O Golf TSI ofertado por aqui chegou com os motores 1.4 TSI e 2.0 TSI, sendo o primeiro da versão de entrada e o segundo como uma exclusividade da configuração esportiva Golf GTI.
Posteriormente, ofertou também o 1.0 TSI como uma opção mais “mansa” e eficiente.
Veja abaixo os principais detalhes da trajetória do Golf TSI no Brasil:
A história da versão
A história do Golf TSI teve início no Brasil no dia 7 de setembro de 2013.
Nesta data, a Volkswagen apresentou a nova geração do hatch médio à imprensa brasileira num evento na Alemanha. No mesmo mês, ele começou a ser vendido na rede de concessionárias.
O novo modelo estreou com a plataforma modular MQB, usada também no “primo rico” Audi A3, dimensões maiores, redução de peso de 70 kg, visual mais moderno e interior bem mais refinado e tecnológico.
Entre os recursos, o hatch trouxe opção de faróis e lanternas em LED, central multimídia com tela sensível ao toque e sensor de aproximação de até oito polegadas, sete airbags, controles de estabilidade e tração, seletor de modos de condução, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de estacionamento Park Assist, proteção proativa dos ocupantes, entre outros.
Outro destaque era a gama de motores. O Volkswagen Golf de nova geração chegou equipado com o motor 1.4 TSI da família EA 211, o mesmo já usado em modelos como Audi A1 e Audi A3 (menos potentes), dotado de turbocompressor, quatro cilindros e injeção direta de combustível e capaz de beber somente gasolina.
No Golf, o 1.4 TSI recebeu reajustes para desenvolver 140 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, já a partir de 1.500 rpm.
A primeira leva do Golf TSI alemão chegou ao Brasil com preços entre R$ 67.990 e R$ 92.990 para o Golf Highline 1.4 TSI manual, com opção do câmbio DSG por R$ 7 mil a mais.
Os preços variavam conforme o pacote escolhido (Standard, Elegance, Exclusive e Premium). Ele podia receber também teto solar elétrico, rodas aro 17, central multimídia mais aprimorada e assistente de estacionamento com câmera de ré.
Já o Golf GTI 2.0 TSI DSG tinha preço inicial de R$ 94.990, podendo chegar a R$ 125.990 com o pacote Exclusive. Tinha também a opção do teto solar elétrico.
Em março de 2014, o Golf 1.4 TSI passou a ofertar uma nova versão de entrada, a Comfortline, que contava com alguns recursos a menos de visual, acabamento e conforto.
Por R$ 66.990 com câmbio manual ou R$ 73.990 com o DSG, oferecia rodas aro 16, faróis com lâmpadas halógenas, bancos em tecido, volante e alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado manual, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sete airbags, entre outros.
O Golf 1.0 TSI consegue gerar até 125 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. Ele está associado ao câmbio manual de seis marchas.
Na gama de motores, o 1.0 TSI ganhou 3 cv, passando para 128 cv com etanol, e recebeu o câmbio Tiptronic de seis marchas de série. Já o 1.4 TSI de 150 cv seguiu sem mudanças. O Golf GTI com seu 2.0 TSI ficou 10 cv mais potente, agora com 230 cv.
Na ocasião, o Golf 1.0 TSI estreou por R$ 91.790, o Golf 1.4 TSI por R$ 112.190 e o Golf GTI 2.0 TSI por R$ 143.790.
Detalhes do 1.0 TSI
Se está em busca de um novo Golf com motor turbo, o modelo 1.0 TSI é o mais em conta que você pode comprar.
O modelo começou a ser vendido por aqui no fim de 2016 e, desde então, desempenha o papel de variante mais acessível da linha do Volkswagen – o modelo 1.6 MSI aspirado deixou de ser vendido pouco tempo depois.
Este propulsor é dotado de três cilindros, turbocompressor, bloco e cabeçote em alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável e injeção direta de combustível.
Em comparação com a unidade usada no up! TSI, a do Golf traz intercooler ar/água integrado ao coletor de admissão para reduzir o turbo lag, galerias de refrigeração separadas (de bloco, cabeçote e turbocompressor), pistão e bielas reforçadas, compressor com material mais resistente, radiadores maiores, sistema de injeção revisto, entre outros.
O 1.4 TSI
Dá para dizer que o Golf 1.4 TSI é o mais tradicional da linha Volkswagen. Diferente do 1.0 TSI, é ofertado desde que o novo Golf chegou ao Brasil.
O 1.4 TSI é da família EA211, que integra também o 1.0 TSI e o 1.6 16V já usado no Golf e hoje presente nas linhas Polo, Virtus, Gol, Voyage e Saveiro.
Nos modelos alemão e mexicano, o Golf 1.4 TSI bebia somente gasolina. Com isso, conseguia gerar 140 cv, a 4.500 rpm, e 25,5 kgfm, a 1.500 rpm.
Ele podia ser equipado com câmbio manual de seis marchas ou automatizado DSG de sete velocidades com dupla embreagem a seco. A tração é sempre dianteira.
Porém, o Golf 1.4 TSI nacional virou bicombustível e, além disso, recebeu o câmbio automático Tiptronic de seis marchas com conversor de torque.
Isso porque o DSG a seco era um tanto quanto problemático, com ruídos excessivos e retenção de marchas até rotações mais altas ao passar por pisos irregulares. A Audi tomou a mesma medida ao substituir o S tronic pelo Tiptronic na linha A3 nacional.
Para beber etanol, o 1.4 TSI recebeu mudanças na central eletrônica, anéis e pistões redimensionados, novo catalisador, válvula com dupla vedação, sonda lambda linear, entre outros.
Ele passou a gerar 150 cv com etanol ou gasolina, a 4.500 rpm, e torque de 25,5 kgfm também com ambos os combustíveis, a 1.500 rpm.
2.0 TSI: Esse sim é o GTI
Por último, mas não menos importante, o Golf GTI é o mais potente da linha. Ele é também o dono do maior motor: um 2.0 EA888 turbo, compartilhado também com outros modelos (como o Tiguan Allspace R-Line e Passat).
Tal propulsor conta com bloco de ferro fundido, cabeçote em alumínio, quatro cilindros com quatro válvulas cada, virabrequim e biela forjados, injeção direta de combustível, bomba de óleo de fluxo variável, coletor de escape integrado ao cabeçote, duplo comando variável, eixos balanceadores roletados, comando por corrente, entre outros.
Até a metade de 2018, o Volkswagen Golf GTI oferece um motor capaz de entregar 220 cavalos, a 4.500 rpm, e torque máximo de 35,7 kgfm, disponível já a partir de 1.500 rotações.
Porém, na linha reestilizada lançada em junho de 2018, o Golf GTI passou a desenvolver 230 cv, a 4.700 rpm. Já o torque se manteve em 35,7 kgfm, a 1.500 rpm.
O câmbio do Golf GTI é sempre o DSG DQ250 de seis marchas e dupla embreagem banhada a óleo. A tração, por sua vez, é dianteira.
Ele tem ainda um seletor de modos de condução (Normal, Sport, Eco e Individual), que altera o comportamento da direção e até o sistema de iluminação dos faróis, por exemplo.
Preços do último ano, 2018
Veja os preços da linha Golf 2018, que foi a última completa aqui no Brasil:
- Golf Comfortline 1.0 TSI AT 2018: R$ 98.192
- Golf Highline 1.4 TSI AT 2018: R$ 123.564
- Golf GTI 2.0 TSI DSG 2018: R$ 184.755
Preços da tabela Fipe de abril de 2024.
Fichas técnicas
Motor | 1.0 TSI | 1.4 TSI | 2.0 TSI |
Tipo | Dianteiro, transversão, turbo, etanol e gasolina | Dianteiro, transversão, turbo, etanol e gasolina | Dianteiro, transversão, turbo, gasolina |
Número de cilindros | 3 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 999 | 1.395 | 1.984 |
Válvulas | 12 | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 | 9,6:1 |
Injeção eletrônica | Direta | Direta | Direta |
Potência máxima | 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina) a 5.500 rpm | 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm | 230 cv a 4.700 rpm |
Torque máximo | 20,4 kgfm (etanol e gasolina) a 2.000 rpm | 25,5 kgfm (etanol e gasolina) a 1.500 rpm | 35,7 kgfm a 1.500 rpm |
Transmissão | |||
Tipo | Automática de 6 marchas com conversor de torque | Automática de 6 marchas com conversor de torque | Automatizada DSG de 6 marchas e dupla embreagem banhada a óleo |
Direção | |||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | Independente, McPherson, com molas helicoidais | Independente, McPherson, com molas helicoidais | Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira | Eixo de torção, com molas helicoidais | Eixo de torção, com molas helicoidais | Independente, multibraço, com molas helicoidais |
Rodas e pneus | |||
Rodas | Liga-leve de 16 polegadas | Liga-leve de 16 polegadas | Liga-leve de 17 polegadas |
Pneus | 205/55 R16 | 205/55 R16 | 225/45 R17 |
Dimensões | |||
Comprimento total (mm) | 4.268 | 4.255 | 4.255 |
Largura (mm) | 1.799 | 1.799 | 1.799 |
Altura (mm) | 1.456 | 1.468 | 1.468 |
Distância entre-eixos (mm) | 2.631 | 2.630 | 2.630 |
Capacidades | |||
Porta-malas (litros) | 313 | 313 | 338 |
Tanque (litros) | 50 | 50 | 50 |
Carga útil (kg) | 497 | 562 | 533 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.259 | 1.238 | 1.317 |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,334 | 0,318 | 0,318 |
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