Inmetro – Carros mais econômicos (2024)

consumo combustivel 2

O Inmetro divulgou a tabela PBE 2024 (Programa Brasileiro de Etiquetagem), com dados e classificação de dados de eficiência energética com consumo e emissão de poluentes, assim como também detalhes técnicos dos modelos relacionados.

Assim, temos a lista dos carros mais econômicos.

A tabela de eficiência energética tem várias mudanças nos resultados dos modelos, porém, alguns carros já fora do mercado ainda aparecem lá.

Então, confira abaixo a lista do Inmetro com os carros mais econômicos 2024:

Carros hatch compactos mais econômicos – Inmetro

renault kwid outsider 2023

Na categoria de hatch compacto, o destaque é o Renault Kwid com índice de eficiência energética de MJ/Km mais baixo, de 1,36.

O subcompacto é erroneamente classificado como utilitário esportivo pelo Inmetro.

Ele chega a fazer 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, com a tão cara gasolina. Seu motor 1.0 de 66 cavalos no derivado de petróleo é bem frugal, tendo ainda ajuda do baixo peso.

MJ/km Etanol km/l cidade/estrada Gasolina km/l cidade/estrada
Kwid 1.0  1,36 10,8/11,0 15,3/15,7
Mobi 1.0 1,50 9,6/10,4 13,5/15,0
C3 1.0 1,53 9,5/10,3 13,2/14,5
Argo 1.0 1,53 9,3/10,3 13,4/14,6
Argo 1.3 CVT 1,57 8,9/10,6 12,8/14,6
HB20 1.0 1,52 9,6/10,4 13,3/14,6
HB20 1.0 Turbo AT 1,70 8,3/9,9 11,7/13,9
208 Like 1.0 1,37 10,4/11,3 14,7/16,3
Sandero 1.0 1,48 10,0/10,2 13,9/14,7
Onix 1.0 1,45 8,4/10,4 11,8/14,9
Onix 1.0 Turbo AT 1,64 8,4/10,4 11,8/14,9
City hatch 1.5 1,53 9,2/10,5 13,1/15,2
Polo 1.0 1,46 9,6/10,9 14,0/15,4
Polo 1.0 TSI AT 1,57 8,7/10,8 12,5/15,3

Carros sedã compactos mais econômicos – Inmetro

chevrolet onix plus lt

Entre os sedãs compactos, o Onix Plus 1.0 manual não só é o mais econômico do segmento, mas também aquele com o melhor resultado entre os carros nacionais com motor a combustão.

O compacto tem o menor MJ/km inalcançável por qualquer outro.

MJ/km Etanol km/l cidade/estrada Gasolina km/l cidade/estrada
Onix Plus 1.0 manual 1,40 9,5/12,4 13,6/17,5
Onix Plus 1.0 Turbo AT 1,53 8,4/12,2 12,3/16,8
HB20S 1.0 manual 1,52 9,4/10,4 13,2/14,8
HB20S 1.0 Turbo AT 1,69 8,3/9,9 11,6/14,3
Cronos 1.3 manual 1,53 9,0/10,9 12,8/15,5
Cronos 1.3 CVT 1,50 9,3/11,0 13,3/15,0
Logan 1.0 1,53 9,6/9,8 13,6/14,4
Yaris Sedan 1.5 1,56 8,9/10,5 12,9/14,7
City Sedan 1.5 1,53 9,2/10,5 13,1/15,2
Versa 1.6 1,70 7,9/10,2 11,5/14,7
Virtus 1.0 TSI 1,64 8,3/10,5 12,0/14,9

Carros Hatch/Sedã médios mais econômicos – Inmetro

Toyota Corolla Hybrid 2020 3

Este é um segmento que está difícil até para organizar uma tabela como a do Inmetro. Foi a única em que não necessariamente tivemos que caçar os modelos, pois, estão tão próximos na relação original que é fácil comparar para saber quais são os carros mais econômicos do segmento médio.

Obviamente, o Corolla Hybrid sai na frente com apenas 1,38 MJ/km e note como é a realidade de um híbrido. O consumo urbano é melhor, chegando ele a fazer 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.

No sedã nipônico, seu motorzão M20A 2.0 se aproveita da dupla injeção, da alta compressão (13:1) e do câmbio CVT de 10 marchas para poupar combustível.

MJ/km Etanol km/l cidade/estrada Gasolina km/l cidade/estrada
Toyota Corolla 1.8 Hybrid 1,27 11,8/10,5 17,9/15,4
Toyota Corolla 2.0 1,68 8,3/9,8 11,9/14,2
Cruze 1.4 Turbo 1,86 7,1/9,7 10,5/13,9
Cruze Sport6 1.4 Turbo 1,96 6,8/9,2 10,1/13,1
Caoa Chery Arrizo 6 Pro 1,86 7,4/9,2 10,6/13,4
VW Jetta GLi 2,03 -/- 9,9/12,2

Carros SUV mais econômicos – Inmetro

toyota corolla cross na 3

O segmento que vem bombando tem alguns modelos bem econômicos, entre eles o Corolla Cross Hybrid, com apenas 1,31 MJ/km, melhor que o sedã e quase batendo o Onix Plus 1.0 manual.

Note que no caso de carros híbridos, o consumo é melhor na cidade mesmo, os dados não estão invertidos.

Confira:

MJ/km Etanol km/l cidade/estrada Gasolina km/l cidade/estrada
Corolla Cross Hybrid 1,31 11,8/9,7 17,8/14,7
Corolla Cross 2.0 1,76 8,2/9,0 11,7/13,0
Tracker 1.0 Turbo AT 1,78 7,8/9,6 11,2/13,6
Tracker 1.2 Turbo AT 1,89 7,2/9,2 10,4/13,2
T-Cross 1.0 TSI 1,66 8,3/10,0 12,0/14,4
Kicks 1.6 CVT 1,75 7,8/9,6 11,4/13,9
Pulse 1.3 CVT 1,58 9,0/10,3 12,8/14,0
Pulse 1.0 Turbo 1,64 8,4/10,2 12,1/14,4
Fastback 1.0 Turbo 1,65 8,4/10,2 11,9/14,6
Fastback 1.3 Turbo 1,76 7,9/9,7 11,3/13,6
C4 Cactus 1.6 1,84 7,7/8,9 11,2/12,7
C4 Cactus 1.6 THP 1,73 8,2/9,5 11,7/13,4
Creta 1.0 Turbo 1,78 8,2/8,9 12,0/12,2
Creta 1.6 (antigo) 2,03 7,1/8,1 10,1/11,5
Renegade 1.3 Turbo 1,84 7,7/9,1 11,0/12,8
Compass 1.3 Turbo 1,96 7,1/8,8 10,4/12,1
Commander 1.3 Turbo 2,05 6,9/8,3 9,8/11,8
Duster 1.6 1,81 8,1/8,5 11,6/12,3
Duster 1.3 Turbo 1,93 7,7/8,4 10,8/11,5
Captur 1.3 Turbo 1,92 7,7/8,2 10,9/11,6
Nivus 1.0 TSI 1,66 8,3/10,1 12,1/14,2
HR-V 1.5 1,62 8,8/9,8 12,7/13,9
HR-V 1.5 Turbo 1,83 7,9/8,8 11,3/12,6
Taos 1,84 7,6/9,1 10,9/13,0
Tiggo 5x 2,06 6,9/8,1 9,9/11,5
Tiggo 5x Híbrido 1,90 8,1/8,3 11,1/10,9
Tiggo 7 2,05 -/- 9,9/11,7
Tiggo 7 Híbrido 1,89 8,1/8,5 11,1/11,2
Tiggo 8 2,01 -/- 10,1/12,0
Tiggo 8 Híbrido 0,67 -/- 11,0/10,9
2008 1,87 7,6/8,6 11,0/12,4
2008 THP 1,81 7,8/9,1 11,2/12,9
Eclipse Cross 1,92 -/- 10,9/11,9

(*) Consideramos os Flex.

Picapes flex mais econômicas – Inmetro

fiat strada freedom avaliacao na 4

Nas picapes com motor flex, independente se leves ou médias, a predominância nos carros mais econômicos foi da Strada. A nova geração da picape ficou mais leve e eficiente, inclusive com o velho motor 1.4 Fire.

Ainda sem CVT, a utilitária com cabine simples e motor 1.3 chega a fazer 14,7 km/l na estrada.

MJ/km Etanol km/l cidade/estrada Gasolina km/l cidade/estrada
Strada 1.3 Cab Simples 1,57 8,9/10,4 12,9/14,7
Strada 1.3 Cab Dupla 1,61 8,9/10,0 12,5/14,3
Strada 1.3 Cab Dupla CVT 1,64 8,8/9,8 12,5/13,3
Strada 1.4 Cab Dupla 1,72 8,4/9,2 11,9/13,3
Strada 1.4 Cab Simples 1,72 8,4/9,2 11,9/13,3
Montana 1.2 Turbo 1,70 8,3/9,6 12,0/13,6
Montana 1.2 Turbo AT 1,81 7,7/9,3 11,1/13,3
Saveiro Cab Simples 1.6 1,77 8,1/9,0 11,7/12,8
Saveiro Cab Dupla 1.6 1,82 7,9/8,8 11,4/12,5
Oroch 1.6 1,93 7,4/8,0 11,3/11,6
Oroch 1.3 Turbo 2,01 7,4/7,8 10,5/11,0
Toro 1.3 Turbo 2,13 6,6/8,0 9,5/11,2

——————-

Picapes diesel mais econômicas – Inmetro

Por seu porte e peso, a Toro Diesel é um dos carros mais econômicos entre as picapes com o óleo combustível.

MJ/km Diesel km/l cidade Diesel km/l estrada
Toro 2.0 AT 2,33 10,5 13,0
L200 Triton Sport 2.4 2,52 10,3 11,1
L200 Triton Sport 2.4 AT 2,78 9,3 10,3
S10 2.8 2,73 9,3 10,8
S10 2.8 AT 2,86 8,6 10,9
Ranger 2.2 2,55 10,4 10,7
Ranger 2.2 AT 2,71 9,5 10,7
Ranger 3.2 AT 3,02 8,6 9,6
Frontier 2.3 2,68 9,5 10,9
Frontier 2.3 AT 2,74 9,1 11,0
Hilux 2.8 2,46 10,4 11,6
Hilux 2.8 AT 2,54 10,1 11,3
Amarok 3.0 V6 AT 2,92 9,0 9,7

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X