Listas Top 10 Matérias NA

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

O mercado nacional não dispõe de muitos modelos diesel. Com exceção das picapes, segmento em que todas possuem opção com o óleo combustível, nos demais – nesse caso os utilitários esportivos – as opções diesel variam muito. Mas, destes, quais são os carros diesel mais econômicos do Brasil?


Antes de falarmos desse ponto que é o tema desse artigo, é preciso entender que o Brasil não permite que automóveis de passeio sejam movidos por óleo diesel. Mas, a lei, de 1976, libera os veículos listados abaixo sob algumas condições. A primeira é que a capacidade de carga seja igual ou superior a 1.000 kg.

Nesse ponto, o veículo precisa ter ainda sistema de tração nas quatro rodas e uma caixa redutora de velocidade acoplada ao câmbio, ou seja, uma reduzida. O que acontece é que, quando o veículo é classificado como de uso comercial, no caso a picape, ele não precisa ter tração 4×4 ou redução. Assim, podem existir no mercado picapes diesel 4×2, bem como caminhões leves e vans de passageiro ou furgão.

Também, todo o veículo classificado como “jipe” é dispensado de ter capacidade de carga de 1.000 kg, mas precisa ter tração nas quatro rodas e sistema de redução de marchas. Nesse caso, os utilitários esportivos foram inseridos nessa categoria, que nos anos 70 era representada pelo Jeep Willys e outros do tipo. Hoje estes são conceitualmente Troller T4 e TAC Stark. O Suzuki Jimny até poderia ter motor diesel aqui, se a marca quisesse.

Nos caso dos SUV, como são feitos na maioria em cima de plataformas monobloco – salvo derivados de picapes ou semelhantes – a caixa de redução foi substituída por um câmbio automático, cuja primeira marcha é tão curta que funciona como uma redução, normalmente fazendo o carro sair em segunda. Tudo começou com a polêmica do Mercedes-Benz ML320 no fim dos anos 90, mas acabou sendo aceito pelo Contran.

E então, quais são os 10 carros diesel mais econômicos do Brasil? Na lista abaixo, temos picapes e SUVs oferecidos no mercado nacional com motor de ciclo diesel. Os números são os divulgados pelos fabricantes em acordo com o Inmetro, onde os fabricantes homologam agora seus resultados, embora não sejam obrigados, pois apenas os carros a gasolina ou etanol eram listados sob o Inovar-Auto.

No Rota 2030, está prevista a inclusão desse tipo de motor e também contempla uma meta de redução de consumo, ainda não conhecida. Assim, o consumo abaixo é a média que o modelo possui, sendo descritos os resultados nos ciclos urbano e rodoviário.

Confira abaixo, os 10 carros diesel mais econômicos do Brasil:

1) Range Rover Evoque 2.0 TD4

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 11,9 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada – média 13,8 km/l

O Range Rover Evoque é o carro diesel mais econômico do Brasil. O SUV de luxo feito em Itatiaia-RJ, vem equipado com motor Ingenium 2.0 nesta variante TD4, que ao contrário da SD4, entrega 180 cavalos a 4.000 rpm e 43,8 kgfm a 1.500 rpm. O propulsor vem acoplado com caixa automática ZF de nove marchas e conversor de torque.

Com suspensão independente nas quatro rodas, o Evoque TD4 vem obrigatoriamente com tração integral e sistemas de gestão de terreno, o chamado Terrain Response. O modelo da Land Rover tem ainda uma versão mais potente, a SD4 com o mesmo motor.

2) Mercedes-Benz GLC 220d

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 12 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada – média de 13,6 km/l

Outro modelo premium aparece em segundo lugar entre os modelos diesel mais econômicos no Brasil. O Mercedes-Benz GLC 220d é oferecido nas versões Off-road e Enduro, com preços entre R$ 305.900 e R$ 341.900. O motor é sempre 2.0 turbodiesel de 194 cv e 39 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 velocidades.

3) Volvo XC60 D5 Momentum

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada – média de 13 km/l

O terceiro modelo a diesel mais econômico no Brasil é o Volvo XC60, na versão D5 Momentum. Essa configuração é equipada com motor 2.0 diesel de 235 cv e 48,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de 8 velocidades. Seu preço inicial é de R$ 281.950.

4) Mitsubishi Outlander 2.2

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 10,8 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada – média 12,25 km/l

O crossover da marca japonesa é um dos carros diesel que menos consomem no país. O Mitsubishi Outlander com diesel tem um novo motor 2.2 com 165 cavalos a 3.500 rpm e 36,7 kgfm a 1.500 rpm. Ele tem câmbio automático de seis marchas e possui sistema de redução, além de tração AWD sob demanda, ou seja, ela varia a força entre eixos e rodas de acordo com o terreno.

Atualizado recentemente, o Mitsubishi Outlander diesel é uma opção muito interessante da marca japonesa, mas seu preço é alto, custando R$ 219.990. O veículo é bem completo com diversos sistemas de segurança.

5) Land Rover Discovery Sport TD4

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 10,9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada – média 11,95 km/l

Assim como o irmão Evoque TD4, o Land Rover Discovery Sport TD4 também se beneficia do novo e moderno motor diesel Ingenium 2.0, que substituiu o antigo FoMoCo (Ford) 2.0 CTDI, que entregava 190 cavalos. Agora, com 10 cavalos a menos, já que dispõe dos mesmos números do irmão mais luxuoso, o SUV britânico é um modelo bem frugal com esse combustível.

Além dessa variante, igualmente possui versão com o Ingenium 2.0 de 240 cavalos, mas neste, o consumo é maior. Por isso não entrou na lista. Com câmbio de nove marchas e tração integral Terrain Response, o SUV é mais familiar. Também é feito no Rio.

6) Jeep Compass 2.0

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 10,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada – média 11,85 km/l

Um dos modelos mais acessíveis dessa (cara) lista, o Jeep Compass diesel é o sexto mais econômico entre os veículos movidos a diesel no Brasil. Vendido com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, junto com um câmbio automático de 9 velocidades, o Compass pode ser comprado nas versões Longitude, Limited, Trailhawk e Série S, com valores variando entre R$ 165.990 e R$ 199.990.

7) BMW X5 M50D

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 10,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada – média 11,65 km/l

O modelo mais potente dessa lista é o sétimo colocado. O BMW X5 M50D é um SUV com motor 3.0 turbodiesel de 400 cv e brutais 77,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 velocidades. Mas tudo isso não significa muitas idas ao posto de combustíveis, pois o grandalhão esportivo consegue ter médias superiores a muitos SUVs e picapes que vemos por aí.

O problema, é claro, é seu preço: R$ 555.950.

8) Mitsubishi L200 Triton 2.4

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 10,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada – média 11,65 km/l

A nova geração da picape japonesa é bem mais eficiente em consumo que a anterior, que ainda é produzida em Catalão-GO junto com esta, mas equipada com o antigo motor diesel 3.2 de 180 cavalos. Neste modelo mais recente, o motor é um novo 2.4 com 190 cavalos e 43,9 kgfm. O propulsor é equipado com transmissão automática de cinco marchas, no entanto.

A Mitsubishi L200 Triton 2.4 tem sistema de tração 4×4 com reduzida, sendo uma picape muito robusto e de boa dirigibilidade. Além disso, possui um sistema de limpeza do catalisador em caso de uso severo, por conta da poeira em excesso. Seus preços variam entre R$ 139.990 e R$ 192.990.

9) Jaguar F-Pace 2.0

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 10,6 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada – média 11,55 km/l

A Land Rover é a marca com o maior número de representantes nesse Top 10 e o Jaguar F-Pace é um dos carros diesel mais econômicos do Brasil. O crossover da marca inglesa também compartilha o bom motor Ingenium 2.0, que caiu como uma luva no modelo. Mesmo com 180 cavalos, seu desempenho é muito bom, assim como seu consumo.

Equipado com a transmissão ZF de nove marchas, o Jaguar F-Pace diesel tem tração nas quatro rodas com tecnologia que permite ao modelo escolher alguns tipos de piso para melhor tracionar, mas sem Terrain Response. Os valores partem de R$ 350.900.

10) Jeep Renegade 2.0

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil (2020)

  • 10,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada – média 11,55 km/l

Em décimo lugar temos o queridinho entre os SUVs no Brasil. O Jeep Renegade usa o mesmo motor do irmão maior Compass, o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 velocidades.

Esse conjunto o faz ter médias interessantes, mas abaixo do mais pesado Compass. Os preços do Renegade, que sofrem constantes aumentos, hoje estão entre R$ 138.990 e R$ 149.990.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                            Quem somos

                            O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                            Notícias por email