Land Rover Defender 2022: versões, motor, preços

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O Land Rover Defender 2022 é vendido no Brasil em seus dois modelos: 90 e 110. Eles reproduzem as antigas versões das gerações anteriores de jipes da marca inglesa.


Lançado em julho de 2020 no Brasil, ele era bem aguardado por aqui, especialmente o Land Rover Defender 2022 diesel, que foi sempre o forte da geração anterior, cultuada por entusiastas de off road.

Disponível nas versões SE e HSE, o Novo Defender é um SUV bem completo, que traz vários itens sofisticados e luxo, apesar de a proposta do anterior ser bem mais rústica.

Ele vem com teto solar panorâmico, bancos em couro especial, bancos dianteiros elétricos e climatizados com 14 ajustes e memória, tela touchscreen de 11,4 polegadas no Land Rover Defender 2022 HSE, sistema de iluminação interna premium, compartimento refrigerado no console central dianteiro e carregamento wireless para celulares (opcional).

O Novo Defender tem ainda monitoramento em 360 graus com o “capô transparente”, que permite visualizar em 3D o que está sob o veículo, útil em locais onde não há muita visibilidade do solo.

Land Rover Defender 2022 – novidades

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No Defender, há internamente o retrovisor digital ClearSight Rear View, que permite visualizar a traseira mesmo com o carro cheio e com bagagem obstruindo o espelho natural.

Outra novidade do Land Rover Defender 2022 é a multimídia Pivi Pro que traz atualização Software-Over-The-Air (SOTA), com 14 módulos individuais capazes de receber atualizações remotas.

Nele, os downloads são realizados via Wi-Fi, sem a necessidade de ir a um concessionário Land Rover.

Com motorização Ingenium 2.0 de 300 cavalos e 40,8 kgfm, o Defender tem ainda transmissão automática de oito marchas e sistema de tração integral com Terrain Response, que adapta a tração automaticamente ao tipo de terreno associado com a suspensão pneumática com regulagem de altura.

Tendo altura livre do solo bem generosa, o Land Rover Defender 2022 tem ainda diferencial central com bloqueio ativo, garantindo assim mais agilidade e força no fora de estrada extremo.

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Vendido também no modelo 90, este vem apenas com a versão SE e custa R$ 547.950. Já a versão 110 P300 SE sai por R$ 561.950 e a HSE custa R$ 586.950.

As duas versões do 110 contam com opção de sete lugares.

Neste caso, a terceira fila de bancos com ar-condicionado, sensor de qualidade e ionização de ar do habitáculo pelo preço de R$ 13.000.

O Land Rover Defender 90 mede 4,323 m de comprimento, 1,996 m de largura, 1,969 m de altura e 2,587 m de entre-eixos, enquanto o 110 tem 4,758 m de comprimento e 3,022 m de entre-eixos.

No 90, o peso é de 2.140 kg, enquanto no 110 é de 2.318 kg, tendo 397 litros de bagageiro o Defender 90 e 464 litros o modelo 110, porém, com cinco lugares. Com sete, cai para 120 litros.

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Produzido na Eslováquia, na cidade de Nitra, o Novo Land Rover Defender 2022 é um produto versátil, construído sobre a plataforma D7X em alumínio, tendo uma estrutura robusta e segura, bem como altamente rígida.

O Defender 90/110 tem ainda opções de tonalidades em Pangea Green e Tasman Blue com teto branco contrastante, Gondwana Stone com teto preto contrastante e Santorin Black.

Por dentro, ele traz as cores dos  revestimentos em couro Ebony (escuro) ou Acorn/Lunar (claro), ampliando assim o luxo a bordo e o requinte.

O ambiente do Land Rover Defender 2022 tem ainda vidros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos com rebatimento elétrico e ajustes, bem como fontes de 12V, conexão USB-A/C, extensão de ar-condicionado para as fileiras traseiras e apoios de cabeça rebatíveis.

Land Rover Defender 2022 – detalhes

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O Land Rover Defender é um SUV de porte médio com linhas que remetem aos modelos anteriores, mas que também traz a modernidade ao produto inglês.

Com linhas parrudas, o Novo Land Rover Defender 2022 tem formas retilíneas, com suavidade na parte frontal, dando um pouco mais de fluidez.

A frente tem faróis full LED com projetores circulares e únicos, tendo ainda luzes diurnas em LED semi-envolventes e indicadores de direção também em LED.

A grade é simples, com um acabamento central em cinza e o logotipo da Land Rover em verde, lembrando que em preto é da linha Range Rover.

O capô ressaltado é estreito e tem o nome Defender fixado junto à grade. Nas laterais, a carroceria é envolvente nessa parte, tendo ainda acabamento preto entre ele e os para-lamas.

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O para-choque envolvente se conecta perfeitamente à parte superior e lembra o estilo da Audi no fim dos anos 90, unindo fluidez e forma numa peça única.

Com uma entrada de ar superior abaixo da grade e pronunciada, a frente do Defender tem ainda a parte inferior central metalizada com grade retangular e suporte de placa.

Faróis de neblina em LED se apresentam nessa proposta, assim como skid plate metálico na parte inferior, protegendo motor e câmbio.

Compacto, o Novo Defender 90 tem saídas de ar laterais com acabamento preto brilhante nas bordas e colunas retas com acabamento preto brilhante.

Molduras plásticas em preto protegem as saias de rodas, assim como a base da carroceria.

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No teto, a cor branca característica mescla-se com a elevação na parte central e traseira do conjunto.

Nesta, pequenas vigias superiores dão um ar nostálgico ao SUV, tendo ainda vidro panorâmico na traseira.

Com portas grandes sem quebra-ventos falsos, o Defender 90 tem vigias laterais com molduras na cor do carro e o logotipo da Land Rover.

Há também pequenas barras longitudinais no teto, assim como antena em estilo barbatana.

Na traseira, as colunas são retas em corte abrupto, com acabamento preto e lanternas individuais em LED, integradas à carroceria em cortes simples.

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A tampa de abertura lateral tem estepe externo fixado. O para-choque traseiro é robusto, com a parte central em cinza e as extremidades em outras cores.

Tem ganchos para reboque e refletores nas extremidades. As rodas de liga leve são de aro 20 polegadas com pneus 255/60 R20.

No Land Rover Defender 110, a frente é a mesma, assim como a traseira, mudando apenas as laterais, onde quatro portas de tamanhos diferentes se apresentam.

Tal como no 90, os retrovisores são grandes e envolventes, possuindo desembaçamento, espelho eletrocrômico e rebatimento elétrico.

As maçanetas são pronunciadas e possuem sensores de toque, enquanto a placa lateral na área envidraçada se divide entre as colunas C e as portas traseiras, num design único.

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Na traseira, assim como no 90, o 110 tem maçaneta da porta do bagageiro destacada, além de badge associado e vigia traseira bem alta e ampla, facilitando a visibilidade.

Por dentro, o Land Rover Defender 2022 apresenta painel curto com difusores de ar pequenos e em um ou mais tons, dependendo da versão.

Na parte superior, há um alto-falante, enquanto a parte central tem o nome Defender do lado do passageiro.

Na parte central, a multimídia Pivi Pro tem versões com 10 ou 11,4 polegadas, tendo esta navegação por GPS, Android Auto, CarPlay, câmera em 360 graus, capô transparente, entre outros.

O cluster é digital e tem 12,3 polegadas com configuração própria, enquanto a direção elétrica conta com volante de quatro raios em couro e multifuncional.

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O design do volante é exclusivo do Land Rover Defender 2022 e conta com ajustes em altura e profundidade.

Num console adicional, ficam a alavanca de transmissão com acionamento eletrônico tipo joystick e os comandos do ar-condicionado dual zone, assim como botão de partida e volume.

O túnel tem compartimentos modulares e com elemento vazado para copos, objetos e outras coisas, além de apoio de braços.

Lá fora existe uma versão com três assentos frontais, com o central se convertendo em apoio de braço, porta-copos e com as quatro fontes de energia.

Na versão regular, a parte traseira tem saídas de ar, controle do ar-condicionado e as fontes, além de extensão de ar para a terceira fileira.

Os bagageiros têm 397 litros no 90 e 464 litros no 110, que cai para 120 litros com sete lugares.

Land Rover Defender 2022 – versões

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  • Land Rover Defender 90 SE 2.0 P300
  • Land Rover Defender 110 SE 2.0 P300
  • Land Rover Defender 110 HSE 2.0 P300

Land Rover Defender 2022 – Equipamentos

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Land Rover Defender 90 SE 2.0 P300 – Motor 2.0 a gasolina, transmissão automática de oito marchas e tração integral, mais faróis full LED, lanternas em LED, rodas aro 20 polegadas e ar-condicionado dual zone.

Mais multimídia Pivi Pro, bancos em couro, volante em couro, monitoramento em 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo, bancos elétricos, múltiplos airbags, entre outros.

Land Rover Defender 110 SE 2.0 P300 – Itens acima, mais chassi longo e quatro portas, bem como cinco ou sete lugares.

Land Rover Defender 110 HSE 2.0 P300 – Itens acima, mais sistema de som Meridian, bancos em couro Oxford e teto solar panorâmico.

Land Rover Defender 2022: preço

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Quanto custa uma Land Rover Defender 2022?

  • Land Rover Defender 90 SE 2.0 P300 – R$ 547.950
  • Land Rover Defender 110 SE 2.0 P300 – R$ 561.950
  • Land Rover Defender 110 HSE 2.0 P300 – R$ 586.950

Land Rover Defender 2022 – motor

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O Land Rover Defender é equipado no Brasil com o motor Ingenium 2.0 de quatro cilindros, que faz parte de uma gama de propulsores modernos da Jaguar Land Rover, totalmente construída em alumínio.

A linha Ingenium substituiu os antigos motores da Ford, tanto os EcoBoost quanto os Duratorq, trocados por um projeto modular, que inclui blocos de três, quatro ou seis cilindros em linha.

Ele é oferecido no mercado internacional como 1.5, 2.0 e 3.0 litros, respectivamente.

O desenvolvimento do motor foi feito pela própria Jaguar Land Rover e não tem relação técnica com os da Ford e nem com projetos da Tata Motors, controladora das marcas inglesas.

Contudo, a JLR adquiriu os direitos de usar o sistema MultiAir da Schaeffler, que foi desenvolvido pela FPT – Fiat Powertrain Technologies – sendo um sistema de acionamento eletro-hidráulico das válvulas.

Com duplo comando no cabeçote, o Ingenium tem ainda turbocompressor e injeção direta de combustível, contudo, a versão de seis cilindros em linha adiciona um sistema micro-híbrido de 48 volts.

Trata-se de um motor elétrico para partida do motor e recarga do sistema elétrico, acoplado ao propulsor, que assim reduz seus esforços ao desligar pouco antes de parar ou durante desaceleração.

Tendo versões a diesel e gasolina, o Ingenium é usado no Brasil nos dois casos, porém, o Land Rover Defender só é vendido aqui com gasolina.

Nesse caso, a versão usada é a P300, que tem 300 cavalos a 5.500 rpm e 40,8 kgfm a 1.500 rpm, num propulsor de 1.997 cm³ e com taxa de compressão de 9,5:1.

Com quatro válvulas por cilindro e acionamento dos comandos por corrente, o Ingenium reduz bastante o custo de manutenção.

Ele trabalha no Defender com uma transmissão longitudinal e automática da ZF, sendo o modelo 8HP de oito velocidades, tendo ainda modos de condução associados com o câmbio.

Além disso, o utilitário da Land Rover conta com tração nas quatro rodas com bloqueio do diferencial traseiro de forma eletrônica, assim como diferencial central com embreagem multidisco a óleo.

Esse sistema é gerenciado pelo controle do Terrain Response, que apresenta vários modos de terreno e condução, modulando a tração entre os eixos e as rodas.

No mercado internacional, o Defender L663 tem alguns motores, sendo a versão P400e com motor 2.0 e propulsor elétrico, bem como sistema de recarga externa (plug-In).

Nesse caso, a potência combinada é de 404 cavalos e o torque é de 65,0 kgfm, que não é o mesmo disponível para o Defender P400.

Esta versão tem o motor Ingenium 3.0 seis em linha com sistema MHEV de 48 volts, que entrega 400 cavalos e 55,9 kgfm.

O Novo Defender tem ainda uma versão SVR desenvolvida pela SVO (Special Vehicle Operations) com um V8 5.0 Supercharger de 525 cavalos e 63,5 kgfm.

Já com motor diesel, o Defender tem o motor Ingenium 2.0 de 200 ou 240 cavalos, entregando 43,6 kgfm nas duas opções de potência.

O Defender tem ainda o seis em linha 3.0 Ingenium diesel com 200, 249 ou 300 cavalos, tendo 50,8, 57,9 e 66,0 kgfm, respectivamente.

No mercado europeu, o Land Rover Defender da geração L663 é um dos modelos que mais possuem opções diesel ainda, incluindo motor de seis cilindros.

Land Rover Defender 2022 – Desempenho e consumo

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O Land Rover Defender é um veículo de alto peso, tendo mais de 2,1 toneladas, apesar da carroceria de alumínio.

O veículo tem propulsor turbinado com injeção direta que também é alto consumidor de combustível.

Ainda que o consumo possa ser comprometido, o Defender tem um bom desempenho com o motor de 300 cavalos e 40,8 kgfm.

No caso do Novo Defender 90, o utilitário esportivo 4×4 vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e com máxima de 191 km/h.

Já o Land Rover Defender 110 precisa de 8,1 segundos para fazer o mesmo, bem como mantém a velocidade final em 191 km/h.

Com tanque de 90 litros, o Novo Defender tem autonomia de 549 km no ciclo urbano e 612 km no rodoviário, sendo isso teoricamente, já que muitos fatores podem influir no consumo.

O SUV não é vendido no Brasil com motor diesel, uma opção que seria considerável num mercado cada vez mais limitado de opções de combustível.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.