O Corolla Cross Hybrid 2025 já ostenta a indicação de que a versão PHEV chegará em breve, mas não apenas isso, aponta também para uma reação da japonesa diante das investidas das chinesas BYD e GWM.
Mas, o destaque aqui não é o SUV compacto híbrido nacional e sim a próxima geração do Corolla, que chegará em 2026 com um recado importante para a BYD, um Corolla PHEV com enorme autonomia de 2.100 km, segundo o site japonês BestCarWeb.
Trata-se de um alcance combina excepcional, que supera a projeção da BYD para sua geração 5.0 da plataforma DM-i, que é de 2.000 km. Isso significa que um Corolla PHEV 2026 poderá rodar de São Paulo e Salvador com um tanque e ainda ter reserva de 100 km ao fim da viagem.
Mas, como ele fará isso? A nova geração de motores da Toyota será o pilar dessa mudança, com o propulsor 1.5 de quatro cilindros com dupla injeção, ciclo Miller e um gerenciamento eletrônico mais eficiente.
Ele será o provedor de tração e geração de energia para as baterias de lítio no lugar das células de níquel-hidreto metálico. A boa notícia é que o Corolla 2026 terá tanto versões HEV quanto PHEV com este motor 1.5, que substituirá o atual 1.8.
Esse novo motor em uso convencional entrega 130 cavalos e 15 kgfm, mas com atuação nos HEV e PHEV, ele terá por volta de 100 cavalos e 13 kgfm. Já o 1.5 Turbo ficará na casa de 180 cavalos e 23 kgfm, substituindo possivelmente o 2.0 aspirado atual.
Assim, tanto o Corolla Axio, quanto os Corolla Sport (hatch) e Corolla Fielder (perua), ganharão as novas motorizações, tornando a família mais forte dentro e fora do Japão.
Segundo observaram os japoneses, o atual motor da Toyota tem eficiência térmica de até 41%, enquanto a BYD estabeleceu como meta alcançar 46,06% com seu motor 1.5 aspirado. Por ora, não se sabe se a Toyota conseguirá superar isso.
De qualquer forma, essa corrida pela eficiência energética é ótima, já que quem ganhará com isso será o consumidor. Então, que venha GWM, Chery e outras para tentar melar o angu da BYD e, agora, da Toyota também…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!