Hyundai Manutenção

CAOA muda a especificação do óleo a ser usado no i30 por conta da repercussão do assunto

tabela-oleos-lubrificantes-caoa-1 CAOA muda a especificação do óleo a ser usado no i30 por conta da repercussão do assunto

Como publicamos no último dia 11, a CAOA estava usando óleo 10w40 no i30 e causando problemas, as concessionárias estavam usando o óleo errado no motor do Hyundai i30, já que o motor deste modelo exige que seja usado óleo 5w30, e nenhum outro tipo.



A revista Quatro Rodas chegou a relatar que alguns proprietários do Hyundai i30 notaram alguns barulhos estranhos em seus carros por causa do uso desse óleo errado de especificação 10w40, que é mais barato. Ou seja, as concessionárias estavam arriscando acabar com o motor desses carros para economizar alguns reais no óleo usado, é brincadeira?

Para resolver este problema serio, a CAOA avisou a sua rede de concessionárias para parar de usar óleo 10w40 no hatch, para usar apenas o óleo 5w30 no i30, para acabar com este problema, o que pode ser visto na tabela acima. O 10w40 não deverá mais ser usado em hipótese alguma.

tabela-oleos-lubrificantes-caoa-2 CAOA muda a especificação do óleo a ser usado no i30 por conta da repercussão do assunto

Vemos também uma outra tabela, a que você vê aqui acima, declarando a quantidade de óleo em litros que devem ser usados nos modelos da Hyundai, e para o Hyundai i30 é especificado 4 litros de óleo no motor e 6,6 litros de óleo na caixa de câmbio automático.

Na nota enviada para as concessionárias, o motivo citado foi “para evitar problemas futuros com garantia e clientes”. Por isso, a CAOA agora pede atenção especial na aplicação correta dos lubrificantes.

  • V8_sempre

    Impressiona a CAOA querer "saber mais" que o fabricante do veículo ! Se fazem isto com o óleo… Nem imagino como fariam com freios, suspensões, etc…

    E… Agora que já deve ter arrebentado um monte de motor por aí… Onde provavelmente a CAOA vai negar a garantia… Vai ganhar mais uns bons extras !!!

    Lembrando que até um modesto CELTA… Usa óleo 5W30 !

    • zemarreta

      Claro que vai negar a garantia, vai alegar o de sempre, que nosso combustível é ruim, que vc colocou urina de cavalo em seu tanque, que vc limpava o nariz enquanto dirigia, etc. etc.

    • offspringbnc

      Quantos i30 2009 e 2010 apresentarão problemas futuros por conta deste erro? Quero só ver… vai ficar igual Audi A3 depois de 3 anos rodados: Com borra.

  • acedaniel

    Bom pelo menos corrigiu, enquanto as outras marcas tentam empurrar a culpa para os consumidores (VW).

    • AutoIng

      Anos e anos dizendo que a culpa de perder os dedos no banco do Fox era culpa do consumidor. É, a CAOA por pior que seja talvez ainda esteja num degrau acima das 4 grandes heim.

      • Mystvan

        Bem, tem o infeliz caso da Fiat também. O problema é que as empresas grandes, sabendo da morosidade, inércia e omissão do (des)governo, deitam e rolam enquanto podem. Já reparou que o governo só toma providência após grande repercussão (instalação de semáforos para pedestres, passarela, etc.)?

      • CharlesAle

        a caoa faz o cliente perder é a cabeça!!!!!!!!!

    • Mystvan

      Eu concordo, mas com muitas ressalvas, pois a Caoa somente se "retratou" após a repercussão da polêmica.

  • clock31

    Me gastam 1 milhão em comerciais e economizam R$ 100,00 em óleo…

    Difícil não desanimar… difícil….

    • Romulo_Max

      Na verdade é 1 BILHÃO gastos em publicidade por ano!
      Cada centavinho que vem do óleo é bem vindo. :p

    • zemarreta

      Parece que esses caras pensam assim: a marca que se f***, se a gente queimar o nome dela, depois pega outra marca, muda o nome de nosso grupo e continua a agir da mesma forma.

    • eduardo82

      Acho que não chega em R$ 50 a economia… é uma economia realmente porca.

    • Mystvan

      Lei econômica: Maximização dos lucros e minimização dos custos.

      No caso da Caoa, sendo caolha, distorceu isso, pois repercutiu negativamentecontra ela.

  • Marcelmtm

    É…Apesar de eu achar os carros da Hyundai lindos, eu fico com o pé atras por ela ser representada por essa CAOA aqui. Otro dia vi um Sonata de perto e pqp q carro maravilhoso…Mas se eu tivesse grana pra compra-lo, não sei se o faria por causa desse e de outros pontos (negativos) da CAOA…

  • mmcinza

    Ainda bem que todos esse prêmios q a Hyundai cansa a paciencia de falar, não se refere ao pós-venda.
    Senão, já era!!

  • atsocovatsug

    A Hyundai é uma boa marca na minha opniao, mas essa CAOA está sujando toda a reputaçao dela. Vexame atras de vexame.

  • CanalhaRS

    Nada como um barulinho na midia para botar as coisas em ordem….

  • mlfortes

    Lembram do teste de longa duração do I30 na Quatro Rodas? O carro uma maravilha, já o pós venda e concessionárias péssimo!

    • Mystvan

      É o mesmo caso do Smart. No caso, a (des)assistência foi da poderosa Mercedes!

  • DiegoCasinha

    Parece até erro de principiante no mercado. Assim não tem como ter confiança num fornecedor destes. Mas o seguinte ela assumiu o erro e lançou as específicações corretas para o consumidor não ser prejudicado. Não podemos meter o pau em uma empresa sabendo que até a Mercedez-Benz tem passado por recall. temos que ser cautelosos pesquisar, e conhecer bem o fornecedor antes de criticar. E não podemos esquecer que temos exemplos de montadoras Interna do Brasil que não resolveram os problemas piores que o da CAOA que já foi citado aqui no NA, não preciso nem citar. Só temos que ser cautelosos em cobrar os nossos direitos de consumidores e e sermos pacientes porque estamos no BRASIL, agora se consumidores de uma certa marca não está satisfeito pula fora e vai pra outra praia. O mercado hoje favorece ao consumidor só temos que ser inteligente de fazer a escolha certa que nos satisfazem e cumpre as nossas necessidades.

    • Mystvan

      A Caoa é como uma canoa remando contra a maré do mercado. A razão e o bom-senso alertam para que ela zele pelo bom nome, reputação e imagem dela própria e da Hyundai.

      Porém, as atitudes da Caoa são totalmente irracionais que deixariam os economistas, administradores e analistas de mercado totalmente "maravilhados" (conotação negativa), espantados e assombrados.

      O que está acontecendo?

  • Alex_cps

    "… para evitar problemas futuros com garantia e clientes."
    Se foi literalmente escrito assim, essa frase já disse tudo (sobre a CAOA).

  • O_Corsario

    O problema é quem já rodou com este óleo… COmo fica? Pode ter prejudicado o motor.

    • LuizVieira

      Prejudicar parece que não prejudica, senão o Teste de Longa Duração da Quatro Rodas teria dado muita M e não foi o que vimos, foi o melhor carro desde que o Fukuda começou a desmontar carros para a Quatro Rodas.

      O que vejo pessoas relatando é que ao mudarem o óleo para o 5w30/5w20, sentiram o motor mais redondo e com um consumo melhor.

      • rafaelprol

        tem que ver se o teste foi antes ou depois da Caoa usar o 10/40

  • RenePOA

    Que mancada, hein CAOA ???????????????

  • Marcelo_Machado

    Mais um perfeito representante da maravilha tecnológica criada pela Hyundai. O povo da ccs achou que o carro é tão bom que dá pra rodar com qualquer óleo, até de cozinha….rsrsrsrsrsrsr

  • RSM

    Já disse e repito: Não comprarei outro da caro da hyundai enquanto ela estiver sob controle da caoa no Brasil. Já mandei um e-mail relatando a minha insatisfação pro grupo na coréia e espero que outros proprietários façam o mesmo.

  • Maxtremus

    Se fosse nos EUA era $400 que a CAOA teria que pagar…

  • mike_br

    pois é, esses caras pensam que são espertos… querem levar vantagem em tudo. São os New Gersons!

  • Não entendi bem o que vc quis dizer com isso, mas é nitido que é melhor eu ter um carro com o oleo correto e sem problemas do que esse que tem apresentado nao?

    • pablo

      É o que eles falam nos ultimos comerciais: "o mais perfeito representante da maravilha tecnológica criada pela Hyundai" e "o luxo é para muitos". forçado.

  • JHerzev_Potiguar

    Hyundai + CAOA + economia porca = dor de cabeça

    É por essas e outras que eu jamais compraria um Hyundai, afinal esta, por meio da CAOA ou não, tem um histórico bem considerável de desrespeito com os clientes.

    • Kenny_

      Pra mim o maior problema da CAOA não é ela administrar a Hyundai. É ela administrar a Subaru (carros que eu gosto muito).
      2 marcas que eu mantenho distancia por causa dela.:'(

      • JHerzev_Potiguar

        Eu conheço dois donos de Subaru que nunca reclamaram do pós venda da marca, mesmo sendo CAOA. Um é dono de um Tribeca e o outro é o filho dele, dono de um Forester.

    • Mystvan

      Você poderia citar fatos de desrespeito da marca aos clientes antes da era Caoa? Se for do passado, basta lembrar que muitas marcas sumiram do país além da Hyundai. As pessoas tinham que importar as peças para realizar a manutenção.

      • JHerzev_Potiguar

        Sim, muitas marcas sumiram do país, é verdade, e isso não diminui os "pecados" da Hyundai. A própria, antes da era CAOA, se mandou DUAS vezes, deixando os donos de Accent, Excel, Elantra e Sonata sem possibilidade de comprar um parafuso para seus carros. O que acho engraçado é que, quando sai uma notícia da Suzuki aqui, a primeira coisa que vem a tona é que "a Suzuki não presta porque foi embora do país em 2003", mas os mesmos que dizem isso esquecem que a nova queridinha da classe média emergente brasileira fez a mesma coisa no passado. Torno a dizer, jamais compraria um carro da marca. Mas não estou dizendo que não prestam. Não compraria por causa do péssimo pós venda, como é do feitio da Hyundai, com ou sem CAOA, desde tempos áureos.

  • rafaelprol

    Horas todos os I30 tem 6 airbags, mas todos da versao top de linha.

  • Cæsar

    A Hyundai deveria dar um esporro no indigitado representante. Mas isso não vai acontecer, não sei o porquê. :)

    MÃÃÃS, pelo menos, a gritaria surtiu efeito. Que sirva de exemplo para que SACANAGENS desse tipo sejam coibidas.

  • akrobatos

    Por tudo que eu ouço falar da CAOA, eu não compraria um carro usado de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, quanto mais um novo.

  • pfcmacedo

    Eles devem fazer igual a VW, coloca o preço no site. Vc chega la e fala q vai fazer a revisão e eles cobram o que querem se vc não falar nada, aconteceu comigo na vw e sei de pessoas em outras tambem, só cobram o preço certo se voce falar, no meu caso levei logo o print do site pra não ter historia… no fim das contas paguei menos da metade que tinham falado._E prestem atenção, revisão tabelada na maioria das vezes só vale se feita no prazo, ou seja perdeu o prazo não precisam cumprir a tabela_

    • AndreyDKS

      Que nada, é só tacar Lubrax Top Turbo em qualquer carro e tá valendo… Melhor óleo ever, uso na minha Intruder 125cc e no meu 206 e é só felicidade.

  • Cil

    Sinceramente… qualquer fabricante tem que zelar pelo uso dos lubrificantes corretos. Sabe-se lá o que o uso prolongado desse óleo errado poderia causar ao motor do carro. Uma sacanagem das grandes… depois ia começar o fluxo de veículos na garantia e aí eu queria ver a Hyundai se danar… sim, porque o povão não sabe quem é CAOA, mas sabe quem é a Hyundai.

    Isso sem contar os processos contra a marca e o assal… oooops… representante local!

  • V8_sempre

    Nada se compara ao "cambio multi-marchas" do comercial !

    Na verdade… Apenas 4 !

  • crisburatto

    Bom, na notícia anterior falava-se em "concessionárias", não exatamente na CAOA. Agora a CAOA como importadora tomou providência. Se a CAOA como importadora tem que dar a garantia, evidente que não vai querer ficar trocando motor devido à trambique de outras concessionária.

  • Offroadman

    Em santos a assistência técnica é o caos. Os caras além de atender mal, metem a faca e não cumprem com a tabela de serviços anunciada pela CAOS quero dizer CAOA. Fora isso é uma bagunça geral, de dá medo. Meu i30 ainda não rajou, mas já conheço carro de amigo com o problema. Notei também que os anúncios da Hyundai continuam com um monte de mentira. será que não tem ninguém que percebeu isso?

  • Darlan Silva Lima

    qual óleo é utilizado no cambio automático ? marca… especificações,etc.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend