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Hyundai i30 sofre com concessionárias que colocam óleo errado

Hyundai i30 sofre com concessionárias que colocam óleo errado

O Hyundai i30 usa óleo 5w30 em seu motor, mas várias concessionárias andam colocando óleo 10w40 no lugar do mesmo, já que esse óleo é bem mais barato, caindo de algo em torno de R$ 50 para R$ 35 o litro, segundo a revista Quatro Rodas de maio de 2011.


Quando a pessoa leva seu Hyundai i30 para a revisão de 2.500 km na concessionária, percebe que algum tempo depois o motor passa a fazer um barulho estranho, que antes não existia. Verificando o assunto, descobre que a concessionária colocou óleo 10w40 no lugar do 5w30, uma prática muito séria que pode ter consequencias drásticas para o motor.

Aí as concessionárias tentam resolver o problema do barulho trocando peças como tuchos e comandos das válvulas, mas é claro que não adianta, pois o problema é o óleo errado que foi colocado para uma pequena economia financeira. Outras concessionárias sorrateiramente colocam um aditivo no óleo, o que faz com que o barulho suma por uns 3.000 km, mas depois volte com ainda mais força.

A revista entrou em contato com várias concessionárias perguntando que óleo elas colocam no i30 quando fazem a revisão, e a resposta sempre era de que o óleo usado é mesmo o 10w40. E elas fazem isso apesar de o manual do carro recomendar claramente os óleos de especificação 5w20 ou 5w30.


O i30 Clube registrou pelo menos 10 casos iguais, então fica o alerta para quem tiver o modelo. Exija que o óleo colocado seja o 5w30, e se possível, acompanhe a troca para ver se este óleo está mesmo sendo usado conforme recomendado.

Hyundai i30 2011 – ficha técnica

MOTOR
Cilindrada: 1.975 cc
Cilindros: 4, em linha
Válvulas por cilindro: 4
Combustível: Gasolina
Potência: 145 cv @ 6.000 rpm
Torque: 19 kgfm @ 4.600 rpm
Taxa de compressão: 10,1:1
Código do motor: Beta

TRANSMISSÃO
Câmbio: Automático
Marchas: 4
Tração: Dianteira

DESEMPENHO
Aceleração 0 a 100 km/h 10,6 s
Velocidade máxima 195 km/h

CONSUMO
Urbano 8,9 km/l
Rodoviário 10,1 km/l
Autonomia máxima 535 km

SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Independente, multibraço

FREIOS
Dianteira: Disco ventilado
Traseira: Disco

DIREÇÃO
Assistência: Elétrica
diâmetro de giro: 10,7 m

PNEUS E RODAS
Dianteira: 225/45 R17
Traseira: 225/45 R17

DIMENSÕES
Comprimento: 4.245 mm
Altura: 1.480 mm
Largura: 1.775 mm
Entre-eixos: 2.650 mm

PESO E CAPACIDADES
Peso: 1.327 kg
Porta-malas: 340 litros
Carga útil: 453 kg
Tanque de combustível 53 litros

Fonte: Quatro Rodas

Hyundai i30 sofre com concessionárias que colocam óleo errado
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113 Comentários

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    • Despreparo nada!! Despreparo é qnd algo é feito por engano ou acidente.
      ISSO É MÁ FÉ!!!!

      Bando de concessionario safado, além de economizarem no oleo depois ainda ganham pra "consertar" os defeitos q eles causaram! :@

      • Exatamente…

        E pode apostar, daqui a pouco vai vir um filho de um dono de concessionária choramingar que a gente fala mal deles, dizendo que o lucro deles é de 22 centavos por cada 100 carros vendidos… e blablabla…

          • Se não der lucro, fecha e abre uma igreja né ahahahahahahahha.. Que mentira deslavada. Conheço dono de concessionária chevrolet que já teve ferrari, e hoje anda de camaro pra cima e pra baixo, morando em mansão… (O que provavelmente também dá pra fazer tendo uma igreja né)

      • Ai depois acontece igual o Fivetech do Marea e começam falando que o motor não presta, alguém aqui tem alguma dúvida de que esses i30 quando ficarem com alguns anos, vão ter seus motores danificados?

    • Não dá nada não…..afinal esses carros são os melhores DO MUNDO! huahuahauha…..
      E concordo, não é despreparo não…é má fé……e espero que a matriz dê alguma punição…..pois a CAOA e esses concessionários estão queimando o filme da Hyundai, seja fazendo propaganda enganosa ou agindo de má fé….

  • Absurdo isso… Mas já era de se esperar, uma marca que tenta enganar o consumidor na compra do carro, certamente faria isso nas revisões…. é uma pena uma marca tão boa estar em mãos tão ruins…. FORA CAOA

  • Dica de Óleo 5w30 baratos: Motorcraft e Ac Delco. Tem também o da honda, que é 10w30, praticamente a mesma coisa de 5w30, que é bem barato, e de excelente qualidade!!

  • Buscamos as concessionárias pra ter segurança na hora da manutenção, uma garantia de que nossos carros serão tratados segundo as especificações da fábrica, e não para detonarem nossos carros. Isso é gravíssimo, essas concessionárias deveriam ser descredenciadas da marca e ainda trocarem o veículo por um 0km, pq um carro que anda com óleo fora das especificações por 10 mil km certamente terá a vida útil do motor diminuída drasticamente.

    • Tem um amigo aqui do NA que discutimos constantemente sobre essas coisas. Claro que é uma discussão salutar. Mas isso demonstra que hoje em dia, levar carro na concessionaria não quer dizer sinonimo de tranquilidade.

      Eu mesmo verifico TUDO que foi feito… e se foi trocado um PARAFUSO eu cobro isso na nota fiscal. Se não colocarem por quaisquer motivo, eu mando refazer a nota. (como já mandei).

      Bem… pensando que quase 100% das concessionarias é CAOA… ficaria bem dificil existir concessionarias então…rs

      • Tem plena razão. Até nas concessionarias temos diferenças gigantescas comparadas aos EUA. Exemplo disso foi um amigo que mora lá e tem um Hyundai elantra touring que é o i30 CW aqui. Ele levou o carro pra concessionaria pra revisão periodica e troca de oleo, o legal é que lá vc coloca em um papel o que tem de estranho ou barulho anormal no seu carro, algo que está incomodando, vc nem precisa falar com o mecanico e nenhuma outra pessoa da oficina pra que eles saibam o que fazer com seu carro, lá desde a primeira até a ultima revisao, eles olham tudo de verdade, fazem a troca periodica e se necessario trocar alguma peça eles ligam pro cliente informando que foi encontrado tal defeito fora aqueles que ele informou na documentação de entrega do veiculo. Esse meu amigo falou que geralmente quando é peça que está na garantia eles trocam e informam que foi trocada.
        Aqui ao inves de fazer a real manutenção preventiva, eles fazem a manutenção da empurroterapia, empurra tudo que seja desnecessario e caro pra pegar clientes trouxas. É uma lastima.

    • Epa, buscamos vírgula… Eu pelo menos já sei que o serviço da concessionária é pior que o de uma boa oficina à parte. Além de tudo, paga-se dobrado na concessionária! É só pelo carimbo no manual mesmo, pra manter a garantia. Acabou a garantia, tchau! Só vão me ver de novo na troca do carro.

      • oproblema é esse….troca de óleo é o mínimo para manter a garantia e já fazem essa meleca……CAOA é soda d+ ….

        por isso ainda não tive coragem de realizar um sonho de ter um subarinho, mesmo que humilde aspirado na garagem ..

    • Mas as concessionarias ganham 2 vezes… 1 pq vendem 10w40 a preço de 5w30… outra pq os tuchos e comando (mesmo que trocados em garantia) é um serviço e peças que não saem de graça… (mesmo que seja a fabrica que pague)…

      • E ainda por fim, a troca desses componentes não é suficiente para a resolução do problema. Vê-se que o problema logo mais fica estendido e há um terceiro pagamento de manutenção por inadequação de serviço (famoso MÁ-FÉ)

    • vai falar isso pra quem tem um carro zero com 5 anos de garantia. eu mesmo com o azera.. está sendo a primeira vez em que levo carro em concessionária. fazer o que, senão perde a garantia. aí vai vender carro de 60.000 sem garantia pra vc ver.

      • Não tem jeito mesmo. Arriscar perder a garantia não dá. Imagina se tem algum problema sério no câmbio ou motor, olham no sistema e você não fez a revisão? É um mero carimbo, mas infelizmente não dá pra abrir mão dele. Pra quem tem tempo, talvez seja possível acompanhar o serviço da revisão direto na oficina da concessionária, mediante agendamento. O duro é arranjar tempo pra isso.

        • esse é o problema dessas garantias, você fica refém da Css, pagar, caro e fazer serviços desnecessarios ja é absurdo… ja é ridiculo.. agora.. eles causarem problemas nos carros para que na prox revisão troquem peças e ganhem nisso, no óleo, em tudo… é uma VERGONHA! deveriam fazer revisões aos sabados e domingos para que possamos acompanhar de perto, pq não da para confiar nesses SAFADOS!

  • como se isso fosse só na css da hyundai…
    tem muitas css que fazem esse tipo de coisas,
    eu tive problema com a VW quando eu tinha um GOL T.
    aconteceu o mesmo comigo, estavam colocando óleo mineral falando que era sintético (e eu trocava a cada 5 mil km) , e depois vieram falar que eu precisava retificar o cabeçote e trocar a famosa VVT.

  • Com esta grande quantidade de novas montadoras no mercado, torna-se cada dia mais difícil contratar e treinar gente competente para suas concessionárias.
    Aí começam a acontecer as bobagens técnicas, informações erradas, defeitos simples que ninguém tem experiência para corrigir, etc.
    Um apagão de conhecimento e vivência no ramo.

      • Bom, a meu ver, se a concessionária não sabe que óleo a montadora recomenda, e depois troca tuchos e comandos para resolver o problema, isto não é economia, é falta de conhecimento.
        E geralmente é o dono do carro (ou a montadora, em alguns casos) que paga o óleo em revisões. Que vantagem a concessionária está levando em colocar óleo mais barato?

  • É mais comum do que parece.
    As concessionárias são despreparadas e incapazes. E, pior ainda, desinteressadas.
    E que situação, pois se fizer fora perde a garantia, e se fizer dentro… Perde o motor!
    Depois reclamam que brasileiro não vai em concessionária… affffffffffff
    Me pergunto quantas delas sequer sabem o que é um torquímetro.

  • o AcDelco 5w30 é uma boa opção para quem precisar.

    a diferença de um 20w50 para um 5w30 é gritante, dá até dó do carro andando com óleo mais viscoso

  • O pior ainda é que neste último domingo, o Auto Esporte passando a "qualidade" do atendimento das ccs e ainda frisou a Hyundai, mostrando uma revisão de um Azera em que o cliente acompanhou e etc etc etc…

    eee dona CAOA, quando achamos que você já fez de tudo, vai lá e se supera…

    Próximas propagandas da CAOA:

    "Mais espesso que um Elf, maior octanagem do que um Motorcraft, maior poder de lubrificação do que um Lubrax… Hyundai… o óleo mais SENSACIONAL do muuuundo!" (sei que já postei isso lá em cima, mas tive que complementar hehe)

    • Pois é… qual o marketing que atinge direto o consumidor? Aquele da boa propaganda fazendo dos carros Hyundai ou esse do NA? Eu acho que infelizmente ainda a "grobo" consegue pegar trouxas que não são afixionados por automoveis como a gente.

      • Vocês lembram daquele ministro?
        ele disse assim "…o bom a gente fatura, o ruim a gente esconde"

        Eu não consigo pensar em outra coisa quando eu leio essas mazelas.

        Gambiarra da porra por aditivo de óleo em carro com 10mil km. Eu duvido que no manual tá dizendo pra usar algum b12 da vida no cárter.

        Depois você lê os manuais dos carros, dizendo para seguir "rigorosamente a recomendação do fabricante". Daí eu pergunto:
        – Pqp com que moral?

      • Mas eles avisam no final, nos creditos apareceu que foi uma inserção de marketing da Hyundai.
        Mas acho uma vergonha um programa de TV aberta passar esse tipo de propaganda como se fosse uma matéria normal do programa.

  • Infelizmente isso não só acontece em concessionárias. Tornou-se uma constante enganar consumidores no Brasil.
    Qualquer serviço que você adquiri tem que conferir se está bem feito.

    Por isso que a grande maioria não confia em concessionárias. Passei pelo mesmo problema numa da GM. Trocaram a especificação do óleo e após esse evento todo dia de manhã meu carro estava com tuchos descarregados. Reclamei na cc e disseram que era normal.

    Não compro mais carro zero por esse motivo, prefiro semi-novo e não passo na porta de uma cc nem morto

    • Cara, o problema não é o carro zero… vc pode muito bem comprar um 0km e não leva-lo na concessionaria (nada te obriga a isso… se não levar, só perde a garantia, que vc já não tem no usado)…

      Mas, no caso da GM, os motores aceitam desde o 5w30 até o 20w50… Qdo morava no interior de SP, usava 20w50 (39 reais a troca de oleo) e não tinha problema nenhum… qdo mudei para curitiba, passei a ter problemas de partida a frio (foi justo no começo do inverno que mudei pra cá) Na concessionaria a primeira coisa que perguntaram era qual oleo eu usava… troquei para o 5w30 e acabou o problema…

      • O problema é tipico de qualquer marca… se vc tiver um problema serio com um carro da marca, para vc repensar sua ideia, vc deverá pensar no seu historico com um automovel. Qdo ele diz nao querer um carro 0km, talvez tenha outros motivos além desse para isso.

        Em relação a garantia, eu sempre tive mesmo trocando o oleo fora da Citrone. Mas é um caso onde avisei a marca e a flexibilidade da concessionaria onde comprei o carro foi de aceitar manter a garantia sem qualquer necessidade. Tanto é que posteriormente eu tive que levar para verificarem um anel que compoe o acabamento do console (que por cagada da Citroen qdo fez alguma revisao quebrou) foi trocado por um novo sem custo.

          • Normal. Na Citroen também é igual.

            Os valores de oleo para a Citroen são: (C3 1.4)
            5w30 para frio/neve
            10w40 misto (ou motores diesel)
            15w50 para calor

            Tem uma outra especificação mas que eu não tenho de cabeça.

          • Motores mais antigos realmenter aceitam óleos com esta especificação, mas isso está desaparecendo. Outra tendência é a utilização de cárters de menor capacidade. Aumenta o custo do lubrificante, mas diminui sua quantidade.

  • Garantia de fábrica está virando piada.
    É apenas um grilhão pra te prender na arapuca que são as autorizadas, que ganham MUITA grana só com as revisões obrigatórias, e nem isso fazem direito!

  • putz meu classic usa o 5W30 e o acdelco original da GM custa 25 reais o litro, já achei por 16 em lojas de auto-peças exclusivas da GM, esse oleo por 50 conto ta um roubo.

  • Próxima propaganda da CAOA:
    "i30 e óleo 10w40, eleita a melhor combinação carro/óleo no mercado mais exigente, prêmio de melhor óleo no melhor carro eleita pela Best Cars por 137 anos seguidos…i30…o melhor carro…do MUNDO"

    • hehehehe…falou tudo.
      Fazem o cagadão de comprar carro sem se informar ou pesquisar, e depois querem economizar onde não devem…tipico do brasileiro que acha que é malandro.

    • Mas isso não é economia… o cara quer lucrar em cima de vc!!!! Te cobra R$50 o litro desse oleo que é fora de especificação e pagam digamos R$25 qdo compram! Depois vc ainda tem que trazer seu carro para "arrumar" o problema que eles causaram.

      Ou seja, ai não é tbm culpa do brasileiro.

      • SIm, nesse caso não, mas sabemos que brasileiro tem um certo "pobrema" com o preço do óleo.
        Aqui, concordo, o brasileiro foi vítima! Mas conta quanta gente falando que óleo é caro, etc etc…

  • Nossa!!! R$ 50,00 o litro do 5w 30??????????????

    QUE ROUBO!!! Tem ouro neste seu óleo?????

    Eu tenho um Fiesta e utilizo o mesmo óleo.. pago R$ 30,00 o litro nas cs e já comprei em postos de comb por R$ 25,00 e óleos de 1ª linha…

    • Vai ver vem da terra da rainha.
      Só pode ser, hahahaha.

      Agora só um detalhe, não é porque ambos são 5w30, eles são iguais. Acredito que há especificações adicionais, aditivos, antioxidantes, etc ( o quanto de marketing existe nisso,ou se só muda o rótulo eu não sei . ). A tutela por exemplo, fabrica 5w30, mas alguns são específicos para Ford, outros para a Fiat. O mesmo se aplica aos 10w40, alguns são adequados a Fiat e outros a VW.

  • Não é só a CAOA o problema. A Hyundai também é responsável, pois compactua com a forma de atuação de sua representante aqui no Brasil. Caso discordasse, repreenderia a CAOA.

  • Se tem 5 anos de garantia e você pretende trocar por outro Hyundai no final dos 5 anos, tanto faz o óleo que coloquem, vai estar na garantia e o problema vai ser deles, e no final você deixa o carro de entrada e pega outro zero.

    Mas dai fica a dica, nunca compre um usado da Hyundai.

    • E a incomodação do carro dando problema, tendo que levar, deixar parado na css… esse é o tipo de coisa que não queremos quando compramos um carro zero, pelo menos se eu comprasse um zero eu compraria pra não me incomodar.

      • o problema é que você leva o carro com problema no motor, aí eles alegam ter sido o problema causado pela má gasolina. Resumindo, o prejuízo fica para o cliente. Simples assim.

  • Vindo da CAOA e suas CSS achei que colocaram ate um oleo bom, nao sei como não colocaram um oleo de girassol, canola ou mesmo de soja que é muito mais barato.

    acho que o pessoal ja ta careca de saber, Hyundai um carro bom, CAOA um representante horrivel.

  • Eu sempre falo o barato, acaba saindo caro, e que concessionária irresponsável. Temos que ficar
    de olho, e quem não pode manter um I 30 porque a manuntenção é cara, que ande de Celta.

    • Eu concordo plenamente com o que v escreveu, agora, quanto a não poder manter o I30, não é o caso aqui. A principio, os donos fizeram o que reza a cartilha, levaram a CSS e esta mudou a especificação a revelia do cliente.

  • É por estas e outras que as grandes não perdem mercado, ou perdem muito pouco. Fui deixar o i 30 de um amigo para revisão e fiquei abismado com o tratamento de oficina de beira de estrada, lastimável.

  • É o "ótimo" pós venda da Hyundai/CAOA em ação. Estão repetindo os mesmos erros e as mesmas picaretagens que ocorreram na década de 90, quando a Hyundai se mandou do Brasil DUAS vezes e deixou pencas de carros sem um parafuso sequer para reposição.

  • Conheço muitas histórias de concessionárias, logo não é exclusividade da Caoa, enquanto escrevemos aqui, um centena de concessionárias aprotam por ai afora!
    Quanto a economia, realmente basta eles comprarem o Motorcraft 5w30 que é muito mais barato e mantém o motor original em funcionamento!

  • Tenho um Astra 2010, agora pegando um 2011 já q gosto muito do carro e final de ano acaba a fabricação dele, mas falando do óleo, eu sempre compro TODAS AS PEÇAS da revisão e entrego junto com o carro, e falo q as peças se encontram no porta malas do carro, para usa-las. Uma dia, no site http://www.autoacesso.com.br tem o óleo AC Delco 30W5 por menos de 14 reais. Recomendo o site para quem tiver GM.

  • O Brasil é um país de nós-cegos…
    Olhem só, eu já ouvi dizer que funcionários de css não fazem a troca, apenas completam o nível (sendo que você paga pela troca completa), e depois saem vendendo o óleo que você comprou e acreditou que está no motor do seu carro, mais barato para outras lojas.

  • Sabe aquele cara que financiou seu i30 em 100 mil vezes, não deu entrada e tira maior onda com o vizinho??? então a hyundai percebeu que ele nem ia olha na nota pra ver qual oleo foi usado… se o cara nem olhou que ia pagar 2 carros no fim do financiamento… Pra que se preocupar, coloca qualquer coisa que nem vai perceber mas lava direitinho porque o vizinho vai ver essa belezura(pode tar batendo motor) zerinho e vai morrer de inveja!!! Esse é o Brasil

    Obs: Não estou falando que todo dono de i30 é assim!!!

  • Curioso é que na época da CONTROLAR nós vimos mais de 100 casos com óleo 5W40 ou 10W40 em HYUNDAI e o nível de poluição caiu, se colocou óleo de especificação 5W40 ou 10W40 em motor que usa 5W30 e começa a fazer barulho, pode TER CERTEZA que motor já possui(a) algum tipo de folga, problemas… Olha só o caso do 0W20, 10W30 da HONDA kkkkkkkkkkkkkkkkk Curioso que colocavam MINERAL (que os especialistas dizem ser MAIS GROSSO) e apareciam batidas, SURGIA folgas que o óleo mais “FINO” encobria kkkkkkkk Ai aí, eu quero ver é treta sobre isso de óleo que vai muito pano pra manga ainda. Eu tenho um carro com 05 anos (comprei zero / valor de 98 mil reais e hoje está com 92 mil km) que SEMPRE recomendaram 5W30 e desde os 30 mil eu uso 10W40 e até agora não vi problemas aparecessem, curiosamente meu motor está poluindo menos com 92 mil do que com 17 mil e até hoje nunca fez menos que 8km/l e nunca mais que 11km/l (faço análise de gases 01 vez por mês ou a cada 03 tanques)

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