No primeiro semestre de 2024, as concessionárias Nissan dos Estados Unidos perderam tanto dinheiro e tanta participação de mercado, que chegaram ao pior nível dos últimos 15 anos.
A marca japonesa tem 1071 lojas naquele país, e nada menos que 38% delas estão perdendo muito dinheiro todos os meses, sendo que as outras estão tendo margens de lucro baixíssimas.
A informação foi passada por algumas concessionárias para o site Auto News.
Documentos financeiros da Nissan, analisados pelo site, mostram que a margem de lucro líquida das concessionárias passou de 5,6% em 2022, para 3,2% em 2023, e então para cerca de 1%, em 2024.
Os lucros caíram 70% em 2024, ficando na faixa de 262.000 dólares por mês. Pode parecer muito dinheiro, mas estamos falando de empresas enormes, com dezenas de funcionários, e muito dinheiro imobilizado, o que deveria dar um lucro maior do que isso.
E essa situação já tem ceifado a vida de algumas lojas, com a marca perdendo 8 delas, até agora, este ano.
A causa disso é a linha de modelos Nissan, que tem chamado menos a atenção dos consumidores a cada ano que passa, perdendo espaço para outras marcas asiáticas.
Nos últimos cinco anos, a fatia de mercado da Nissan nos Estados Unidos caiu de 7,7% para 5,8%. No mesmo período, a fatia da Hyundai aumentou de 1,2% para 5,1%, enquanto a Toyota subiu de 12% para 12,9%.
Alguns novos produtos da empresa, como o novo Nissan Kicks e também os novos modelos Armada e Murano, deverão melhorar um pouco a situação para as concessionárias.
O problema é que os carros híbridos estão ganhando muita popularidade, e a Nissan não abraçou esta tecnologia com a mesma força que fizeram as suas rivais japonesas mais fortes, Honda e Toyota.
A Nissan é a única marca importante do mercado dos EUA que não oferece nenhum modelo híbrido nos EUA. Isso deverá acontecer nos próximos anos, mas até lá, é provável que ela perca ainda mais espaço no mercado e na mente dos compradores.
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