Ford Focus registra problemas no engate das marchas

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O Ford Focus fabricado entre 2010 e 2012 anda apresentando muitos problemas no engate das marchas, segundo relatam alguns proprietários do modelo, que se queixaram à Revista Quatro Rodas sobre isso.

O problema tem ocorrido tanto versão manual quanto na automática, seja com motores 1.6 ou 2.0, ou seja, em todos os Focus existentes no país nestes anos de fabricação citados.

Na versão manual, o trambulador da alavanca se solta e impede a troca de marchas, o que fez um proprietário chegar ao ponto de ter que deitar sob o carro para reconectar o terminal que se soltou.

No Focus automático, o problema se resume aos trancos na troca de marchas.

Em alguns casos, mesmo a atualização de software não ajudou em nada, apenas reduzindo os trancos um pouco. Além disso, as trocas ficaram bem mais lentas e há até situações de engate errado de marchas.

Na rede Ford, o problema já é bem conhecido, sendo que algumas lojas chegam a fazer de três a quatro atualizações de programa, sem sucesso. O problema no caso do Focus com câmbio manual é o desgaste prematuro do trambulador.

Já no modelo automático, o problema é a contaminação do óleo ou vencimento do prazo de troca, segundo uma oficina especializada.

Ford Focus 2011 – Informações gerais

MODELO
Marca: Ford
Modelo: Focus
Versão: GLX 1.6 16V
Ano/modelo 2011
Detalhes: Importado, hatch, 4 portas, 5 ocupantes

MOTOR
Instalação: Dianteiro
Posição: Transversal
Aspiração: Natural
Cilindrada: 1.596 cc
Cilindros: 4, em linha
Comando de válvulas: No cabeçote, correia dentada
Válvulas por cilindro: 4
Combustível: Flex
Potência: 115 cv (E) / 109 (G) @ 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm (E) / 15,4 kgfm (G) @ 4.250 rpm
Taxa de compressão: 11:1
Código do motor: Sigma

TRANSMISSÃO
Câmbio: Manual
Marchas: 5
Tração: Dianteira

DESEMPENHO
Aceleração 0 a 100 km/h 12,5 s
Velocidade máxima 189 km/h

CONSUMO
Urbano 6,5 km/l (E) / 9,7 km/l (G)
Rodoviário 8,7 km/l (E) / 12,9 km/l (G)
Autonomia máxima 478 km (E / 709 km (G)

SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Independente, multibraço

FREIOS
Dianteira: Disco ventilado
Traseira: Tambor

DIREÇÃO
Assistência: Hidráulica
diâmetro de giro: 10,4 m

PNEUS E RODAS
Dianteira: 205/55 R16
Traseira: 205/55 R16

AERODINÂMICA
Área frontal: 2,34 m²
Coeficiente. aerodinâmico: 0,32 Cx

DIMENSÕES
Comprimento: 4.337 mm
Altura: 1.497 mm
Largura: 1.840 mm
Entre-eixos: 2.640 mm
Bitola dianteira: 1.540 mm
Bitola traseira: 1.536 mm
Vão livre do solo: 177 mm

PESO E CAPACIDADES
Peso: 1.290 kg
Porta-malas: 328 litros
Carga útil: 400 kg
Tanque de combustível 55 litros

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

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    Autor: Ricardo de Oliveira

    Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X