei com medo de deixar o carro lá pelo fato de colocarem o oleo errado. Nao deu outra. Quando fui pegar o carro vi na nota fiscal que eles tinha colocado o Selenia Performer 15W40. Chamei o "consulor técnico" e ele veio querendo tentar me convencer de que eles estava certos. Acabei dando um aula para ele sobre óleos. O preço é fixo de 150 reais a revisão. O Pure energy custa 48 o litro. Esse performer custa 31. Tá ai o erro, acredito"!!!!!

    • HUGO NETO

      Olá pessoal!Tive o mesmo problema,deixei meu siena el 2010 para revisão de 15000km, deveriam ter colocado 5w30 selenia pure energy colocaram 15w40 selenia na hora peguei o manual e dei uma aula no consultor técnico da itavema RJ O MANUAL É BEM CLARO em caso de emergencia usa o 15 w40 e procure a concessionária mais próxima para fazer a troca pelo óleo recomendado selenia 5w30 pure enegy então galera sem stress usa o óleo que recomenda o manual e ponto.Muita gente quer ter carro novo depois não tem grana para manutenção essa é que é a verdade o 15w40 custa 19,00 reais o 5w30 p.energy 0 dobro e + um pouco. quer t carro novo tem q pensar na manutenção o então anda de buzão.

  • Eduardo

    continuando

    Bom, liguei no 0800 da fiat perguntando qual o oleo correto pra meu carro. O cidadão respondeu que eu devia levar o carro na concessionaria que eles iam especificar o oleo correto. Dai falei que eles tinham colocado um oleo com especificação errada no carro. Eu disse que queria saber da FABRICA qual o oleo correto. O cara ficou meia hora no telefone comigo e me respondeu que o correto seria o que consta no manual, que era SOMENTE o Selenia K pure energy 5W30. Pedi a substituição imediata do oleo e filtro e uma carta da AUTOMAX dizendo que havia colocado um óleo fora da especificação no meu carro e que se no futuro ocorresse qq problema decorrente de lubrificação do motor fora da garantia eles iriam ser responsáveis.
    Levei o carro lá e eles trocaram o óleo.

  • Renato

    No meu caso (Punto T-jet) acabei trocando carro (precisa de maior espaço) entao apenas tenho um e-mail relatando tudo q aconteceu, caso novo proprietario preciso provar algo.

    Outra coisa estranha é q apos colocarem este oleo mais fino 5W30 a temperatura subia mais rapido ate o normal. Comentei com consultor sobre possivel aquecimento e ele alegou q nao aconteceria.

  • Fabiano

    Na realidade, FIAT e Volkswagem são palavras que não podem ser escritas aqui… o fanastismo ultrapassa os limites dos veículos automotores por elas produzidas e vão até as peças e fluídos por elas usados.
    Proteger uma marca, parece ser a prioridade de certas pessoas…
    Ninguém denegriu a FIAT, nem a Selenia, nem qualquer outra marca. Tais empresas podem mudar seus produtos, preços e especificações o quanto quiserem. Mas a informação ao consumidor deve ser respeitada.
    Faz o seguinte: entra no site da FLBrasil e veja o Selenia Perfomer 10w40 100% sintético. Óleo que segundo a própria fabricante não existe mais. Sua especificação mudou… MAS está lá…
    Ligue para uma concessionária em Brasília e tente pegar uma informação sem haver contradição nas informações….
    E por fim, tente comprar em alguma concessionária FIAT o óleo especificado no manual do Palio Fire Flex 2007. Também não tem jeito…

  • Geane

    existe um interesse por trásde cada recomendação.O certo é testar cada tipo de óleo e anotar o desempenho do veículo,consumo,potencia…Sempre deu certo comigo!O melhor óleo até agora,são os fabricados pela petrobrás.Conhecem nosso clima,nosso transito,estradas…

  • douglas

    no meu siena HLX eu coloco o sintético 05W30

  • Alexandre

    Vc deve usar outras marcas com as mesmas especificações.

  • Alexandre

    Outra coisa acontece com os aditivos para radiadores, vc vai num a oficina especializada e cada profissional diz uma quantidade diferente de aditivo a ser colocado no radiador. é incrível.

  • Augusto

    Em Piracicaba na Stefanini é cobrado $38,00 por litro do 5w 30 Purê energy e eu fui conversando com o mecânico pegar o óleo e vi que eles pegam óleo de um tambor de 200 litros e nesse tambor tinha um adesivo identificando o óleo como sendo 5w 30 SHELL e tinha o símbolo da Shell e tudo mais e quando questionei ele me respondeu que na agência não tinha nenhum óleo Selénia e que a agência só recebe óleo Shell de 200 litros e o detalhe é que o mesmo óleo custa $24,00 em vários lugares

  • Roney

    Trabalho com troca de óleo e lubrificantes a muitos anos. Eu acho isso um absurdo , uma montadora fazer marketing sobre a marca de um produto, cegando os consumidores a comprar somente o produto de tal marca! O importante e obedecer a especificação que a montadora usa! Ex: se a Fiat indica o Selenia 5w30 vc pode usar de qualquer marca não interessa sendo uma marca conhecida , todos eles atendem e a maioria já e API SN. Na minha loja não faco questão de vender Selenia, Castrol e outro óleos que são empurrados por markenting das montadoras! Pessoal acorda! A Fiat não faz propaganda de graça pra Selenia nao! Ambas ganham dinheiro com isso! Uma cliente me pediu opinião. Ela falou q ligou na fiat e falaram que somente la teria o óleo para o veiculo dela! ABSURDO! Imagina se o mesmo ocorresse com a gasolina? Imagina uma montadora obrigando voce abastecer em determinado posto , com determinada bandeira? Na minha troca de óleo vendo 30 caixas de BR tecno e vendo meia caixa do selenia. Acho esse markenting uma safadeza!

  • carlos alberto

    troquei o oleo 5w30 mais ele nao falou quantos km eu rodo

  • Djalma

    Meus caros, 15w40 serve para temperaturas que vão de mais baixas a mais altas – 15 (Winter – w) em temperatura baixa o oleo se comporta com viscosidade 15 e em temperaturas mais altas como 40 (no calor do ambiente). Essa especificação 5w30 parece mais util para a regiao sul e sudeste de nosso pais. A viscosidade 15 seria um oleo mais grosso do que a 5 mais fino, certo. Isso serve para melhorar a fluidez do oleo a baixa temperatura. E garantir que ele não seja demais fino quando em temperatura mais alta. Para o brasil temos que ter esse cuidado. Existe uma tabela da API (American Petroleum Institute) sobre esse assunto. http://www.api.org .

  • Orley

    Então povo, tenho dois uno economy, um é 2010 e outro 2012, ambos estão hoje com quase 40.000km. Até os 35.000 usava o 5W30, mas um dia por falta desse óleo e após muitas pesquisas, resolvi colocar o Selenia 15w40… Resultado, estou de boa e parei de ficar pirando com isso tudo! No entanto, faço as trocas sempre em dia e só compro óleo de execelente qualidade. Sejam feliz e relaxem…

  • Elton Farias

    Aconteceu comigo hoje, minha revisão do Ideia colocaram o 15w40 que eles compram de galão ( a grosso ) Petronas, sendo que quando eu vi no manual do carro, era 5w30 aí liguei para a fabricante e eles agendaram no outro dia para troca e colocar o 5w30 conforme tinha no meu manual. Chegando lá na CSS eles disseram a mesma coisa ( pode ser 15w40 ou 5w30 ) não faz diferença! Ai eu disse: Nada disso tem muita diferença! procure saber, antes de afirmar isso. Mas enfim, encurtei la a conversa e eles trocaram conforme recomendado, inclusive o filtro de óleo.

  • Clóvis Campos

    penso como o cláudio…

    infelizmente precisamos de alguma in-formação técnica a respeito

    afinal, conduzimos um equipamento tecnologicamente sofisticado e caro

    mais, se a situação é difícil em brasilia e curitiba imaginem em aracaju…

    então, óleo p/ carro turbo tem que ser fino porque gira em alta velocidade – são motores com baixa cilindrada, precisam girar rápido p’ra compensar

    tenho um bravo 1.4 t-jet e costumo usar o vs vision api sm (10/40 se não estou enganado – tenho que olhar o vasilhame)

    é um óleo bom e barato, mas não agüenta trabalho pesado, ou seja longas viagens – troco a cada 5.000 km

    convém ficar de olho na viscosidade e na cor: ponha um pouco entre os dedos e esfregue – sinta o deslizar dos dedos; observe a cor – estes óleos quando novos costumam ser clarinhos

    a letra que acompanha o “s” da especificação api é crítica – precisa ser a mais avançada do alfabeto

    quanto à marca do óleo, como disse, estou com o cláudio, com algum conhecimento sobre o assunto qualquer uma serve, a princípio; o problema é garantia e seguro mas, com alguns cuidados e atenção, motor nenhum quebra

    finalizando, o maior problema de todos: o mecânico; mecânicos só perdem p’ra pedreiros e técnicos de equipamentos eletrônicos – é quase impossível saber se o cabra sabe do que está falando; recomendo rezas fortes, promessas, etc…

    —————————————

  • Igor Fonseca

    E ai td bem, eu trabalho em uma concessionária da fiat, e a informação que temos aqui e especificações para troca de óleo são as seguintes: Motores fire 1.0 e 1.4 usa p 5w30 pure energy os motores fire EVO 1.0 tbm usa o 5w30 pure energy e os fire EVO 1.4 usa o 15W40 os motores que tem turbina eles usam o performer

  • Não saiu de linha não, nenhum dos dois óleos citados. E a Fiat recomenda para todos os seus carros, desde os turbinados até os com motor Fire, os óleos Selenia K 15w40 SL e
    Performer 15w40 SM. Meu Fiat Palio Fire Flex 2005 vem com os dois recomendados no manual, e o concessionário falou que qualquer um dos dois serve, independente da idade e rodagem do motor. E ambos ainda estão disponíveis no mercado e realizo as trocas a cada 10 mil km (por serem semissintéticos). Isso em 2016.

    • Marcelo Leitão

      Tenho troca de óleo e sou competidor de Rally. Procuro estudar e fazer cursos sobre óleo… Quase não existe literatura técnica… Mas vai algumas pílulas para vocês pensarem:
      1) Um mesmo carro de corrida usa óleos de diferentes viscosidades dependendo da pista. Pistas mais travadas como Mônaco exigem óleos mais viscosos de ajudam a diminuir a temperatura do motor.
      2) A Toyota recomenda óleos de viscosidade diferente dependendo do país de uso e da temperatura de trabalho. Ou seja o óleo usado em países muito frios (Rússia, Islândia) é mais fino do que em países quentes e tropicais.
      3) Quando um carro começa a baixar óleo, aumentar gradativamente a viscosidade pode ser uma boa solução
      4) Óleos mais finos deixam o motor mais solto, econômico e rápido.
      5) O período de troca do óleo dependo do uso e do esforço do motor… Uso severo e nas cidades com trânsito intenso exigem intervalos menores de troca.

      Com algum conhecimento mais avançado podemos mudar o óleo original para outros melhores e até mais baratos… dependendo do uso, do trajeto , velocidade etc.

      Na minha L200 de Rally uso o 15W40 Tection da Castrol no inverno e em corridas curtas. E uso o 25W60 Viscus da Castrol no verão e em corridas de longa duração.

      Recomendo usar a menor viscosidade recomendada no manual do seu carro… No caso de um Fiat que pode usar 5W30 ou 15W40… Recomendo usar o 5W30… Se o uso for severo… região de serra, ou se o seu Fiat começar a “beber óleo”, você pdoe aumentar gradualmente a viscosidade 10W30, 5W40, 10W40 até o 15W40 e até usar o 20W50 e 25W60 em casos extremos e específicos… Desde que se mantenha um API de de alta qualidade SN, SM ou SL e uma base semi-sintética ou sintética. Se for usar base minueral,,, lembre de trocar o filtro(sempre) e trocar o óleo no máximo a cada 3.500 Km

  • Gladimir Silva

    Pode-se tranquilamente substituir o Selenia K 15w40 SL pelo Performer 15w40 SM.
    15w40 significa que eles têm a mesma viscosidade e a classificação API SL ou SM dizem respeito a aditivação do óleo. O SM tem todos os aditivos do SL e mais algum diferencial.
    O que não poderia ser feito é ter uma recomendação de classificação API SM e baixar para uma classificação inferior, como a SL.

  • Toduro Falido

    uso o óleo errado desde sempre, uso o mineral 20w50 no uno fire, e nunca fiz o motor, e ele tá bem melhor que o dos trouxas que usaram o semi sintético… o meu liga mais fácil, faz menos ruído e parece estar com o folego bem melhor… isso que sempre coloquei o oleo mais fudido, porém respeito os 5 mil km por troca e sempre troco junto o filtro…

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