Devo usar aditivos para combustível no carro, ou não?

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Aditivo para combustível

Esse é um assunto polêmico e que gera dúvida em grande parte dos motoristas.

Fizemos esse texto para tirar suas dúvidas.

Vamos ver todos os detalhes:

Tipos de aditivo para combustível

Antes de mais nada, vamos detalhar os dois tipos de aditivo mais encontrados para venda nas lojas e postos:

Melhoradores de performance

Prometem aumentar o desempenho do seu carro, normalmente através do aumento da octanagem da gasolina.

Digamos que esse aditivo seja realmente efetivo e aumente a octanagem, isso provavelmente não vai trazer ganho algum de performance para seu carro, pois, para que isso ocorra, a central que controla seu motor precisaria “entender” que está recebendo um combustível de maior qualidade e alterar parâmetros de injeção e ignição para ganho de performance.

O problema é que a maioria dos carros não faz isso, portanto, não haverá melhoria e os poucos carros que conseguem “enxergar” essa diferença já rodam nas chamadas gasolinas premium, que tem maior octanagem.

Limpadores

Com as cada vez mais rigorosas leis de emissões de poluentes, as montadoras adotam um sistema que “devolve” para o motor vapores do óleo para serem queimados e não soltos na atmosfera.

Isso é ótimo para o meio ambiente, mas, nem tão bom para o seu carro. Esse vapor “gruda” lentamente por onde passa (admissão, válvulas e pistões) e forma uma borra, que pode ser prejudicial para seu motor.

Carros que rodam na gasolina, tem mais um agravante: podem ter acumulo de depósitos de carbono (carvão) ocasionados pela má queima do combustível ou ainda por combustíveis de baixa qualidade.

Os aditivos podem limpar essas impurezas e também impurezas do sistema de injeção (tanque, bomba e bicos injetores). Eles são compostos de solventes e detergentes que dissolvem e soltam essas impurezas.

Carbonizacao
Válvula com depósito de carbono causado, entre outros fatores, por gasolina com queima parcial.

Quando usar os aditivos limpadores?

Carros com sistema de injeção direta de combustível: Sinceramente? Nunca.

Esses carros tem uma tecnologia que permite que o combustível seja jogado diretamente na câmara de combustão, portanto, se a ideia principal do aditivo é limpar o sistema de válvulas isso se torna impossível, pois o combustível não passa por ali.

Ah, mas se os aditivos podem limpar os bicos, por que não usar? Você pode estar se perguntando.

O aditivo até pode (raramente) ajudar, mas imagine que a cada tanque você coloque um aditivo de R$ 20,00.

Em 15 tanques já foram R$ 300,00 que é aproximadamente o custo da limpeza dos bicos do seu carro (se é que um dia você vai precisar dela, pois possivelmente, quando esse momento chegar, será melhor trocar os bicos, que já estarão no fim da vida).

Carros com sistema de injeção indireta de combustível:

Nesses casos já existe vantagem na utilização de aditivos, pois o combustível passa pelas válvulas e “arrasta” essa sujidade para ser queimada e removida do motor.

Existem diversas marcas e opções, a ideia desse texto não é te induzir a comprar nenhuma, então pode escolher a de sua confiança, pegue um aditivo que seja focado em limpeza e que trate o tamanho do tanque do seu carro (cerca de 50 litros, normalmente).

Então encha o tanque com o combustível da sua preferência (se for gasolina, utilize comum, abaixo vou te mostrar o porquê) e adicione o conteúdo do frasco, conforme recomendado na embalagem.

Mas se já existe gasolina aditivada, por que não usar ela?

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Bomba de combustível do posto

A gasolina comum e a aditivada possuem a mesma octanagem, sendo a única diferença entre elas o preço e os aditivos que são – ou deveriam ser – adicionados pela distribuidora ou posto. É fato que não há um controle efetivo da quantidade ou da qualidade destes aditivos que são adicionados.

Vamos fazer uma conta rápida: normalmente, a gasolina aditivada tem um custo adicional de R$ 0,20 por litro, o que significa R$ 10,00 por tanque de 50 litros. Existem aditivos de qualidade que são vendidos de R$ 20,00 a R$ 50,00 e tratam até 60 litros de combustível.

Na minha opinião, mais vale colocar um desses a cada 2 ou 3 tanques e ter certeza do que está lá, do que gastar mais na gasolina “aditivada” que pode ser nada mais que uma gasolina comum com quantidades mínimas de aditivo que não farão diferença alguma em seu carro.

Conclusão

Apesar de não ser obrigatória, a aditivação com compostos chamados “limpadores” pode ser sim vantajosa para o seu carro com injeção indireta, reduzindo os custos com uma manutenção futura, visto que evita um acumulo excessivo de depósitos no motor, já os aditivos melhoradores de performance têm pouca, ou nenhuma, aplicação válida.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.