Top 10: carros 1.8 mais econômicos

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

Sobretudo com a popularização do downsizing entre motores mais modernos, os automóveis com propulsores 1.8 litro estão cada vez mais escassos no mercado, principalmente no Brasil.


Por aqui, o número de veículos equipados com motores com esta litragem não chega nem a duas dezenas – o nosso mercado é mais acostumado com automóveis dotados de unidades 1.0, 1.6 e 2.0, além de outras variações comuns em modelos maiores.

Além disso, boa parte dos propulsores 1.8 litro não contam com uma concepção tão moderna. O 1.8 SPE/4 da Chevrolet, que era usado no sedã Cobalt e segue na minivan Spin, por exemplo, tem arquitetura que deriva de carros da década de 1990. O mesmo acontece com o 1.8 E.torQ da FCA, que já foi encontrado em modelos como Fiat Strada, Weekend e Toro e também o Jeep Renegade, que foi projetado na década de 1990.

Isso acaba influenciando diretamente na eficiência do conjunto, sobretudo no consumo, embora as fabricantes tenham promovido constantes alterações para tornar os exemplares mais econômicos. Por outro lado, há motores mais modernos, como o 1.8 i-VTEC da Honda, o 1.8 TFSI da Audi e o 1.8 Dual VVT-i da Toyota.

Você sabe quais são os carros 1.8 mais econômicos do Brasil (veja também os carros diesel mais econômicos do Brasil)? A lista abaixo foi feita com base no consumo com gasolina, combustível mais comum em todo o país e presente em todos os modelos 1.8 avaliados. Além disso, não foram incluídos na lista modelos híbridos, como o Toyota Prius, que usa um motor 1.8 16V.

Infelizmente, com a saída de modelos como Cobalt e Strada 1.8, nossa lista não conseguiu reunir nem mesmo 10 modelos, ficando em apenas 8 concorrentes.

Confira abaixo os modelos 1.8 mais econômicos do Brasil:

1) Chevrolet Spin 1.8 MT – 11,3 km/l e 13 km/l

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

Dotada do mesmo motor do Cobalt, que já saiu de linha e era o primeiro colocado nesse ranking, a minivan Chevrolet Spin se posiciona agora como a mais econômica com motor 1.8 no Brasil. O modelo em sua versão de entrada com transmissão manual de seis marchas traz a unidade capaz de entregar até 111 cv e 17,7 kgfm.

O Inmetro diz que o Chevrolet Spin tem consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol e 11,3 km/l e 13 km/l, respectivamente, com gasolina. O preço inicial da minivan da Chevrolet é de R$ 84.440.

2) Honda HR-V 1.8 CVT – 11 km/l e 12,3 km/l

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

O primeiro crossover a ocupar uma posição neste ranking é o Honda HR-V, que inclusive é um dos carros que mais vende na categoria dos utilitários-esportivos compactos. O modelo oferece um motor 1.8 litro i-VTEC flex de quatro cilindros, com 139 cv com gasolina e 140 cv com etanol, a 6.300 rpm, e torque de 17,3 e 17,4 kgfm, respectivamente, a 4.800 rpm, acoplado a um câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.

Com este aparato, o Honda HR-V 1.8 CVT consegue entregar consumo de 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol e 11 km/l e 12,3 km/l, respectivamente, com gasolina. A versão mais em conta do carro com o câmbio automático tem preço de R$ 112.400.

3) Fiat Cronos 1.8 MT – 9,8 km/l e 13,2 km/l

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

O Fiat Cronos oferece o motor 1.8 litro E.torQ flex de quatro cilindros nas versões Drive, Precision e HGT. Como ele perdeu sua transmissão manual, a média de consumo subiu e o fez despencar em nossa lista.

O consumo é de 6,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol e 9,8 km/l e 13,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

Este propulsor é capaz de entregar potência de 135 cv quando abastecido com gasolina e 139 cv com etanol, a 5.750 rpm, enquanto o torque é de 18,7 kgfm e 19,2 kgfm, respectivamente, a 3.750 rpm. A versão mais em conta do Fiat Cronos com motor 1.8 flex parte de R$ 90.490.

4) Fiat Argo 1.8 MT – 9,7 km/l e 12,8 km/l

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

Por pouco, bem pouco, o Argo não fica na mesma posição do Cronos nessa lista. O hatch da Fiat, um de seus modelos mais vendidos no Brasil, tem o mesmo conjunto que seu irmão sedã. Ele é equipado com o motor 1.8 litro E.torQ flex de quatro cilindros, que aparece nas versões Trekking e HGT.

O consumo é de 6,9 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com álcool e 9,7 km/l e 12,8 km/l com gasolina. Seus preços com motor 1.8 partem de R$ 89.190.

5) Jeep Renegade 1.8 MT – 10 km/l e 12 km/l

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

Outro utilitário-esportivo de porte compacto é o Jeep Renegade. A exemplo do Argo, este modelo oferece o motor 1.8 litro E.torQ flex de quatro cilindros, que rende os mesmos 139 cavalos de potência máxima e 19,3 kgfm de torque máximo. O modelo em questão oferece um câmbio automático de seis velocidades.

O Renegade 1.8 AT tem consumo de combustível de 6,9 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol e 10 km/l e 12 km/l, respectivamente, com gasolina. A versão STD é a mais barata com esse conjunto, partindo de R$ 92.990.

6) Fiat Toro 1.8 AT – 9,5 km/l e 11,3 km/l

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

A Fiat Toro é outro modelo a usar o conjunto com motor 1.8 na linha da marca italiana, mas nesse caso com câmbio automático de 6 marchas. Mesmo tendo porte superior e sendo mais pesada, a picape consegue uma média interessante com essa configuração mecânica.

A Toro entrega médias de 6,7 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol e 9,5 km/l e 11,3 km/l com gasolina, respectivamente. Com motor 1.8 flex, a Toro tem apenas uma versão, que custa R$ 117.990.

7) Fiat Doblò 1.8 MT – 9,3 km/l e 10,2 km/l

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

Em sétimo lugar, a minivan Fiat Doblò também conta com o 1.8 E.torQ de 132 cv, com transmissão manual de cinco marchas. Ela tem preço inicial de salgados R$ 115.990.

Quanto ao consumo, a Doblò entrega 6,4 km/l na cidade e 7 km/l na estrada com etanol e 9,3 km/l e 10,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

8) Lifan X60 – 8,8 km/l e 10,2 km/l

Top 10: carros 1.8 mais econômicos

Por último, temos o Lifan X60, que é abastecido somente com gasolina. O modelo usa o motor 1.8 de 128 cv e 16,8 kgfm de torque, com transmissão manual de 5 marchas. Existe ainda a versão automática, mas ela é mais gastona.

O preço inicial do Lifan X60 é de R$ 69.990.

(Lista atualizada em julho de 2021)

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.