Hyundai Manutenção Matérias NA SUVs

Hyundai ix35 – defeitos e problemas

Hyundai ix35 - defeitos e problemas

O Hyundai ix35 é a segunda geração do Tucson e foi lançado mundialmente em 2009. O modelo não tardou chegar ao Brasil e logo de cara fez sucesso no rastro do irmão mais antigo.


Isso fez com que em 2013, a CAOA decidisse monta-lo em Anápolis-GO junto com Tucson e com a terceira geração deste. Mesmo assim, ele tem muitos defeitos e problemas?

O ix35 é um SUV de porte médio que mede 4,41 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. O utilitário esportivo da Hyundai tem motor Nu 2.0 que chegou movido apenas com gasolina, mas que hoje é flex e entrega 157 cavalos na gasolina e 167 cavalos no etanol.

Antes, seu motor Nu 2.0 tinha 168 apenas no derivado de petróleo e chegou a ter 178 cavalos no etanol, em sua primeira versão flexível. O modelo compartilha diversos componentes com a geração anterior do Kia Sportage.


O SUV conta ainda com transmissão automática de seis marchas, embora tenha sido vendido também com caixa manual no passado. Com design atraente, o Hyundai ix35 teve uma atualização de fim de carreira bem feita, mantendo-o como um dos utilitários esportivos de aspecto mais atual, apesar da idade.

Entretanto, beleza não põe mesa e isso muitos proprietários do ix35, que relataram defeitos e problemas com o carro, poderão concordar.

Entre as queixas registradas na internet, o que mais se fala é nos muitos ruídos, assim como na queima insistente da bomba de combustível com quilometragem baixa. Mas existem outros, vejamos.

Hyundai ix35 – defeitos e problemas

Hyundai ix35 - defeitos e problemas

O Hyundai ix35 tem alguns defeitos e problemas relatados pelos proprietários na internet. O SUV médio de origem sul-coreana e produção em Goiás, gera diversas reclamações sobre alguns dos pontos já mencionados acima. No caso da bomba de combustível, existem vários relatos de queima do dispositivo.

A maioria se queixou que a bomba de combustível queimou em baixa quilometragem. Mesmo após a retirada do veículo ) km da concessionária, alguns clientes experimentaram falha no dispositivo até com poucos dias de uso. Um dos proprietários disse que seu ix35 parou 20 dias após ser retirado da revenda, após a compra.

Noutro caso, a bomba de combustível simplesmente queimou com apenas 40 dias de rodagem do Hyundai ix35. Todos os casos com estas características foram atendidos na rede Hyundai, que substituiu os componentes defeituosos sem custo adicional para os clientes, exceto pela demora no tempo de serviço. Em alguns casos, foi liberado o carro reserva para os clientes.

Entretanto, teve proprietário que chegou aos 1.000 km com três trocas do dispositivo! Tudo feito na garantia, o que é menos mal, devido ao custo do dispositivo. O problema, como já mencionado, é o tempo que se perde. Um proprietário relatou que a espera média é de 20 dias pela peça.

Outro apontou uma bomba de combustível queimada aos 4.000 km e depois somente aos 115.000 km. Fora esse, não verificamos relatos de queima com alta quilometragem.

Start&Stop

Hyundai ix35 - defeitos e problemas

O Hyundai ix35 também apresenta problemas no sistema Start&Stop, que desliga e não volta mais.

O dispositivo que desliga automaticamente o motor Nu 2.0 Flex durante as paradas, quando o câmbio automático de seis marchas está engatado, religando-o quando se retira o pé do freio, sendo introduzido na linha 2017 em diante, apresenta falhas.

Alguns proprietários alegam que o dispositivo desliga o motor, mas na hora de religa-lo, o carro morre e não há como faze-lo pegar novamente.

Um relato diz que bastou desligar o contato e religar novamente para voltar a funcionar, mas outros tiveram que ser rebocados para a rede Hyundai.

Barulhos diversos

Hyundai ix35 - defeitos e problemas

Talvez o principal entre os defeitos e problemas do Hyundai ix35 seja mesmo os barulhos de forma geral, tanto internos quanto externos.

O utilitário esportivo é fonte de reclamação de muitos donos, que se queixam dos mais variados ruídos, incluindo a tampa do bagageiro. Esta, por causa de desalinhamento, acaba gerando ruído também. No porta-malas, até a tampa da cobertura de bagagem é fonte de reclamação.

Alguns reclamam também de barulhos no motor e câmbio. Neste último, muitos dizem que a transmissão é ruidosa e apresenta falhas.

O motor Nu 2.0, flex ou não, passou batido em termos de reclamação em relação à quebra ou outras deficiências, embora parte dos relatos mencionem consumos exagerados, desde 4 km/l até 6,5 km/l na cidade e não mais do que 9,5 km/l na estrada. Outros, no entanto, elogiam.

Também são mencionados diversos casos de barulhos nas rodas dianteiras e na suspensão, tanto na frente quanto atrás. Até mesmo o escapamento é fonte de ruído em alguns casos. No caso da direção, ruídos ao esterçar o volante foram relatados.

Outras reclamações

Hyundai ix35 - defeitos e problemas

O Hyundai ix35 é criticado na grande maioria dos relatados por falta de alguns itens básicos e não propriamente por defeitos de montagem ou acabamento.

Até mesmo o computador de bordo que não marca consumo médio foi motivo para não recomendação da marca e intenção de venda do veículo, que na ocasião custou ao proprietário mais de R$ 100.000.

Dos vidros elétricos não automatizados aos controles de tração e estabilidade (no nacional), os proprietários se queixam de um sistema de som ruim com defeito nos comandos de volume, assim com direção sem ajuste de profundidade ou mesmo cintos completos. As queixas apontam para um carro muito simplificado pelo preço cobrado.

Mesmo com esses defeitos e problemas, o Hyundai ix35 é um SUV que vendeu muito bem e chegou a ser líder do segmento antes da ascensão de Honda HR-V e Jeep Renegade, por exemplo.

A estratégia da Hyundai-CAOA foi oferecer o SUV com o conteúdo básico para manter o preço na faixa de R$ 100.000, o que durou bastante tempo, garantindo assim um bom volume de vendas.

O Hyundai ix35 teve três chamadas em recall de interruptor de luzes de freio (unidades de março a novembro de 2010), airbag do motorista (de janeiro de 2011 a maio de 2013) e mangueiras de refrigeração do câmbio automático (de julho a outubro de 2010).

Fora isso, reclamação da rede CAOA e demais da Hyundai, assim como demora na chegada de peças e preço alto dos componentes, são também reclamações dos donos do utilitário esportivo.

 

Hyundai ix35 – defeitos e problemas
Nota média 3.8 de 4 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Alexandre

    Tudo verdade…kkkk. Tenho um IX35 2016 e no geral o carro não incomoda em nada, tem um padrão de qualidade/montagem muito bom. Contras: Consumo elevado, barulhos, direção meio anestesiada, central multimídia quando pega sol não enxerga nada. Prós: É um SUV de bom tamanho e bom porta-malas…vc leva duas bicicletas de criança no porta-malas ou a bagagem da família toda sem problemas e o espaço para motorista e passageiros é muito bom, revisões baratas a cada 10.000km. No geral estou satisfeito com o carro. Realmente a maior falha na minha opinião é a falta de controle de estabilidade pois o meu ainda veio com 6 airbags.

    • Domenico Monteleone

      Hyundai e Kia são as mais resistentes ao uso do ESP…se você quiser só no New Tucson e no Sportage a partir de 140 mil…

      • TijucaBH

        na verdade nao sao exatamente as marcas e sim os importadores. Veja no Creta por exemplo que é feito pela propria Hyundai, nao pela Caoa, o controle de traçao e ESP vem de série em todas as versões automaticas. A caoa ainda faz o absurdo de montar o newtucson com cinto traseiro central de 2 pontos, um absurdo!!!
        Eu tive uma Veracruz 2012 que era um luxo só, até volante com regulagem eletrica de altura e profundidade ele tinha. Nada de ficar soltando alavanca pra regular. Infelizmente também tinha o cinto central de 2 pontos.

      • afonso200

        meu Azera tem ESP

    • Jr

      “central multimídia quando pega sol não enxerga nada” será que existe algum carro em que isso não aconteça? Eu já vi proprietários de vários carros de marcas diferentes reclamando disso

      • Fanjos

        Centrais multimídia que são mais para baixo no painel não acontece isso.
        Na minha nunca tive problemas com isso

        • Unknown

          Prefiro que seja acima do painel e não enxergar direito no sol! Kkkkkkk
          A da Renault, por exemplo, é uma piada!

          • Fanjos

            Não vi pessoalmente da Renault, a do Golf é de boa

      • Francisco Helio

        Nova Ecosport, com CMM acima do painel, nunca tive dificuldade, ela tem uma angulação bem reta.

      • TijucaBH

        É só colocar o angulo da tela mais na vertical que isso nao acontece. Esse mal acomete quase todos os Hyundai. No Creta, pelo fato de ser um projeto mais recente, já corrigiram, mas no HB20 com sol forte e oculos escuros nao se vê nada.

  • Junoba

    Em Fevereiro o IX35 vendeu apenas 214 unidades. Vai ter o mesmo destino do I30.

    • Gran RS 78

      Nada mais justo, pois já temos o Novo Tucson, que nada mais é que a nova geração dele.

      • Unknown

        E custa quase o dobro! rs

        • Gran RS 78

          Enquanto o brasileiro aceitar esse tipo de coisa, as montadoras irão continuar fazendo isso. O próximo será os novos Onix/Prisma, que terão uma nova geração mais cara convivendo com as atuais.

    • Gustavo_1996

      O Ix35 está em vias de sair de linha para dar lugar a versões mais baratas do Tucson com o motor 2.0 flex do Ix35, começando por volta de 110k, mesmo preço do Jeep Compass. Daí o 1.6 turbo ficaria por volta de 135k que é o valor inicial que encontramos hoje (135-160k).

      • Tem que ver como é que vai ficar a questão Caoa – Hyundai. A fábrica de Anápolis está sendo ocupada pelos modelos Chery, e não acredito que a marca coreana e a representante brasileira vão chegar a um acordo para a produção do New Tucson por aqui ou mesmo para o acordo entre ambas continuar existindo de alguma forma. Só mesmo se viera da Coréia, acho eu.

        • Gustavo_1996

          Já chegaram.

          • Mas eles são montados aqui ou totalmente importados? Porque a parceria com a Caoa me parece ter data para se encerrar em definitivo.

  • SilvaSantana ↙

    Já está em final de carreira: será descontinuado até o final de 2019.

    • Unknown

      Do jeito que o old Tucson resiste em nosso mercado, não duvido que o IX 35 perdure por mais uns 10 anos.

      • nbj

        O old Tucson não é mais fabricado.

        • Unknown

          Realmente, mas era vendido até bem pouco tempo atrás… apesar da anacronia.

  • Custa muito em comparação com os concorrentes. Vai acabar saindo de linha se não baixarem os preços.

    • Edu

      Se tivesse ficado na faixa de preço do Tucson Mk1 ou mesmo subido um pouco em função das firulas incluídas teria chances mas a CAOA preferiu manter o Mk1 e lançar a Mk2 como outro carro.

      • Gran RS 78

        Exatamente, o problema é que iria atrapalhar as vendas do Creta, que com certeza dá mais lucro que o IX35.

    • Piston head

      Tava em promoção por noventa e alguma coisa. Acho muito melhor que qualquer versão do Creta.

  • André

    O IX35 vendeu mais do que o esperado, graças ao marketing agressivo da CAOA.
    Números mentirosos de potência e capacidade do porta-malas.
    Peças caríssimas.
    Vinha toda desmontada da Coreia, em regime CKD. Chegando no Brasil, a CAOA só apertava os parafusos.
    Custava quase 100 mil anos atrás e não vinha sequer com controle de estabilidade ou airbags adicionais. O ar-condicionado era analógico e os bancos revestidos por um plástico de qualidade duvidosa que se passava por “couro”.
    Em suma, nunca valeu o preço que era cobrado.

  • Jorge Pedro Víncula

    Bastante coerente e ÚTIL.

  • Mr Tony

    Taí o resumo do brasileiro, em apenas 3 linhas…

    “As queixas apontam para um carro muito simplificado pelo preço cobrado.
    Mesmo com esses defeitos e problemas, o Hyundai ix35 é um SUV que vendeu muito bem e chegou a ser líder do segmento antes da ascensão de Honda HR-V e Jeep Renegade, por exemplo”.

  • Anderson Trajano

    Taí um carro que tentei comprar por umas 3 vezes e não consegui. Motivo custo x benefício. Sempre que colocava ele lado a lado com outras opções, eu tinha a sensação de estar comprando um carro menos equipado ou que já estava ficando obsoleto. O problema é que ele deixou de ser produzido lá fora já a algum tempo, portanto, a Caoa teve que fazer alguns improvisos para deixá-lo mais competitivo aqui. Porém, no geral ele é muito bem avaliado pelos seus proprietários.

    Acho que o melhor do IX35 a gente só percebe quando roda com ele no dia a dia. Bom espaço interno, suspensão macia, motor 2.0 (algo raro nos SUV’s atuais), entre outros benefícios.

    Se a Caoa tivesse colocado ele para concorrer lado a lado com os SUV’s compactos, ele teria tido mais tempo de vida, porém, sempre que fui pesquisar ele estava lado a saldo com os médios, começando naquela versão capada de 99k. Aí não rola. Hoje em razão das vendas fracas, é possível encontrá-lo facilmente por preços mais honestos.

    • Marcelo Amorim

      Na Caoa aqui de Natal,ainda tem Elantra 17/18 zero km no pátio,comecando em 79k.

  • Marcelo Amorim

    Quase comprei esse ano um 2013 cambio MT,cor branca e interior marrom,tava lindo,uma oportunidade que custava 40k,mas infelizmente não peguei.

    Ainda acho bem atual o design,como foi dito na matéria,compartilha muita coisa com o Sportage,mas acho o ix35 mais bonito por dentro que o Sportage,esse muito simples internamente,mas dá o troco no exterior,que é lindo.

  • Jose Pedro Almeida

    excelente. Se vai sair de linha esse ano, ótimo que o preco dos usados deve cair um pouco. possuo uma tucson 11/12 GLS AT4 GASOLINA, que quero trocar na ix35. se possivel mecanica e flex.

    pois o unico defeito que me incomoda no tucson é o consumo. 6 a 7 na cidade e 9 a 9,5 na estrada (gasolina somente) AT4. o resto nao vejo carro de 35k entregar o que ele entrega.

    Aqui em Bh

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email