*Destaque Listas Top 10 Segurança

Top 10: carros populares mais seguros

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

Como já citamos em matérias anteriores e inclusive é de conhecimento de muitos consumidores, boa parte dos automóveis “populares” oferecidos em nosso mercado não são referências quando o assunto é segurança. É certo que de um tempo para cá a situação melhorou um bocado, visto que diversos modelos não ofereciam airbag duplo e freios ABS nem como opcionais. Hoje é possível encontrar exemplares até com múltiplos airbags e controle de estabilidade. Mas ainda assim é preciso selecionar.



O Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos carros na América Latina e no Caribe, já avaliou diversos dos carros “populares” em nosso mercado. Porém, há uma divergência nos resultados, visto que muitos modelos foram avaliados com critérios antigos, sendo que hoje a organização faz até teste de impacto lateral. Selecionamos os 10 carros populares mais seguros do Brasil e, como não dá para mencionar se um automóvel com quatro estrelas avaliado anteriormente é mais seguro que um carro que recebeu duas estrelas num teste mais recente, resolvemos considerar somente as estrelas e pontuações. Confira:

1) Volkswagen Polo – cinco estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

O “popular” mais seguro disponível no mercado brasileiro, segundo os testes do Latin NCAP, é a nova geração do Volkswagen Polo. O hatch compacto, que estreou recentemente em nosso País, recebeu cinco estrelas para a proteção de ocupante adulto e também do ocupante criança, com 32,13 pontos de 34 possíveis e 43 de 49 possíveis, respectivamente.



O novo Polo se destaca por oferecer quatro airbags e Isofix com Top tether de série em todas as versões, por a partir de R$ 49.990. A versão mais cara pode dispor ainda de controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, luzes diurnas em LED, detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, farol com ajuste automático de intensidade, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

2) Honda Fit e City – cinco estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

Em segundo lugar aparece a dupla Honda Fit e City. Assim como o Polo, eles não são tão “populares” assim por conta do preço inicial elevado, de R$ 58,7 mil e R$ 60,8 mil, respectivamente; e o teste de ambos também não é recente, realizado em novembro de 2015. Na ocasião, eles receberam cinco estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças, com 16,26 pontos e 16,07 pontos de 17 possíveis e 39,48 e 41,81 de 49 possíveis, respectivamente.

Atualmente, o Honda Fit é dotado de itens como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix e alerta de frenagem de emergência desde a versão de entrada. A versão topo de linha EXL agrega ainda seis airbags. Já o Honda City é menos equipado, com direito a apenas seis airbags na versão mais cara e sem ESP e TCS nem como opcionais.

3) Volkswagen up! – cinco estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

Outro modelo cinco estrelas da Volkswagen que ocupa uma posição neste ranking é o subcompacto up!, mas também avaliado nos padrões antigos do Latin NCAP, em janeiro de 2014. Na ocasião, o Volkswagen up! Conseguiu cinco estrelas com 15,86 pontos de 17 máximos para adulto e quatro estrelas com 39,54 pontos de 49 máximos para crianças.

A versão de entrada do up! Parte de R$ 37.990 e oferece alerta de frenagem de emergência, Isofix com Top Tether, entre outros. Os modelos mais caros com motor 1.0 TSI oferecem ainda controle de tração.

4) Ford Fiesta – quatro estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

A atual geração do Ford Fiesta surge em quarta posição. O hatch compacto foi avaliado em junho de 2012, ainda em sua versão importada do México – não se sabe se a Ford promoveu alterações estruturais no modelo brasileiro. Ele recebeu quatro estrelas com 12,87 pontos de 16 máximos para a proteção do ocupante adulto e quatro estrelas com 37,80 pontos de 49 máximos para criança.

Por a partir de R$ 56.690, ele dispõe apenas de Isofix e sistema de entretenimento com assistente de emergência. O modelo topo de linha traz sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, chave programável, retrovisor interno eletrocrômico e luzes diurnas em LED.

5) Hyundai HB20 – quatro estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

O Hyundai HB20, que se posiciona como um dos carros mais vendidos por aqui, passou pelas mãos do Latin NCAP em novembro de 2013 e conseguiu levar quatro estrelas para adultos, com 13,80 pontos de 16 possíveis, e três estrelas para crianças, com 34,52 pontos de 49 máximos.

Por a partir de R$ 43,3 mil, o HB20 de entrada dispõe de Isofix com Top tether e coluna de direção colapsável. O modelo mais caro oferece também airbags laterais e faróis com projetor e luzes diurnas em LED.

6) Toyota Etios – quatro estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

O Toyota Etios também tem um espaço neste ranking. Automóvel mais em conta da fabricante japonesa no mercado nacional, o hatch compacto foi avaliado pelo Latin NCAP em outubro de 2012. Na ocasião ele foi avaliado com quatro estrelas e 12,87 pontos de 16 possíveis para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas com 17,38 pontos de 49 possíveis para a proteção do ocupante criança.

A versão de entrada do Etios custa R$ 46.880 e oferece cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes e sistema Isofix. As versões mais caras, porém, não trazem qualquer diferencial na segurança.

7) Citroën C3 – quatro estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

Já o sétimo lugar é ocupado pelo Citroën C3. Ele também vem de um teste antigo do Latin NCAP, avaliado em abril de 2015. O compacto da marca francesa recebeu quatro estrelas para adultos, com 11,19 pontos de 17 possíveis, e duas estrelas para crianças, com 22,67 de 49 possíveis.

Por a partir de R$ 43.990, é possível levar a variante mais em conta do C3 oferece poucos recursos de segurança, como lanterna de neblina. O modelo topo de linha agrega luzes diurnas em LED e faróis de neblina dianteiros.

8) Volkswagen Fox – quatro estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

Em oitava posição, o Volkswagen Fox aparece com seu teste de dezembro de 2015, com quatro estrelas para adultos, com 11,34 pontos de 17 possíveis, e duas estrelas para adultos, com 21,23 pontos de 49 possíveis.

O Fox mais em conta é o Connect, que parte de R$ 54.750. Ele oferece itens como faróis de neblina com luz de conversão estática, enquanto a configuração topo de linha Xtreme inclui recursos como faróis auxiliares com tripla função (neblina, longo alcance e luz de conversão estática).

9) Renault Kwid – três estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

O Renault Kwid é certamente mais seguro que grande parte dos modelos acima com quatro estrelas. Afinal, ele foi avaliado em novembro de 2017, já incluindo o teste de impacto lateral, e conseguiu levar três estrelas tanto para a proteção do ocupante adulto como para a proteção do ocupante criança. Foram 22,85 pontos de 34 possíveis e 33,87 pontos de 49 possíveis, respectivamente.

Este modelo é o único dos subcompactos a dispor de quatro airbags de série em todas as variantes – os demais (leia-se up! e Fiat Mobi) não contam com tal recurso nem como opcional. Há também Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. O preço inicial do Renault Kwid é de R$ 29.990.

10) Nissan March e Versa – três estrelas

volkswagen-up-latin-ncap Top 10: carros populares mais seguros

Por último, o Nissan March e o Nissan Versa foram avaliados em dezembro de 2016. O primeiro conseguiu três estrelas com 8 pontos de 17 possíveis para adulto e uma estrela com 10,71 de 49 possíveis para crianças, enquanto o segundo registrou três estrelas com 8,64 pontos de 17 possíveis para adulto e duas estrelas e 18,22 de 49 possíveis para crianças.

5.0

COMPARTILHAR:
  • rafael aquino

    Pelo menos o meu ta em 4º kkkkkkkkkk

  • rafael aquino

    pelo menos o meu ta em 4º, foi uma escolha bem melhor que a maioria que vai de Onix, Gol e por ai vai

  • gcaraujo

    Cadê o Onix?? Carro hiper seguro nem precisa aparecer!!!

    • Thiago

      Dono de Onix não bate, estrelas no Latin Ncap não servem de nada para ele. A telinha multimídia que vem no painel avisa de todos os perigos antes!

    • tiago

      E se eu te disser que o Onix se saiu melhor que o Nissan March por uma margem considerável?!
      O Onix teve 10,67 no impacto frontal, o march 8,00.

      • Retrato do Papai

        O zeronix nesse quesito foi melhor até que o maravilhoso kwid e suas incríveis 3 estrelitas…

        Pra você ver que não dá pra confiar nem no latin ncap direito…

  • Silvio Vasques

    Considerar Honda Fit e City como “carro popular” é muita falta de conhecimento no assunto!

  • Jesse James

    VW sinonimo de segurança no mercado nacional, nao que isso seja muito valorizado por aqui rsss

  • Joaquim Grillo

    Acompanho a engenharias de estampagem de peças de carros a 18 anos e conheço parte do desenvolvimento delas e é engraçado é que para tornar um carro mais seguro custa uns quilinhos a mais de aço na estrutura e as montadoras parecem ignorar em sua maioria.

    • celso

      “Para tornar um carro mais seguro custa uns quilinhos a mais de aço na estrutura”
      Ué, mas os aços especias, de alta e ultra-alta resistência, não são mais leves que os comuns ?
      Parece-me que esses aços passaram a ser utilizados em maior escala não só pela segurança, mas também pelo menor peso final dos carros, o que resulta em redução de consumo e, consequentemente, emissões de poluentes.

      • Retrato do Papai

        Creio que não… Basta ver que o nosso kwid é bem mais pesado que o indiano

  • tech76

    “Seguros”… Não adianta ter estrelinha e estrutura boa sem airbags laterais e de cortina e controle de estabilidade. Dessa lista, HB20, C3, Etios, Fox, Kwid, March, Versa e Up não podem ser considerados carros seguros, só não são um lixo como o Onix, mas ainda assim são inseguros. Obs: desses o Up é disparado o mais seguro, mas mesmo assim peca na segurança.

    O City pode ser considerado razoável na versão de topo com os 6AB, faltando o ESP.

    Já o Polo pode ser considerado seguro na versão com o opcional de controle de estabilidade; o Fit na versão completa com 6AB e ESP também é; e o Fiesta na versão completa com 7AB e ESP.

    Então, dessa lista, fora o Polo, Fit e Fiesta em certas versões de equipamentos nenhum outro carro pode ser tido como “seguro”, no máximo possuem uma segurança acima da média do segmento, que é baixa.

  • tech76

    Não se pode confundir carros mais seguros com carros que são, de fato, seguros.

  • Will

    Depois do fracasso de Onix, Ka, Mobi e 208 no teste lateral, não confio em nenhum desses modelos que não testados no novo protocolo.

  • Marcio Souza

    Esses testes de impacto seguem o mesmo protocolo europeu? Tanto ensaio quanto avaliação dos resultados?

  • Edson Fernandes

    Leandro, na epoca de compra foi muito caro pra ele. Porque o salario minimo era outro e o Fusca tinha preço de proximo de um Uno só para citar um exemplo.

  • Edson Fernandes

    Não porque a plataforma do Onix é totalmente diferente do Corsa B.

  • Edson Fernandes

    Mas no Kwid era obvio o ganho de peso: Não se trata de aço de ultraresistencia… se trata que no kwid indiano sequer tem aço com alguma resistencia…

  • Edson Fernandes

    Numa comparação bem distinta da sua… meu tio tinha um Sandero Stepway anterior 1.6 16v e trocou por um 2015 só par ater um altinho com air bag e ABS. E qdo nos mostrou ficou todo orgulhoso para falar disso.

    O chato foi ele perguntar do Fluence, não queria ter dito para não parecer um exibido. Mas ele não perguntou se tinha, ele perguntou quantos eram. Não tive como fugir da resposta…rs

  • Edson Fernandes

    Na verdade esses ups que andam moendo, nem precisa de andar forte para andar mais porque de fato eles andam. O problema é que muito dono acha que está num esportivo disfarçado de hatch subcompacto. E na verdade é o inverso. Ele tem motor que responde bem sim, mas a proposta não é de correr como um esportivo.

    Tem diversos relatos de problemas no turbo, embreagem se desgastando rapidamente e etc.

  • Edson Fernandes

    É bom mesmo.

    Meu pai que pegou ujm Versa SL fez questão de além dos itens de segurança comuns, quis farol de neblina porque sentiu a diferença na pratica de como rodar (ele mora em São Bernardo e a depender do local tem muita neblina, principalmente na anchieta).

    Mas eu respondi tão sem graça pro meu tio que ele não achou ruim não. Começou a me perguntar tudo que o carro tinha. Curiosamente ele nunca tinha andado num carro com teto solar… (engraçado né… é meu terceiro carro com teto sendo que eu já tive quatro carros e ele nunca tinha andado em algum carro meu), ele ficou maravilhado. Aí vc comenta de controle de estabilidade, tração, farol de xenon, limpador do farol, tamanho de roda, saida de ar para os bancos traseiros… sensor de estacionamento, GPS (tela de 6″) e aí já viu o resumo da história. Mas ele ficou feliz por mim.

    E eu fiquei mto feliz por ele, porque por algum motivo estranho, o Sandero 1.6 16v desenvolvia muito mal. Nesse que é 1.6 8v curiosamente aclamado como beberrão (e inclusive por mim que já tive uma breve utilização) com ele é economico! Anda muito melhor (já é a leva que recebeu atualização do motor) e o dele é completinho que tem o medianav, os itens de segurança e sensor de estacionamento (ainda que ele more num sitio, ele precisa estacionar o carro na rua né?)

    Então fiquei muito feliz por ele. Infelizmente no meu meio não são todos que ligam para a segurança não viu.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email