Hilux 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Hilux 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Atual picape média mais vendida no mercado nacional, a Toyota Hilux 2022 segue em constante evolução para se manter na ponta das vendas do segmento.


O utilitário da fabricante japonesa recebeu mudanças recentemente, sobretudo no visual e em relação aos seus itens de segurança.

A gama da nova Hilux 2022 conta com diversas configurações diferentes, tendo motor 2.7 litros flex e câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4 e o propulsor 2.8 litros turbodiesel, ofertado com transmissão manual ou automática, sempre com tração 4×4.

Os preços da nova gama da Toyota variam de R$ 170.190 a R$ 266.690.

Toyota Hilux 2022 – detalhes

Com inspiração no novo estilo global da Toyota, que foi impresso no Corolla, a Hilux 2022 parece bem maior do que realmente é, pois cresceu pouco e continua sendo menor que a S10 cabine dupla.

Essa impressão vem da nova frente, cuja grade é bem proeminente e devidamente cromada.

O para-choque tem aspecto mais aerodinâmico e proporciona grande ângulo de ataque (33°) por conta de seu desenho. Os faróis são integrados ao estilo da grelha, tendo LEDs diurnos e projetores de LED.

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Veja também tudo sobre a SW4 2021.

As rodas de liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18 têm desenho esportivo e agradam. Faróis de neblina completam o conjunto e os estribos laterais são muito úteis no dia a dia.

Na traseira, as lanternas horizontais são grandes e bem delineadas. A caçamba de carga agrega câmera de ré e maçaneta no corpo central cromado.

No interior da Toyota Hilux 2022, o habitáculo se destaca pelo cluster com iluminação azul e instrumentação analógica bem resolvida, assim como o útil e completo computador de bordo.

Com oito polegadas, a multimídia Toyota Play reproduz DVD, CD, MP3 e tem câmera de ré, além de navegador. O sistema de som conta com seis alto-falantes, enquanto entrada e partida se fazem sem uso da chave, que tem desenho sofisticado.

Logo abaixo do botão de partida há o comando de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida e, ao lado, o ar condicionado automático. O volante multifuncional é muito prático e tem boa pegada, contando ainda com múltiplas regulagens e a famosa haste do piloto automático, que continua pouco ergonômica.

Mais abaixo, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, controle de descida, entrada USB e auxiliar, além de duas tomadas de 12V.

Ao lado da alavanca de câmbio, que tem opção de mudanças manuais, há os comandos dos modos Eco e Power. Há uma tomada de energia para aparelhos de até 100 watts sob o apoio de braço central. O porta-luvas é duplo, sendo o superior refrigerado.

Os bancos em couro são confortáveis, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos. O acabamento geral é muito bom e as portas possuem mesclas de couro, plástico e diversas tonalidades, tendo maçanetas cromadas, frisos de cor cinza e base dos comandos dos vidros em preto brilhante.

Atrás, mais espaço que a Hilux anterior, tendo também saídas de ar condicionado e ganchos retráteis para sacolas. O assento leva três e conta com conjunto completo de cintos e apoios, bem como Isofix. O encosto não é muito vertical, o que ajuda em viagens longas.

Um apoio de braço central com porta-copos escamoteável dá mais conforto e comodidade para dois ocupantes. A caçamba tem bom tamanho e a tampa não é até leve, facilitando as operações de carga e descarga.

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Toyota Hilux 2022 – novidades

Depois de ser apresentada globalmente, a nova Toyota Hilux 2021 finalmente foi lançada no Brasil, em novembro de 2020. Vinda da Argentina, a picape apresentava novidades no visual, na lista de equipamentos e na parte mecânica.

Falando primeiramente sobre o visual, a Hilux 2021 recebeu nova grade, novos faróis com luzes diurnas em LED e novo para-choque. Na traseira, as lanternas de LED receberam um novo desenho.

Já em seu interior, a picape da Toyota passa a contar com nova central multimídia (mantendo o tamanho de 8 polegadas), compatível com Android Auto e Apple Carplay, e um novo grafismo no painel de instrumentos.

Em termos de segurança, ele vem sempre com sete airbags e conta ainda com o pacote Toyota Safety Sense na versão mais cara, o que inclui itens como piloto automático adaptativo, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, entre outros.

Além de tudo isso, a Hilux 2021 também atualizou seu motor 2.8 turbodiesel. O propulsor das versões automáticas ganhou 27 cv e 5 kgfm de torque, totalizando 204 cv e 50,9 kgfm (com câmbio manual, o torque continua em 42,8 kgfm). Já a transmissão automática de seis marchas foi reajustada, entregando trocas mais rápidas. O motor flex continua com a mesma potência.

Com a mudança visual, a Toyota Hilux 2021 também perdeu algumas versões, que saíram do configurador do modelo no site da marca. Essas perdas incluem as configurações esportivadas e a versão com motor V6 a gasolina.

Confira abaixo as mudanças anteriores, da linha 2020:

No dia 16 de julho de 2019, a Toyota anunciou a chegada da nova Hilux 2020. As principais novidades estão na lista de equipamentos, especialmente no quesito segurança.

A Hilux 2020 passa a contar, em todas as suas versões, com airbags laterais e de cortina, totalizando sete bolsas. A Toyota destaca que essa é a única picape a ofertar sete airbags em todas as suas versões.

Além disso, as versões SR e Standard ganharam controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa, enquanto a versão SR diesel tem também assistente de descida.

Finalmente, outros dois itens também foram adicionados: as versões GR-S, SRX, SRV e SR passam a ter travas de rodas, enquanto as versões GR-S, SRX e SRV tem também a trava do estepe.

Outra novidade importante da Hilux 2020 é a nova central multimídia, com tela de oito polegadas, disponível para as versões GR-S, SRX e SRV.

O equipamento permite dar zoom em imagens ou no mapa do GPS, função que recebeu aprimoramentos como rotas mais precisas e pontos de referência em 3D. Além disso, a central multimídia ainda conta com TV Digital, rádio, MP3 Player, câmera de ré, Bluetooth, conexão USB e AUX, Miracast e MirrorLink.

Visualmente, a única mudança da Hilux 2020 é a adição da cor branco pérola para a versão topo de linha SRX.

Outra novidade importante anunciada pela Toyota foi uma nova versão para a Hilux 2020: a GR Sport V6. O modelo, que está disponível a partir de fevereiro de 2020 (quando serão anunciados os preços), tem motor 4.0 V6 de 234 cv, movido a gasolina. O visual foi incrementado, bem como a suspensão.

Desde o ano passado, a Hilux tem um novo visual, que inclui grade frontal redesenhada, com formato hexagonal e mais espichada para baixo. Ela ostenta ainda três barras horizontais e moldura cromada. Há ainda um para-choque redesenhado, com direito a novos faróis de neblina em posição vertical.

Por conta dessas alterações, a Toyota Hilux teve alterações em suas dimensões. Ela ficou 1,5 cm mais curta, passando a dispor de 5,31 metros de comprimento, além de 1,81 m de altura e 1,85 m de largura. O entre-eixos também é o mesmo, de 3,08 m.

A Hilux SRX, que se posiciona como a versão mais vendida da gama, adota um badge alusivo aos 50 anos da picape. Há também novas rodas de liga-leve de 18 polegadas, que inclusive são as mesmas do utilitário-esportivo SW4 Diamond. A lista inclui ainda capota marítima de série.

Este modelo incorpora ainda bancos revestidos em couro perfurado, acabamento interno em tonalidade escura e painel de instrumentos com iluminação na cor branca. Há ainda luzes diurnas de LED, retrovisor interno eletrocrômico e detalhes de acabamento internos em preto brilhante.

Já no caso da Hilux SRV, há maçanetas externas cromadas e rodas de liga-leve de 18 polegadas (usadas na antiga SRX) de série.

O SRV oferece também outros recursos adicionais de série, como airbags laterais e de cortina (totalizando sete), estepe com roda de liga-leve, destravamento das portas sem chave, partida por botão, assistente eletrônico de subida, módulo para subida automática dos vidros, retrovisor interno eletrocrômico e luz de condução diurna.

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A Hilux SR, por sua vez, agora traz também luz diurna e ar-condicionado digital de série.

Os modelos destinados ao trabalho foram renomeados e agora contam com novos equipamentos de série. A nova versão Standard Power Pack adota luzes diurnas, faróis com função follow me home, travamento automático das portas, chave tipo canivete, vidros e retrovisores elétricos, volante com comandos de áudio, sistema de som com entrada USB e auxiliar e conexão Bluetooth e bancos revestidos em material sintético.

Já as variantes Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi ganharam revestimento dos bancos em material sintético, faróis com função follow me home e luzes de condução diurna.

Toyota Hilux 2022 – versões

  • Hilux Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2022
  • Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2022
  • Hilux SR Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2022
  • Hilux SRV Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2022
  • Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.7 Flex AT 2022
  • Hilux STD Power Pack 4×4 2.8 Diesel MT 2022
  • Hilux SR Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022
  • Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022
  • Hilux SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022

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Toyota Hilux 2022 – equipamentos

Toyota Hilux SR 2.7 Flex: equipado de série com sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, travas de rodas, freios ABS com EBD, alarme perimétrico, Isofix, faróis de neblina, maçanetas internas cromadas, maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores na cor preta, sistema de som com quatro alto-falantes, acendimento automático dos faróis, apoio de braço traseiro com porta-copos, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, volante ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, compartimento refrigerado no painel, faróis com follow me home, volante e manopla de câmbio em couro, protetor de caçamba, trio elétrico, sistema multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, volante multifuncional, entre outros.

Toyota Hilux SRV 2.7 Flex: agrega central multimídia com GPS e TV digital, trava de estepe, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve de 18 polegadas, assistente de reboque, luz de frenagem de emergência, alarme perimétrico e volumétrico, maçanetas externas cromadas, retrovisores externos cromados e rebatíveis eletricamente, banco do motorista com ajustes elétricos, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, porta-luvas com amortecedores, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro e material sintético, destravamento das portas sem chave, partida por botão, entre outros.

Toyota Hilux STD Power Pack 2.8 Diesel: mesmos itens da Hilux SR 2.7 Flex (com exceção dos faróis de neblina, para-choque traseiro cromado, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajustes, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, estribos laterais, ar-condicionado automático e digital e sistema de som) mais bloqueio do diferencial traseiro e maçanetas externas e internas sem pintura.

Hilux 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Toyota Hilux SR 2.8 Diesel: mesmos equipamentos da Hilux SR 2.7 Flex.

Toyota Hilux SRV 2.8 Diesel: mesmos equipamentos da Hilux SRV 2.7 Flex.

Toyota Hilux SRX 2.8 Diesel: se diferencia pelos faróis de neblina em LED, farol baixo em LED, nivelamento automático dos faróis, sistema de som da JBL, pacote Toyota Safety Sense (com assistente pré-colisão com aviso sonoro e frenagem automática, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo), bancos em couro perfurado, rodas de 18 polegadas, luzes diurnas de LED, entre outros.

Toyota Hilux 2022 – preços

  • Hilux Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2022 – R$ 188.290
  • Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2022 – R$ 181.590
  • Hilux SR Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2022 – R$ 170.190
  • Hilux SRV Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2022 – R$ 182.590
  • Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.7 Flex AT 2022 – R$ 196.790
  • Hilux STD Power Pack 4×4 2.8 Diesel MT 2022 – R$ 202.090
  • Hilux SR Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022 – R$ 222.490
  • Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022 – R$ 239.090
  • Hilux SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022 – R$ 266.690

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Toyota Hilux 2022 – motor

A Toyota Hilux 2022 utiliza dois propulsores no Brasil, sendo que o motor de entrada é o mesmo da antiga geração. Trata-se do Dual VVT-i Flex 2.7 com 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 rpm, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm, tanto com etanol quanto com gasolina, mas sempre a 4.000 rpm.

A outra motorização é o novo motor diesel 2.8 1GD, que foi atualizado para entregar 204 cv e 50,9 kgfm e vem com transmissão automática de seis marchas com modos Eco e Power, bem com opção manual de seis marchas (esta tendo torque de 42,8 kgfm.

Toyota Hilux 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×2 – 15,0 segundos e 165 km/h
  • Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×4 – 15,0 segundos e 165 km/h
  • Toyota Hilux CD 2.8 Diesel AT 4×4 – 12 segundos e 180 km/h
  • Toyota Hilux CS 2.8 Diesel MT 4×4 – 12 segundos e 180 km/h

A Toyota Hilux 2022 vem com melhorias no chassi (20% mais rígido) e carroceria (44% mais rígida), assim como na geometria da suspensão, especialmente a traseira. O motor 1GD 2.8 diesel entrega 204 cv a 3.400 rpm e 50,9 kgfm a 2.800 rpm.

O propulsor tem funcionamento mais suave que o anterior, além de mais disposição em baixas rotações.

A caixa de transmissão também é nova e tem seis marchas. As relações são bem adequadas à proposta. As respostas ao acelerador são interessantes, mas o modo Power não acrescenta tanto quanto se espera dele.

No uso normal, funciona perfeitamente, sem trancos ou grandes oscilações nas trocas.

Ajudando a economizar combustível, o modo Eco retém um pouco de força, mas pode passar despercebido em um motorista pouco habituado com picapes médias. Rodando a 110 km/h, o propulsor marca 1.600 rpm.

A dirigibilidade, típica de picapes, melhorou bastante em relação ao modelo anterior. A direção elétrica é leve o suficiente e tem boas respostas a mudanças rápidas de direção. Já os freios possuem atuação razoável e dão conta do recado.

Hilux 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

A estabilidade é boa e não é mérito dos dispositivos de segurança. O conjunto de suspensão tem um bom ajuste e a traseira agora pula menos quando vazia. Ainda na parte traseira, a geometria do eixo foi alterada, assim como seu curso, prezando mais o conforto e a estabilidade.

No fora de estrada, a Toyota Hilux 2022 se aproveita dos bons ângulos de ataque (29°) e saída (26°), que ajudam muito na transposição de valas e outros obstáculos pelo caminho da Hilux SRX.

O controle de tração ativo A-TRC, que controla as saídas de traseira com acionamento leve dos freios, é outro destaque. A picape da Toyota vem ainda com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, frenagem de emergência e controle de reboque.

Na versão Flex, as retomadas são medianas e em velocidade cruzeiro de 110 km/h o motor marca 2.000 rpm, o que garante um ruído quase mínimo na cabine e contribui para o consumo, mas não muito, pois é bem elevado.

A transmissão de seis velocidades tem trocas eficientes e no ECO Mode, as trocas são lentas e até meio pedal, as mudanças acontecem em até 2.500 rpm. Em esportividade, com o modo Power ativado, o motor 2.7 Flex de até 163 cv e 25,0 kgfm não responde no exato momento que pedimos a troca de marcha.

Hilux 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Toyota Hilux 2022 – consumo

Cidade

  • Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×2 – 4,8 km/litro no etanol e 5,6 km/litro na gasolina
  • Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×4 – 4,8 km/litro no etanol e 5,6 km/litro na gasolina
  • Toyota Hilux CD 2.8 Diesel AT 4×4 – 9,0 km/litro no diesel
  • Toyota Hilux CS 2.8 Diesel MT 4×4 – 9,3 km/litro no diesel

Estrada 

  • Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×2 – 6,9 km/litro no etanol e 8,1 km/litro na gasolina
  • Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×4 – 6,9 km/litro no etanol e 8,1 km/litro na gasolina
  • Toyota Hilux CD 2.8 Diesel AT 4×4 – 10,5 km/litro no diesel
  • Toyota Hilux CS 2.8 Diesel MT 4×4 – 11,2 km/litro no diesel

Toyota Hilux 2022 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 2.7 Flex 4×2 (4×4)

Preços 2.8 Diesel

10.000 km

R$ 425,38 (R$ 431,88)

R$ 785,17

20.000 km

R$ 975 (R$ 1.038)

R$ 1.365

30.000 km

R$ 744 (R$ 750)

R$ 1.416

40.000 km

R$ 1.851 (R$ 2.100)

R$ 2.151

50.000 km

R$ 723 (R$ 750)

R$ 1.068

60.000 km

R$ 1.668 (R$ 1.739,54)

R$ 1.614

Toyota Hilux 2022 – ficha técnica

Motor

2.7 Flex

2.8 Diesel

Tipo

Dianteiro longitudinal, Etanol e Gasolina

Dianteiro longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

2694

2755

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12:1

15,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 159 cv @ 5000 rpm / Etanol: 163 cv @ 5000 rpm

Diesel: 204 cv @ 3400 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 25,0 kgfm @ 4000 rpm /Etanol: 25,0 kgfm @ 4000 rpm

Diesel: 50,9 kgfm @ 2800 rpm (42,8 kgfm versão MT)

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automática 6 marchas

Manual 6 marchas / Automática 6 marchas

Tração

Tipo

4×2 / 4×4 com reduzida

4×4 com reduzida

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Aço / Liga Leve aro 17 / 18 polegadas

Pneus

265/65 R17

225/70 R17 / 265/65 R17 / 265/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

5325

5325

Largura sem retrovisores (mm)

1855

1855 / 1800 (cabine simples)

Altura (mm)

1815

1815 / 1795 (cabine simples)

Distância entre os eixos (mm)

3085

3085

Capacidades

Porta-malas (litros)

1036

1000 / 1580 (cabine simples)

Tanque (litros)

80

80

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

980

1000 / 1005 (cabine simples)

Peso em ordem de marcha (kg)

1880 (4×2) / 1990 (4×4)

2090 / 1995 (cabine simples)

Ângulo de entrada/saída

29/26 graus

29/26 graus

Toyota Hilux 2022 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.