Volkswagen Golf TSI: Não é o GTI, mas isso não é problema pra ele

Golf TSI

O Golf TSI ofertado por aqui chegou com os motores 1.4 TSI e 2.0 TSI, sendo o primeiro da versão de entrada e o segundo como uma exclusividade da configuração esportiva Golf GTI.

Posteriormente, ofertou também o 1.0 TSI como uma opção mais “mansa” e eficiente.

Veja abaixo os principais detalhes da trajetória do Golf TSI no Brasil:

A história da versão

A história do Golf TSI teve início no Brasil no dia 7 de setembro de 2013.

Nesta data, a Volkswagen apresentou a nova geração do hatch médio à imprensa brasileira num evento na Alemanha. No mesmo mês, ele começou a ser vendido na rede de concessionárias.

O novo modelo estreou com a plataforma modular MQB, usada também no “primo rico” Audi A3, dimensões maiores, redução de peso de 70 kg, visual mais moderno e interior bem mais refinado e tecnológico.

Entre os recursos, o hatch trouxe opção de faróis e lanternas em LED, central multimídia com tela sensível ao toque e sensor de aproximação de até oito polegadas, sete airbags, controles de estabilidade e tração, seletor de modos de condução, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de estacionamento Park Assist,  proteção proativa dos ocupantes, entre outros.

Outro destaque era a gama de motores. O Volkswagen Golf de nova geração chegou equipado com o motor 1.4 TSI da família EA 211, o mesmo já usado em modelos como Audi A1 e Audi A3 (menos potentes), dotado de turbocompressor, quatro cilindros e injeção direta de combustível e capaz de beber somente gasolina.

No Golf, o 1.4 TSI recebeu reajustes para desenvolver 140 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, já a partir de 1.500 rpm.

volkswagen golf comfortline 10 tsi impressões NA 69

A primeira leva do Golf TSI alemão chegou ao Brasil com preços entre R$ 67.990 e R$ 92.990 para o Golf Highline 1.4 TSI manual, com opção do câmbio DSG por R$ 7 mil a mais.

Os preços variavam conforme o pacote escolhido (Standard, Elegance, Exclusive e Premium). Ele podia receber também teto solar elétrico, rodas aro 17, central multimídia mais aprimorada e assistente de estacionamento com câmera de ré.

Já o Golf GTI 2.0 TSI DSG tinha preço inicial de R$ 94.990, podendo chegar a R$ 125.990 com o pacote Exclusive. Tinha também a opção do teto solar elétrico.

Em março de 2014, o Golf 1.4 TSI passou a ofertar uma nova versão de entrada, a Comfortline, que contava com alguns recursos a menos de visual, acabamento e conforto.

Por R$ 66.990 com câmbio manual ou R$ 73.990 com o DSG, oferecia rodas aro 16, faróis com lâmpadas halógenas, bancos em tecido, volante e alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado manual, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sete airbags, entre outros.

Golf TSI
Golf TSI

O Golf 1.0 TSI consegue gerar até 125 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. Ele está associado ao câmbio manual de seis marchas.

Na gama de motores, o 1.0 TSI ganhou 3 cv, passando para 128 cv com etanol, e recebeu o câmbio Tiptronic de seis marchas de série. Já o 1.4 TSI de 150 cv seguiu sem mudanças. O Golf GTI com seu 2.0 TSI ficou 10 cv mais potente, agora com 230 cv.

Na ocasião, o Golf 1.0 TSI estreou por R$ 91.790, o Golf 1.4 TSI por R$ 112.190 e o Golf GTI 2.0 TSI por R$ 143.790.

Detalhes do 1.0 TSI

Se está em busca de um novo Golf com motor turbo, o modelo 1.0 TSI é o mais em conta que você pode comprar.

O modelo começou a ser vendido por aqui no fim de 2016 e, desde então, desempenha o papel de variante mais acessível da linha do Volkswagen – o modelo 1.6 MSI aspirado deixou de ser vendido pouco tempo depois.

Este propulsor é dotado de três cilindros, turbocompressor, bloco e cabeçote em alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável e injeção direta de combustível.

Em comparação com a unidade usada no up! TSI, a do Golf traz intercooler ar/água integrado ao coletor de admissão para reduzir o turbo lag, galerias de refrigeração separadas (de bloco, cabeçote e turbocompressor), pistão e bielas reforçadas, compressor com material mais resistente, radiadores maiores, sistema de injeção revisto, entre outros.

O 1.4 TSI

Dá para dizer que o Golf 1.4 TSI é o mais tradicional da linha Volkswagen. Diferente do 1.0 TSI, é ofertado desde que o novo Golf chegou ao Brasil.

O 1.4 TSI é da família EA211, que integra também o 1.0 TSI e o 1.6 16V já usado no Golf e hoje presente nas linhas Polo, Virtus, Gol, Voyage e Saveiro.

Nos modelos alemão e mexicano, o Golf 1.4 TSI bebia somente gasolina. Com isso, conseguia gerar 140 cv, a 4.500 rpm, e 25,5 kgfm, a 1.500 rpm.

Ele podia ser equipado com câmbio manual de seis marchas ou automatizado DSG de sete velocidades com dupla embreagem a seco. A tração é sempre dianteira.

volkswagen golf variant impressões NA 48

Porém, o Golf 1.4 TSI nacional virou bicombustível e, além disso, recebeu o câmbio automático Tiptronic de seis marchas com conversor de torque.

Isso porque o DSG a seco era um tanto quanto problemático, com ruídos excessivos e retenção de marchas até rotações mais altas ao passar por pisos irregulares. A Audi tomou a mesma medida ao substituir o S tronic pelo Tiptronic na linha A3 nacional.

Para beber etanol, o 1.4 TSI recebeu mudanças na central eletrônica, anéis e pistões redimensionados, novo catalisador, válvula com dupla vedação, sonda lambda linear, entre outros.

Ele passou a gerar 150 cv com etanol ou gasolina, a 4.500 rpm, e torque de 25,5 kgfm também com ambos os combustíveis, a 1.500 rpm.

2.0 TSI: Esse sim é o GTI

Por último, mas não menos importante, o Golf GTI é o mais potente da linha. Ele é também o dono do maior motor: um 2.0 EA888 turbo, compartilhado também com outros modelos (como o Tiguan Allspace R-Line e Passat).

Tal propulsor conta com bloco de ferro fundido, cabeçote em alumínio, quatro cilindros com quatro válvulas cada, virabrequim e biela forjados, injeção direta de combustível, bomba de óleo de fluxo variável, coletor de escape integrado ao cabeçote, duplo comando variável, eixos balanceadores roletados, comando por corrente, entre outros.

Até a metade de 2018, o Volkswagen Golf GTI oferece um motor capaz de entregar 220 cavalos, a 4.500 rpm, e torque máximo de 35,7 kgfm, disponível já a partir de 1.500 rotações.

vw golf gti motor

Porém, na linha reestilizada lançada em junho de 2018, o Golf GTI passou a desenvolver 230 cv, a 4.700 rpm. Já o torque se manteve em 35,7 kgfm, a 1.500 rpm.

O câmbio do Golf GTI é sempre o DSG DQ250 de seis marchas e dupla embreagem banhada a óleo. A tração, por sua vez, é dianteira.

Ele tem ainda um seletor de modos de condução (Normal, Sport, Eco e Individual), que altera o comportamento da direção e até o sistema de iluminação dos faróis, por exemplo.

Preços do último ano, 2018

Veja os preços da linha Golf 2018, que foi a última completa aqui no Brasil:

  • Golf Comfortline 1.0 TSI AT 2018: R$ 98.192
  • Golf Highline 1.4 TSI AT 2018: R$ 123.564
  • Golf GTI 2.0 TSI DSG 2018: R$ 184.755

Preços da tabela Fipe de abril de 2024.

Fichas técnicas

Motor  1.0 TSI 1.4 TSI 2.0 TSI
Tipo Dianteiro, transversão, turbo, etanol e gasolina Dianteiro, transversão, turbo, etanol e gasolina Dianteiro, transversão, turbo, gasolina
Número de cilindros 3 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm³ 999 1.395 1.984
Válvulas 12 16 16
Taxa de compressão 10,5:1 10,5:1 9,6:1
Injeção eletrônica Direta Direta Direta
Potência máxima 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina) a 5.500 rpm 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm 230 cv a 4.700 rpm
Torque máximo 20,4 kgfm (etanol e gasolina) a 2.000 rpm 25,5 kgfm (etanol e gasolina) a 1.500 rpm 35,7 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão
Tipo Automática de 6 marchas com conversor de torque Automática de 6 marchas com conversor de torque Automatizada DSG de 6 marchas e dupla embreagem banhada a óleo
Direção
Tipo Elétrica Elétrica Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, McPherson, com molas helicoidais Independente, McPherson, com molas helicoidais Independente, McPherson, com molas helicoidais
Traseira Eixo de torção, com molas helicoidais Eixo de torção, com molas helicoidais Independente, multibraço, com molas helicoidais
Rodas e pneus
Rodas Liga-leve de 16 polegadas Liga-leve de 16 polegadas Liga-leve de 17 polegadas
Pneus 205/55 R16 205/55 R16 225/45 R17
Dimensões
Comprimento total (mm) 4.268 4.255 4.255
Largura (mm) 1.799 1.799 1.799
Altura (mm) 1.456 1.468 1.468
Distância entre-eixos (mm) 2.631 2.630 2.630
Capacidades
Porta-malas (litros) 313 313 338
Tanque (litros) 50 50 50
Carga útil (kg) 497 562 533
Peso em ordem de marcha (kg) 1.259 1.238 1.317
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,334 0,318 0,318
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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.