Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2021)

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2021)

O mercado nacional não dispõe de muitos modelos diesel. Com exceção das picapes, segmento em que quase todas possuem opção com o óleo combustível, nos demais – nesse caso os utilitários esportivos – as opções diesel variam muito.


Mas falando sobre eles, quais são os carros diesel mais econômicos do Brasil (veja também os carros diesel mais baratos do Brasil)?

Antes de falarmos desse ponto, que é o tema desse artigo, é preciso entender que o Brasil não permite automóveis de passeio movidos por óleo diesel. Mas essa lei, de 1976, libera os veículos listados abaixo sob algumas condições.

A primeira é que a capacidade de carga seja igual ou superior a 1.000 kg. Nesse ponto, o veículo precisa ter ainda o sistema de tração nas quatro rodas e uma caixa redutora de velocidade acoplada ao câmbio, ou seja, uma reduzida.

O que acontece é que, quando o veículo é classificado como sendo de uso comercial (como as picapes), ele não precisa ter tração 4×4 ou redução. Assim, podem existir no mercado picapes diesel 4×2, bem como caminhões leves e vans de passageiro ou furgão.

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2021)

Além disso, todo veículo classificado como “jipe” é dispensado de ter capacidade de carga de 1.000 kg, mas precisa ter tração nas quatro rodas e sistema de redução de marchas.

Nesse caso, os utilitários esportivos foram inseridos nessa categoria, que nos anos 70 era representada pelo Jeep Willys e outros do tipo, posteriormente incluindo modelos como Troller T4 e TAC Stark. O Suzuki Jimny até poderia ter motor diesel aqui, se a marca quisesse.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

Nos caso dos SUVs, como são feitos na maioria em cima de plataformas monobloco – salvo os derivados de picapes ou semelhantes – a caixa de redução foi substituída por um câmbio automático, cuja primeira marcha é tão curta que funciona como uma redução, normalmente fazendo o carro sair em segunda.

Tudo começou com a polêmica do Mercedes-Benz ML320 no fim dos anos 90, mas acabou sendo aceito pelo Contran.

Então, quais são os 10 carros diesel mais econômicos do Brasil? Na lista abaixo, temos picapes e SUVs oferecidos no mercado nacional com motor de ciclo diesel.

Os números são os divulgados pelos fabricantes em acordo com o Inmetro, onde eles homologam agora seus resultados, embora não sejam obrigados, pois apenas os carros a gasolina ou etanol eram listados sob o Inovar-Auto.

No Rota 2030, está prevista a inclusão desse tipo de motor e também uma meta de redução de consumo, ainda não conhecida. Assim, o consumo abaixo é a média que o modelo possui, sendo descritos os resultados nos ciclos urbano e rodoviário.

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Confira os 10 carros diesel mais econômicos do Brasil:

1) Mitsubishi Outlander 2.2

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  • 10,8 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada – média 12,25 km/l

O crossover da marca japonesa é o carro a diesel que menos consome no país. O Mitsubishi Outlander com diesel tem um novo motor 2.2 com 165 cavalos a 3.500 rpm e 36,7 kgfm a 1.500 rpm.

Ele tem câmbio automático de seis marchas e possui sistema de redução, além de tração AWD sob demanda, ou seja, ela varia a força entre eixos e rodas de acordo com o terreno.

Atualizado recentemente, o Mitsubishi Outlander diesel é uma opção muito interessante da marca japonesa, mas seu preço é alto, custando R$ 283.990. O veículo é bem completo com diversos sistemas de segurança.

2) Land Rover Discovery Sport TD4

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  • 10,9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada – média 11,95 km/l

Assim como o irmão Evoque TD4 (que já saiu de linha por aqui), o Land Rover Discovery Sport TD4 também se beneficia do novo e moderno motor diesel Ingenium 2.0, que substituiu o antigo FoMoCo (Ford) 2.0 CTDI, que entregava 190 cavalos.

Agora, ele entrega 199 cv e 43,8 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de nove marchas e tração integral. Além dessa variante, ele possui versão com o 2.0 turboflex de 250 cavalos, mas neste, o consumo é maior.

Com visual atualizado e mais equipamentos, ele é um SUV familiar. O preço inicial é de R$ 332.950.

3) Jeep Compass 2.0

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  • 10,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada – média 11,85 km/l

Um dos modelos mais acessíveis dessa (cara) lista, o Jeep Compass diesel é o terceiro mais econômico entre os veículos movidos a diesel no Brasil.

Vendido com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, junto com um câmbio automático de 9 velocidades, o Compass pode ser comprado nas versões Longitude, Limited e Trailhawk, com valores variando entre R$ 206.990 e R$ 226.990.

4) Mitsubishi L200 Triton Sport 2.4

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  • 10,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada – média 11,65 km/l

A nova geração da picape japonesa é bem mais eficiente em consumo que a anterior, que ainda é produzida em Catalão-GO junto com esta, que é equipada com o antigo motor diesel 3.2 de 180 cavalos.

Neste modelo mais recente, o motor é um novo 2.4 com 190 cavalos e 43,9 kgfm. O propulsor é equipado com transmissão automática de cinco marchas, no entanto.

A Mitsubishi L200 Triton 2.4 tem sistema de tração 4×4 com reduzida, sendo uma picape muito robusto e de boa dirigibilidade. Além disso, possui um sistema de limpeza do catalisador em caso de uso severo, por conta da poeira em excesso. Seus preços variam entre R$ 230.990 e R$ 279.990.

5) Jeep Renegade 2.0

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  • 10,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada – média 11,55 km/l

Em quinto lugar temos o queridinho entre os SUVs no Brasil. O Jeep Renegade usa o mesmo motor do irmão maior Compass, o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 velocidades.

Esse conjunto o faz ter médias interessantes, mas abaixo do mais pesado Compass. Os preços do Renegade diesel, que sofrem constantes aumentos, hoje estão entre R$ 155.490 e R$ 176.990.

6) Fiat Toro 2.0

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  • 9,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada – média 11,1 km/l

Outro modelo do mesmo grupo Stellantis, a Fiat Toro também faz uso do propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, igualmente associado ao câmbio automático de nove velocidades.

A picape só perde para a L200 Triton Sport em seu segmento quando o assunto é consumo, apresentando boas médias. Além disso, já que tem um porte menor, é oferecida nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra com preços mais convidativos que suas irmãs maiores, variando entre R$ 159.990 e R$ 192.990.

7) Range Rover Vogue 3.0

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  • 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada – média 11,05 km/l

A sétima posição tem mais um modelo da Land Rover, o Range Rover Vogue. Esse SUV de luxo conta com o motor 3.0 V6 de 258 cv e 61,2 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas.

Mesmo com seu porte avantajado, ele consegue apresentar uma boa média de consumo, superior ao Range Rover Sport que aparece logo abaixo. O preço do Range Rover Vogue é de R$ 760.990.

8) Jeep Grand Cherokee 3.0 V6

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  • 9,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada – média 10,8 km/l

É fácil falar da Jeep quando o assunto é o segmento de SUVs, ainda mais agora que a marca lançou mais um representante, o Commander 2022. Mas o Grand Cherokee pode passar despercebido por ser bem mais caro e raro nas ruas.

Mesmo assim, ele garante uma posição entre os carros a diesel mais econômicos em nosso país, com média mista de 10,8 km/l. O motor usado é o 3.0 V6 turbodiesel de 241 cv e 56 kgfm de torque, com transmissão automática de 8 velocidades. O preço é de R$ 496.990

9) Range Rover Sport 3.0

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  • 9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada – média 10,7 km/l

O último modelo da Land Rover em nossa lista é o Range Rover Sport, que também trabalha com um motor 3.0 turbodiesel, mas com seis cilindros em linha. Ele entrega 300 cv e 66,3 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 8 marchas.

Com estilo um pouco diferente do Vogue citado anteriormente, o modelo também oferece diversas versões e muitos equipamentos de série. De quebra, ainda é um pouco mais barato, custando R$ 601.950.

10) Mercedes-Benz GLE 400d

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  • 8,7 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada – média 10,65 km/l

Fechamos nossa lista com o Mercedes-Benz GLE 400d, que custa absurdos R$ 722.900 aqui no Brasil. Seu motor é o 3.0 turbo de 330 cv e 71,4 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 marchas.

O SUV tem uma média quase igual ao Range Rover Sport, sendo superior na estrada, mas gastando mais na cidade. Isso fez com ele ficasse na décima posição, com uma média mista de 10,65 km/l.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.