O engate para reboque é, por sua própria definição, um equipamento para que o automóvel possa puxar um segundo veículo, que em realidade foi projetado para isso.
Este possui diversas aplicações e tipos diferentes de peso e dimensão, mas são adequados para a tarefa de transportar carga.
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Como funciona
Ele é um dispositivo mecânico que permite um veículo puxar outro, que não tenha propulsão, podendo este ter ou não freio próprio (não integrado ao do veículo).
O equipamento é fixado em uma travessa metálica que serve de suporte ou na própria estrutura do veículo, caso este saia de fábrica com o engate, geralmente retrátil.
Consiste de uma esfera metálica (existem também com duas), onde o encaixe do reboque se prende ao veículo. Alguns engates possuem encaixe removível, onde o proprietário pode retirá-lo, deixando somente a estrutura do suporte no veículo.
Geralmente este é empregado em picapes. O sistema no geral consiste também em um conector de energia, que aciona as luzes de freio, lanternas e repetidores de direção do reboque.
Quais veículos podem usar engate
Vendido como acessório, o engate para reboque varia de acordo com o peso a ser puxado, a partir de 400 kg, por exemplo. Deve-se levar em consideração a capacidade de tração do carro que irá puxar o reboque.
Carros pequenos e com motores fracos obviamente terão maior dificuldade em puxar e estabilizar um reboque.
Carros de passeio possuem capacidade de tração de 400 a 500 kg, enquanto as picapes suportam bem mais de 2 toneladas, chegando a 6 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado, que inclui o reboque).
Por isso, o ideal é que o modelo de automóvel seja um que tenha aprovação do Inmetro para rebocar. Na realidade, a capacidade é fornecida pelo fabricante ou importador do veículo. Caso o modelo não possa receber engate, não é recomendável adaptá-lo.
De acordo com a lei, todos os veículos leves podem rebocar até o limite de 3.500 kg, dispondo de engate apropriado, desde que o modelo tenha autorização do fabricante/importador para receber o dispositivo e que não venha com o mesmo de fábrica.
Um exemplo desse último é o Volkswagen Passat, que possuía opção de engate retrátil de fábrica, por exemplo.
Tipos aprovados
O engate para reboque é certificado pelo Inmetro.
Então, nunca instale um que não tenha essa certificação, assim como superfícies cortantes e adornos, que não tem nada de funcional.
Como já dito acima, o objetivo do dispositivo é rebocar e não servir de proteção da traseira ou meramente um acessório estético.
Plaqueta de Identificação
O equipamento deve portar um selo do Inmetro e ser adquirido de empresas que também sejam certificadas pelo instituto. Neste selo, devem constar nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro no Inmetro, capacidade máxima de tração e modelo, além da citação à resolução 197.
Tomada de energia funcional
No próprio engate, o acessório traz ainda uma tomada de energia, que é obrigatória por lei. Este conector possui seis pinos, sendo um para pisca esquerdo, pisca direito, lanterna, luz de freio, aterramento e desligado. A ligação com o sistema elétrico do veículo deve ser feita no momento da instalação do dispositivo.
Fixação de corrente e placa visível
Além disso, é necessário um gancho ou similar para fixação de corrente, que serve como alternativa de segurança para caso de desengate involuntário do reboque. A recomendação é que se utilize corrente de aço com cadeado tamanho 45.
No caso do reboque, o mesmo precisa ter para-choque com faixas refletoras, conjunto ótico apropriado e placa visível, bem como freio de estacionamento e de serviço, não ligado ao automóvel. O reboque também precisa ter para-lamas.
Em alguns reboques, existe um freio próprio, geralmente utilizando-se um sistema de amortecimento no braço que se conecta ao engate do carro. Nesse caso, o movimento do amortecedor, aciona um cabo ou sistema hidráulico que aciona os tambores de freio nas rodas da carretinha, garantindo maior poder de frenagem e segurança.
No caso do transporte de motos, a legislação ainda exige que a carga deve ser acima de 120 cm3 e que a carreta não ultrapasse as medidas de 2,15 m de comprimento, 1,15 m de largura e 90 cm de altura, estabelecidas pelo Contran.
O que diz a Lei sobre os engates
O engate para reboque e as determinações para sua utilizada são regidas pela Resolução 197/06 que determina que o PBT seja de até 3.500 kg para quem portar CNH categoria B. Acima desse peso e até 6.000 kg, é necessário portar a CNH C. A partir daí, somente a CNH E.
A resolução do Contran também obriga que fabricantes e importadores informem aos órgãos de trânsito quais modelos podem receber engate para reboque e sua referida capacidade máxima de tração (CMT), assim como os pontos de fixação do suporte.
Ou seja, não é em qualquer lugar que ele será instalado. Todo o processo está descrito no manual do veículo.
No inciso I do artigo 6º dessa resolução, os engates sem selos do Inmetro em veículos que já portem o item é permitido (modelos mais antigos que a legislação atual) desde que atendam as características obrigatórias do engate.
Multa para reboque fora de especificação
Caso o engate ou reboque estejam fora das especificações, o condutor comete infração de acordo com o artigo 258 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), sendo considerada grave e com multa de R$ 195,23, além de retenção do veículo para regularização.
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