TOP 10: Carros populares mais seguros

chevrolet onix 2 latin ncap

Como já citamos em matérias anteriores, e inclusive é de conhecimento de muitos consumidores, boa parte dos automóveis “populares” oferecidos em nosso mercado não são referências quando o assunto é segurança.

É certo que de um tempo para cá a situação melhorou, pois diversos modelos não ofereciam airbag duplo e freios ABS nem como opcionais. Hoje é possível encontrar exemplares até com múltiplos airbags e controle de estabilidade. Mas ainda assim é preciso selecionar.

O Latin NCAP , órgão que avalia a segurança dos carros na América Latina e no Caribe, já avaliou diversos dos carros “populares” em nosso mercado. Havia uma divergência nos resultados, visto que muitos modelos eram avaliados com critérios antigos.

Mas agora a maioria já está sendo avaliada nos novos critérios, que inclui até teste de impacto lateral.

Além disso, a última mudança na metodologia avalia até a proteção para pedestres e o nível de sistemas de segurança do carro.

10) Hyundai HB20 – nenhuma estrela

hyundai hb20 latin ncap 1

O Hyundai HB20, que se posiciona como um dos carros mais vendidos por aqui, passou pelas mãos do Latin NCAP em dezembro de 2020 e conseguiu zerar em relação às estrelas em seu teste.

O modelo já foi avaliado na nova metodologia. Além das estrelas, ele dá pontuação em porcentagem nas categorias de proteção para adultos, crianças, pedestres e em sistemas de assistência à segurança, onde o modelo teve 19%, 10%, 43% e 14%, respectivamente.

O HB20 vem com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, Isofix, assistente de partida em rampas, entre outros.

Um detalhe importante: o teste acima foi feito com a versão anterior à reestilização, quando ele tinha apenas 2 airbags.

9) Fiat Argo e Cronos – nenhuma estrela

fiat cronos latin ncap

Outros modelos populares que também foram mal nos testes do Latin NCAP são da Fiat. A dupla Argo e Cronos, testados em dezembro de 2021, zerou no teste de segurança.

Além disso, eles obtiveram notas baixas nas quatro novas categorias implementadas: proteção de adultos (24%), proteção de crianças (10%), proteção de pedestres (37%) e sistemas de segurança (7%).

Ambos tem apenas 2 airbags em todas as versões.

8) Toyota Yaris – uma estrela

Toyota Yaris Latin NCAP

Outro modelo que não é exatamente um “popular” pelo preço, mas que aparece em nossa lista, é o Toyota Yaris.

O japonês foi avaliado em outubro de 2021 e recebeu apenas uma estrela no geral em sua avaliação. Além disso, teve 41% de proteção para adultos, 64% para crianças, 62% para pedestres e 42% em sistemas de segurança.

O Yaris vem de série com 7 airbags, controle de estabilidade e tração, freios ABS com BAS e EBD, assistente de partida em rampas, Isofix e Top Tether.

Um detalhe importante, porém, é que essa avaliação foi feita com uma versão anterior, que tinha apenas 2 airbags.

7) Fiat Mobi – duas estrelas

fiat mobi latin ncap

O Fiat Mobi realmente se encaixa na categoria de carro popular em nosso mercado. Ele está entre os mais baratos do Brasil.

No teste do Latin NCAP, realizado em agosto de 2017, o italiano ainda foi avaliado na metodologia antiga do programa.

Ele recebeu 1 estrela na proteção de adultos e 2 estrelas na proteção para crianças.

Além disso, conseguiu acumular 19,20 pontos (de 34 possíveis) na primeira categoria e 26,98 pontos (de 49) na segunda.

6) Peugeot 208 – duas estrelas

peugeot 208 latin ncap 1

O novo Peugeot 208 passou a ser um carro mais popular por aqui depois que recebeu o motor 1.0, o mesmo usado pela Fiat no Argo.

E o que dizer da segurança do francês?

Sua lista de equipamentos é animadora, vindo de série com quatro airbags, luzes diurnas em LED, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, entre outros itens de segurança.

Por outro lado, o 208 conseguiu apenas 2 estrelas no teste, além de acumular 52% na proteção para adultos, 55% para crianças, 54% para pedestres e 56% em sistemas de segurança.

5) Renault Kwid – três estrelas

Renault Kwid Latin NCAP 14

O Renault Kwid foi avaliado em novembro de 2017, já incluindo o teste de impacto lateral, e conseguiu levar três estrelas tanto para a proteção do ocupante adulto como para a proteção do ocupante criança.

Foram 22,85 pontos de 34 possíveis e 33,87 pontos de 49 possíveis, respectivamente.

Este modelo é o único dos subcompactos a dispor de quatro airbags de série em todas as variantes, além de DRL em LED, 2 Isofix, controle de estabilidade, assistente em rampa e outros equipamentos de segurança.

4) Volkswagen Polo – três estrelas

vw polo latin ncap 2022

O “popular” mais seguro disponível no mercado brasileiro, segundo os testes do Latin NCAP, era o Volkswagen Polo. No último teste, porém, feito em dezembro de 2022, a história mudou.

Mas isso não quer dizer que o alemão deixou de ser um dos mais seguros.

Ele conseguiu 3 estrelas e boas pontuações em proteção para adultos (73%), crianças (71%), pedestres (51%) e sistemas de segurança (58%).

Ele sempre vem com assistente em subidas, 4 airbags, controle de tração e estabilidade, Isofix e Top Tether, luzes diurnas em LED, entre outros.

3) Renault Sandero e Logan – quatro estrelas

Renault Sandero Latin NCAP

O Renault Sandero foi renovado e conseguiu melhorar suas notas no teste de segurança do Latin NCAP. Seu teste foi feito em dezembro de 2019, onde ele recebeu três estrelas para proteção de adultos e quatro estrelas para a proteção de crianças.

A pontuação foi de 23,40 de 34 possíveis no teste de adultos e 38,52 de 49 possíveis no teste de crianças.

Vale lembrar que o teste tem exatamente a mesma pontuação para Sandero, Logan e a versão Stepway, mas o preço inicial de cada um difere.

Todos vem de série com quatro airbags.

2) Chevrolet Onix Plus – cinco estrelas

Chevrolet Onix Plus Latin NCAP

Na segunda colocação temos o Chevrolet Onix Plus, que teve uma pontuação muito parecida com seu irmão hatch.

Ambos conseguiram as cinco estrelas no teste de proteção para adultos e crianças.

A diferença está no detalhe, pois o sedã teve 28,34 pontos de 34 possíveis na proteção para adultos e 42,33 pontos de 49 possíveis no teste para crianças.

Desde sua versão mais barata, ele tem seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica progressiva, Isofix, travas e vidros elétricos, lanterna de neblina, entre outros.

1) Chevrolet Onix – cinco estrelas

chevrolet onix latin ncap

O topo da lista tem o Chevrolet Onix, modelo que continua entre os mais vendidos do país em sua nova geração. Ele tem os mesmos equipamentos de segurança do irmão sedã citado acima.

Outra similaridade está na pontuação máxima no teste do Latin NCAP, com cinco estrelas.

O que fez o hatch aparecer na primeira posição foi sua pontuação de 28,90 (de 34) no teste para adultos e 44,33 (de 49) para crianças.

De qualquer forma, a dupla da Chevrolet está isolada como os modelos populares mais seguros do mercado brasileiro.

Top 10 – carros populares mais seguros:

  1. Chevrolet Onix – cinco estrelas
  2. Chevrolet Onix Plus – cinco estrelas
  3. Renault Sandero e Logan – quatro estrelas
  4. Volkswagen Polo – três estrelas
  5. Renault Kwid – três estrelas
  6. Peugeot 208 – duas estrelas
  7. Fiat Mobi – duas estrelas
  8. Toyota Yaris – uma estrela
  9. Fiat Argo e Cronos – nenhuma estrela
  10. Hyundai HB20 – nenhuma estrela
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.