Concessionárias Nissan dos EUA estão ganhando tão pouco dinheiro, que daqui a pouco terão de fechar as portas

nissan frontier 2025 eua 1
nissan frontier 2025 eua 1

No primeiro semestre de 2024, as concessionárias Nissan dos Estados Unidos perderam tanto dinheiro e tanta participação de mercado, que chegaram ao pior nível dos últimos 15 anos.

A marca japonesa tem 1071 lojas naquele país, e nada menos que 38% delas estão perdendo muito dinheiro todos os meses, sendo que as outras estão tendo margens de lucro baixíssimas.

A informação foi passada por algumas concessionárias para o site Auto News .

Documentos financeiros da Nissan , analisados pelo site, mostram que a margem de lucro líquida das concessionárias passou de 5,6% em 2022, para 3,2% em 2023, e então para cerca de 1%, em 2024.

Os lucros caíram 70% em 2024, ficando na faixa de 262.000 dólares por mês. Pode parecer muito dinheiro, mas estamos falando de empresas enormes, com dezenas de funcionários, e muito dinheiro imobilizado, o que deveria dar um lucro maior do que isso.

E essa situação já tem ceifado a vida de algumas lojas, com a marca perdendo 8 delas, até agora, este ano.

nissan kicks 2025 1
nissan kicks 2025 1

A causa disso é a linha de modelos Nissan, que tem chamado menos a atenção dos consumidores a cada ano que passa, perdendo espaço para outras marcas asiáticas.

Nos últimos cinco anos, a fatia de mercado da Nissan nos Estados Unidos caiu de 7,7% para 5,8%. No mesmo período, a fatia da Hyundai aumentou de 1,2% para 5,1%, enquanto a Toyota subiu de 12% para 12,9%.

Alguns novos produtos da empresa, como o novo Nissan Kicks e também os novos modelos Armada e Murano, deverão melhorar um pouco a situação para as concessionárias.

O problema é que os carros híbridos estão ganhando muita popularidade, e a Nissan não abraçou esta tecnologia com a mesma força que fizeram as suas rivais japonesas mais fortes, Honda e Toyota.

A Nissan é a única marca importante do mercado dos EUA que não oferece nenhum modelo híbrido nos EUA. Isso deverá acontecer nos próximos anos, mas até lá, é provável que ela perca ainda mais espaço no mercado e na mente dos compradores.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.