Avaliação: Mercedes-Benz A200 AMG Line 2024 mantém luxo com eletrificação, mas cobra caro por isso

mercedes benz a200 amg line avaliação na (1)
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O Mercedes-Benz Classe A tem uma longa história com o Brasil e, apesar da profusão absurda de SUVs e crossovers, que mataram vários segmentos, inclusive o de hatches médios, o Mercedes-Benz A200 AMG Line ainda é uma opção para quem não aceita essa dura realidade. Mesmo assim, o alemão teve que aderir à eletrificação para se manter vivo.

Custando R$ 344.900, o Mercedes-Benz A200 AMG Line mantém sua proposta de ser um carro descolado com boa performance, pegada esportiva e o luxo indispensável para quem busca um carro da marca alemã, agora com foco mais em produto que em volume.

Por isso o A200 aparece com um preço bem salgado se comparado ao rival Audi A3 e até mesmo o BMW Série 1.

Equipado com o conhecido motor M282 (que muita gente usa sem a estrela da Mercedes…) 1.3 Turbo de 163 cavalos, o Mercedes-Benz A200 AMG Line adiciona um pacote de eletrificação com sistema micro híbrido de 48 volts, algo que se tornará comum por aqui.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (8)
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Mesmo assim, o foco em desempenho o mantém onde deve estar, com um visual personalizado da linha AMG, mais um ajuste dinâmico para agradar os mais jovens.

Longe de sua melhor época, como já dito, o Mercedes-Benz A200 AMG Line é agora um carro para poucos, não apenas devido ao preço (congelado desde julho de 2024, quando chegou), mas também volume, com números tão pequenos que a Fenabrave nem contabiliza.

Todavia, para quem busca a ousadia de sempre do modelo, números de vendas não importam, desde que o carro se mantenha no mercado. Até quando? Veremos…

mercedes benz a200 amg line avaliação na (11)
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Atleta jovem

O Mercedes-Benz A200 AMG Line mantém a aura atlética e jovem da terceira geração do Classe A, aquela da música que deu o que falar, quase numa repetição da campanha de marketing do final dos anos 90…

Essa geração que veio ao Brasil deu sequência na atual, igualmente atraente por sua forma básica de hatch médio esportivo.

O A200 tem uma frente bem expressiva, com faróis full LED de desenho fluido com luzes de condução diurna e piscas na mesma lente, além de grade esportiva da Mercedes-Benz com pontos cromados e a estrela grande.

O capô tem vincos bem pronunciados, lembrando um dorso de tubarão-baleia.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (5)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (5)

Já o para-choque está conforme a proposta do Mercedes-Benz A200 AMG Line com grandes entradas laterais mesclados com spoilers avantajados, que atraem visualmente.

Com silhueta curvada para baixo, ampliando a aerodinâmica e a fluidez visual, o hatch é limpo e tem maçanetas grossas iluminadas, bem como saias laterais em conformidade.

Na traseira, as grandes lanternas em LED ovaladas reforçam o estilo expressivo com para-choque dotado de saídas de ar laterais e dois escapes com molduras cromadas.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (12)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (12)

Já as rodas aro 18 polegadas com cinco raios e pneus 225/45 R18 ampliam a proposta de esportividade do A200. Um detalhe que chama atenção é a baixa altura da suspensão, evidenciando a presença do pacote AMG Line.

Dentro, o Mercedes-Benz A200 AMG Line explora bem sua missão com um ambiente bem esportivo e refinado, dispondo de acabamento preto com couro soft e revestimento Dinamica e microfibra, numa mescla bem interessante, realçada por detalhes em preto brilhante e detalhes metalizados.

Com difusores de ar iluminados em forma de turbina, o painel do Mercedes-Benz A200 AMG Line se harmoniza com seus irmãos, inclusive elétricos, num layout realmente premium, que também destacada as duas telas de 10,25 polegadas em paralelo.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (31)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (31)

O cluster tem três opções de visualização, sendo elas Classic, Sport e Discret, num padrão realmente atraente.

Já a multimídia MBUX reproduz dados de desempenho e economia, além de câmera de ré e ambientes de visualização inteligente, bem como ajuste da iluminação ambiente com várias cores para frisos em LED, inclusive nos difusores de ar. O volante esportivo de raios laterais duplos realmente é empolgante em estilo.

O Mercedes-Benz A200 AMG Line tem ainda console com recarga indutiva de smartphone e portas-copos, bem como modos de condução e a câmera de ré, além de porta-objetos com a tampa bipartida de sempre.

Tendo pedais esportivos iluminados, o hatch de luxo conta com LEDs por toda a parte, deixando o ambiente mais aconchegante.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (22)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (22)

Além disso, os bancos esportivos possuem três memórias e a função cinética, que ajusta a posição levemente para deixar o ocupante mais relaxado, enquanto os assentos possuem extensores para maior conforto das pernas.

Com teto panorâmico, o habitáculo se destaca ainda pelo conforto do banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos retráteis, mas peca por não ter difusores de ar.

As portas são muito bem-acabadas, com as reproduções dos assentos na frente, além de detalhes metalizados. Já o porta-malas de 370 litros é mais que suficiente para as pretensões dos clientes do Mercedes-Benz A200 AMG Line.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (24)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (24)

Desempenho adequado

O Mercedes-Benz A200 AMG Line é a proposta de entrada com foco esportivo do modelo alemão, não sendo o último degrau antes do AMG puro, que sabemos começar com o AMG A35 AMG e o poderoso AMG A45. Assim, não espere números como de um VW Golf GTI, por exemplo.

A começar pelo motor, sendo o M282 1.3 Turbo, o mesmo usado como H5Ht nos Renault Duster e Oroch, nacionais, assim como utilizado como HR13DDT da Nissan, nunca visto aqui.

Com quatro cilindros em linha e 1.332 cm³, ele é de um conceito modular com o H4DT da Renault, agora no Kardian. Em outras palavras, semelhante em arquitetura ao GSE da Stellantis.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (49)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (49)

Com turbocompressor e injeção direta de combustível, o M282 entrega 163 cavalos a 5.000 rpm e 27,5 kgfm entre 2.700 e 3.500 rpm, números parecidos com os dos franceses feitos aqui, mas com um diferencial importante.

Trata-se do sistema Mild Hybrid Electric Vehicle ou MHEV, com 48 volts. Usa uma bateria de lítio nessa voltagem e um gerador no lugar do alternador para entregar mais 14 cavalos.

Isso ajuda não só na impulsão, mas também em momentos onde o motor pode ser desligado ou religado rapidamente antes das paradas e nas saídas econômicas, assim como desliga o propulsor em velocidades maiores, como faz o Kia Stonic, por exemplo. Por essa tecnologia, é considerado um híbrido perante a lei.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (28)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (28)

Tendo ainda transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas, o Mercedes-Benz A200 AMG Line tem os modos de condução Eco, Comfort, Sport e Individual, chegando mesmo no cluster em layout Sport, ter indicador de força g.

Mas, antes de qualquer impressão, os números são esses: 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e velocidade final de 225 km/h. Então, só não perde para os franceses porque estes não tem um DCT e nem preparação esportiva de jure. Isso o A200 tem de sobra.

É injusto o comparativo, mas apenas para iluminar o caminho, já que a aparência e a sensação ao volante indicam que se está em um carro realmente mais potente, dadas as rápidas reações do motor e câmbio.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (47)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (47)

O Mercedes-Benz A200 AMG Line já se apresenta como um hot hatch, independente do propulsor a bordo.

Assim, mesmo no modo Eco, o A200 se mostra bem ágil, com boas saídas e um rápido ganho de giro. Com mudanças de marcha com pouca perda e suavidade, permitindo que se rode a 1.500 rpm ou menos com conforto no dia a dia urbano, o que é bom também para o consumo.

Pode-se rodar tranquilamente na estrada nesse modo e fazer ultrapassagens sem medo.

Já no modo Comfort, as reações são mais prazerosas, já que se sente mais a força padrão, que muitas vezes parece induzir a uma cavalaria maior do que a apresentada. Isso só fica evidente (e realmente é maior mesmo) no modo Sport, onde o ponteiro virtual chega rapidamente a 5.500 rpm.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (35)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (35)

O arranque impressiona pelo propulsor oferecido, impulsionado pelos 14 cavalos a mais, que são elétricos e imediatos, ampliando a sensação de aceleração. Então, em parte, seriam 177 cavalos de um híbrido puro ou elétrico. O “em parte” é devido ao M282, que age como qualquer motor a combustão.

Usando-se paddle shifts, o Mercedes-Benz A200 AMG Line no modo Sport tem ainda direção mais direta do que já, sendo ainda aliada a um chassi já pronto para performance, o carro é realmente um esportivo puro, apesar do motor pequeno.

O ronco apresentado também empolga, criando-se assim um pacote interessante, numa proposta mais econômica (em mecânica, é claro).

Na cidade, o Mercedes-Benz A200 AMG Line tem um consumo surpreendente para sua proposta, graças em parte ao sistema MHEV, chegando a 12,5 km/l, o que é ótimo.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (40)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (40)

Na estrada, o consumo a 80 km/h chega a 17,8 km/l, com 15,1 km/l a 100 km/h e 13,2 km/l a 120 km/h. Com tanque de 43 litros, oferece uma boa autonomia.

Tendo direção bem direta, mesmo em modo Eco, o Mercedes-Benz A200 AMG Line tem suspensão mais baixa e uma suspensão firme, com freios bem potentes com discos perfurados na frente e uma dinâmica de condução com ótima pegada.

O conjunto oferece reações rápidas e é ótimo na estrada, mas em ruas esburacadas, de asfalto ruim ou de bloquetes, por exemplo, faz o Mercedes-Benz A200 AMG Line sofrer e com ele parcialmente os ocupantes.

Isto porque os mesmos ficam sobre assentos confortáveis e a boa montagem não cria ruídos indesejáveis de acabamento.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (46)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (46)

Bom de curva, o Mercedes-Benz A200 AMG Line é um carro divertido de dirigir, que passa aquela pegada de carro esportivo que muita gente gosta, sendo uma delícia de guiar em estradas sinuosas, onde se consegue boas saídas de curva com retomadas empolgantes.

Um detalhe interessante é que a suspensão traseira, apesar da proposta, é por eixo de torção.

Nem tanto pelo pacote ADAS a bordo, não tão sofisticado, contando com detector de pedestres e veículos com frenagem autônoma, controle de cruzeiro, farol alto automático e assistente de estacionamento automático.

Caro demais

O Mercedes-Benz A200 AMG Line tem uma boa proposta, mas por R$ 344.900, está além do que seria considerado ideal por um carro de sua proposta.

Para feito de comparação, o Audi A3 Sportback com preço de R$ 289.400, tendo motor 2.0 de 184 cavalos e indo de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. Todavia, não tem o mesmo requinte a bordo.

Já o BMW 118i Sport GP tem preço de R$ 313.950, mas tem aparência antiquada, especialmente dentro do carro, além de ter um motor fraco, sendo ele um 1.5 Turbo de 140 cavalos, indo de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

mercedes benz a200 amg line avaliação na (9)
mercedes benz a200 amg line avaliação na (9)

Sem outro hatch premium em seu segmento, vende poucas unidades em comparação ao A3 e assim se torna um nicho para quem busca mais requinte e luxo que performance, ainda que ele entregue alguma emoção neste último e, melhor, com eficiência.

Vale a pena como carro, mas seu preço é proibitivo.

Quem busca luxo da Mercedes acima de tudo, preferirá seus irmãos maiores e mais caros. Quem busca um hatch esportivo, vai de A3, o mais potente e rápido. Então, fica difícil aprovar totalmente o A200 AMG Line, por melhor que ele seja.

Mercedes-Benz A200 AMG Line 2024 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X