*Destaque Linha 2019 Mercado Preços Renault Sedãs

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões
Renault Logan

O Renault Logan 2019 é o atual representante da marca francesa no disputado segmento de sedãs compactos. Disponível há anos no nosso País, o carro se diferencia pelo amplo espaço interno e o porta-malas com litragem suficiente para acomodar as bagagens de toda a família.

A linha do Logan 2019 conta com três versões de acabamento e duas opções de motorização, sempre com transmissão manual de cinco marchas. Os preços começam em R$ 48.690.


Ele compete diretamente com modelos como Fiat Cronos, Ford Ka Sedan, Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Volkswagen Voyage, além de outros modelos maiores como o Chevrolet Cobalt.

Renault Logan – história

Nascido como Dacia Logan em 2004, o sedã compacto da marca romena surgiu como uma opção alternativa e de baixo custo para consumidores do leste europeu, mas logo acabou chegando também ao mercado ocidental da Europa, onde o objetivo era custar 5.000 euros.


Criado sobre uma plataforma grande, o modelo entregava bom espaço interno e porta-malas generoso, mas seu projeto era de baixo custo, por isso ele apresentava uma série de itens para conter os gastos na fabricação, entre eles vidros planos, por exemplo.

O feito da Renault, então controladora da Dacia, foi impressionante, pois a média de preço de compactos naquela época era de 12.000 euros nos modelos de entrada.

Com isso, rapidamente o Logan avançou sobre o mercado europeu e não demorou a sair do bloco, indo para Rússia e ex-repúblicas soviéticas.

Por ser bem simples e robusto, o modelo ganhou facilmente o mercado internacional, indo para vários países, entre eles Colômbia, Irã, Marrocos, Índia, Rússia (em duas operações diferentes) e África do Sul.

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões

Para alguns mercados, em especial fora da Europa, a Renault assumiu a tarefa de vender o Logan, mas no Brasil, por exemplo, ele chegou apenas em 2009, visto que antes a estratégia da marca francesa ainda era a de ter produtos mais elaborados, o que deu totalmente errado.

O sedãzinho romeno também derivou outros produtos, entre eles uma picape, uma minivan de até 7 lugares e sua variante furgão, sem contar o hatch Sandero, o SUV Duster e a picape cabine dupla Oroch.

Isso tudo surgiu ainda na primeira geração do Dacia Logan, que ainda teve uma versão encurtada na Índia. Em 2012, surge a segunda geração do modelo, que traz consigo uma perua.

Além disso, ele dá origem aos comerciais Lodgy e Dokker, sendo estes multivan e furgão, que deve chegar ao Brasil em breve, substituindo o Kangoo antigo. A plataforma do Logan II também originou a segunda geração do Sandero e mais recentemente a segunda geração do Duster.

Sua plataforma B0 é tão versátil que atende também a produtos da Nissan e ao Renault Captur russo-indo-brasileiro, bem como aos Lada XRay, Vesta e Vesta SW/Cross. Comenta-se que também sustentará o Nissan Kicks indiano (e possivelmente o russo), sendo ainda vista nos modelos da japonesa Datsun, de propriedade da Nissan.

Renault Logan no Brasil

Aqui no Brasil, o Renault Logan chegou com motor 1.0 16V e 1.6 8V, ambos herdados do Clio Campus, tendo ainda opção de câmbio automático durante curto período de tempo e depois o automatizado Easy’R.

Após a nova geração, o sedã ganhou atualização de motores, recebendo os novos propulsores de três e quatro cilindros SCe, respectivamente 1.0 e 1.6, além de alguns soluções para tornar a condução mais eficiente.

O estilo permaneceu sem alterações e deve ficar assim por mais uns dois anos, até adotar as mudanças ocorridas recentemente em outros mercados.

Mas, já se espera pela nova geração do Renault Logan 2019, que deverá manter a plataforma B0, mas terá um painel mais moderno, como do Novo Duster 2019, assim como melhor acabamento, segurança e conectividade.

Os motores, porém, deverão permanecer os mesmos, mas o automatizado deve dar lugar ao CVT XTronic da Nissan no motor 1.6 SCe, como ocorreu nos Renault Duster 2019 e Renault Captur 2019.

Renault Logan 2019 – detalhes

O Renault Logan 2019 mantém o mesmo visual da última atualização, que ocorreu antes da chegada dos novos motores.

Com porte volumoso, medindo 4,34 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,52 m de altura e 2,63 m de entre eixos, o sedã compacto conta com faróis duplos e grade com detalhes cromados, igualmente vistos no para-choque.

Faróis de neblina são oferecidos, dependendo da versão. As rodas são sempre aro 15 polegadas, tendo duas calotas diferentes e um modelo de liga leve. As lanternas compactas têm acabamento prateado.

Por dentro, o ambiente é muito simples, destacando-se o bom espaço e o banco traseiro bipartido, que dá até 1.270 litros de capacidade máxima de bagagens, sendo que o porta-malas tem outros 510 litros.

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões

Renault Logan 2019 – novidades

A linha 2019 do Renault Logan foi anunciada sem grandes mudanças. A última novidade da gama do sedã compacto foi a versão Avantage, que tem como base o Logan Expression e agrega alguns recursos de conforto e tecnologia.

Disponível com os motores 1.0 litro e 1.6 litros, ambos flex e com transmissão manual de cinco marchas, o novo Renault Logan Avantage 2019 agrega vidros traseiros com acionamento elétrico, sistema one touch e antiesmagamento, central multimídia Media NAV Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas e navegador GPS, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e retrovisores externos elétricos com repetidores de seta. Há ainda rodas de liga-leve de 15 polegadas com pintura escurecida.

Vale lembrar que a versão topo de linha Dynamique deixou de ser ofertada. Ela contava com ar-condicionado automático digital, bancos parcialmente revestidos em couro, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, volante revestido em couro, entre outros.

Provavelmente no primeiro semestre de 2019, a Renault lançará o Logan 2020 com mudanças visuais. Os modelos já foram registrados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Entre as novidades, haverá faróis dianteiros com novo layout interno, para-choque frontal com formato mais envolvente, grade redesenhada, novas calotas e rodas de liga-leve, opção de iluminação diurna em LED, novas lanternas traseiras invadindo a tampa do porta-malas e para-choque traseiro redesenhado.

Por dentro, o carro contará com um novo volante multifuncional. Deverá haver ainda novos recursos, como central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e tração, airbags laterais e até a transmissão automática Xtronic CVT como opção para os modelos com motor 1.6 SCe.

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões

Renault Logan 2019 – versões

A linha 2019 do Renault Logan pode ser encontrada nas versões de acabamento Authentique, Expression e Avantage. A primeira está disponível com motor 1.0 flex, enquanto as outras duas contam com a opção do 1.0 flex ou do 1.6 flex.

Confira as versões do Renault Logan 2019:

  • Renault Logan Authentique 1.0 2019
  • Renault Logan Expression 1.0 2019
  • Renault Logan Expression 1.6 2019
  • Renault Logan Avantage 1.0 2019
  • Renault Logan Avantage 1.6 2019

Renault Logan 2019 – equipamentos

Renault Logan Expression 1.0 2019

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS, alerta de cinto de segurança, sistema ESM (Energy Smart System) de regeneração de energia, apoios de cabeça dianteiros fixos, apoios de cabeça traseiros fixos, barras de proteção lateral nas portas, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e travamento automático das portas a 6 km/h.

Conforto: vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas, ar-condicionado manual, banco traseiro rebatível, painel de instrumentos com luz permanente, direção eletro-hidráulica, abertura interna do reservatório do combustível e da tampa do porta-malas, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, indicador de troca de marcha, para-sol do passageiro com espelho, limpador do para-brisa com temporizador, vidros verdes, entre outros.

Visual e acabamento: oferece rodas de aço de 15 polegadas com calotas modelo “Fuego”, acabamento interno com detalhes em “Carbone Fonce” e maçanetas internas na cor preta.

Renault Logan Authentique 2019

Segurança: se diferencia pelo alarme perimétrico, alças de segurança no teto, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, entre outros.

Conforto: conta com iluminação no porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, volante com ajuste de altura, vidros dianteiros com função one touch e sistema antiesmagamento, iluminação do porta-luvas e do porta-malas, para-sol do motorista com espelho, porta-copos no console central traseiro, entre outros.

Tecnologia: traz computador de bordo, sistema de som 2DIN com MP3 player, entradas USB, auxiliar e para iPod e conexão Bluetooth e comando de satélite no volante para controle do som.

Visual e acabamento: conta com maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, maçanetas internas cromadas, adesivo preto nas colunas “B” externas, acabamento interno “Gris Tempete”, bancos revestidos em tecido exclusivo e calotas de 15 polegadas modelo “Magiceo”.

Opcional: o Logan Expression pode receber o Techno Pack, que custa R$ 2 mil e inclui sistema multimídia Media NAV Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS e câmera de ré e ainda sensor de estacionamento traseiro.

Renault Logan Avantage 2019

Conforto: recebe retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidores de seta, vidros traseiros elétricos com função one touch e antiesmagamento e fechamento dos vidros pela chave.

Tecnologia: traz sistema multimídia Media NAV Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS e câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Visual e acabamento: adota rodas de liga-leve de 15 polegadas modelo “Nepta”.

Renault Logan 2019 – preço

Os preços do Renault Logan 2019 partem de R$ 48.690. Porém, sua versão mais completa pode beirar os R$ 60 mil.

Veja abaixo todos os preços do Renault Logan 2019:

  • Renault Logan Expression 1.0 2019: R$ 48.690
  • Renault Logan Authentique 1.0 2019: R$ 52.490
  • Renault Logan Authentique 1.6 2019: R$ 57.890
  • Renault Logan Avantage 1.0 2019: R$ 54.890
  • Renault Logan Avantage 1.6 2019: R$ 59.990

*Preços com base no configurador online da Renault em novembro de 2018.

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões

Renault Logan 2019 – motor

O Renault Logan 2019 é equipado com dois motores batizados de SCe, sendo um de três cilindros 1.0 e outro de quatro cilindros 1.6, ambos desenvolvidos com cabeçote, bloco e cárter de alumínio.

Eles tem quatro válvulas por cilindro, além de coletor de escape integrado ao cabeçote, bem como sistema ESM (Energy Smart Management), que permite a regeneração de energia nas frenagens para carregamento da carga da bateria.

A tecnologia é fundamental para outro sistema do motor SCe, mas disponível apenas no 1.6 litro, o Start&Stop.

Este é o sistema de desligamento automático do motor, oferecido no 1.6 SCe, permitindo assim que o motor fica desligado com o veículo parado e engatado. Basta pisar no pedal de embreagem no câmbio manual para que o propulsor volte a funcionar.

Mas de volta aos motores SCe, ambos receberam pistões e bielas otimizados, assim como anéis e virabrequim reforçado. O sistema de refrigeração é de alta pressão, garantindo a boa temperatura das partes do motor.

O sistema de injeção eletrônica de combustível é multiponto, mas não dispõe de sistema Flex com pré-aquecimento, sendo ainda o sistema antigo por injeção elétrica de gasolina, presente num tanquinho dentro do cofre do motor.

Os novos propulsores garantem ao Renault Logan 2019 maior eficiência energética, cumprindo assim as exigências legais da Renault junto ao Inovar-Auto. A dupla de motores da marca francesa ficou 16% mais econômica no 1.0 SCe e 21% no 1.6 SCe, de acordo com o fabricante.

Além disso, os dois motores do Renault Logan 2019 dispõe de caixa de mudanças manual de cinco marchas.

Com tudo isso, os motores 1.0 SCe e 1.6 SCe entregam bons números de potência, sendo 79 cv na gasolina e 82 cv no etanol, ambos a 5.500 rpm, no primeiro motor. Já o maior fornece 115 cv e 118 cv, respectivamente com gasolina e etanol, obtidos em 5.500 rpm.

Nos torques, o 1.0 SCe despega 10,2 kgfm na gasolina e 10,5 kgfm no etanol, ambos em 3.500 rpm. No caso do 1.6 SCe, o torque é de 16,0 kgfm a 4.000 rpm, nos dois combustíveis.

Renault Logan 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Renault Logan 1.0 MT 2019 – 13 segundos e 164 km/h
  • Renault Logan 1.6 MT 2019 – 9,9 segundos e 186 km/h

A nova linha de motores SCe no Renault Logan 2019 deu um ânimo bem maior ao sedã compacto da marca francesa. Andando no sedã feito em São José dos Pinhais, nota-se que o desempenho melhorou bastante, assim como o conforto ao dirigir.

O ronco do motor 1.0 SCe é mais grave, produzindo uma leve vibração, algo característico do pequeno 1.0 de três cilindros. Ao rodar, a primeira impressão é de que o nível de ruído aumentou, mas no geral fica bem mais tênue, semelhante ao motor 1.0 anterior.

A natural vibração do motor 1.0 SCe é sentida mais no interior, mas nada que incomode. Ele é mais suave em funcionamento conforme sobe de giro e a condução se inicia. No Renault Logan 2019 esse novo motor se mostrou bem mais disposto que o anterior 1.0 D4D.

O câmbio manual de cinco marchas é o mesmo de sempre, mas as relações estão adequadas para a proposta e logo de cara o Logan 1.0 SCe 2019 apresenta força em baixa e saídas mais animadoras.

No Renault Logan 2019, o vigor do pequeno de três cilindros é um ganho importante no circuito urbano, sendo necessário se orientar pelo indicador de marcha para trocas bem adiantadas, geralmente ocorrendo a partir de 2.000 rpm.

Como ocorre em motores de três cilindros, a impressão é que o motor vai apagar em rotação baixa e conforme o indicador pede marcha mais alta, mas se exigido, logo ele começa a subir de giro e elevar a velocidade.

Em subidas não muito íngremes, o Renault Logan 1.0 SCe 2019 apresenta boa performance, incluindo mantendo terceira marcha sem pedir redução. O veículo também apresentou boa disposição em planos mais inclinados, onde a velocidade é moderada.

Claro, por ser um 1.0, ele vai exigir mudanças entre primeira e segunda para subir com trânsito pesado, não tem jeito.

No ciclo urbano o Renault Logan 1.0 SCe 2019 apresenta boas respostas, inclusive em retomadas, tendo um regime de funcionamento bem elástico. No máximo, em condução normal, a rotação atingiu 3.500 rpm.

Na estrada, para um carro com motor 1.0, cujo foco é o uso urbano, o sedã da Renault ficou devendo mais, mas é natural.

Em rodovia, a rotação atingiu 3.700 rpm a 110 km/h. Com duas pessoas a bordo, o Renault Logan 1.0 SCe 2019 não exigiu longas acelerações para acompanhar o ritmo. Para a proposta do sedã, as retomadas são adequadas.

A direção eletro-hidráulica poderia ser totalmente elétrica, poupando mais energia, algo tão preocupante para a Renault na divulgação do novo motor, mas que foi esquecido nesse caso. Em manobras, ela é bem mais pesada do que o desejável, no entanto, durante a condução, ela atende bem.

De resto, os freios são satisfatórios, tendo boa estabilidade e ajuste adequado no conjunto de suspensão do Renault Logan 1.0 SCe 2019, que filtra bem as irregularidades do piso. O espaço interno é muito bom, especialmente para quem vai atrás e, é claro, também em seu generoso porta-malas.

O novo motor 1.0 SCe, em comparação com o antigo D4D, é um motor bem mais “enérgico”, que age rapidamente quando solicitado e ainda bebe menos por isso.

No do Renault Logan 1.6 SCe 2019, o propulsor mais potente e econômico que o anterior se mostra bem adequado ao sedã. Ele tem boas respostas, entre muito mais potência e torque em baixa, revelados por seus números: 115 cv a 5.500 rpm e 118 cv a 5.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

O torque é de 16,0 kgfm a 4.000 rpm, independente do combustível utilizado. Com ele, o sedã anda com muito mais desenvoltura, alcançando também boas médias de consumo.

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões

Renault Logan 2019 – consumo

Cidade

  • Renault Logan 1.0 MT 2019 – 9,3 km/litro com etanol e 13,8 km/litro com gasolina
  • Renault Logan 1.6 MT 2019 – 8,8 km/litro com etanol e 13,0 km/litro com gasolina

Estrada 

  • Renault Logan 1.0 MT 2019 – 10,0 km/litro com etanol e 14,5 km/litro com gasolina
  • Renault Logan 1.6 MT 2019 – 9,5 km/litro com etanol e 13,8 km/litro com gasolina

Renault Logan 2019 – manutenção e revisão

O Renault Logan 2019 tem plano de revisão com custo inicial de R$ 2.431,20 e as revisões da marca francesa ocorrem a cada 10.000 km com troca de kit de correias para motor 1.6 SCe a cada 60 mil km ou 4 anos (80 mil ou 4 anos nas demais motorizações), fluido de freio a cada 60 mil km ou 4 anos e fluido de arrefecimento a cada 80 mil km ou 4 anos.

A Renault também tem pacote fechado para revisões pagando-se um determinado valor por um número de revisões.

A Renault ainda disponibiliza serviços rápidos de até 1 hora e verificação de outros componentes, tais como rodas, palhetas, escapamento, pneus, discos e pastilhas de freio, molas e amortecedores, entre outros.

Recomenda-se o agendamento do serviço junto ao revendedor autorizado mais próximo.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.6

10.000 km

R$ 371,60

R$ 419,90

20.000 km

R$ 350,90

R$ 399,20

30.000 km

R$ 371,60

R$ 419,90

40.000 km

R$ 552,50

R$ 635,80

50.000 km

R$ 392,30

R$ 440,60

60.000 km

R$ 392,30

R$ 440,60

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões

Renault Logan 2019 – ficha técnica

Motor

1.0 Sce

1.6 Sce

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1597

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

12:1

10,7:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 79 cv @ 6300 rpm / Etanol: 82 cv @ 6300 rpm

Gasolina: 115 cv @ 5500 rpm / Etanol:118 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 10,2 kgfm @ 3500 rpm / Etanol: 10,5 kgfm @ 3500 rpm

Gasolina: 16,0 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 16,0 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 15 polegadas

Aço / Roda de liga leve aro 15 polegadas

Pneus

185/65 R15

185/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4349

4349

Largura sem retrovisores (mm)

1733

1733

Altura (mm)

1529

1529

Distância entre os eixos (mm)

2635

2635

Capacidades

Porta-malas (litros)

510

510

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

447

446

Peso em ordem de marcha (kg)

1019

1061 (MT) 1069 (AMT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

0,34

Renault Logan 2019 – fotos

Renault Logan 2019: preço, consumo, detalhes, versões
Nota média 4.5 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email