O Palio Fire fez parte da estratégia da Fiat para oferecer carros relativamente baratos aos consumidores brasileiros.
Ao invés de projetar carros pensados para serem modelos verdadeiramente de entrada, como acontece hoje com o Fiat Mobi, a marca vendia versões antigas de seus populares a preços menores.
Ele começou a ser vendido no ano de 2002 como uma estratégia da Fiat para oferecer um Palio mais acessível aos consumidores.
Novidades ao longo dos anos
Lançamento do primeiro Palio Fire em 2002
Como sucessor do Palio Young, o Fiat Palio Fire foi anunciado em maio de 2002, passando a ser o Palio mais em conta da Fiat no Brasil.
O modelo nada mais era que um Young reestilizado, mas com o mesmo interior do modelo antigo e acabamento mais simples que o Palio EX da época.
Para ser o mais barato, o carro abria mão de alguns recursos. Ele contava com para-choques sem pintura, por exemplo.
Já itens como airbags frontais, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos e limpador traseiro eram opcionais.
O motor do Fiat Palio Fire era um 1.0 8V de até 55 cavalos. O carro podia ser adquirido pela internet com preço de R$ 14.650 na versão duas portas ou R$ 15.583 na quatro portas, já com frete incluso.
Na rede de concessionárias, os preços eram de R$ 14.900 e R$ 15.900, respectivamente.
Palio Fire 2004 com visual e interior de 1996
Em 2004, o Fiat Palio recebeu sua segunda reestilização.
Todavia, o modelo Palio Fire permaneceu sendo ofertado com o mesmo visual e interior usado pelo modelo desde 1996. Por a partir de R$ 20,8 mil, ele era comercializado com um motor 1.0 8V de 65 cv, câmbio manual de cinco marchas e carroceria de duas ou quatro portas.
Por ser o Palio “pé-de-boi”, o modelo Fire contava com itens como painel de instrumentos somente com velocímetro, hodômetro total e marcador do nível de combustível, para-choques sem pintura, retrovisores externos sem regulagem interna, cintos de segurança traseiros não retráteis, entre outros.
Linha 2007 com nova carroceria, mas interior antigo
As primeiras grandes mudanças visuais do Palio Fire surgiram somente na linha 2007. O carro herdou o visual da terceira “geração” do hatch compacto, enquanto o modelo principal (mais sofisticado) adotava na mesma época sua quarta reestilização.
Por outro lado, o interior seguiu sem mudanças. A cabine do carro era a mesma do modelo antigo, com plástico no painel e uma boa área revestida de tecido nas portas.
Como opcional, contava com airbags frontais, freios ABS, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, direção hidráulica e limpador e desembaçador do vidro traseiro.
Na época, o Palio Fire respondia por incríveis 60% do total de vendas do Palio no país.
Estreia do Palio Fire Economy em 2009
Seguindo os passos do Mille Economy, a Fiat anunciou o Palio Fire Economy em março de 2009.
O carro adotou algumas mudanças para promover maior economia de combustível, como painel de instrumentos com econômetro, um indicador analógico de consumo instantâneo de combustível.
Ele ganhou ainda novas calibrações no motor e pistões e coletor de admissão renovados. Segundo a marca, o Palio Fire Economy ficou até 9% mais econômico que o anterior.
O modelo passou a contar também com para-choque com parte inferior na cor cinza, nome “Economy” na tampa do porta-malas e grade dianteira na cor da carroceria.
Fora isso, os preços ficaram mais em conta em cerca de R$ 700, passando para R$ 24.290 para o Palio Fire Economy duas portas e R$ 25.860 para o Palio Fire Economy quatro portas.
Retoques estéticos no Palio Fire Economy 2011
Em maio de 2010, o Fiat Palio Fire Economy 2011 estreou com mudanças sutis.
O carro nas carrocerias de duas e quatro portas recebeu direção hidráulica de série e também uma nova grade frontal superior cromada, nova tomada de ar frontal inferior, novas lanternas traseiras escurecidas, novas calotas, novo revestimento dos bancos e novos painéis de porta.
Ele adotou também um novo kit, o Celebration II, composto por vidros dianteiros e travas elétricas e ar-condicionado. Seu preço inicial era de R$ 26.570, passando para R$ 28.330 na versão quatro portas.
Estreia da série especial Itália em 2013
E como de costume entre todos os carros da Fiat, o Palio Fire também teve seu “momento de fama” com séries especiais lançadas pela marca.
Uma delas foi o Palio Fire Economy Série Itália, anunciado pela empresa em setembro de 2013 com preço inicial de R$ 31.580.
O Palio Fire Economy Série Itália tinha direito a emblema da série especial nos para-lamas dianteiros e nos encostos dos bancos dianteiros, faróis com máscara negra e anel cromado, minissaias laterais e rodas de liga-leve de 14 polegadas.
A lista seguia com retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria, faróis de neblina, vidros dianteiros com acionamento elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, entre outros.
O motor era o conhecido 1.0 8V Fire flex, com câmbio manual de cinco marchas.
Série especial Palio Fire Rua em 2014
Outra série especial da linha Fiat Palio Fire foi a “Rua”, que chegou em setembro de 2014.
O modelo, anunciado pós-Copa, contava com detalhes visuais e de acabamento exclusivos, além de uma lista de equipamentos de série mais recheada por R$ 33.080. Ele foi ofertado somente na carroceria quatro portas.
No visual, o Fiat Palio Fire Rua trazia os adesivos “Rua” nos para-lamas dianteiros, adesivos “Bandeira” nas colunas traseiras, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas e revestimento em preto fosco nas colunas centrais das portas.
O interior oferecia painel de instrumentos com conta-giros e bordado exclusivo com o nome “Rua” nos encostos dos bancos dianteiros.
Ele era equipado de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, sistema de som com entrada USB, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, apoios de cabeça e cintos de segurança laterais retráteis de três pontos no banco traseiro, entre outros.
Novo visual e versão Fire Way 1.0 em 2014
No ano de 2014, a Fiat lançou o Palio Fire 2014 com boas mudanças.
Carro de entrada da marca naquela época, ele estreou por R$ 23.990 na versão duas portas e R$ 25.990 na carroceria quatro portas e com direito a alterações sutis no visual, mas com novidades significativas no interior.
Ele perdia também o sobrenome “Economy”.
Por fora, ele adotou faróis com a parte interna cromada e grade com frisos cromados. Já o interior recebeu o mesmo painel do Siena EL, com tomadas de ar arredondadas (de gosto duvidoso) e formas redesenhadas.
Ele ganhou ainda painéis de porta inéditos, bancos com forração exclusiva, volante herdado do Idea e um painel de instrumentos com elementos compartilhados com o Uno.
Seguindo os mesmos passos dos irmãos Mille Way e Uno Way, o Fiat Palio na versão Fire Way 1.0 chegou como uma proposta mais “aventureira” para a linha do hatch popular. A novidade foi anunciada em março do mesmo ano com preço inicial de R$ 27.860, sempre na carroceria quatro portas.
O interior trazia bancos com o nome “Way” bordado nos encostos dos assentos dianteiros.
Fim de linha em 2017
Para abrir espaço ao subcompacto Mobi, o Fiat Palio Fire foi descontinuado pela fabricante italiana no começo de 2017 no mercado brasileiro.
O modelo foi mantido na rede de concessionárias por alguns meses, como forma de zerar o estoque, e pôde ser adquirido com bons descontos frente aos R$ 30 mil pedidos pela marca na configuração mais em conta.
Com isso, o Fiat Mobi passou a se posicionar como o automóvel mais em conta da Fiat.
Naquela época, o modelo subcompacto era oferecido por R$ 31,9 mil.
gama completa
- Fiat Palio Fire 1.0 2P
- Fiat Palio Fire 1.0 4P
- Fiat Palio Fire Economy 1.0 2P
- Fiat Palio Fire Economy 1.0 4P
- Fiat Palio Fire Economy Série Especial Itália 1.0
- Fiat Palio Fire Série Especial Rua 1.0 2014
- Fiat Palio Fire Way 1.0 2014
Motor, câmbio e Dinâmica
O motor usado pelo Fiat Palio Fire é um 1.0 litro flex de quatro cilindros em linha e oito válvulas (duas por cilindro), pertencente à família Fire.
Esta sigla é referente a “Fully Integrated Robotised Engine”, utilizada pela marca italiana para designar sua primeira família de motores fabricados em sua nova linha de produção dotada de robôs.
Este propulsor “mil”, utilizado também em outros modelos da gama (como o Uno Mille) e encontrado até hoje em carros 0 km da Fiat, como é o caso das versões de entrada do Mobi e Novo Uno.
Ele entrega no Palio Fire uma potência máxima de 73 cavalos com gasolina e 75 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,5 e 9,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm.
Uso de combustível
O Fiat Palio Fire não se posiciona como uma das referências no quesito economia de combustível. Entretanto, ele pode agradar àqueles que buscam por um automóvel que não costuma pedir por tantas idas ao posto de combustível.
Ainda conforme os dados declarados pelo fabricante, o Palio Fire entrega consumo de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, as médias são de 12,3 km/l e 15 km/l, respectivamente.
Manutenção e Gastos com revisões
Segundo o site da Fiat, a revisão do Palio Fire custa R$ 204 na de 10 mil km ou 12 meses, R$ 444 na de 20 mil km ou 24 meses, R$ 684 na de 30 mil km ou 36 meses, R$ 592 na de 40 mil km ou 48 meses e R$ 424 na de 50 mil km ou 60 meses.
Ou seja, as revisões do Fiat Palio Fire são adequadas para sua categoria e faixa de preço.
Palio Fire – Ficha de informações
Motor |
1.0 8V Fire Flex |
Tipo |
Dianteiro, transversal e bicombustível |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm³ |
999 |
Válvulas |
8 |
Taxa de compressão |
12,15:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Injeção multiponto |
Potência Máxima |
75 cv a 6.250 rpm |
Torque Máximo |
9,9 kgfm a 4.500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual de cinco velocidades |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Não assistida ou hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson |
Traseira |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Rodas de aço ou liga-leve de 13 ou 14 polegadas |
Pneus |
165/70 R13 ou 165/75 R14 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
3.827 |
Largura (mm) |
1.634 |
Altura (mm) |
1.433 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.373 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
400 |
Capacidade do porta-malas (litros) |
290 |
Tanque (litros) |
48 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
930 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,33 |
Palio Fire – galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!