TOP 10: Carros diesel mais econômicos do Brasil (2024)

fiat scudo multi 2023 1

O mercado nacional não dispõe de muitos modelos diesel. Com exceção das picapes, segmento em que quase todas possuem opção com o óleo combustível, nos demais – nesse caso os utilitários esportivos – as opções diesel variam muito.

Mas falando sobre eles, quais são os carros diesel mais econômicos do Brasil?

Veja também: os carros diesel mais baratos do Brasil

Na lista abaixo, temos picapes e SUVs oferecidos no mercado nacional com motor de ciclo diesel.

Os números são os divulgados pelos fabricantes em acordo com o Inmetro, onde eles homologam seus resultados. Isso ocorre mesmo não sendo uma obrigação, pois apenas os carros a gasolina ou etanol eram listados sob o Inovar-Auto.

Leia também: Vale a pena comprar uma picape diesel?

Leia também: Top 10 carros mais rápidos do Brasil

10) Land Rover Defender 110 – 9,9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada

novo defender 90

  • 9,9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada

Disponível há pouco tempo por aqui, o Land Rover Defender 110 tem um visual bem diferente de seus concorrentes. Além disso, oferece um conjunto mecânico muito eficiente e uma lista recheada de equipamentos.

Ele usa o motor Ingenium 2.0 turbo de 300 cv e generosos 66,3 kgfm de torque, ligado à transmissão automática de 8 marchas.

9) Toyota Hilux – 10,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada

hilux gr s 1

  • 10,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada

Fechamos nossa lista com a Toyota Hilux, modelo que surpreende pelas boas vendas apesar do preço muito salgado.

Algo interessante é que sua média mista é de apenas 11,05 km/l, mas na cidade o SW4 consegue fazer 10,3 km/l, um número interessante. Tudo isso vindo de seu motor 2.8 de 204 cv e 42,8 kgfm, com câmbio manual de seis velocidades.

8) Mercedes GLC 220D – 10,3 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada

mercedes benz glc 220d 4matic br 1

  • 10,3 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada

O Mercedes-Benz GLC 220d é um dos modelos movidos a diesel com o menor consumo em nosso país. O alemão tem motor 2.0 turbodiesel de 194 cv e 40,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 9 marchas e com tração integral.

Segundo o Inmetro, seu consumo urbano é de 10,3 km/l, enquanto na estrada ele chega a fazer 12,1 km/l. Isso resulta num consumo médio de 11,20 km/l, garantindo nota B em sua categoria.

O problema aqui, como ocorre com todos os modelos premium, é o preço.

7) Mercedes GLE 400D Coupe – 10,0 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada

mercedes benz gle 400d

  • 10 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada

A sétima posição de nossa lista é do Mercedes-Benz GLE 400d. Seu motor é o 3.0 turbo de 330 cv e 71,4 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 marchas.

O SUV tem uma média quase igual ao seu irmão GLC 220d.

6) L200 Triton Outdoor – 10,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada

mitsubishi l200 triton outdoor

  • 10,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada – média 11,50 km/l

Apesar da nova geração da picape, chamada de L200 Triton Sport, ser bem econômica, a versão antiga, vendida como Outdoor, tem um consumo ligeiramente melhor.

5) Jeep Commander – 10,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada

jeep commander overland diesel 5

  • 10,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada

Uma novidade mais recente em nosso mercado foi o Jeep Commander, o irmão mais velho dos tão procurados Renegade e Compass. Aqui temos versões turboflex e turbodiesel, essas últimas com a designação TD380 em referência ao torque.

O SUV vem bem equipado e com maior refinamento no interior, além de sete lugares, mas o motor é o conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 velocidades.

Confira nossa avaliação: Commander Diesel é premium com eficiência

4) Fiat Toro – 10,5 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada

fiat toro ranch 2022 2

  • 10,5 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada

Outro modelo do grupo Stellantis, a Fiat Toro também faz uso do propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, igualmente associado ao câmbio automático de nove velocidades.

A picape ganha de todas as rivais quando o assunto é consumo, apresentando boas médias. Além disso, já que tem um porte menor, é oferecida nas versões Freedom, Volcano, Ranch e Ultra.

3) Land Rover Discovery Sport – 10,7 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada

discovery sport 4

  • 10,7 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada

Ele vem equipado com a motorização D200, composta pelo propulsor 2.0 diesel de quatro cilindros com 204 cv e 43,8 kgfm, associado ainda ao câmbio automático de 9 marchas. Além de mais econômico, ele chega aos 100 km/h em 8,6 segundos.

Além dessa variante, ele ainda possui a versão com o 2.0 turboflex de 250 cavalos, mas neste, o consumo é maior. Com visual atualizado e mais equipamentos, ele é um SUV familiar.

2) Jeep Compass – 10,6 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada

jeep compass longitude diesel 2022

  • 10,6 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada

Um dos modelos mais acessíveis dessa (cara) lista, o Jeep Compass diesel também é o mais econômico entre os veículos movidos a diesel no Brasil.

Vendido com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, junto com um câmbio automático de 9 velocidades, o Compass pode ser comprado nas versões Longitude, Limited e Trailhawk.

1) Citroen Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert – 12,4 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada

citroen jumpy vitre 2021 1

  • 12,4 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada

Colocamos este trio de modelos que é quase idêntico (são basicamente o mesmo carro) porque, apesar de serem veículos comerciais, eles tem versões que são destinadas a transporte de pessoas.

Portanto, quem tem uma família um pouco maior, pode até mesmo considerar a compra de um Peugeot Expert, Citroen Jumpy ou Fiat Scudo pelo seu bom consumo com diesel.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X