Mercado

Quantas concessionárias cada marca de carro tem no Brasil?

Quantas concessionárias cada marca de carro tem no Brasil?

As marcas de carros no Brasil não possuem redes de concessionárias tão amplas quanto nos EUA e, no passado, a cobertura já foi até maior. Mas, fica a pergunta: quantas concessionárias cada marca de carro tem no Brasil?


Como já dissemos, há muitos anos, a cobertura realmente era bem maior, contudo, crises econômicas e dificuldades em anos recentes, fecharam diversas lojas e algumas cidades simplesmente deixaram de ser atendidas.

De acordo com a Fenabrave, existem 7.300 concessionárias em 1.050 cidades do país, que concentram 315.000 empregos no Brasil. Mesmo assim, as marcas de maior volume ainda divulgam redes bem extensas por aqui, como é o caso da Volkswagen, por exemplo.

A marca alemã tem 545 revendedores no Brasil. A Chevrolet, por exemplo, tem 600 revendas no país e não poderia ter menos, visto que a marca é a mais vendida do país.

A popular Fiat tem 537 pontos e avançou nos últimos dois anos na digitalização de parte da rede. No caso da Renault, a marca francesa fala em mais de 300 lojas, mas não dá um número exato além disso.

Com supostamente a mesma quantidade, a Toyota tem 300 pontos, sendo 50 a mais que nos últimos dois anos, ampliando assim seu atendimento conforme sua participação aumenta.

Quantas concessionárias cada marca de carro tem no Brasil?

Contudo, a Ford tem uma rede com 282 concessionários e já perdeu 75 pontos de assistência de caminhões e agora sua rede deve ser reduzida com o portfólio de importados.

A Honda tem 215 revendedores e não há expectativa para aumentar a rede no momento Já a Hyundai, porém, que vende bem mais que a marca japonesa no Brasil, sendo a quarta em vendas em 2020, tem 214 pontos de venda e deve expandir sua rede nos próximos anos.

A Jeep concentra 203 lojas e também deve ampliar a rede mais adiante, conforme suas vendas forem aumentando. Com grande capilaridade, a Mitsubishi conta com 190 revendas, enquanto as francesas Peugeot e Citroën concentram 182 lojas cada uma.

Em expansão, a Caoa Chery tem atualmente 142 revendedores, mas podemos esperar um salto enorme em sua rede de assistência. O motivo é que a grande maioria pertence à CAOA, que é o maior distribuidor da Ford.

Então, com a redução esperada na rede Ford, uma parte das lojas pode acabar virando Caoa Chery.

Confira abaixo a quantidade de concessionárias das principais marcas vendidas no Brasil:

Concessionárias

  • Chevrolet: 600
  • Volkswagen: 545
  • Fiat: 537
  • Renault: 300
  • Toyota: 300
  • Ford: 282
  • Honda: 215
  • Hyundai: 214
  • Jeep: 203
  • Mitsubishi: 190
  • Peugeot: 182
  • Citroën 182
  • Caoa Chery: 142
Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                        Quem somos

                        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                        Notícias por email