O Peugeot 2008 é um crossover compacto da marca francesa, feito no Brasil e atuando como um dos players do segmento mais badalado do mercado, o dos SUVs compactos.
Equipado com motores 1.6 Flex de até 118 cavalos e 1.6 THP Flex com até 173 cavalos, o Peugeot 2008 tem opção de câmbio automático apenas na versão mais fraca, o que é uma falha num segmento que valoriza esse item.
A grande maioria dos relatos com queixas dos donos é referente a barulhos na suspensão traseira, assim como limpador de para-brisa e ruídos no painel.
O Peugeot 2008 é um carro recente e por isso não tem muitos relatos de defeitos e problemas.
Lançado em abril de 2015, o modelo tem alguns relatos de reclamação dos clientes referentes aos barulhos internos. Em realidade, a maior quantidade encontrada na internet trata mesmo é do conjunto de suspensão traseira.
Os clientes reclamam que o conjunto de molas e amortecedores tem calibração ruim, que faz com que o curso do conjunto seja inadequado para a buraqueira das ruas brasileiras. Outros dizem que a pressão do ajuste faz com que o retorno em caso de passagem de lombadas ou ondulações no asfalto, seja bem incomodo.
Também existem aqueles que relatam o alcance do limite do curso durante a condução em ruas de piso ruim ou com o carro parcialmente carregado. O Peugeot 2008 utiliza na maioria das versões, rodas de liga leve aro 16 com pneus altos 205/60 R16. Mas não é somente a suspensão que gera críticas.
Alguns relatam que o estepe também faz barulho, assim como parte do acabamento, que inclui ainda o teto panorâmico. Mas, o painel é líder na quantidade de relatos, que não foram detalhados exatamente.
Entretanto, o porta-luvas travado foi apontado por outros donos, algo resolvido facilmente na concessionária.
Limpador de para-brisa
Um problema recorrente ao Peugeot 208 (confira também Peugeot 208 – defeitos e problemas) também é verificado no 2008. Como ambos compartilham muitas peças, esta também é fonte de reclamação de diversos proprietários, que relatam desde barulhos no funcionamento até riscos no vidro do para-brisa, demandando reparação na concessionária.
Não foram vistos casos de travamento do mesmo por causa do capô, como no Peugeot 208, mas a incidência de problemas na haste do limpador já demandaria uma correção por parte do fabricante.
Isso foi feito em relação ao chicote elétrico do para-brisa no caso do Peugeot 2008, tendo sido feita chamada para carros produzidos entre 21 de outubro de 2014 e 1 de outubro de 2015. A chamada começou em março de 2016.
Também já visto no 208, a entrada de água pelo aerofólio sobre a tampa do porta-malas também foi verificada por alguns donos do Peugeot 2008.
O motivo é o desprendimento dos parafusos que o prendem à tampa, sendo que um dos proprietários providenciou a instalação dos que haviam caído ou estavam faltando, resolvendo o problema.
Outras reclamações
Para quem pensa em ter um Peugeot 2008, a quantidade de reclamações consideradas pelos donos como defeitos e problemas são poucos, com a maioria tecendo elogios ao crossover desde a beleza até o padrão de acabamento dos bancos, que realmente é um diferencial do pequeno utilitário esportivo.
Mas, nem tudo são flores. Alguns relatam falhas no funcionamento ao dar a partida, geralmente com melhora na mudança de combustível ou simplesmente o problema desaparece. Quem vai à concessionária, ouve do técnico que o motor não tem problemas de funcionamento.
Se as falhas são pontuais, o consumo nem tanto. Os relatos são variados nesse caso, indo desde consumos exagerados de 6,5 e 7 km/l na cidade usando gasolina até médias de 14 km/l com o mesmo. No etanol, a reclamação é recorrente em quase todos os casos.
Também se queixam do câmbio automático de 4 marchas, o famoso AL4. Existem reclamações de limitação de performance, trancos e demora exagerada na redução de marcha, em especial quando se precisa subir planos bem inclinados.
Outros indicam que essas características da transmissão ajudam a elevar suas médias de consumo no dia a dia, o que incomoda bastante. Somente em agosto de 2017, é que o Peugeot 2008 ganhou o câmbio automático de seis marchas com os modos Eco, Sport, Sequencial e Drive.
Detalhes
Os detalhes que geram críticas dos proprietários do Peugeot 2008 são muito frequentes nos relatos. A maior delas é a falta de abertura interna do porta-malas, que muitos dizem incomodar na hora de colocar bagagens ou compras. O mesmo vale para a não existência de abertura interna do bocal do tanque.
Também reclamam da falta de alças no teto, assim como de função one touch para todos os vidros. A tela de proteção do teto panorâmico também é criticada, pois amplia enormemente o calor no interior do veículo em dias ensolarados, mesmo com essa cobertura totalmente fechada.
O ar condicionado dual zone é citado igualmente por não compensar de forma rápida a climatização no habitáculo em dias quentes. A multimídia dos modelos mais antigos é fonte de queixas no que diz respeito ao espelhamento com o sistema MirrorLink.
No geral, o Peugeot 2008 tem menos defeitos e problemas que o irmão menor e é um dos SUVs compactos menos criticados nesses aspectos.
Em relação ao produto em si, mesmo com a apontamento de alguns detalhes e ausências do conjunto, os donos se mostram satisfeitos com seus carros. A rede Peugeot, no entanto, é pouco elogiada.
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!