Etc Manutenção

Câmbio automático com problemas, como saber? Veja 5 dicas

Câmbio automático com problemas, como saber? Veja 5 dicas

Os carros com câmbio automático estão cada vez mais comuns nas ruas brasileiras e também cada vez mais presente na lista de preferências dos consumidores. Eles costumam ser um pouco mais caros que os modelos com câmbio manual, mas compensa no conforto, sobretudo nas grandes cidades. Além disso, a manutenção também pode ser mais cara e, os problemas, um tanto quanto mais frequentes.


Antes de comprar um automóvel equipado com transmissão automática, vale dar uma breve pesquisada para verificar se tal modelo tem algum histórico de problema relacionado ao câmbio. Muitos modelos apresentam defeitos ainda quando novos e, com o passar do tempo, a quilometragem mais alta e as peças com maior desgaste, os problemas tendem a se agravar.

Um exemplo são os carros da Ford equipados com o câmbio automatizado PowerShift, como os modelos New Fiesta, EcoSport, Focus hatch e Focus Sedan. Neste caso, há um defeito crônico devido à contaminação de uma das embreagens por fluido de transmissão. Porém, a Ford já reparou o problema nas milhares de unidades afetadas e estendeu a garantia do câmbio.

Antes de comprar um carro automático usado, o primeiro passo é fazer um test drive longo para analisar se o exemplar não apresenta qualquer comportamento estranho. Entre eles, a dificuldade para trocar as marchas, ruídos estranhos vindos da caixa de transmissão e também alguns solavancos entre as passagens de marcha.


Outra forma de analisar as condições de um automóvel automático é verificar o nível de óleo do câmbio. Ele não deve ter alteração na cor (deve ter tons avermelhados), não pode apresentar qualquer tipo de resíduo e ainda não pode contar com cheiro de queimado.

Há outras formas de descobrir que o seu carro ou de terceiros está com problema no câmbio automático. Confira:

Câmbio automático com problemas, como saber? Veja 5 dicas

Como saber se o meu carro com câmbio automático está com problemas?

Carros com câmbio automático sempre tem aquele fantasma de problema rondando os pesadelos de seus donos. Muitos modelos mais antigos, se tiverem que ter o câmbio automático trocado, isso pode custar quase o valor do carro inteiro.

Fora o problemão que é quando não existem mais peças de reposição para o câmbio automático daquele carro em questão. Modelos brasileiros mais antigos dos anos 80 e 90 como Del Rey, Monza e Santana sempre acabam tendo seus câmbios automáticos retirados por não se achar peça para consertar o problema. Aí o dono coloca um câmbio manual no lugar.

Mas falando dos carros mais novos, como saber se o câmbio automático está com problema?

Na verdade, o câmbio automático mostra sinais de ter problemas antes de eles ficarem muito grandes. Nesse momento, consertar a peça fica bem mais barato do que esperar pra ela ficar ainda pior. Então, se antecipe e verifique sempre o estado da caixa de transmissão para evitar dores de cabeça maiores. Confira algumas dicas:

Atente-se aos sinais do câmbio

Assim como o nosso corpo, o carro também apresenta diversos sinais antes de apresentar qualquer problema. Quando temos dor de cabeça, espirramos ou temos febre, por exemplo, é sinal que algo errado está acontecendo.

No caso do câmbio automático, o correto é verificar se há algum vestígio de óleo na parte externa da caixa de câmbio. Se ele estiver sujo de óleo por fora, é bastante provável que esteja ocorrendo um vazamento. Então, leve-o a uma oficina o quanto antes.

Se o vazamento estiver num estágio mais avançado, o óleo do câmbio passará a pingar no chão. Logo, fique de olho no chão da sua garagem. Se houver vestígios de óleo em tom meio avermelhado ou marrom claro, certamente o câmbio está vazando.

Câmbio automático com trancos e solavancos

É fato que o câmbio automático foi projetado para ter um funcionamento suave e linear. Ou seja, ele não deve apresentar trancos e solavancos – salva algumas exceções, em que a transmissão automática é de concepção ruim e tais sinais “fazem parte” do conjunto.

Há uma série de fatores que podem ocasionar trancos na caixa automática. Entre eles, o baixo fluido de transmissão ou o uso de fluido velho, que prejudicam o arrefecimento e a lubrificação da transmissão. O ideal é verificar o nível do fluido e também a sua aparência (ele deve ter cor avermelhada ou marrom, sempre clara e translúcida).

Isso pode ser também problemas com componentes internos (como engrenagens, molas e rolamentos), sensores desregulados (eles emitem informações incorretas sobre a velocidade, fazendo o câmbio operar de maneira inadequada, por exemplo) ou algum outro componente quebrado ou desgastado.

Se o seu carro estiver apresentando algum desses sinais, é importante fazer aquela visita numa oficina para fazer uma análise e reparo.

Câmbio automático com problemas, como saber? Veja 5 dicas

Câmbio automático patinando

Você certamente já dirigiu algum carro com câmbio manual e viu as marchas “patinarem” em algum momento. Neste caso, a embreagem da transmissão está chegando ao fim. Todavia, o mesmo não pode acontecer nos carros com câmbio automático.

Se o seu carro automático estiver patinando nas trocas de marcha, ele pode estar com algum problema na pressão do óleo da transmissão ou nas molas da válvula reguladora. Procure imediatamente uma oficina para verificar e solucionar o defeito.

Luz de alerta no painel

Os carros com câmbio automático podem acender a luz de advertência no painel (a mesma que indica problemas no motor) caso algo esteja incorreto no sistema. Neste caso, a luz pode se acender por qualquer defeito na caixa de transmissão. Então, fique atento e procure uma oficina para fazer o reparo necessário.

Câmbio automático com superaquecimento

Se o seu carro estiver apresentando uma espécie de cheiro adocicado na região da alavanca de câmbio, a caixa automática provavelmente está superaquecendo. Este é um problema grave num câmbio automático, visto que o calor é o principal responsável pelo desgaste do conjunto.

O defeito pode surgir em viagens longas e em dias com temperatura mais elevada. Se isso acontecer, pare o carro imediatamente e deixe-o esfriar. Após isso, leve até uma oficina de confiança para constatar o problema.

Este texto lhe foi útil??

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email