Volkswagen adiciona Golf 4,5 à coleção de clássicos de sua garagem na Anchieta

golf gti 2008 garagem vw 1

Ele já foi conhecido como Citi Golf, mas não na África do Sul. Por aqui, ele foi o desejo de muitos jovens desde sua chegada em 1998, mas ao se renovar, ganhou sobrevida importante e agora faz parte da Garagem Volkswagen. Esse é o Golf 4,5, invenção brasileira.

O hatch médio da VW está completando 50 anos e para homenagear o best-seller da marca, a montadora adicionou logo de cara, um ilustre membro, que ajuda a somar quatro unidades da geração 4,5 no seu acervo da histórica fábrica da Anchieta.

golf gti 2008 garagem vw 2

Um Golf GTI 4,5, pintado na cor Preto Magic, foi produzido em 2008 e para ser exposto ao lado dos demais clássicos VW, passou por um impecável processo de restauração que durou seis meses e incluiu a desmontagem e limpeza do conjunto motor e câmbio.

A coisa toda não ficou apenas nisso, já que houve troca de óleo e filtros, troca de componentes de suspensão, micro pintura em regiões externas da carroceria, além da revitalização de bancos e plásticos internos.

Equipado com um motor EA113 1.8 20V Turbo, ele ganhou mais pressão no turbocompressor na ocasião. Isso permitiu aumento de torque e potência quando abastecido com gasolina de alta octanagem.

golf gti 2008 garagem vw 3

A potência saltou 180 cavalos para 193 cavalos e o torque subiu de 23,9 kgfm para 25,4 kgfm. Na época, ele fazia de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e alcançava velocidade máxima de 231 km/h (na versão anterior, chegava aos 227 km/h).

Esse Golf GTI 4,5 oferecia duas opções de transmissão: manual de cinco marchas e automática Tiptronic de cinco marchas, que podia ser utilizada de duas formas bem interessantes.

O Tiptronic do Golf GTI 4,5 operava como uma transmissão automática convencional com a alavanca no canal esquerdo, ou como uma transmissão semiautomática sequencial.

golf gti 2008 garagem vw 6

Nesta condição, o motorista fazia as mudanças de marcha na própria alavanca, com leves toques para a frente ou para trás, garantindo uma condução mais esportiva.

Na época, o Golf GTI 4,5 trazia, de série, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com iluminação “Cool Blue”, retrovisores com o pisca integrado, porta-óculos, alarme anti-furto e rastreador via satélite.

Volkswagen Golf GTI 2008 – Galeria de fotos

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você quer que seja a nossa prioridade, aqui no NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X