Como esvaziar o tanque de combustível (3 métodos)

Apesar de parecer estranho para alguns, drenar o tanque de combustível é um bom método para atingir alguns objetivos. Um exemplo é o abastecimento errado, quando o carro é movido apenas por gasolina e de repente o frentista enche o reservatório completamente com etanol.

Ou pior, o veículo (provavelmente uma picape) seria diesel, mas o abastecimento errôneo colocou etanol ou gasolina dentro do tanque.

Existem métodos mais seguros e que permitem drenar completamente o reservatório de combustível. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

sifão combustível a

Sifão

O sifão para combustível é um produto facilmente encontrado no mercado de acessórios para veículos. É um dispositivo simples e que não custa mais do que R$ 30 na maioria dos estabelecimentos.

Utilizando o sifão de combustível, é possível drenar completamente o tanque, mas também pode-se utilizá-lo no sentido inverso para inserir combustível no tanque. Essa bomba é manual e uma das mangueiras (a de entrada) fica no reservatório de combustível do carro e a outra mangueira na saída.

O tamanho da mangueira geralmente é de 1,8 m, com espessura de 9 mm. Insira a mangueira de entrada no bocal até que 60 cm do material fique para fora, sendo esse espaço suficiente para que seja bombeado o combustível com segurança, despejando-o no galão.

sifão combustível b

Mas existem alguns tanques que possuem mais de um compartimento e isso torna o processo muito difícil para ser feito em casa. Nesse caso, recomenda-se uma oficina especializada. Outro obstáculo, especialmente se o carro for novo, são as telas ou comportas estanques que evitam que o combustível saia do reservatório em caso de capotamento do veículo.

Inicie o bombeamento do sifão para que o combustível comece a encher o galão. Observe a posição da mangueira para que ela não saia de dentro do tanquinho, evitando assim sua exposição à atmosfera e um potencial incêndio.

Sempre tenha um extintor próximo para eventualidades. Pode ser o mesmo que equipa do carro, se este não for novo, já que os mais recentes não utilizam o equipamento por não ser mais obrigatório.

Após encher o galão, se for necessário, utilize um segundo até que não haja mais qualquer gota de combustível no tanque. Assim ele pode ser reparado, substituído ou reabastecido com o combustível certo.

Nesse último caso, reaproveite o combustível em outro carro. Em tempos onde os preços por litro estão bem elevados, descartar combustível é quase um “crime”. Se isso não puder ser evitado, entre em contato com autoridades ou bombeiros, mas nunca descarte em qualquer lugar, já que o risco de incêndio ou contaminação ambiental são enormes.

Duas mangueiras

Lembra da mangueira? Lá vem ela de novo, mas desta vez com companhia. Caso não haja um sifão de combustível, a pessoa precisará de uma segunda mangueira. A primeira vai dentro do tanque em uma ponta e sua saída direto no galão.

Insira a segunda também no tanque, mas nesse caso, é necessário soprar ar com força e rapidez dentro do tanque através desta, forçando o combustível a sair do reservatório pela primeira mangueira, indo direto para o galão. Vale também as mesmas regras de segurança. Nesse e no método de sifão, o tempo para se esvaziar o reservatório por completo é demorado.

tubo saída 1

Tubo de saída

O tubo de saída é outro meio pelo qual se pode drenar completamente um tanque de combustível. Trata-se de uma pequena saída na parte inferior do tanque, que funciona por meio de um parafuso, que precisa ser retirado com uma chave inglesa ou soquete, dependendo do tipo.

Mas nem todo carro tem tubo de saída. Se não encontrar, outra alternativa é usar uma linha de combustível que passa por debaixo do carro, desconectá-la da linha de saída do tanque e usar um recipiente para recolher o combustível.

Porém, há um detalhe negativo nesse método. Para que o combustível saia do tanque, é preciso ligar e desligar o contato da ignição diversas vezes, para que cada preparação para ignição acione a bomba de combustível. Em alguns carros, basta abrir a porta ao se destravar o carro, para que a bomba inicie esse trabalho.

Mesmo assim, há mais uma meio se o tubo de saída não estiver disponível ou não for possível a remoção do parafuso. No cofre do motor, os carros possuem agulhas no sistema de alimentação, onde é possível desconectá-las e encher o galão.

Nesse caso, o acionamento da bomba teria de ser feito por meio de computador ou com alteração elétrica de seu funcionamento, para que continue bombeando continuamente.

carro parado

Paradão

Se você tem um carro que quase nunca vê o asfalto, então é preciso substituir o combustível que está lá no tanque. Ou seja, será necessário drenar após seis meses a um ano parado. O motivo é que o combustível não utilizado estraga, especialmente a gasolina brasileira, que tem adição de 27% de etanol.

Com esse aditivo ao derivado de petróleo, o tempo de vida útil da gasolina cai muito e sua qualidade também. Além disso, podem se acumular detritos ou sujeira junto ao “pescador”, o que pode ocasionar seu entupimento e até a queima da bomba.

Boia da bomba de combustível ou o próprio dispositivo precisam da drenagem do tanque para serem substituídos, dependendo do modelo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X