Hatches Manutenção Matérias NA Volkswagen

VW Polo – defeitos e problemas

VW Polo - defeitos e problemas

O VW Polo é um hatch compacto que já foi considerado premium quando de seu lançamento no Brasil em 2002, ainda na quarta geração do modelo global.


Elogiado por sua construção de qualidade e acabamento, o produto permaneceu por 10 anos no mercado brasileiro até que saiu de cena e abriu espaço para a atual geração. Mas, terá ele defeitos e problemas?

O Novo VW Polo foi muito aguardado, pois, seria igualmente feito no Brasil e poderia trazer de volta um pouco do antigo.

Feito sobre a plataforma MQB, o hatch da sexta geração trouxe algumas inovações, apostando na motorização turbinada com injeção direta e no câmbio automático, além de itens de tecnologia.


No antigo, a oferta se concentrava no motor EA111 1.6 8V de 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, assim como no motor EA113 2.0 8V de 116 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol.

Havia ainda a opção de câmbio automatizado ASG na versão I-Motion 1.6.

Já no Novo Polo, a oferta é bem mais generosa, tendo propulsores 1.0 12V de 75 cavalos na gasolina e 84 no etanol, bem como 1.6 MSI com 110 e 117 cavalos, respectivamente.

No 1.0 TSI, o propulsor tem 116 cavalos no derivado de petróleo e 128 cavalos no combustível vegetal. Estes dois últimos motores têm câmbio automático de seis marchas, de série no TSI.

Assim como tantos outros modelos de automóveis, o VW Polo possui alguns defeitos e problemas. Na atual geração, a principal causa de reclamação dos proprietários é em relação ao barulho na parte traseira, mas existem outros.

No caso da geração anterior, a quarta, a suspensão dianteira é a principal queixa dos donos, considerando na pesquisa os carros a partir de 2011.

Novo Polo – defeitos e problemas

VW Polo - defeitos e problemas

O Novo VW Polo não passa batido em termos de reclamação de defeitos e problemas.

O hatch compacto tem uma fonte de queixas na traseira, que gera barulhos que incomodam demais os proprietários, cujos relatos podem ser encontrados em sites de opinião, sites de reclamação, redes sociais e fóruns de donos.

Várias reclamações sobre esse problema estão publicadas na internet, sendo que alguns donos conseguiram reverter os ruídos indesejáveis com a adição de revestimentos extras no caso da tampa interna do bagageiro, que nesses casos seria a fonte do barulho.

Outros relatam que não conseguiram obter o mesmo resultados e tiveram de recorrer à rede autorizada, que providenciou a correção na maioria dos casos.

Entretanto, não é somente a tampa interna que gera ruídos. A tampa do porta-malas tem uma fechadura que exige força para ser travada, algo que percebemos em testes e avaliações com o Novo Polo.

A indicação de tampa aberta e mesmo o fechamento da mesma, não são casos isolados e já tivemos que parar o carro para abrir e fechar (com força) a tampa do bagageiro. Alguns donos resolveram a questão na rede autorizada.

Existem relatos de donos que mencionam um recall da tampa interna, mas oficialmente se sabe apenas do revestimento da coluna central em carros feitos entre 2017 e 2018, tendo sido iniciado agora em 24 abril de 2019.

Fora o barulho na traseira, o Novo Polo também gera reclamações quanto à ruído no painel. Também existem relatos de substituição da tampa externa do tanque de combustível, que cai durante a condução.

Também já observamos isso em um Virtus, durante o abastecimento, sendo que conseguimos encaixar a peça novamente no lugar.

Estalos e trancos

VW Polo - defeitos e problemas

Alguns donos de Novo VW Polo reclamam de defeitos e problemas no câmbio automático de seis marchas com sistema Tiptronic e conversor de torque apresenta trancos entre a primeira e segunda marcha.

Vários se queixam disso tanto nas versões com motor 1.0 TSI quanto na 1.6 MSI. Também existem relatos de demora no engate da terceira e da sexta marchas.

Ao engatar a ré, outra reclamação de outros proprietários, mas sem relação com a transmissão. Nesse caso, trata-se de um estalo forte no sistema de freios, onde os relatos identificam como procedentes das pinças de freio.

Alguns falam que dá até um tranco quando ocorre. Parte disse que o problema foi resolvida na rede autorizada.

De volta ao câmbio automático, num clube de proprietários, alguns relatam um ruído indesejável quando o Novo Polo automático roda em quarta marcha, especialmente com os vidros abertos, sendo mais perceptível.

Outros defeitos e problemas

VW Polo - defeitos e problemas

Faróis de algumas unidades ano/modelo 2017/2018 estariam embaçando, segundo os donos. Não detalham mais sobre esse e outros defeitos e problemas.

No caso da pintura, a maior parte dos relatos está em sites de reclamação e os donos dizem que várias falhas, algumas descritas como “pés-de-galinha” são perceptíveis na superfície, demandando correção na rede autorizada.

No cluster com computador de bordo I-System, o Novo VW Polo indica falha na boia do reservatório de combustível com o alerta: “Erro: sistem. reservatório de combust. Oficina!”.

O problema estaria no sensor da mesma, segundo o que teria sido apurado nos casos resolvidos nas concessionárias. Em alguns casos, a luz da injeção acende e é relato que a peça chegou a demorar 20 dias para chegar.

Por fim, relatos de estalos no áudio por streaming com o uso dos aplicativos Deezer ou Spotfy (do sistema Google Android Auto) e comando de voz são mencionados por vários proprietários do Novo Polo.

A maioria não encontrou solução para o problema.

Polo antigo – defeitos e problemas

VW Polo - defeitos e problemas

O VW Polo da geração anterior, que na verdade é de duas gerações posteriores do hatch alemão, tem diversas reclamações de defeitos e problemas, mas consideramos somente as de modelos mais recentes, a partir de 2011, visto que antes disso, muitos casos os carros já mudaram de mãos várias vezes.

Assim, o barulho na suspensão é o mais recorrente nestes modelos mais recentes do Polo antigo, sendo que buchas e bieletas foram trocadas com menos de 70.000 km na maioria dos casos.

Num caso específico, o proprietário relatou que o serviço foi feito em um carro com 49.000 km, onde todo o conjunto trocado.

Os donos também reclamam de barulho na suspensão dianteira nesses casos e alguns demandaram reaperto do conjunto ainda durante a garantia de fábrica.

Outro item que é identificado como defeito no Polo antigo é o sistema de direção eletro-hidráulica que, além de ser considerado pesado no manuseio, também apresentou problemas em alguns casos, inclusive com a troca do sistema.

Alguns relatam também que difusores de ar se quebram com facilidade no Polo antigo e nem sempre é fácil encontrar as peças.

Por fim, o compressor do ar condicionado com defeito é igualmente relatado em alguns casos, demandando substituição do mesmo, algumas feitas ainda na garantia. O único recall foi das unidades vendidas sem certificação de fábrica.

Conclusão

VW Polo - defeitos e problemas

No geral, o Novo VW Polo sofre mais com os barulhos internos, em especial na traseira.

Muitos donos reclamam de outras coisas, como acabamento muito fraco e até consumo elevado do motor 1.0 TSI, fora câmbio automático e a firmeza excessiva da suspensão, sendo esses os defeitos e problemas do modelo.

No VW Polo antigo, as queixas se concentram mais na resistência da suspensão dianteira, onde buchas e bieletas são frequentemente relatadas como itens de troca com quilometragem baixa.

Câmbio automatizado, defeitos no ar condicionado, vazamento de óleo e defeitos elétricos diversos, também aparecem com frequência.

[Fonte: Reclame Aqui/Polo Mk6 Club]

VW Polo – defeitos e problemas
Nota média 5 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    Não há defeitos sérios no Novo Polo, mas o carro não empolga, a não ser quando tem o painel digital opcional.

    • Domenico Monteleone

      O mais grave é o vazamento do arrefecimento, pois pra consertar tem que desmontar todo o painel, tirando isso, o resto é de fácil solução (se a VW quiser).

      • eto

        Depois que ha VAZAMENTO DO LIQUIDO DE AREFECIMENTO o acabamento ja era

        • A varios videos no youtube de donos insatisfeitos, onde depois dos reparos o acabamento ficou todo com marcas e vãos. Más o carro é um otimo produto, ficando a VW arrumar estes “contratempos”.

          • eto

            As vendas do POLO vem caindo mes a mes vai acontecer igual ao UP

            • Guilherme

              acho que o problema é que o fator novidade já passou, e tudo voltou para o normal..
              pessoas amando SUVs.
              Pelo preço de um Polo mais completo dá pra se apertar pegar um Renegade ou um Kicks…
              Eu não faria essa troca, mas sei que é realidade para muitas pessoas.

              • Pedrov154 #BATDAT

                Eita. Jamais trocaria meu Polo TSI pelo March altinho 1.6 ou pelo Renegade com o dinossauro E-torQ. O Jeep é sim um bom carro, mas precisa urgentemente dos motores 1.0T/1.3T.

        • Davi Millan

          Da pra piorar o acabamento do Polo?

      • Geraldo Xavier

        E óleo no 1.6

        • Verdades sobre o mercado

          de onde você tirou esta informação ?

        • Guilherme

          o vazamento interno, você quer dizer?

          • Geraldo Xavier

            Oo que vaza agua é o 1.0
            O 1.6 16v msi some óleo

            • Guilherme

              sumir óleo é considerado um vazamento interno ( dentro do motor ).
              Tive uma Saveiro Cross com esse motor, a VW reconheceu o problema mas disse ser normal, e passou a não me cobrar a reposição de óleo, quando acabou a garantia mandei o carro pra casa do chapeu

              • Geraldo Xavier

                Pior é que as fabricantes colocam no manual que é normal o consumo de óleo por 1000 km. já vi ser comum até 1 litro de óleo.
                absurdo.

                • Verdades sobre o mercado

                  A própria VW colocava isso antigamente. Atualmente ela cita que pode dependendo do uso um consumo de até meio litro por 1.000 km nos primeiros 5.000 km.

            • Verdades sobre o mercado

              Isso aconteceu com os motores fabricados em 2015. Atualmente não existe mais este problema.

              • Geraldo Xavier

                O caso é tão conhecido que a própria Volks emitiu para sua rede um boletim chamado Informação Técnica do Produto, número 2026880/4, em 31 de março de 2017.

                • Verdades sobre o mercado

                  Como citei, problema antigo. Atualmente este motor não apresenta mais este consumo excessivo de óleo. Eu mesmo tenho um Polo com este motor que não precisou de reposição de óleo até a revisão de 10.000 km. Atualmente está com 16.000 km e também não apresenta baixa aparente do nível do óleo. No grupo do Face existem raros relatos de algum consumo de óleo nos primeiros 3.000 5.000 km que depois normaliza.

                  • Geraldo Xavier

                    que continue assim.

              • ViniciusVS

                Um amigo tem um Virtus 2019 com 10.000km que baixa óleo, será que o motor dele foi fabricado em 2015?

      • daneloi

        No meu caso e em todos os outros casos que pesquisei, sempre há danos quando se remonta o acabamento. É fogo. O pior que eu não sei se é realmente despreparo das concessionárias ou se as peças são tão frágeis que não aceitam desmontagem e remontagem.

      • Djalma

        Isso aconteceu em unidades 2018 me parece que por um tubo defeituoso; no modelo 2018/2019 isso não ocorre mais, pelo menos no meu não ocorreu. Alguns outros problemas mencionados são características do carro, como o fato de ter a suspensão dura quando com a roda aro 17 e o tranco no câmbio na saída. O meu Confortline acho mais macio que outros VW que já tive. Interessante é que o Golf 1.0 foi o que teve o melhor acerto entre esse motor 1.0 e esse cambio AT de 6 marchas, situação repetida agora no T-Cross, conforme mencionaram os avaliadores.

    • Cesar

      E a coluna que inclusive já foi motivo de recall? Não é um defeito sério?

      • Djalma

        Revestimento da coluna você quer dizer né?

    • Louis

      Gosto pessoal, mas esse painel digital é uma coisa que não me empolga, eu não pagaria nada a mais para ter isso. Eu preferiria outras “frescuras” como por exemplo a luz ambiente de Led que o Jetta tem.

      • Charlis

        Penso EXATAMENTE igual…
        Alias eu sou até meio radical com alguns itens, por exemplo, não pago a mais para ter vários itens que todo mundo cobiça:
        – Start Stop (pago para não ter);
        – Freio de mão elétrico (idem);
        – A/C Dual Zone;
        – Modos de condução (pra mim é simples, basta ter 2: ignorante e economico).
        Ah, e eu já tive todos esses sem exceção.

        Agora alguns itens até mais imbecis, eu dou valor pra caramba:
        – Teto solar;
        – Leds internos.

        Mas no geral, carro pra mim é powertrain, segurança e dirigibilidade, o resto é resto.

        Rs….

        • rodrigosr

          Nao tem nada mais chato e inútil que o start stop!

        • Guilherme

          puts, freio de mão eletrônico é o que eu mais senti falta quando tinha trocado meu alemão pelo mexicano..
          Mas cada um cada um…
          O teto também faço questão, desde que tive meu 206 com teto solar faço questão que o carro tenha, por mais que eu não utilize tanto

        • TchauQueridos

          Start Stop é bem inútil, ainda mais num país tropical.
          Tem que ficar desativado o tempo todo, Cruze por ex não tem a possibilidade de desativar o sistema, deve ser um terror dirigir com ele no verão de 40 graus e o carro desligando em cada semáforo.
          Freio eletrônico já acho bem interessante, ainda mais os novos que ativam e desativam automaticamente quando seleciona P ou D na alavanca respectivamente.

    • Geraldo Xavier

      1.0 vaza água e o 1.6 vaza óleo. Mas nada demais.

    • TchauQueridos

      Realmente o MPI e MSI o acabamento é triste.

    • fsjal

      Eu fiz test drive em um e gostei da tocada, mas realmente o interior é triste.
      O Highline com o painel em duas cores, central multimídia maior e painel digital disfarçam, mas qualquer coisa abaixo disso é feio demais.
      Faz o interior do 208, meu carro anterior, que é de 2013, parecer mais atual.

  • Domenico Monteleone

    É um pecado esse carro ter esses problemas, todos frutos das economias porca da VW, tinha tudo para ser uma referência, embora quem entende de carro saiba das qualidades que ele tem.

    • rodrigosr

      Exato. Os plásticos de painel e portas foram muito mal escolhidos e muitas vezes mal executados…

    • daneloi

      Disse tudo @disqus_xq7nddbdFG:disqus . É um pecado mesmo. O carro tem plataforma moderna e segura, bons itens de conveniência e muita tecnologia mas o projeto todo foi mal executado. Eu perdi total confiança no carro.

      • Eu perdi na VW msm rsrs

      • Leopss

        Pode ter sido a pressa em lançar junto com o argo.

      • Djalma

        Os pontos positivos do carro superam em muto os negativos.

      • Marcos Vinicius

        não compre.. estou tendo só dor de cabeça.. polo highline 2019, esta na concessionaria pra arrumarem e não conseguem.. a ultima disseram que vao ter de desmontar o carro.. que dizer nunca mais o carro será o mesmo vão cagar o carro todo… isso que comprei um carro zero… mas de uma coisa eu sei da proxima pego um yaris e nunca mais volks..

    • Lucas

      o meu nao teve nenhum problema

  • Ricardo

    Único grande problema do meu Polo antigo é o motor 1.6, muito bom, mas só para o uso comum, não aguenta ser forçado em Track Days, já o ferrei 2x.

    • Sedici

      Eu gostava de dirigir o 1.6 de um amigo meu e olha que era o sedanzinho… agora eu to curioso pra saber como se comporta esse novo 1.0 aspirado.

      • Ricardo

        Deve dar para o gasto na cidade.

        • Sedici

          Assim como todos os novos 1.0 triciindricos… desde que nao estejam carregados, claro ehehe.
          A curiosidade se dá devido ser maior que Argo e cia.

          • Jonathan

            Eu tenho um 1.0 aspirado, vim de um hb20 1.0 e estou muito satisfeito. Gosto do comportamento dele e acho que anda até melhor que vários 1.0 mesmo sendo maior e mais pesado. Mas é evidente que não dá pra esperar muita coisa em termos de desempenho, porém pra mim que já estou “acostumado” com carro 1.0 e ando maior parte do tempo sozinho, com no máximo mais a minha namorada, atende bem as minhas necessidades e está servindo muito bem. O que mais chama atenção é a economia, de longe o carro mais econômico que já tive.

      • Adolfo Piva

        Tive dois Fox 1.6 (um 2011 e um 2014), com o mesmo motor, e desde julho de 2018, estou com o Polo MPI. Já rodei 15.000 Km, a maioria em viagens. Como já comentei acima, o desempenho surpreende para um 1.0 aspirado. Obviamente, o motor sente mais o peso com lotação máxima, mas mesmo assim, é possível manter 110/120 Km/h com facilidade. Se quiser andar mais rápido, precisa de pista livre e trabalhar o câmbio. Recentemente, fiz o trajeto Curitiba a Foz do Iguaçu pela BR 277 (640 Km com 90% de pista simples) em 6h30 com segurança, sendo num domingo em que não havia muito movimento. Então, para mim, não está ruim, com a vantagem de que a economia é muito superior. Nessa viagem com média de 100 Km/h o consumo foi de 9.5 Km/l de alcool (sempre com ar ligado), mas se andar nos limites de 100/110 Km/h chega fácil a 13,5 km/l.

    • TchauQueridos

      Eu gostava muito do meu 1.6 8v, torque surpreendente em baixa.
      Dava impressão de ser mais potente que realmente era!

      • Alexandro Vieira Lopes

        tive um fox com este motor e torque max a 2500rpm na cidade é bom demais

      • Thales Sobral

        Tive um 1.6 09/10 (Motor VHT), realmente muito bom de dirigir. E depois que troquei as buchas da suspensão dianteira pelas do crossfox elas pararam de dar pau. Já as bieletas não teve o que fazer, com 70 mil km teve de trocar.

    • fsjal

      meu irmão teve um 1.6 e o carro era uma delícia de dirigir. parecia um kart pra fazer curva.
      vendeu com mais de 100 mil km e o interior, apesar de ser todo de plástico, não tinha um grilo.

  • rodrigosr

    O meu Polo 17/18 veio com os barulhos no porta-malas, painel central e água no painel de instrumentos. Todos solucionados pela concessionária.

    • eto

      Agua no painel de intrumentos????? pode isso ARNALDO??? que LIXO de CARRO

      • rodrigosr

        Barulho de agua, ja amplamente citado em todo lugar. O carro é excelente, estou muito satisfeito.

        • Geraldo Xavier

          barulho de água é do aquecedor. O onix também fazem isso ao ligar o carro

          • Luís Paulo

            Meu Onix faz este barulho mesmo!!

          • fsjal

            ia falar isso kkkk quando uso os onix aqui da empresa, quando ligo parece que tá virando uma garrafinha d’agua atrás do painel

            • Geraldo Xavier

              Isso mesmo

        • Kleber Muniz

          Eles falaram como resolveram o barulho de agua? Tive a sorte de ficar um mês com Virtus alugado (era pra eu ficar com um logan) e sempre escutava esse barulho de água vindo do painel.

          • rodrigosr

            Fizeram uma sangria em alguma mangueira

        • Thales Sobral

          O meu teve esse barulho no começo, depois parou sozinho, e a água curiosamente não baixou. Fiquei preocupado de ter de levar na concessionária pra resolver, as daqui não passam confiança…

        • daneloi

          No meu caso, água no painel mesmo,literalmente

      • Lucas de Lucca

        “Que lixo de carro” disse o passageiro de Mercedes… coletivo claro.

        • eto

          Sim ando muito de transporte coletivo,pelo menos nao corro o risco de queimar os pes com o LIQUIDO DE ARREFECIMENTO

          • Lucas de Lucca

            Isso mesmo, fico contente pela sua segurança contra queimaduras. Só não chama o veículo do cara de lixo como você fez, apenas com o intuito de ofender ou menosprezar o bem alheio. Pode até ser um lixo para você, mas para ele e muitos outros não.

            • rodrigosr

              Pelo jeito que escreve, esse cara deve ser menor de idade, nao sabe o que diz… ou então nem carro tem… o melhor é ignorar esses aí

            • eto

              Desculpe,na verdade acho um excelente carro,todos esses defeitos citados ate na internet to começando achar que e fake news,esse POLO deveria custar ate mais caro a VW esta sendio muito generosa em cobrar quase 80.000

              • Charlis

                No lugar de: “que lixo de carro”, que tal utilizar uma descrição pessoal/parcial e menos agressiva, amigo?

                Já parou pra pensar, que o “lixo de carro” pra você, é o sonho de muita gente? Ou muitos boletos dentro da gaveta a serem pagos, com muito suor?

                Eu, particularmente, estou defecando e andando pela opiniões alheias, como a sua. Mas nem por isso me vejo no direito de ofender alguém, gratuitamente.

                []s

                • Marcos Vinicius

                  lixo de carro mesmo, pra quem tira um carro zero km vir com agua no painel, faltara informar que tinha aquario tb..😊

              • Guilherme

                ironia agora hahaha.
                É perfeitamente normal não gostar do carro, e não achar uma boa compra, até mesmo achar que não vale o que pedem.
                Mas chamar de lixo o produto do suor de outra pessoa, não é uma brincadeira bacana.

        • kkkkkkkkkkkkk

      • hater detected

      • Djalma

        Não entra água no painel de instrumentos, faz barulho de água circulando.

    • Jonathan

      O meu também apresentou barulho no porta-malas, foi solucionado mas agora, 4 meses depois, voltou em outro lugar heheh. Mas também estou muito satisfeito com o carro, de um modo geral acho ele excelente.

      • eto

        Por isso que a VW empurra essas porcarias a preço de ouro,vive dando problema e tem pessoas que ainda estao satisfeitas. Vai entender!

        • Jonathan

          Já tivemos carros de muitas outras marcas (VW, Hyundai, Renault, Honda, Citroen, Fiat, etc), campeão. Aqui na minha família ninguém é “fanboy” de marca nenhuma.
          Todas tem pontos positivos e negativos, e como falei de um modo geral acho o carro excelente. Se tu prefere ou está feliz com “outra porcaria”, tudo certo.

        • Fabricio

          que carro você tem?

        • Djalma

          Se ele está satisfeito é problema dele e não seu.

      • rodrigosr

        O Polo é muito bom mesmo. Quem dirige ele se apaixona, ainda mais o TSI.

    • Lucas

      pow deu azar hein, o meu nao deu apresentou nenhum problema e nenhum barulho

  • Louis

    E o líquido de arrefecimento sumindo?

    • eto

      Sumindo nao,apenas trocando de lugar,indo pra dentro do carro

      • kkkk

      • daneloi

        Posso confirmar esse fato! kkkkkkk

        • Fabricio

          no tsi isso acontece né?

          • daneloi

            Sim

      • Marcos Vinicius

        isso ae são todos fdp, fazem coisam que nem o rabo deles e querem empurrar nos outros..

    • Heleno

      Alguém comentou:
      “O que vaza água é o 1.0
      O 1.6 16v msi some óleo”
      Rachei de rir aqui.

  • Mendes

    Uma pena esse conjunto 1.0 TSI automático não ser econômico na cidade.

    • Verdades sobre o mercado

      Depende do uso. PAra trechos com velocidade média baixa (<30 km/h) não tem jeito, vai gastar, agora para uso em cidade com velocidade média acima de 30 km/h tem um consumo bem legal.

      • daneloi

        Estava pensando nisso, @verdadessobreomercado:disqus . O Polo que tive nunca foi econômico…Ele gastava mais que um Civic 9 que eu tive rodando nas mesmas condições mas percebi que os proprietários que pegam um trânsito mais livre reclamam menos do consumo. Mesmo assim é complicado… O carro é relativamente leve e o motor pequeno…não tem como justificar o consumo elevado na cidade. Algumas pessoas botam a culpa no conversor de torque. Acredito que seja por isso mesmo já que um Golf 1.0 TSI com câmbio manual, que é um carro mais pesado, consegue ser mais econômico que o Polo 1.0 TSI automático

        • Ricardo Blume

          O câmbio automático prejudica o consumo. O Up! TSI (mais leve também) é muito mais econômico.

        • Fabricio

          tenho um civic10 e um polo msi1.6…. onde o civic faz 11, o polo faz 16

          • daneloi

            Seu Polo msi é automático?

            • Fabricio

              Manual. 19

              • Fabricio

                Civic cvt… Tambem 19

      • Pedrov154 #BATDAT

        É a mesma percepção que tenho no meu.

      • Marcos Vinicius

        porcaria tenho um e é beberrao, faz 8km/l na cidade com gasolina andando como um veia na auto-escola. mas isso não me incomodou, o que me incommodou é que comprei um zero km e entra agua no assolaho fedendo que nem cachorro sarnento e cheio de mofo.. deixei na concesionaria a 3 dias nao encontram nada, estão querendo secar e me passar a bomba.. estou com raiva de mim pois ainda coloquei banco de couro 900 reais kit multimidia 5000 reais pra uma carroca me fuder.. e agora vu reonvar o seguro 2000 pra um carro que ta fedendo na concessionaria sem solução.. satisfação pra voks e curiosos a placa é pbo-5672 esta saga park brasilia.

        • Verdades sobre o mercado

          Esquece a Saga que não está dando conta do recado e vai pra cima da VW direto. Que kit multimídia de 5.000 é esse que tu comprou ? O de fábrica não te atendia ?

  • Carlos Polesello

    Puxa, pelo que li na reportagem, acertei na loteria e não sabia. Só um barulho na tampa traseira que a concessionária resolveu fácil. 32 mil km, e coisas mínimas.

    • daneloi

      Resolveu não @carlospolesello:disqus. O meu carro ficou lá mais de 3 meses e quando peguei o veículo novamente para rodar até o acordo com a VW ser finalizado, percebi que o barulho no porta malas continuava lá

    • Adolfo Piva

      Estou com um MPI 2018/2019 desde julho de 2018, já rodei 15.000 km e até agora só apresentou o problema de ruído no porta-malas, que já foi resolvido no primeiro mês e não voltou mais. De resto, está aprovado, muito econômico, confortável, estável, bons freios e muito prazeroso de dirigir, além de desempenho surpreendente para um 1.0 aspirado. Compraria outro tranquilamente.

    • Djalma

      Tem muita gente que nem tem Polo, os tais “pilotos de teclado”, fazendo oba, oba, nas redes sociais. Já teve um que falou que a maioria do motores 1.0 Turbo está fundindo.

  • Tenho uma vizinha que trocou um New FIesta Titanium com o qual conviveu pacificamente ao longo de 4 anos por um Polo Highline completo.
    Está com o carro a 2 meses e até agora praticamente não andou nele. Panes elétricas que imobilizam o veículo está inviabilizando o seu uso. Da última vez ficou 15 dias na concessionária, sendo devolvido a poucos dias. Vejamos se agora chegaram a uma resolução definitiva. Mas não é fácil comprar um carro de 80 mil reais e ter problemas desse tipo.
    Segundo ela, se o defeito voltar a ocorrer, entrará com processo judicial.

    • eto

      Esse carro so vai ser bom quando o PROJETO voltar para PRANCHETA começar do zero

      • th!nk.t4nk

        O problema não é o projeto em si, mas a nacionalização feita nas coxas, associada a baixo controle de qualidade.

        • Geraldo Xavier

          O projeto é europeu mas modificado para o Brasil. não duvido nada que os carros enviados para o crash test não sejam preparados para isso

        • daneloi

          @th!nk, você disse tudo. Nacionalização feita nas coxas e um controle de qualidade ridículo

      • Aí já não sei. Tem muitos proprietários de Polo satisfeitos, também. O caso dela me pareceu pontual, já que dei uma pesquisada e não encontrei relatos sobre essas panes elétricas para o modelo.

    • th!nk.t4nk

      O Fiesta teve muitos problemas em sua época também. É caso de sorte ou azar, só isso. O fato é que ao nacionalizar a fabricação, sempre estragam o produto. Até mesmo a Honda passou por isso com o Fit. Em seus primeiros anos após a nacionalização, o carrinho era um festival de grilhos e probleminhas que enchiam o saco.

      • eto

        Desde quando um produto indiustrial e questao de SORTE? Me poupe

        • th!nk.t4nk

          Tá desinformado então. Os lotes no Brasil variam absurdamente. Sou do setor automotivo e trabalhei em grandes fornecedores no país. Tinha lote zoado de componentes que eram aprovados com um descontinho. Tinha lote que só se descobria o problema depois de já estar entregando os carros, e daí simplesmente ignoravam a existência de defeito. Garantia de qualidade na indústria brasileira é algo horrível. As que se saem melhor em exigência com fornecedores são Honda e Toyota, e mesmo essas duas pisam na bola às vezes. O resto então, é loteria pura.

          • eto

            Entao vc concorda comigo que o POLO é um produto industrial nacional que é uma porcaria

            • th!nk.t4nk

              Nao defendi o Polo. Só disse que alguns dão sorte de pegar um lote menos zoado. Outros dão azar total. Mas a cara-de-pau da montadora em deixar o controle de qualidade pro cliente é algo indefensável.

              • Jonathan

                Embora eu tenha um Polo, goste do carro e esteja satisfeito com ele. Isso é inegável em relação à VW, ja tive carros de várias marcas e o VW é o único que deixa escancarada essa “sensação” de deixar o controle de qualidade pro cliente, pois são probleminhas que se o carro fosse realmente bem testado antes de ir pro mercado, certamente teriam sido identificados.
                Já tivemos problemas com ruídos em carros de outras marcas, mas eram coisas bem pontuais, provavelmente de montagem, mesmo… no caso do Polo, praticamente todos tem o mesmo problema, isso de fato é indefensável.

                • th!nk.t4nk

                  Lembro que uma época a tampa externa do bocal do combustível do Fox vinha bem desalinhada. Ela ficava saltada pra fora. Passou uns tantos meses, e calhou de eu entrar numa concessionária deles. Adivinha o que tava lá? Fox zero km no showroom com a tampinha desalinhada. Se não se deram ao trabalho de resolver isso em meses, imagina o que a gente não vê.

      • O Fiesta enfrentou o problema “Powershift” em profusão ao longo de quase toda a vida do modelo.
        Mas é aquilo, o Ford dela foi impecável ao longo da convivência, o que acaba contrastando com a frustração que está vivendo com o Polo neste começo de relacionamento. E como ela é aquele tipo de consumidor médio, pouco informado sobre o mercado automotivo em geral, sabe como é, a experiência negativa quase que inviabiliza um convívio de longa data com a VW daqui para frente.

    • eto

      UBALDIR ela deve ter falado mau dos carros da PSA que vc gosta kkkkkkkk agora ta pagando a lingua kkkkkkk

      • Moço, não gosto nem desgosto de carro nenhum. Agora, desde que me empenhei em fazer relatos para o site, quando eu tinha o Jetta (2014), me permiti experimentar carros da PSA, sendo 2 Citroen e 2 Peugeot.
        Seria desonesto de minha parte se eu não fizesse os relatos exatamente com os problemas e virtudes apresentados por cada carro.
        O C4 Lounge, por exemplo, fui categórico em enumerar cada um dos defeitos que ele teve solucionados em garantia, e deixei claro que foram muitos, mas também tive que pontuar que a atuação no pós-venda foi sem ressalvas quanto a sanar os problemas apresentados, e que todos os defeitos apresentados foram “secundários”, por assim dizer, ou seja, nenhum imobilizou o veículo.
        Agora os dois 208 eu não tive como reclamar. O primeiro foi realmente um carro diferenciado em termos de confiabilidade. O segundo ainda está muito novo (ainda não tem 10 mil km), mas por enquanto segue os mesmos passos.
        Quanto à vizinha, ela nunca teve um PSA e não conversamos sobre outros carros. Apenas estou acompanhando o caso dela de perto, pois ela me pede algumas instruções pelo conhecimento que tenho sobre carros. Me parece que a última intervenção surtiu o efeito desejado, pois já tem uns 10 dias e o carro não deu mais problema. Mas ela faz viagens semanais Goiânia – Brasília, e está muito insegura ainda com os problemas apresentados. Só o tempo para “resolver” isso, agora.
        O que mais a revoltou foi o descaso da concessionária Saga de Goiânia com suas reclamações, quase sempre tratadas como um problema advindo de algum mal uso do carro. Foi preciso de ela filmar uma ocorrência e mostrar aos atendentes para passarem a levá-la a sério, isso 45 dias após ter comprado o carro, e na quinta visita à autorizada.

    • Thales Sobral

      Que pena, eu fiz exatamente a mesma troca (5 anos com um Fiesta Titanium Powershift), ótimo carro. O Polo é muito bom também, mas tem mais “grilos” que o Fiesta. Antes do Fiesta eu tinha um Polo 09/10, também gostava de criar um grilinho aqui e acolá. O carro é ótimo mas esses detalhes impedem de dar uma nota 10.

      • Eu tive 4 Polos em casa entre 2008 e 2015, sendo 3 sedãs e um hatch, dois I-motion e dois com transmissão manual.
        Assino embaixo da sua conclusão sobre os carros, muito bons. Os grilinhos que eles apresentaram foram dentro do normal de quase tudo que é carro que eu já tive.
        Mas isso não significa que não tenha tido problemas com eles, os quais foram sanados em garantia com êxito, mas existiram:
        1 – Polo 2008 sedã MT preto Ninja:
        – Com menos de um mês de uso pifou o limpador de para-brisa;
        – O encosto do banco do motorista teve que ser substituído com menos de 10 mil km por ranger “desgraçadamente”;
        – Tive que voltar à concessionária logo nos primeiros dias de uso para ajustes nas portas, que rangiam muito ao abrir – fechar;
        – Com pouco mais de um ano roncou o diferencial, sendo reparado em garantia em 2 dias;
        – Com 38 mil km falhou um dos cilindros por queima de vela, o que é estranho considerando que o carro passou por todas as revisões regulares;
        – Trocado com cerca de 40 mil km rodados após um acidente.
        2 – Polo 2010 sedã MT prata Egito:
        – Veio com a bucha do eixo traseiro quebrada, causando barulho forte em bacadas, sendo substituída com 10 mil km;
        – Trocado com 10 mil km por um Jetta – crescimento da família.
        3 – Polo hatch 2010 i-motion prata:
        – Voltou no segundo dia à concessionária para consertar conector elétrico do pisca do retrovisor esquerdo – necessidade de remoção e recolocação da porta do motorista;
        – Desde a primeira semana acusava um aviso no painel na partida “Pane no sistema – contactar revendedor VW”, sendo que após 10 segundos nova partida permitia ligar o carro. Esse problema acompanhou o modelo ao longo de um ano, até que descobrissem sua origem, que estava no contato da chave;
        – Trocado aos 42 mil km por um modelo com air-bags;
        4 – Polo sedã 2012 i-motion prata Egito:
        – Único problema foi que a concessionária nos convocou uma semana após a compra do carro para que ele fosse levado de volta para reparos indicados pela fábrica, relativos ao sistema i-motion. O carro ficou mais de um mês parado, mas nos cederam um veículo compatível neste período. Nunca mais o tivemos qualquer problema até a troca do modelo com quase 60 mil km.
        Esses dois últimos foram de uso de minha esposa. Os dois primeiros foram meus.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Falta enumerar alguns problemas…enfim, todo carro dá problema, até VW…fui irônico agora.

  • Verdades sobre o mercado

    Tenho um Polo MSI 17/18. Apresentou barulho no porta-malas logo no primeiro dia. MArcador de combustível apresentou defeito intermitente com cerca de 6 meses e painel de controle do ar-condicionado/ventilação estava com mal-contato e ligava-desligava a recirculação sozinho. Os 3 problemas foram resolvidos pela css com cerca de 6 meses de uso(troca do sensor de nível de combustível e troca do painel de controle do ar-condicionado/ventilação), e estou há quase um ano sem nenhum tipo de problema. Só alegria e muito satisfeito com o carro.

    • daneloi

      @verdadessobreomercado:disqus , teve um relato que publiquei no Youtube de um proprietário que tem (ou tinha) um Polo MSI e mesmo trocando o sensor do marcador de combustível duas (ou três) vezes, o problema continuava

  • Ezequiel Figueiredo de Souza

    Bom dia prezados! Na versão antiga do Polo, foi esquecido mencionar na versão com motor 1.0 16V, que não aprovou, e também, a versão GTI, como o motor do Golf 1.8 turbo, mas com 150 CV.

    • Verdades sobre o mercado

      A reportagem é sobre defeitos, e estas duas motorizações venderam poucas unidades, portanto difícil depois de tantos anos identificar problemas específicos destas motorizações. Quanto ao 1.0 16v a VW foi pega no contra-pé. O carro foi lançado em 31/08/2002 e neste mesmo dia o governo reduziu o IPI dos veículos, fazendo com que o IPI do 1.0 e do 1.6 ficassem com alíquotas muito próximas (7% e 15% contra 10% e 25% antes da redução), fazendo com que o preço do 1.0 16v ficasse muito próximo do 1.6, reduzindo assim a relevância de um importante diferencial (preço). A diferença de preço que era de aprox. R$ 4.000,00 (R$ 33.000,00 x R$ 29.000,00) caiu para aprox. R$ 2.000,00 (R$ 30.000,00 x R$ 28.000,00)

  • Lucas de Lucca

    Percebo que a maioria dos problemas vem de economia porca da VW e de ajustes de produção de um carro tão novo que os primeiros proprietários foram os beta testers sem saber. Todos são facilmente corrigidos, se a VW quiser é claro.
    Só achei estranho não citar o defeito do líquido de arrefecimento que vaza para dentro do veículo, mesmo que tenho acontecido menos que os citados ainda assim é algo importante a se falar.
    No mais, teria o carro sem problema algum.

    • Asdrubal Trombone

      a “economia porca” da VW não é só aqui no Brasil. Nos EUA, Jetta foi lançado sem freio a disco traseiro, por exemplo. E no mundo todo, o novo Polo tem esse acabamento plástico e feio, sem alças no teto, sem tecido nas portas, sem gaveta embaixo do banco do motorista e tantos outros detalhes de acabamento que existiam nos polos de geraçoes anteriores. Sem dúvida o novo Polo é uma evolução em tecnologia, chassis, motor e tudo mais mas o acabamento pobre não ficou à altura.

      • Lucas de Lucca

        Sim, mas aqui a porquisse é demais hahahahaha.

      • daneloi

        Na avaliação que fiz do Polo europeu me surpreendi positivamente com várias características do carro como o acabamento soft-touch do painel, as peças com melhor montagem, 6 airbags de série e frenagem de emergência de série e várias outras qualidades mas me decepcionei com alguns detalhes do acabamento, @asdrubaltrombone:disqus . A qualidade dos plásticos da porta são os mesmos do nosso Polo e falta tecido nas portas, principalmente nas portas traseiras, que não possuem um mísero tecido nem no descansa braço. O carro evoluiu em vários aspectos mas em outros o Polo 4 (nosso Polo 1) e o Polo 5 deixaram saudades

      • Djalma

        Talvez seja por isso que é o hatch compacto mais vendido no mundo. Sobre o Jetta, os que vem para cá tem freios a disco nas 4 rodas e sobre o fato de não ter nos EUA, isso é novidade, já que o GLI tem.

    • daneloi

      Faltou citar o vazamento do líquido de arrefecimento mesmo. O meu caso eu publiquei no Youtube e tem várias outras reclamações sobre o mesmo tipo de vazamento na comunidade Polo/ Virtus do Facebook (Inclusive com fotos). Talvez não tenham citado esse problema aqui pela incidência menor em relação aos os outros problemas ou pela polêmica que isso poderia gerar…

    • Thales Sobral

      Todo mundo que compra modelo novo é meio “beta tester”, passei por isso no New Fiesta (Troquei kit de embreagem 2 vezes)…

    • Djalma

      Sobre o líquido de arrefecimento, foi nos modelos 2017/2018. No 2019 foi corrigido o problema.

  • Mayck Colares

    Reparem os depoimentos dos donos quando falou do 208 ou do C3 e os depoimentos dos donos do polo. Parece que as pessoas acham normal o carro já vir zero km com barulhos e outros defeitos.
    Ps: tenho um carro da marca Jeep e não de nenhuma das marcas citadas, é só comparando os depoimentos dos proprietários reais.

    • Jonathan

      Já tivemos carros de várias marcas, pra mim todas tem coisas boas e ruins. Com relação a carro 0km eu até nem estranho que um ou outro barulho apareçam, desde que sejam logo resolvidos, o bicho pega quando é algum problema mecanico, suspensao, estrutural etc. Felizmente nunca tivemos problemas assim mais graves, mas concordo que o pessoal cai mais em cima quando se trata de PSA.
      Aliás, curiosamente, de todos os carros comprados 0km ou pouco rodados aqui em casa, os únicos que nunca apresentaram qualquer ruído ou problema quando novos, foram os dois Citroens C4 que tivemos. Os demais sempre tiveram alguma coisinha…

      • leomix leo

        Estou com um 2011, que carro é esse, 100k rodados é zero ruídos, peguei pra rodar dentro de minha cidade, e deixei o c4L pra viajar, lhe digo, só não gosto da frente baixa que raspa em tudo, de resto o carro é muito bom, inclusive o acabamento interno.

    • daneloi

      Fala @mayckcolares:disqus . Antes de pegar o Polo tive um Renegade Diesel por 2 anos. Na primeira semana ele apresentou uma pane no software do câmbio e me deixou na rua. Também tive uma pane no rádio. Fiquei puto e imaginei que o carro me daria muita dor de cabeça mas depois que atualizaram o software o carro não deu mais nada. Inventei de comprar o Polo (Havia tido uma boa experiência com um UP, carro que eu ainda gosto) mas só me dei mal desde o dia que tirei o carro da concessionária

      • Djalma

        Teve um recall do relé defeituoso, que deixava os donos na rua/estrada e teve o problema da chave que não saia do contato, esse não sei se teve recall.

  • Jose Walter Coimbra Moreira

    Tenho um Sportline 2013 1.6 c 40.000km e estou muito satisfeito.Ele tem ótima dirigibilidade e muito econômico.Esse já é o meu quinto Polo. Barulho na suspensão dianteira a maioria das vezes são os mais antigos até 2008. Buchas das Bandejas são muito frágeis.Mas isso é fácil resolver colocando a do Crossfox que é reforçada.Bieletas da suspensão dianteiras tem q ser originais. Outro barulho que as vezes aparece na suspensão dianteira que quase ninguém descobre é nas buchas da barra estabilizadora.Esse barulho é difícil de descobrir pq se colocar o carro no elevador a folga desaparece. Se levar em mecânico inexperiente,ele vai condenar toda a suspensão e não vai resolver o problema.Mas não tem carro da mesma categoria melhor que ele.componentes elétricos e eletrônicos são superiores aos de Gol/Fox. Manutenção barata,carroceria muito bem construída , muito bem vedada e sem infiltrações.Deixo aqui um pouco de experiência que tenho sobre o carro.Abraço a todos.

    • Renato Pereira de Oliveira

      meu tio teve um i-motion desse seu aí, viajei duas vezes com ele (cerca de 300km cada viajem), que carro bom de se usar, mesmo com o temido cambio automatizado, que por sinal nunca deu defeito ao longo dos 3 anos que meu tio teve. Avalio o polo como o melhor custo beneficio no mercado de usados de 20-30k reais. Tem conforto, equipamentos e segurança de golf/jetta com custo de aquisição e manutenção de gol/fox.

      • Titoneli

        Temos um Polo Sedan 1.6 I-Motion 2012 Comfortline, na família que foi comprado 0KM. Que carro sensacional, nunca nos deixou na mão, por incrível que pareça está com 107.000km rodados com a embreagem original que nunca foi trocada. O único defeito que apresentou foi com 80.000km ele começou a falhar e estava na hora de trocar cabos de velas, velas e acabamos trocando a bobina que estava com um pequeno trincado, trocamos preventivamente. Só temos que elogiar o carro. Creio ser realmente o melhor custo-benefício entre R$ 25K e R$ 35K do mercado de usados, principalmente os de 2011 em diante.

        • Djalma

          Incrível que todos que acha usados entre 2012 e 2014 são I-Motion, pois quem tem manual também não vende. Eu consegui comprar um manual para o meu filho, com 69 mil km, por 34 mil; agora está com 75 mil km e perfeito, só a manutenção de rotina!

    • daneloi

      Muito anos atrás passei 5 anos com um Polo 2.0 Sportline. Cara, que carrão…Imaginei que fosse ter a mesma experiência com o novo Polo mas só tive frustrações

      • Djalma

        Se a VW tivesse colocado o acabamento do antigo no novo, ia fica muito melhor.

  • RKK

    É lamentável que umas das maiores montadoras do mundo (VW) tenha um controle de qualidade tão deficiente aqui no Brasil. Um projeto europeu recente de alto padrão e tecnologia como Polo chega ao Brasil com inúmeros defeitos: barulho os mais variáveis, vazamento de água do aquecedor, problemas na pastilha de freios, trancos no câmbio automático AT6 (estranho, pois é um equipamento antigo na VW, o AISIN Tiptronic).

    • Dherik

      Pior que parte dos defeitos foi por causa da “abrasileiração” do carro. O problema de fechamento e barulho no porta-malas deriva-se da alteração que fizeram somente aqui: no europeu, a abertura se dá pelo logo da VW (igual no Golf) e aqui resolveram só abrir na chave o porta-malas. Para isto funcionar, instalaram um mecanismo no batente/calço que “empurra” a porta do porta-malas para fora quando é aberto pela chave. Isto gerou vários dos problemas: não fecha direito, não abre direito, faz barulho, etc.

      O problema do vazamento do líquido parece que foi com o fornecedor da peça, feita no Brasil..

      O tranco do câmbio PARECE que é resolvido com uma atualização recém lançada, sendo que algumas concessionárias nem sabiam disto até 1 semana atrás, mas segundo relatos parece que existe sim e resolve.

      • th!nk.t4nk

        As cagadas de sempre. E infelizmente quase todas as montadoras no Brasil cometem esses erros. Tenho colegas de desenvolvimento de produto em diferentes montadoras no país e fico de cabelo em pé quando ouço as histórias. Se o consumidor soubesse como a coisa funciona por trás das cortinas (decisoes totalmente frias, inclusive envolvendo a segurança dos ocupantes), iria pensar 3x antes de comprar qualquer carro. Mas resumidamente: sempre que houver chance de economizar/baratear algo, eles irão fazer. Ou em outras palavras: só farão o mínimo pro carro ser homologado com sucesso e passar no crash-test. O resto é secundário pra essas empresas e seus fornecedores.

        • RKK

          Já ouvi falar que a Toyota e Honda é mais rigorosa no controle de qualidade de peças aqui no Brasil (além de mundialmente).

          • Fernando Gabriel

            Só vacilaram nos AirBags.

          • th!nk.t4nk

            É sim RKK. Eles são bem mais chatos/exigentes com seus fornecedores, e não costumam aceitar nem mínimos desvios. Não são perfeitas, mas essas duas se aproximam mais do padrão de qualidade do exterior.

            • Dherik

              Lembrou de um vídeo que vi no canal do Razuk. Ele pegou uma peça simples de acabamento do console central do up! (onde fica o porta-copos e câmbio) e comparou a fabricada no Brasil com uma fabricada na República Checa. Mesmo em uma peça simples assim, tinha rebarba de acabamento muito visível que não existia na peça europeia, além da qualidade do próprio plástico (segundo ele).

          • Michel Soares Pintor

            No Japão a Toyota para a linha de montagem se identificar algum problema na inspeção de qualidade até que ache uma solução e o problema não replique para os demais carros!

        • eto

          Nunca ouvir dizer de montadora nenhuma de vazar liquido de arrefecimento dentro da cabine so a VW,

          • th!nk.t4nk

            O Chevrolet Agile alagava no lado do passageiro, mas era com água do ar-condicionado. De qualquer forma tem problemas até piores que todas as outras montadoras já cometeram. A grande maioria é farinha do mesmo saco, não se engane. Me diga tua montadora favorita entre essas mais populares e posso te montar um dossiê de grandes falhas da última década, garantido.

            • eto

              Nao que seja a minha favorita mas a RENAULT eu desconheço que tenha problemas cronicos como tem a VW ( nao estou falando de qualidade de acabemto) estou falando de defeitos grosseiros como da VW que vaza liquido de arrefecimento,motores fundidos em larga escala,barulhos generalizados…….

        • Thales Sobral

          É fogo, mas cá pra nós…. Você olha a lista dos mais vendidos e quem tá lá no topo? Onix “bateu morreu”… Infelizmente os fabricantes só atendem o mercado.

      • daneloi

        @derekba:disqus uma fonte interna da VW me disse que a atualização do software do câmbio apenas “ameniza” os trancos mas não resolvem. Eu realmente não entendo o motivo desse comportamento, já que semelhantes AISIN de 6 marchas equipam carros da FCA e PSA. Isso a fonte não me explicou…

    • Djalma

      Ok, você tem um Polo que tem todos esses problemas, correto?

      • RKK

        Ponha seu Tico e Teco para funcionar.

  • Jonathan

    Aqui em casa temos dois polos 2019, um MPI manual e o outro é um Highline.
    Sobre alguns dos defeitos, vou por aqui os que “presenciamos” e quais foram as “soluções”…

    Sobre os ruídos na traseira, apenas o MPI apresentou até o momento (MPI está com 10 mil km e o highline com 9), foi resolvido na concessionária, porém agora o barulho voltou em outro local (o primeiro vinha nitidamente da tampa, o de agora parece vir da parte “baixa” do porta malas, na região do step ou algo do tipo), na revisão dos 10 mil irei relatar.

    “Também existem relatos de demora no engate da terceira e da sexta marchas.” Sim, isso tem ocorrido para engatar a terceira e dependendo da situação irrita um pouco (para a sexta marcha eu nunca reparei) e eu normalmente passo a marcha pelo paddle shift.

    Outra coisa que às vezes incomoda, quando está com o piloto automático ativado, às vezes ele faz reduções de marchas desnecessários, indo quase ao limite de rotação do motor. ex.: está em quarta e volta para uma segunda sem ter essa necessidade, aí novamente é necessário “subir” a marcha pelo paddle shift ou desativar o piloto automatico.

    “Por fim, relatos de estalos no áudio por streaming com o uso dos aplicativos Deezer ou Spotfy (do sistema Google Android Auto) e comando de voz são mencionados por vários proprietários do Novo Polo.” O meu polo (manual – com a multimídia mais simples) apresentava esse problema e era horrível, porém foi resolvido com uma ida na concessionária onde fui informado que o sistema foi atualizado, ficou 100%.

    Não constou na reportagem mas reparamos um pequeno barulho no painel da porta esquerda dianteira quando em piso irregular, porém o do meu Polo sumiu, o do highline ainda aparece bem esporadicamente.

    Pra mim o mais chato realmente é o ruído no porta-malas e espero que seja resolvido na revisão, mas fora isso, estamos muito satisfeitos com os dois Polos, acho confortáveis, bons de dirigir e ambos são muito econômicos.

    • Alexandro Vieira Lopes

      meu virtus da 2 para 3 em leve subida leva o giro até 3500rpm, um saco, ainda bem q tem shift paddle!

    • daneloi

      @disqus_5VOaDRpC0B:disqus você já viu os relatos na internet aonde em alguns casos o barulho só foi resolvido com uma nova solda em uma parte do porta malas? Também há casos em que foi necessário dar marteladas no metal abaixo do farol para o barulho parar. Em alguns outros o afastamento de duas chapas resolveu o problema. Veja se um destes não é o seu caso.

  • Asdrubal Trombone

    faltou mencionar sobre o polo novo: luz do porta-luvas ficava acesa direto porque faltava uma borrachinha esquecida na montagem da fábrica e o recall sobre os air-bags laterais. Qunato ao polo antigo, de 2002 a 2012, é um excelente carro, realmente tem essa questão da suspensão um pouco barulhenta entre 2002-2009 mas é fácil resolver. A direção eletrohidráulica (só tem am alguns modelos 1.6 mas está presente em todos 2.0) é leve e principalmente não rouba potência do motor, o que é ótimo. Mesmo o modelo antigo ainda é considerado compacto premium, é um carro extremamante robusto em lataria e construção, acabamento sem rebarbas, silencioso por denro e ainda é uma boa compra de usado se estiver em bom estado

    • Matheus

      Bem isso meu amigo. Temos um há 10 anos na família (foi do meu irmão, e há 5 anos é meu, fiz o relato dele no usado semana) e é muito bem feito. Carro honesto. E quanto as buchas de bandeja, foi só trocá-las por de CrossFox, que são mais resistentes, e resolveu.

  • zekinha71

    E o irmão Virtus está apresentado infiltrações no porta malas, ficou com inveja do primo Voyage.

    • daneloi

      O Virtus da Quatro Rodas também está apresentando infiltrações no porta malas. Parece que é uma guarnição. Veja se não é o mesmo caso

  • Guilherme

    vou nem ler a matérias pois já conheço todos os “problemas”..

    Vou me concentrar só nas brigas de amantes de Fiat vs amantes de VW.
    ( tenho VW mas isso não me cega a ponto de enxergar os próprios problemas ).

    • daneloi

      Boa @guilhermemk7:disqus. Eu tenho todos os motivos para odiar o Polo e o atendimento da VW mas ainda gosto do UP. Não dá pra defender ou criticar cegamente uma marca…

  • mojave

    Quem compra Honda ou Toyota nao esta apostando na sorte como escreveram em relaçao ao Polo.

    • daneloi

      Tive Hondas de 2008 até 2016 e zero problemas. Só não volto pra marca por que os preços que já eram altos ficaram inaceitáveis

    • th!nk.t4nk

      De fato. Não curto muito nenhuma das duas montadoras, mas é real que no Brasil ambas têm um controle de qualidade bem superior às demais.

    • mojave

      Caro,de fato. Mas fiquei com um civic 2012 durante 6 anos e só tive que trocar a homocinetica esquerda. De resto só o trivial. Vendi a pucos dia e comprei um 2017 usado, claro.

    • MarcioMaster

      Tive new civic 2008, zero, só dor de cabeça, sem contar o consumo absurdo, nunca mais voltei para a marca.

    • Matheus

      Temos um Polo sedan há 10 anos na família e se mantém íntegro. Atualmente, com 140 mil km e roda firme e suave, sem nenhum dos problemas da versão antiga. Quanto a bucha de bandeja, troquei pela do Cross Fox que serve perfeitamente e nunca mais deu problema. No mais, é o Polo da versão anterior é páreo sim para Toyotas e Hondas. Digo isso por experiência de longa data. Muitos que relatam alguns defeitos, também não têm alguns cuidados básicos, e aí não tem carro que dure…

  • Alexandro Vieira Lopes

    tive um polo msi 17/18 e comprei um virtus com painel digital 18/19, no polo teve o problema do barulho no porta malas e o puxador de portas q a qualidade era ruim e a qualquer momento podia quebrar!

  • Pedrov154 #BATDAT

    Uma coisa que percebo no meu Polo é o creeping relativamente veloz.

    • th!nk.t4nk

      Pelo que vejo isso é uma tendência meio geral nos carros atuais. O creeping é bem mais veloz do que antigamente. Se o freio for bem progressivo, não vejo tanto problema, mas pra alguém com pouca experiência em direção fica meio perigoso mesmo. Nessas horas ajuda ter a função Hold (que cancela o creeping e só permite que o carro se movimento ao pisar de fato no acelerador).

  • CAP

    Estava interessado em comprar um Polo Highline, fui fazer o test drive, desisti de tanto barulho/ruído interno. Também não gostei muito da suspensão dura e seca demais. O casamento motor e câmbio também não me convenceu! Produto a ser melhorado.

    • Thales Sobral

      Qual o seu carro atual? Pergunto porque eu comprei o Polo justamente porque achei macio (tenho um Comfortline com roda aro 16), mas eu vim de um New Fiesta Titanium (Pneu 195/50R16), então pode ser isso.

      • CAP

        Tive o Polo anterior. Me deu muita dor de cabeça com a tal luzinha amarela EPC (Eletronic Protect Control) ninguém conseguiu arrumar…
        Agora tenho um Up! TSI. Só alegria com o carrinho! Só não é perfeito por não ser automático e na hora de abastecer tem que desligar o carro e entregar a chave para o frentista.
        Testei o novo Polo com rodas 17 polegadas…
        Estou de olho no GTS… Quem sabe!

  • Calferr

    Na realidade defeitos todos os modelos têm, a questão poderia ser melhor dimensionada se tivéssemos um indicador de falha, por ex. quantas falhas/n°carros produzidos.

    • Luis Fernando Pozas

      Essa informação seria escondida no Fort Knox pela VW

  • Djalma

    Nos 3 Polos que tive do modelo anterior não tive os problemas mencionados. Um deles rodei 120 mil km com o amortecedor de fábrica;

  • Matheus

    Tenho um sedan dos primeiros 2003 há 10 anos na família, que pegamos de único dono (inclusive que fiz o relato do Usado da Semana para quem quiser dar uma olhada) e com a gente foi e continua sendo só alegria. Carro muito gostoso de digerir e esperto, bem feito e sem ruídos. Hoje, está com 140 mil km e segue firme. Adoro o carro e só trocaria por nível superior (se for por popular, prefiro ficar com meu polozinho e feliz haha).

  • Marcos Vinicius

    porcaria de carro, maldito o dia que comprei um polo highline, nesse momento o carro encontra-se na concessionaria com cheiro de cachorro sarnento com agua no assoalho a tres dias, nao conseguem ver o problema e querem secar o carro pra me entregar. vw nunca mais. primeira oportunidade vou passar essa bomba pra frente..

  • Lucas

    o meu 1.0 não apresentou nenhum problema, comprei ele em janeiro de 2018, Só alegria fazendo 19.8km/L na BR e 14km/L na cidade.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email