Um dos modelos mais conhecidos entre os SUVs, o Duster 2024 continua como uma opção para quem procura um carro robusto nesse segmento. Além disso, sua versão 1.3 turbo também empolga muito mais ao volante.
Para não perder terreno nesse segmento tão disputado, a Renault trouxe uma reestilização no começo de 2024, que inclui leves mudanças visuais e mais equipamentos. O grande destaque é que ele finalmente recebeu 6 airbags de série.
Mas será que tudo isso é o suficiente para dar fôlego ao valente SUV? Existe alguma versão em sua gama que tem bom custo-benefício para merecer um lugar na sua garagem?
Confira tudo sobre o Duster 2024!
Versões disponíveis
A linha do renovado Duster 2024 continua com as versões de acabamento Intense Plus e Iconic Plus. Aliás, o nome Duster Plus foi usado pela marca em seu material de divulgação, mas esse sobrenome ficará apenas nas versões, com o SUV seguindo apenas como Duster.
No geral, a versão Intense Plus vem sempre com o motor 1.6, sendo equipada com câmbio manual na versão de entrada e com a transmissão CVT na opção acima. Já o Iconic Plus é vendido apenas com o câmbio automático do tipo CVT.
A diferença é que essa configuração tem duas opções de motores, com o bom conjunto formado pelo motor 1.3 turbo aliado ao já citado 1.6 aspirado.
Confira as versões:
- Duster 2024 Intense Plus 1.6 MT
- Duster 2024 Intense Plus 1.6 CVT
- Duster 2024 Iconic Plus 1.6 CVT
- Duster 2024 Iconic Plus 1.3 Turbo
Cores disponíveis: Branco Glacier, Prata Étoile, Cinza Cassiopé e Preto Nacré (todas as versões); Marrom Vison (exclusiva da versão Intense Plus).
Equipamentos
Se o Duster pecava em alguns aspectos na sua lista de equipamentos, agora isso não acontece mais. E isso pode ser comprovado pela adição dos 6 airbags em todas as versões, pois ter apenas airbag duplo era um pecado para um SUV.
Além disso, a Renault também adicionou duas entradas USB para os ocupantes traseiros, novas rodas de 17 polegadas (Iconic Plus), sensor de chuva, carregador de celular por indução, entre outros detalhes.
Confira os detalhes de cada versão do novo Duster 2024:
Duster 2024 Intense Plus 1.6 MT – motor 1.6 de 118/120 cv e 16,2 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira.
SEGURANÇA: 6 airbags (frontal, laterais e de cortina), câmera de ré com linhas-guia dinâmicas, assistente de partida em rampa (HSA), controle de estabilidade (ESP) e controle de tração (TC), sensores de estacionamento traseiros, alarme perimétrico, alerta de cinto de segurança não afivelado, freios ABS, auxílio à frenagem de urgência (AFU), banco traseiro com 2 posições Isofix, sistema CAR (travamento central automático a 6 km/h com destravamento em caso de colisão), cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, desembaçador traseiro, desativação do airbag do passageiro e protetor de cárter.
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado manual, direção elétrica, central multimídia Display Link de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quatro entradas USB (1 USB-A e 1 USB-C para os ocupantes frontais e 2 USB-C para os ocupantes traseiros) e 6 alto-falantes, comandos satélites de áudio, Eco Scoring + Eco Coaching, novo painel de instrumentos TFT, Stop & Start, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, volante com revestimento premium e regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, chave rebatível, abertura interna do bocal de abastecimento, estepe de uso temporário, regulagem manual de altura dos faróis, indicador de mudança de marcha (GSI), indicador de temperatura externa, iluminação de cortesia no porta-luvas, porta-malas e no banco traseiro, para-sóis com espelhos, retrovisores externos elétricos, tomada 12V traseira e vidros elétricos nas 4 portas.
INTERIOR: maçanetas internas cromadas, bancos com tecido Noir Black com detalhes Light Gray e Blue Heaven, banco traseiro rebatível (1/3 – 2/3), console central com apoio de braços e porta-objetos,
VISUAL: barras de teto longitudinais na cor preta, faróis em LED, novas lanternas, grade frontal na cor preto brilhante, faróis de neblina, luzes de indicação de direção laterais, luzes de circulação diurnas em LED, ponteira cromada do escapamento, retrovisores na cor preto fosco e rodas de liga leve de 16 polegadas Cyclade com pneus 215/65 R16.
Duster 2024 Intense Plus 1.6 CVT – motor 1.6 de 118/120 cv e 16,2 kgfm de torque, com câmbio CVT de 6 velocidades e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmbio CVT.
Duster 2024 Iconic Plus 1.6 CVT – motor 1.6 de 118/120 cv e 16,2 kgfm de torque, com câmbio CVT de 6 velocidades e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado automático digital, câmera Multiview, sensor crepuscular e de chuva, sensor de ponto cego, carregador de smartphone por indução, função “Follow me home”, bancos com revestimento premium Noir Titane com detalhes em laranja, chave-cartão presencial com walk away closing, alargadores de para-lamas, aplicações decorativas externas em laranja, barras de teto longitudinais na cor cinza Megalith, Skis em cinza Megalith, retrovisores em preto brilhante com detalhes em laranja e rodas de liga leve de 17 polegadas Tergan com pneus 215/60 R17.
Duster 2024 Iconic Plus Turbo – motor 1.3 turbo de 162/170 cv e 27,5 kgfm de torque, com câmbio CVT de 8 velocidades e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + motor turbo.
OPCIONAL:
- Pack Outsider (R$ 1.800).
Todos os valores
Antes da reestilização no visual, o Duster 2024 custava entre R$ 117,6 mil e R$ 148,6 mil. Ou seja, na nova tabela abaixo vemos que a marca aproveitou para subir os valores de todas as versões.
Com isso, a opção de entrada Intense Plus manual ficou R$ 4.650 mais cara, enquanto a mesma opção com câmbio CVT subiu R$ 4.550. Já as versões Iconic Plus, seja com motor 1.6 ou 1.3 turbo, encareceram R$ 5.250.
Confira os preços atuais:
- Duster 2024 Intense Plus 1.6 MT – R$ 122.290
- Duster 2024 Intense Plus 1.6 CVT – R$ 131.190
- Duster 2024 Iconic Plus 1.6 CVT – R$ 139.890
- Duster 2024 Iconic Plus 1.3 Turbo – R$ 153.890
Mecânica
O Duster 2024 continua sendo vendido no Brasil com duas opções de motor e outras três opções de câmbio, mas sem qualquer versão com a tão pedida tração 4×4.
As três primeiras configurações saem de fábrica com o propulsor transversal de 1,6 litro aspirado, com injeção multiponto, 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote.
São 118 cavalos com gasolina e 120 cv com etanol, alcançados a 5.500 rpm, além de 16,2 kgfm de torque, com os dois combustíveis, a 4.000 rpm. Na opção de entrada o câmbio é manual de 5 marchas, enquanto as outras trazem o CVT de 7 velocidades.
Em qualquer uma das opções, a tração é dianteira, assim como na mais cara.
A opção topo de linha melhora bastante seu desempenho ao oferecer o motor 1.3 TCe, transversal, com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbocompressor e injeção direta, além do comando duplo no cabeçote.
Ele entrega 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol, além de 27,5 kgfm com ambos os combustíveis. A potência máxima chega aos 5.500 rpm, enquanto o pico de torque aparece com 1.600 giros do motor.
O câmbio também muda, já que a caixa CVT tem 8 velocidades.
Desempenho
Veja o tempo de 0 a 100 km/h de cada versão do Duster 2024:
- Duster 2024 1.6 MT – 11,4 segundos e 173 km/h
- Duster 2024 1.6 CVT – 12 segundos e 173 km/h
- Duster 2024 1.3 Turbo CVT – 9,2 segundos e 190 km/h
Consumo
CONSUMO CIDADE
- Duster 2024 1.6 MT – 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
- Duster 2024 1.6 CVT – 7,2 km/l com etanol e 10,5 km/l com gasolina
- Duster 2024 1.3 Turbo CVT – 7,7 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Duster 2024 1.6 MT – 8,5 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina
- Duster 2024 1.6 CVT – 8,1 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina
- Duster 2024 1.3 Turbo CVT – 8,4 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina
Manutenção e Preços de revisões
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 1.6 SCe | Preços 1.3 Turbo |
10.000 km | R$ 598,26 | R$ 682,57 |
20.000 km | R$ 661,55 | R$ 745,86 |
30.000 km | R$ 661,55 | R$ 745,86 |
40.000 km | R$ 1.064,30 | R$ 1.655,85 |
50.000 km | R$ 724,84 | R$ 809,15 |
60.000 km | R$ 724,84 | R$ 809,15 |
Total | R$ 4.435,34 | R$ 5.448,44 |
Informações técnicas
Motor |
1.6 SCe |
1.3 Turbo |
Tipo |
Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1.597 |
1.332 |
Válvulas |
16 |
16 |
Taxa de compressão |
10,7:1 |
10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 118 cv @ 5.500 rpm / Etanol: 120 cv @ 5.500 rpm |
Gasolina: 162 cv @ 5.500 rpm / Etanol: 170 cv @ 5.500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 16,2 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4.000 rpm |
Gasolina: 27,5 kgfm @ 1.600 rpm / Etanol: 27,5 kgfm @ 1.600 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas / CVT de 7 marchas |
CVT de 8 marchas |
Tração |
4×2 |
4×2 |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
||
Tipo |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção / Multilink |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
Aço 16 polegadas/Liga Leve 16 ou 17 polegadas |
Liga Leve aro 17 polegadas |
Pneus |
215/65 R16 / 215/60 R17 |
215/60 R17 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
4.376 |
4.376 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.832 |
1.832 |
Altura (mm) |
1.693 |
1.693 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.673 |
2.673 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
475 |
475 |
Tanque (litros) |
46 |
46 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
500 |
500 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.277 (MT) / 1.279 (CVT) |
1.353 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,4 |
0,4 |
Fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!