Como saber se posto vende combustível adulterado?

gasolina-adulterada

Em tempos de combustível a preços absurdos, é comum ver motoristas procurando pelos preços mais baixos. Se você abasteceu em um posto de gasolina no qual não está acostumado, por causa do preço tentador, pode ser que venha aquele pensamento a respeito da qualidade do combustível.

Será que ele é de boa qualidade? Será que fiz certo ao querer economizar alguns reais (ou até um valor maior) ao encher o tanque?

Essa situação piora quando notamos que o carro começa a mudar seu comportamento, com falhas ou consumo maior do que o normal. Se isso está acontecendo, saiba que você pode muito bem ter sido vítima de combustível adulterado, ou “combustível batizado”, como alguns dizem.

Que mudanças são essas, e como faço para saber se o combustível que coloquei no meu carro é adulterado?

Indícios de que o carro está com combustível de má qualidade

Nesse caso, a primeira coisa a fazer é observar o consumo de seu veículo, especialmente se os números mudaram de uma hora pra outra.

Veja também se seu desempenho ficou pior, principalmente quando você precisa mais do motor, como em subidas ou com o carro cheio de gente.

gasolina-adulterada

De acordo com a reportagem acima, retirada de um jornal de São Paulo, vemos que alguns indícios de combustível ruim podem ser:

  • Carro tem dificuldade de dar a partida de manhã cedo
  • Perda de potência ao pisar fundo no acelerador
  • O cheiro da gasolina está diferente, esquisito, parecido com acetona
  • O escapamento do carro está soltando mais fumaça do que o normal, uma fumaça branca
  • O ponteiro do conta giros do motor no painel treme conforme a rotação sobe
  • O consumo fica mais alto do que o normal
  • O carro apresenta problemas nos bicos injetores e também na bomba de combustível

Não é necessário o carro apresentar todos os problemas acima citados. Se ele tiver apenas um ou dois dos sete pontos listados, infelizmente já pode ser um indício de combustível batizado, ou adulterado, no tanque do seu carro.

gasolina-adulterada

Outros problemas que o combustível adulterado causa

Se fica difícil dar a partida de manhã, como se fosse um carro antigo movido a álcool, pode ser combustível adulterado. Se o carro morre constantemente, como quando você para em um cruzamento ou semáforo, isso também é um sinal de alerta.

Outro forte indício é se o veículo fica fazendo barulhos estranhos, como a famosa batida de pino ou outros sons anormais. Se isso estiver ocorrendo, fique atento.

gasolina-adulterada

Como saber se aquele posto já vendeu combustível batizado

Temos mais algumas ajudas para saber se aquele posto de gasolina em particular já teve problemas com adulteração de combustível. Veja o link da Agência Nacional de Petróleo (ANP), onde temos listas de postos que já foram autuados:

http://app.anp.gov.br/anp-csa-web/

Denunciar posto com combustível adulterado

Se quiser fazer uma denúncia de posto vendendo combustível adulterado (veja o que fazer se voce abasteceu com combustível adulterado), você pode ligar para o telefone da ANP: 0800 970 0267.

gasolina-adulterada

5 dicas contra golpe postos de combustíveis

Pesquisa de preços de combustível

E mais um serviço que a ANP fornece é o levantamento de preços de combustíveis. Gasolina, álcool e GNV são pesquisados toda semana, fornecendo para nós os melhores preços em nossa cidade.

O link: https://preco.anp.gov.br/

gasolina-adulterada

gasolina-adulterada

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.