Crossovers Linha 2019 Peugeot

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor
Peugeot 2008 2019

O Peugeot 2008 é apenas um dos três crossovers oferecidos pela marca francesa no mercado brasileiro. Lançado por aqui no primeiro semestre de 2015, o 2008 2019 tem como missão enfrentar outros utilitários-esportivos compactos do segmento (como Creta, Kicks e HR-V). Para tal, ele aposta num visual e interior mais ousados, com uma espécie de cockpit diferenciado.

A atual linha do Peugeot 2008 2019 está disponível nas versões de acabamento Allure, Griffe e Crossway, além da série especial Style. Todas elas saem equipadas com um motor 1.6 litro flex, sendo que um dos diferenciais do Peugeot 2008 Griffe é a opção do motor 1.6 THP flex, dotado de turbo.


Com preços a partir de R$ 75.990, o 2008 2019 pode ser uma boa opção para quem busca por um crossover de dimensões compactas, com visual moderno e interior bastante diferenciado, além de uma interessante lista de equipamentos.

Peugeot 2008 – história

Nascido em 2013 na França, o Peugeot 2008 foi um desenvolvimento com base na plataforma PF1 da PSA, a mesma do Peugeot 208 e Citroën C3. Compartilhamento diversos elementos com o hatch da marca do leão, o crossover chamou a atenção logo de cara com teto elevado, frente com cara agressiva e porte bem compacto, não passando de 4,15 m.


De início, o Peugeot 2008 já atraiu o consumidor europeu, que começou a fazer filas. Isso porque ele tinha como rival o Renault Captur francês, que é do mesmo tamanho. Assim, ambos brigaram desde o início.

O modelo rapidamente vendeu 200.000 unidades em menos de dois anos. Pouco tempo depois chegou ao Brasil, sendo feito em Porto Real-RJ. Atualmente ele é feito também na França, China, Malásia e Irã.

Com o Peugeot 2008, a marca francesa deu um impulso nas vendas dentro do mercado brasileiro, mas não muito. O problema ainda é a imagem da marca, muito desgastada por anos de pós-venda ruim e outros problemas.

Nesse período, o crossover ainda não foi renovado, ganhando apenas a edição especial Crossway, com visual personalizado. Recentemente, ganhou câmbio automático de seis marchas, mas ainda falta o motor 1.2 Puretech Turbo e a versão esportiva GT, que assim cumpriria melhor a tarefa de portar o motor THP.

No primeiro caso, isso só deve ocorrer se o Rota 2030 exigir metas quinquenais mais rígidas, obrigando assim a introdução do pequeno três cilindros com turbo e injeção direta flex, podendo entregar 110 cv ou 130 cv.

O motor casaria bem com uma atualização, ainda mais com ajustes de suspensão.

Já o Peugeot 2008 GT poderia chegar como uma alternativa ao Griffe THP, adotando elementos estéticos e calibração semelhantes aos do Peugeot 208 GT 2019.

Com uma pegada mais esportiva, seria o primeiro SUV esportivo feito no Brasil, adotando rodas aro 18 polegadas, pneus de perfil baixo, suspensão 20 mm mais baixa e firme, câmbio curto, bancos esportivos, escape duplo cromado e cada ponta do para-choque, aerofólio maior, faróis de LED, cluster e volante esportivos, programação de performance no lugar do Grip Control, entre outros.

Sem dúvida, seria um SUV muito interessante de se acelerar.

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor

Peugeot 2008 2019 – detalhes

O Peugeot 2008 2019 chama atenção pelo teto elevado da coluna B até a C. Outro destaque é o teto panorâmico, que dá um charme a mais ao crossover, mas que já é comum aos carros da marca francesa. Na frente, os faróis chanfrados com LEDs tem excelente visual. Com o leão no capô, a grade cromada tem o nome Peugeot estampado.

Na traseira, as lanternas em bumerangue tem a assinatura visual da três garras do leão, enquanto detalhes cromados envolvem as janelas e dão ao crossover um aspecto mais premium.

O Peugeot 2008 2019 vem com o i-Cockpit – painel elevado, volante pequeno e multimídia voltada para o condutor, colocando os olhos na mesma altura do cluster, que é largo e de ótima visualização. Tudo isso fica sobre o pequeno volante de “kart”.

O volante tem acabamento com detalhe cromado muito bom, além de controle de cruzeiro/limitador na coluna de direção, embora tenha tirado de lá os comandos de áudio e telefonia, típicos dos franceses.

Com tela de 7 polegadas, ela tem navegador GPS e informações de mídia e telefonia. Câmera de ré e o indicador de modos de terreno do Grip Control estão presentes.

O sistema tem ainda Android Auto, Car Play e Link MyPeugeot, que permite ao proprietário localizar seu veículo através de GPS em seu smartphone, armazenar histórico de condução e performance.

Os bancos com couro e tecido brilhante, chamam atenção, enquanto existem outros detalhes cromados e em tonalidade tungstênio na parte central e nas portas.

Teto e colunas em tonalidade clara. Já alavanca cromada e freio de estacionamento tipo manete, ar-condicionado dual zone em preto brilhante, iluminação branca do cluster e pedais esportivos são oferecidos na versão Griffe THP. O espaço no porta-luvas é generoso.

Bom de forma geral, o espaço interno é apenas razoável para quem vai atrás, mas o porta-malas tem espaço com seus 355 litros.

No Peugeot 2008 Crossway, o crossover apresenta novas cores e grafismos estilizados, que deixam o visual mais atraente. Com rodas aro 17 polegadas exclusivas, essa opção ainda tem uma padronagem em couro e tecido nos assentos.

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor

Peugeot 2008 2019 – novidades

O Peugeot 2008 2019 segue sendo ofertado sem grandes novidades na linha 2019. Uma das últimas boas novidades na gama do crossover compacto foi a introdução do novo câmbio automático de seis marcas da marca Aisin, que entrou no lugar da arcaica transmissão automática de quatro velocidades. Esta novidade foi introduzida também na gama do hatch Peugeot 208.

Todavia, este novo câmbio automático segue disponível somente para o 2008 nas versões equipadas com o motor 1.6 litro flex aspirado. O 1.6 THP flex, porém, pode ser encontrado somente com câmbio manual (também de seis marchas), sendo o único crossover compacto turbo do País a contar apenas com este tipo de transmissão.

Por outro lado, a novidade mais recente da gama do 2008 2019 é a nova série especial limitada Style. Este modelo chegou em julho de 2018 com produção limitada a 600 unidades e preço inicial de R$ 82.990.

O novo Peugeot 2008 Style tem como base a versão de entrada Allure com motor 1.6 flex aspirado de 118 cv e transmissão automática de seis velocidades. Como diferenciais, ele dispõe de um visual mais aventureiro e interior com alguns itens extras.

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor

Na questão da estética, o novo 2008 Style conta com rodas de liga-leve de 16 polegadas com novo desenho, moldura em plástico preto nas caixas de roda, badges Style nos para-lamas dianteiros, capa dos retrovisores externos também na cor preta e aerofólio traseiro pintado de preto.

A carroceria do carro está disponível nas cores Cinza Aluminium e Branco Banquise.

Pulando para o interior, há somente jogo de tapetes personalizados e apoio de braço central. A lista de equipamentos traz como único diferencial o ar-condicionado automático de duas zonas, em substituição ao ar-condicionado manual de somente uma zona do Allure 1.6 AT original.

De resto, ele segue com os mesmos itens de série do seu modelo de base. Há airbags frontais e laterais, luzes diurnas de LED integradas nos faróis, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, entre outros.

Vale lembrar que a Peugeot já apresentou lá fora a linha reestilizada do Peugeot 2008. O modelo deverá chegar ao mercado nacional entre o fim de 2018 e o início de 2019.

Entre as mudanças, o 2008 receberá uma grade dianteira mais ampla e com formas mais retas, para-choques redesenhados, novas rodas de liga-leve e novo layout interno para os faróis dianteiros e as lanternas traseiras. O interior também deve adotar alguns retoques para ostentar certo ar de novidade.

Peugeot 2008 2019 – versões

Confira abaixo as versões disponíveis na linha do Peugeot 2008 2019:

  • Peugeot 2008 Allure 1.6 MT
  • Peugeot 2008 Allure 1.6 AT
  • Peugeot 2008 Style 1.6 AT
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT
  • Peugeot 2008 Crossway 1.6 AT
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP MT

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor

Peugeot 2008 2019 – equipamentos

Peugeot 2008 Allure 1.6 MT

Segurança: equipado com airbags frontais e laterais, freios ABS com REF (distribuição eletrônica de frenagem), luzes diurnas de LED, faróis e lanterna de neblina, repetidores de seta nos retrovisores, sinalização de frenagem de emergência, cinto de três pontos para os cinco ocupantes, câmera de ré, Isofix, limpador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros.

Visual e acabamento: retrovisores em preto brilhante, rodas de aço aro 16 com calotas, lanternas traseiras com guias em LED, aerofólio traseiro em preto brilhante, painel de instrumentos com tela LCD e ponteiros vermelhos, detalhes internos cromados e volante em couro.

Conforto: ar-condicionado manual, direção elétrica variável, vidros elétricos nas quatro portas com sistema sequencial e anti-esmagamento para o do motorista, volante ajustável em altura e profundidade, retrovisores externos elétricos, travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, entre outros.

Tecnologia: central multimídia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, comandos no volante, piloto automático e limitador de velocidade, computador de bordo com três modos de operação e indicação de manutenção, chave tipo canivete, faróis com “follow me home”, alarme perimétrico e limpador do vidro traseiro indexado à marcha a ré.

Peugeot 2008 Allure 1.6 AT

Agrega câmbio automático de seis marchas e modo Eco para redução do consumo de combustível.

Peugeot 2008 Style 1.6 AT

Ganha badges exclusivos da série especial nos para-lamas dianteiros, rodas de liga-leve de 16 polegadas com desenho exclusivo, molduras plásticas nas caixas de roda, apoio de braço central dianteiro, jogo de tapetes exclusivos e ar-condicionado automático digital de duas zonas.

Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT

Segurança: traz sensores de estacionamento traseiros, encosto de cabeça para os três ocupantes do banco traseiro e airbags de cortina (totalizando seis airbags).

Visual e acabamento: agrega rodas de liga-leve de 16 polegadas, grade dianteira cromada, molduras nas caixas de roda, painel de instrumentos com ponteiros brancos e painel com faixa na cor Criollium.

Conforto: adota ar-condicionado automático digital de duas zonas, teto solar panorâmico e banco traseiro bipartido e rebatível.

Tecnologia: conta também com faróis com acendimento automático, sensor de chuva e freio de estacionamento com alavanca tipo aviação.

Peugeot 2008 Crossway 1.6 AT

Segurança: adota sensores de estacionamento dianteiros.

Visual e acabamento: recebe rodas de liga-leve de 16 polegadas modelo Hydre com center calotinhas centrais laranjas e badges laterais e adesivo traseiro Crossway.

Conforto: conta com bancos esportivos revestidos em couro e tecido.

Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP MT

Segurança: ostenta ainda controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampas.

Visual e acabamento: traz pedaleiras esportivas em alumínio e moldura cromada nos faróis de neblina.

Tecnologia: oferece também indicador de trocas de marchas e sistema Grip Control com cinco modos (barro, areia, neve, normal e off).

Peugeot 2008 2019 – preços

O Peugeot 2008 2019 tem preços que vão de R$ 75.990 a R$ 90.490. Confira:

  • Peugeot 2008 Allure Business 1.6 AT: R$ 69.990 (exclusivo para PcD – R$ 52.990 com isenções)
  • Peugeot 2008 Allure 1.6 MT: R$ 75.990
  • Peugeot 2008 Allure 1.6 AT: R$ 82.490
  • Peugeot 2008 Style 1.6 AT: R$ 82.990
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT: R$ 87.990
  • Peugeot 2008 Crossway 1.6 AT: R$ 90.490
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP MT: R$ 89.990

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor

Peugeot 2008 2019 – motor

No Peugeot 2008 2019, o propulsor de entrada ainda é o antigo 1.6 Flex de quatro cilindros atualizado, que agora desenvolve 115 cv a gasolina e 118 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm e 16,1 kgfm tanto na gasolina quanto no etanol, obtidos a 4.000 rpm. Além da transmissão manual de cinco marchas, há opção do câmbio automático de seis marchas com os modos Drive, Sport, Eco e Sequencial.

Esse propulsor já não é mais usado na Europa, onde deu lugar ao mais moderno Puretech Turbo 1.2, que entrega de 110 cv a 130 cv. É esse motor que se espera no modelo por aqui. Por ora, a Peugeot decidiu atualizar o motor, a fim de obter melhor rendimento energético, baixando consumo e emissão de poluentes, para atender as exigências do Inovar-Auto.

Mais forte da marca no Brasil, o motor 1.6 THP Flex equipa o Peugeot 2008 2019 apenas na versão Griffe. Ele entrega 166 cv na gasolina e 173 cv no etanol, ambos a 6.000 rpm, enquanto o torque é de 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm.

Só há transmissão manual de seis marchas nesta configuração. Este propulsor é a base da gama alta da marca francesa, equipando inclusive o importado Peugeot 3008 2019.

Peugeot 2008 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Peugeot 208 1.6 MT – 10,2 segundos e 190 km/h
  • Peugeot 208 1.6 AT – 11,9 segundos e 186 km/h
  • Peugeot 208 1.6 THP MT – 8,1 segundos e 209 km/h

Nos dois motores disponíveis, o Peugeot 2008 2019 tem uma boa performance, notadamente bem superior na versão com motor THP, mas as versões com propulsor aspirado, não reclamam tanto em serviço, visto que o peso do veículo não é assim tão elevado.

O propulsor 1.6 16V StartFlex oferece 115 cv a gasolina e 118 cv, além de 16,1 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol.

Pesando em torno de 1.200 kg, ele entrega boa disposição no modelo e apresenta um desempenho moderado, mas suficiente para o foco do carro. Embora não seja tão macio ou preciso nos engates, o câmbio de cinco marchas tem relações adequadas.

Rodando a 110 km/h, a rotação atinge 3.200 rpm.

Com esse propulsor, ele Peugeot 2008 2019 vai de 0 a 100 km/h em 8,,1 segundos e com máxima de 209 km/h. O consumo urbano é de 7,3 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina. Na estrada, o crossover entrega 8,2 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina.

Na versão com novo câmbio automático de seis marchas, o utilitário esportivo vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com final de 186 km/h. No consumo, porém, os números são melhores: 7,5 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina, quando em cidade.

No ciclo rodoviário, ele faz 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina, sendo aí muito mais eficiente. Ou seja, se você viaja muito, o Peugeot 2008 1.6 AT 2019 é a melhor escolha.

Suspensão e direção mantém as mesmas características, enquanto os freios – apenas com ABS – tem desempenho razoável. O nível de ruído é um pouco alto, ficando um pouco acima do desejável. Com motor 1.6 16V, o SUV entrega um conjunto equilibrado para seu porte e potência.

No caso do Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP, a coisa é diferente. O crossover tem uma oferta de força muito boa em qualquer condição, trazendo assim um comportamento excelente no dia a dia. Flex, o propulsor da PSA entrega 166 cv com gasolina e 173 cv com etanol, enquanto o torque é de 24,5 kgfm a partir de 1.750 rpm, que significa todo torque praticamente na saída.

O consumo é de 7,1 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina, no ciclo urbano, e 8,5 km/litro no etanol e 12,4 km/litro na gasolina, no rodoviário.

Para quem prefere desempenho e conforto ao dirigir, apenas o primeiro estará disponível, pois o modelo é oferecido apenas com transmissão manual de seis marchas – um grande defeito do modelo – que poderia ser melhor explorado em termos de performance. Com bom escalonamento de marchas, o câmbio é longo a ponto de deixar o motor girando abaixo de 2.000 rpm.

Em sexta, a 110 km/h na estrada, ele gira em 2.350 rpm. Ainda assim, o 1.6 THP Flex é disposto e apresenta boas respostas, garantindo retomadas excelentes para um pequeno crossover, que não foca na esportividade.

Ou seja, o Peugeot 2008 2019 tem até motor demais para suas pretensões. Há somente conjunto de pedais esportivos e mais nada que indique essa proposta. O modelo tem apenas rodas de liga leve aro 16 e um discreto defletor de ar na tampa do porta-malas.

Com 1.231 kg de peso, Peugeot 2008 2019 não poderia de deixar de andar muito, fazendo de 0 a 100 km/h e 8,1 segundos e com máxima de 209 km/h. Tudo sem chamar a atenção. No entanto, a suspensão é muito macia.

Focando mais no conforto do que ao desempenho, ela nem se aproxima de um equilíbrio entre os dois, além de absorver de forma razoável as imperfeições do solo. Por conta disso, ela bate no fim do curso.

Na estabilidade, o conjunto faz a carroceria inclinar além do desejado em curvas mais fechadas ou desvios de trajetória. Pelo menos há controle de estabilidade para manter tudo sob controle.

O Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP tem um diferencial no fora de estrada, que nem o Peugeot 3008 possui, apesar de ter apenas tração dianteira. O sistema Grip Control oferece cinco modos de terreno: desligado, normal, barro, areia e neve.

O normal atua no dia a dia, enquanto barro, areia e neve são mais específicos. Há opção que desliga o controle de estabilidade e tração, deixando o veículo livre para rodar em terrenos adversos.

Em estradas de terra, pode-se altera-los de forma livre e sem receio da velocidade. No desempenho nesse ambiente, alguns buracos ressoam bem no interior. O Peugeot 2008 2019 se sai bem na lama, modulando a força entre as duas rodas e impedindo que o veículo fique atolado.

Dá para ir a sítios, praias e outros locais com estrada de chão batido. No geral, o crossover se comporta bem até, apesar dos detalhes negativos.

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor

Peugeot 2008 2019 – consumo

Cidade

  • Peugeot 2008 1.6 MT – 7,3 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina
  • Peugeot 2008 1.6 AT – 7,5 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina
  • Peugeot 2008 1.6 THP MT – 7,1 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Peugeot 2008 1.6 MT – 8,2 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina
  • Peugeot 2008 1.6 AT – 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina
  • Peugeot 2008 1.6 THP MT – 8,5 km/litro no etanol e 12,4 km/litro na gasolina

Peugeot 2008 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.6 Flex

Preços 1.6 THP Flex

10.000 km

R$ 395

R$ 546

20.000 km

R$ 693

R$ 858

30.000 km

R$ 395

R$ 546

40.000 km

R$ 927

R$ 1.264

50.000 km

R$ 395

R$ 546

60.000 km

R$ 693

R$ 858

Peugeot 2008 2019 – ficha técnica

Motor

1.6 Flex

1.6 THP Flex

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1587

1598

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12,5:1

10,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 115 cv @ 5750 rpm / Etanol: 118 cv @ 5750 rpm

Gasolina: 166 cv @ 6000 rpm / Etanol: 173 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,1 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 16,1 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 24,5 kgfm @ 1400 rpm / Etanol: 24,5 kgfm @ 1400 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automático 6 marchas

Manual 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16  polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

205/60 R16

205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4159

4159

Largura sem retrovisores (mm)

1739

1739

Altura (mm)

1583

1583

Distância entre os eixos (mm)

2542

2542

Capacidades

Porta-malas (litros)

355

355

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1183 (MT) 1215 (AT)

1231

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

Peugeot 2008 2019 – fotos

Peugeot 2008 2019: preço, detalhes, versões, equipamentos, motor
Nota média 3.6 de 5 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email