Colômbia e Equador não produzem mais carros da General Motors

gm colmotores el tiempo
gm colmotores el tiempo

Depois de muitos anos de ter encerrado suas atividades fabris no Chile e Venezuela, a General Motors agora encerra também a produção de veículos em dois países da América Latina, Colômbia e Equador.

Na sexta-feira, dia 26, a GM anunciou a demissão de 850 trabalhadores da Colmotores, em Bogotá, sendo ela uma subsidiária da montadora americana há muitos anos e de onde saía a geração anterior dos Chevrolet Onix e Prisma, conhecidos como Joy e Joy Plus.

Segundo a Reuters, tanto a operação da Colômbia quanto do Equador, onde a OBB, Ómnibus BB Transportes, opera em Quito desde 1975, estavam com capacidade instalada funcional de apenas 9% e 13%, respectivamente.

A GM produzia no Equador o Chevrolet Sail, assim como a picape média Chevrolet D-Max, mas de geração antiga. Na Colômbia, o próprio Santiago Chamorro, natural do país e CEo da GM na América do Sul, revelou que a proposta agora é a comercialização de veículos (importados), pois esse é o caminho a seguir por lá.

Assim, na Colmotores, a GM dispensa imediatamente 850 colombianos e os demais equatorianos da OBB serão desligados da empresa até o final de agosto, fazendo assim com que a montadora americana só tenha instalações fabricas na Argentina e Brasil.

No país vizinho, a GM está em Rosário, na província de Santa Fé, onde produz somente o Chevrolet Tracker, já tendo encerrado com os Chevrolet Cruze e Cruze Sport6.

Por aqui, a GM tem a produção dos modelos Onix e Onix Plus em Gravataí, no Rio Grande do Sul, onde se concentra a maior parte do volume fabril da empresa no país.

Em São José dos Campos, as novas S10 e Trailblazer já estão saindo das linhas de montagem, enquanto São Caetano do Sul mantém a operação com Montana, Tracker e Spin. A GM ainda tem plantas em Mogi das Cruzes e Joinville.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X