Fiat Hatches Linha 2018/2019

Palio 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Palio 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

O Novo Palio 2018/2019 tem preços a partir de R$ 45.240, sendo o compacto da Fiat oferecido em três versões, sendo elas Attractive, Essence e Sporting. O compacto ainda é mantido em produção para atender pequena demanda, mas em breve deve ganhar uma versão Fire mais barata, a fim de manter o produto para clientes que ainda desejam um carro de entrada mais espaçoso que os menores Mobi 2018/2019 e Uno 2018/2019, já que o Argo 2018/2019 assumiu a tarefa principal da marca.


Lançado originalmente em 1996, o Palio era um compacto desenhado pelo estúdio italiano I.DE.A., o mesmo que desenho os modelos da Tata Motors, que se assemelhavam bastante aos carros da Fiat da época. O modelo chegou com motores 1.3, 1.5 e 1.6, chegando posteriormente o 1.0. O modelo teve câmbio de seis marchas (1.0) e com embreagem automática (Citymatic). No começo dos anos 2000, recebeu o primeiro facelift.

Alguns anos depois, o Fiat Palio recebeu mais uma atualização e com ela incorporou motor 1.8 da GM. Posteriormente, com o fim da parceira entre GM e Fiat, o compacto recebeu os motores E.torQ 1.6, mantendo ainda o 1.4 e o 1.0. O câmbio automatizado Dualogic fez parte do lineup do hatch por um bom tempo. A geração atual surgiu em 2011, sendo lançada inicialmente na Grécia. O modelo adotou um design mais atraente, mas após poucos anos envelhece.

Com a chegada do Argo 2018/2019, o Novo Palio 2018/2019 é um dos modelos da Fiat que se despedirão muito em breve. A marca italiana deve resumir sua gama de compactos apenas com os modelos Mobi, Uno e Argo, tendo ainda o sedã derivado do Argo, bem como Fiorino, Toro, Fiat 500 e Ducato, estes dois últimos importados do México. Em agosto, o modelo vendeu 2.207 unidades e ficou em 27º lugar. Até o mês passado, o hatch emplacou 17.477 exemplares e está em 24ª posição.


Novo Palio 2018/2019 – detalhes

O Novo Palio 2018/2019 é um hatch compacto com 3,87 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,50 m de altura e 2,42 m de entre eixos. Pesando pouco mais de 1.000 kg, o modelo tem um visual ainda moderno, embora com detalhes que envelhecem o estilo, tais como os faróis amendoados com projetores internos. O modelo vem com motores Fire Evo 1.0 de até 75 cv, Fire Evo 1.4 com até 88 cv e E.torQ 1.6 com até 117 cv, além de transmissão manual de cinco marchas ou automatizada Dualogic.

A frente envolvente chama atenção e ajuda na aerodinâmica de 0,33 de coeficiente. Não há grade superior, apenas o logotipo da Fiat e um friso cromado. As lanternas também acompanham o mesmo estilo dos faróis e aspecto geral bem limpo. Na versão Sporting, o Novo Palio 2018/2019 filetes vermelhos são incorporados, faróis com fundo preto, defletor de ar no teto em cor preta, molduras nas saias de rodas e laterais, escape duplo cromado e rodas de liga leve aro 15 polegadas de série.

No interior, o Novo Palio 2018/2019 vem com quatro difusores de ar centrais, bem como acabamento com detalhes metalizados, além de sistema de áudio com Bluetooth e USB no porta-luvas, além de volante com comandos de mídia e telefonia. O ambiente ainda é reflexo da filosofia de estilo anterior da Fiat, da qual o Grand Siena também faz parte. O espaço interno é mediano, assim como o porta-malas com 290 litros. O cluster tem instrumentação ampla e os bancos possuem padronagem exclusiva em cada versão, incluindo apoio de braço para o motorista.

Palio 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Novo Palio 2018/2019 – novidades

O Novo Palio 2018/2019 não tem novidades, sendo oferecido em três versões e com preços entre R$ 45.240 e R$ 56.960. O compacto deve perder algumas das poucas versões, centrando-se na nova Fire, que deve reduzir bem o preço do modelo , servindo como carro de entrada. Para quem ainda gosta do modelo, a boa notícia é que existem muitas unidades a pronta-entrega. O baixo custo de manutenção e a desvalorização reduzida são atrativos do velho compacto.

Novo Palio 2018/2019 – versões

  • Novo Palio Attractive 1.0 2018
  • Novo Palio Attractive 1.4 2018
  • Novo Palio Essence 1.6 2018
  • Novo Palio Sporting 1.6 2018

Palio 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Novo Palio 2018/2019 – equipamentos

Novo Palio Attractive 1.0 2018 – De série com motor Fire Evo 1.0 e transmissão manual de cinco marchas, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EBD, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, retrovisores externos com comandos internos, preparação para rádio com 4 alto-falantes/2 tweeters, lavador/limpador e desembaçador do vidro traseiro, porta-óculos, porta-objetos, apoios de cabeça no banco traseiro, cintos de segurança de três pontos na frente e atrás, detalhes na cor da carroceria, luzes de leitura e antena no teto.

Opcionais: Kit Creative 1 com Rádio Connect (CD, USB, Bluetooth), retrovisores externos elétricos com tilt down, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento e volante em couro com comandos do rádio por R$ 2.609.

Novo Palio Attractive 1.4 2018 – De série com motor Fire Evo 1.4 e transmissão manual de cinco marchas, mais todos os itens acima de série e opcionais.

Novo Palio Essence 1.6 2018 – De série com motor E.torQ 1.6 e transmissão manual de cinco marchas, mais alguns dos itens acima, bem como banco do motorista com ajuste em altura, coluna de direção regulável, três apoios de cabeça no banco traseiro, cinto de segurança central de três pontos no banco traseiro, banco traseiro bipartido, chave canivete, embreagem de acionamento hidráulico, computador de bordo, faróis de dupla parábola, faróis de neblina, calotas integrais exclusivas, painel e interior com detalhes metalizados, limpador traseiro com acionamento automático à ré, para-brisas degradê, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas com acionamento na chave, retrovisores externos elétricos com tilt down, volante em couro com comandos do rádio e Rádio Connect (CD, USB, Bluetooth).

Opcionais: Kit Creative 1 com parafusos antifurto das rodas (um por roda), rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15 e spoiler na tampa traseira na cor do veículo por R$ 1.712. Kit Dualogic 1 com câmbio automatizado Dualogic Plus, piloto automático e volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta por R$ 4.566.

Novo Palio Sporting 1.6 2018 – De série com motor E.torQ 1.6 e transmissão manual de cinco marchas, mais alguns dos itens do Essence, além de spoilers frontais, saias laterais, aplique preto no para-choque traseiro, escape duplo cromado, defletor de ar no teto em cor preta, faróis com máscara negra, frisos dianteiros com filetes vermelhos, faixas decorativas laterais em vermelho e preto, painel com parte central em cinza, pedais esportivos, bancos personalizados,  abertura elétrica do porta-malas, rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16 e soleira interna das portas com inscrição Sporting.

Opcionais: Kit Dualogic 1 com câmbio automatizado Dualogic Plus, piloto automático e volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta por R$ 4.566.

Novo Palio 2018/2019 – preço

  • Novo Palio Attractive 1.0 2018 – R$ 45.240
  • Novo Palio Attractive 1.4 2018 – R$ 49.040
  • Novo Palio Essence 1.6 2018 – R$ 54.270
  • Novo Palio Sporting 1.6 2018 – R$ 56.960

Palio 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Novo Palio 2018/2019 – motor

O Novo Palio 2018/2019 é equipado com três motores diferentes, sendo os menores Fire Evo 1.0 e 1.4, além do E.torQ 1.6. O Fire Evo é um velho motor dos anos 90 que foi introduzido no Brasil a partir de 2001. Com quatro cilindros e comando de válvulas simples para suas oito válvulas, o pequeno propulsor da Fiat tem cabeçote e bloco feitos em alumínio, baixo custo de manutenção, injeção eletrônica multiponto e partida a frio por tanque de gasolina no cofre.

No 1.0, o Fire Evo entrega 73 cv a 6.250 rpm com gasolina e 75 cv a 6.250 rpm com etanol, bem como 9,5 kgfm a 3.850 rpm com gasolina e 9,9 kgfm a 3.850 rpm com etanol. Na versão 1.4, o Fire Evo entrega números mais generosos, sendo assim 85 cv a 5.750 rpm com gasolina e 88 cv a 5.750 rpm com etanol, além de 12,4 kgfm a 3.500 rpm com gasolina e 12,5 kgfm a 3.500 rpm com etanol.

Por fim, o E.torQ 1.6 é um desenvolvimento dos anos 2000, batizado de Tritec e criado pela joint-venture BMW-Chrysler, visava atender a demanda pelos modelos Chrysler PT Cruiser e MINI Cooper. Mas, a parceria se encerrou no fim dos anos 2000 e a fábrica de Campo Largo-PR foi fechada, sendo então vendida para a Fiat, através da FPT – Fiat Powertrain Technologies – que acabou por desenvolver uma versão própria, que ficou conhecida como E.torQ. Foi um dos motores mais copiados da China, sendo usado até pela Chery no Celer, mas como 1.5.

Com bloco e cabeçote em alumínio, o E.torQ 1.6 tem comando único de válvulas, embora empregue 16 delas sobre os cilindros. Essa arquitetura é chamada SOHC, muito comum em motores VTEC da Honda, por exemplo. Trata-se de um motor mediano em termos tecnológicos, embora a FPT divulgue que ele possa receber turbocompressor, mas não se sabe se com injeção direta. O certo é que o antigo Tritec 1.6 tinha uma boa opção turbo com 163 cv.

Atualmente, o E.torQ 1.6 entrega 115 cv a 5.500 rpm com gasolina e 117 cv a 5.500 rpm com etanol, além de 16,2 kgfm a 4.500 rpm com gasolina e 16,8 kgfm a 4.500 rpm com etanol. Junto com esse motor, a Fiat oferece no Novo Palio 2018/2019 transmissão manual de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico e câmbio automatizado Dualogic Plus com modo Sport e opção de trocas manuais na alavanca ou paddle shifts.

Palio 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Novo Palio 2018/2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Novo Palio 1.0 2018 – 15,0 segundos e 157 km/h
  • Novo Palio 1.4 2018 – 12,2 segundos e 173 km/h
  • Novo Palio 1.6 2018 – 9,8 segundos e 192 km/h

O Novo Palio 2018/2019 tem desempenho fraco no 1.0 Fire Evo, mediano no 1.4 Fire Evo e bom no 1.6 E.torQ. No 1.0, o compacto da Fiat apresenta fraqueza nas saídas, sendo necessário imprimir mais força no pedal do acelerador para se obter uma performance no mínimo aceitável. Por conta disso, ele sempre tem que estar com giro acima de 2.500 rpm para responder de forma mais eficiente. Na cidade até que dá conta do recado, devido ao pouco esforço, mas em subidas íngremes é obrigatório reduzir bem as marchas e ter paciência.

Na estrada, o Novo Palio 2018/2019 com esse motor Fire Evo 1.0 é bem fraco. Ele gira a quase 4.000 rpm para manter uma velocidade de cruzeiro no limite da rodovia e exige reduções constantes para subida de aclives longos e serras, bem como até dupla redução para retomadas ou ultrapassagens. É importante ter cautela neste último caso, pois mesmo atingindo 6.000 rpm, o motorzinho não irá dar agilidade na resposta. Por conta de suas limitações, o motor 1.0 não é indicado para viagens, especialmente com o carro cheio.

Os números de desempenho e consumo mostram isso. De 0 a 100 km/h, o Novo Palio 1.0 2018 precisa de longos 15,0 segundos para ir de 0 a 100 km/h, bem como atinge máxima de apenas 157 km/h. Ou seja, extremamente limitado e, o pior, gastão. Veja: 7,2 km/litro com etanol e 10,4 km/litro com gasolina na cidade. Na estrada, ele faz 8,7 km/litro com etanol e 12,7 km/litro com gasolina. Ou seja, fuja do Palio 1.0.

No caso do Novo Palio 1.4 2018 as condições de desempenho e consumo são melhores. O propulsor tem mais disposição e funciona em rotações mais aceitáveis, não só em respostas, mas também em eficiência energética. O nível de ruído também é menor por conta disso. No meio urbano, o motor Fire Evo 1.4 tem boa resposta, embora a saída ainda deixe a desejar, uma característica ruim da Fiat (exceto modelos com motor Firefly). Com câmbio bem escalonado, o hatch consegue render bem, mesmo em subidas.

Rodando no cotidiano, o Novo Palio 1.4 2018 consegue manter uma rotação na casa de 2.500 rpm sem reclamar e com isso consegue um nível de consumo melhor que o 1.0, fazendo 7,7 km/litro com etanol e 11,0 km/litro com gasolina. De funcionamento suave e pouco ruidoso, ele atende muito bem na cidade.

Já na estrada, ele é limitado, mas ainda tem sobras em comparação ao 1.0. Roda em torno de 3.500 rpm em cruzeiro no limite da estrada, tem respostas mais adequadas em retomadas e ultrapassagens. Com um comportamento melhor, ele faz 9,0 km/litro com etanol e 13,0 km/litro com gasolina no ciclo rodoviário. É indicado para quem pega pouca estrada.

Por fim, o Novo Palio 1.6 2018 tem uma performance muito melhor que as dos outros dois, mas ainda assim apresenta saídas com certa morosidade em relação aos números que apresenta. Isso ocorre geralmente abaixo de 2.000 rpm, sendo assim necessário manter-se sempre acima disso para se aproveitar o potencial do propulsor maior.

Na cidade, o câmbio manual de cinco marchas favorece a obtenção do melhor rendimento do 1.6, tendo boa resposta nas retomadas e força suficiente para subidas bem íngremes ou longas, mas desde que se mantenha acima de 2.000 rpm. Na média, é essa rotação na maior parte do tempo para uma condução econômica, mas para uma pegada mais esportiva, recomenda-se acima de 3.000 rpm. O Novo Palio 1.6 2018 tem com isso um consumo de 6,9 km/litro com etanol e 10,1 km/litro com gasolina.

Na estrada, o Novo Palio 1.6 2018 é bem mais indicado para uma condução mais segura. O propulsor tem boa retomada e garante ultrapassagens mais tranquilas. Rodando a menos de 3.000 rpm, ele garante mais conforto e menos ruído a bordo, além de menor número de reduções para aclives acentuados ou trechos longos em subida. Nas decidas, uma redução apenas garante um bom freio-motor, dando mais segurança.

Ainda neste ciclo, obtêm-se uma condução mais prazerosa se a versão for o Novo Palio 1.6 Sporting 2018, que tem rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16, o que garante melhor estabilidade e controle direcional. No asfalto, o carro fica mais firme no solo, mas em trechos esburacados ou com muitos defeitos, acaba se tornando um pouco mais desconfortável. Mesmo assim, com a performance do motor e o pacote aerodinâmico, consegue um bom rendimento, alcançando até 192 km/h e indo de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. No automatizado Dualogic Plus, porém, o câmbio tem delay enorme e mata muito do motor, oferecendo condução apenas mediana, embora oferecendo o bom piloto automático para viagens.

Palio 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

 Novo Palio 2018/2019 – consumo

Cidade

  • Novo Palio 1.0 2018 – 7,2 km/litro com etanol e 10,4 km/litro com gasolina
  • Novo Palio 1.4 2018 – 7,7 km/litro com etanol e 11,0 km/litro com gasolina
  • Novo Palio 1.6 2018 – 6,9 km/litro com etanol e 10,1 km/litro com gasolina

Estrada

  • Novo Palio 1.0 2018 – 8,7 km/litro com etanol e 12,7 km/litro com gasolina
  • Novo Palio 1.4 2018 – 9,0 km/litro com etanol e 13,0 km/litro com gasolina
  • Novo Palio 1.6 2018 – 8,2 km/litro com etanol e 11,9 km/litro com gasolina

Novo Palio 2018/2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.4

Preços 1.6

10.000 km

R$ 204

R$ 204

R$ 320

20.000 km

R$ 424

R$ 424

R$ 588

30.000 km

R$ 660

R$ 660

R$ 740

40.000 km

R$ 576

R$ 576

R$ 728

50.000 km

R$ 400

R$ 400

R$ 560

60.000 km

R$ 1.264

R$ 1.264

R$ 1.012

Novo Palio 2018/2019 – ficha técnica

Motor

Fire 1.0

Fire 1.4

E.torQ 1.6

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo, Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1368

1598

Válvulas

8

8

16

Taxa de compressão

12,15:1

12,35:1

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 73 cv @ 6250 rpm / Etanol: 75 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 85 cv @ 5750 rpm / Etanol: 88 cv @ 5750 rpm

Gasolina: 115 cv @ 5500 rpm / Etanol: 117 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 9,5 kgfm @ 3850 rpm / Etanol: 9,9 kgfm @ 3850 rpm

Gasolina: 12,4 kgfm @ 3500 rpm / Etanol: 12,5 kgfm @ 3500 rpm

Gasolina: 16,2 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 14 polegadas

Liga Leve aro 15 / 16 polegadas

Pneus

175/65 R14

175/65 R14

185/60 R15 / 195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3875

3875

3875

Largura sem retrovisores (mm)

1670

1670

1670

Altura (mm)

1504

1504

1504

Distância entre os eixos (mm)

2420

2420

2420

Capacidades

Porta-malas (litros)

290

290

290

Tanque (litros)

48

48

48

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

999

1007

1062

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

0,33

Novo Palio 2018/2019 – galeria de fotos

 

Palio 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email