Ford Hatches Linha 2019

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões
Ford Focus 2019

A atual geração do Ford Focus 2019 apareceu há pouco mais de quatro anos, mas assim como o sedã, se prepara para dar seu adeus, porém, antes que isso aconteça, ainda é um hatch médio de respeito, que oferece muito em conforto e tecnologia, custando a partir de R$ 78.100, podendo chegar a salgados R$ 110.600.

O Ford Escort foi seu antecessor no mercado internacional em fins dos anos 90, quando então surgiu o Focus. Produzido na Argentina, México, Alemanha, Espanha, Venezuela, EUA, Filipinas e Rússia, o modelo rapidamente alcançou vários países e o Brasil não foi diferente com a produção vinda da vizinha Argentina.


O estilo era compartilhado com o Fiesta da época. Teve versões sedã, perua e hatch, que tinha opção de duas portas.

Os motores eram os Zetec e Duratec, bem como o diesel Duratorq. A segunda geração chega em 2004, também feita na Alemanha, Argentina, China, Espanha, Rússia, Filipinas, Taiwan e África do Sul.

A terceira geração apareceu em 2010 com um visual mais sofisticado com entradas de ar triangulares. Este ganhou produção novamente nos EUA. A versão ST 2.0 ficou em 250 cv, enquanto a RS é dotada de motor EcoBoost 2.3 com 350 cv.


Por aqui, o motor 2.0 Direct Flex com até 178 cv, ganhou injeção direta.

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões

Ford Focus 2019 – detalhes

O Ford Focus 2019 é um belo hatch de porte médio, que tem grande apelo esportivo e detalhes sofisticados, tendo feito o modelo liderar durante um bom tempo seu segmento.

Com os novos faróis bi-xênon adaptativos dotados de lanternas de função curva e LEDs diurnos reposicionados, o hatch da Ford deixa uma impressão muito boa.

Apesar do apelo esportivo, o Ford Focus 2019 apresenta grade hexagonal com frisos cromados confere mais requinte ao topo de linha do modelo.

A traseira é bastante limpa, mas as rodas de liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17, apresentam acabamento diamantado e em preto brilhante, por sua vez deixam o hatch com aspecto mais esportivo.

Por dentro, o Ford Focus 2019 mantém o visual bastante sofisticado e atraente, tendo material emborrachado na parte superior do painel e couro em portas e assentos. A multimídia SYNC 2 e o ar condicionado dual zone, bem como volante multifuncional em couro, fecham o conjunto frontal.

O banco do motorista tem ajustes elétricos e o quadro de instrumentos agora vem com display multifuncional de 4,2 polegadas.

O Ford Focus 2019 manteve as pequenas alterações no Focus 2016, tais como melhoria na aerodinâmica, compressor do ar condicionado variável e monitoramento de bateria.

Com isso, o hatch médio da Ford tem redução no consumo de 7% para os dois motores com etanol e 4% para gasolina no Sigma e 3% no Duratec com o mesmo combustível.

Outro item de destaque é o Advance Trac, que é um pacote que agora faz parte do Ford Focus 2019, englobando controles de tração e estabilidade, torque vetorial em curvas, controle de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampa, entre outros.

Os pacotes de equipamentos, tanto de segurança quanto de conforto foram ampliados.

Querendo voltar para a liderança e deixar os rivais Golf e Cruze Sport6 afastados, o Ford Focus 2019 se mantém bonito, atualizado em conectividade, melhor equipado e, acima de tudo, apresentando bom nível de segurança.

Ainda faltam controle de cruzeiro adaptativo, freio de estacionamento elétrico e, sem dúvida, o EcoBoost e o câmbio automático de seis marchas com conversor de torque.

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões

Ford Focus 2019 – novidades

O Ford Focus 2019 tem como novidade o SYNC 3 com Waze. A multimídia vem com MyFord Touch e App Link (aplicativos dedicados), bem como navegador GPS, câmera de ré, comandos de voz e reprodutor de mídia.

Há também Bluetooth e duas entradas USB. Mas o destaque é mesmo o suporte ao aplicativo de navegação Waze, através da última atualização do Android Auto em smartphones com sistema operacional do Google.

Com cerca de 3,5 milhões de usuários apenas na cidade de São Paulo, o Waze é um dos apps de navegação mais acessados do mundo, permitindo encontrar rotas mais rápidas e caminhos alternativos no trânsito.

O aplicativo também pode receber e emitir alertas de acidentes, veículos parados na via, buracos, polícia e radares, por exemplo, além de envio de mensagens e sinais para outros usuários, bem como a localização.

O navegador Google Maps, que utiliza dados de trânsito e algumas ocorrências compartilhadas com o Waze, que nessa plataforma oferece telas de navegação mais simples para evitar distrações do motorista. Na SYNC 3 há um navegador nativo.

“A grande vantagem do SYNC 3 é manter o motorista conectado com segurança, sem precisar tirar as mãos da direção e os olhos da pista”, segundo Andre Leite, gerente de Produto da Ford, que completa: “Ele evita que o motorista fique segurando o celular enquanto dirige, que é contra a lei, ou precise fixar o aparelho em algum suporte no carro”.

O SYNC 3 da Ford oferece ainda suporte ao Apple CarPlay, para acesso a iPhone, porém, sem previsão de quando o Waze poderá ser operado com esta plataforma.

Outra novidade é a atualização do sistema através da internet, bastando login com o número de chassi no site da Ford e cadastro, recebendo assim as atualizações sempre que surgirem. Com um pen drive, o proprietário apenas pluga na entrada USB e descarrega o software mais recente.

Fora isso, o Ford Focus 2019 se destaca pelo assistente de frenagem automática de emergência, que para o carro em velocidades de até 20 km/h ou reduz a força do impacto até 50 km/h. Já o assistente de emergência para o modelo, que faz ligação para o SAMU (192) em caso de acidente.

A chave MyKey permite configurar várias funções do veículo para uso de terceiros, inclusive limitando a velocidade. Há também assistente de estacionamento automático, que agora coloca e tira o veículo de vagas perpendiculares.

O sistema no Ford Focus 2019  funciona para os dois lados, mas no esquerdo é necessário acionar a seta.

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões

A nova geração do Ford Focus já foi apresentada (foto acima). O carro agora é construído a partir de uma nova plataforma, a C2, o que rendeu um aumento de 5,3 centímetros na distância entre-eixos, beneficiando o espaço para as pernas dos ocupantes.

Fora isso, o Focus 2019 está mais seguro, com direito a uma estrutura mais resistente contra impactos e rigidez torcional melhor em 20% quando comparado ao Focus de terceira geração. O novo design, com uma carroceria mais aerodinâmica, resultou num coeficiente de arrasto de 0,273, um dos melhores do segmento. Por fim, o peso final do veículo teve uma redução de 90 kg.

O hatch médio passa a dispor também de uma lista de equipamentos mais recheada. Entre os itens inéditos, há alerta de tráfego cruzado, auxilio de direção evasivo, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, faróis adaptativos com luz de curva (se ajusta automaticamente antes de entrar numa curva, cruzamento ou rotatória), aviso de saída de faixa, reconhecimento de placas de velocidade, entre outros.

Há também sistema de som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes, subwoofer e 675 watts.

A gama de motores inclui o 1.0 EcoBoost de 85 cv, 100 cv ou 125 cv, o novo 1.5 EcoBoost de 150 ou 185 cv, o 1.5 turbodiesel de 96 ou 120 cv e o 2.0 turbodiesel de 150 cv, com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.

Ford Focus 2019 – versões

A atual linha do Ford Focus 2019 é composta por três versões de acabamento diferentes: SE, SE Plus e Titanium. A primeira e a segunda estão disponíveis tanto com motor 1.6 litro flex como com o 2.0 litros flex, este último com câmbio automático. Já a terceira é a mais completa e dispõe somente do propulsor mais potente e transmissão automática.

Confira abaixo a atual gama de versões do Ford Focus 2019:

  • Ford Focus SE 1.6 2019
  • Ford Focus SE Plus 1.6 2019
  • Ford Focus SE 2.0 AT 2019
  • Ford Focus SE 2.0 AT 2019 com SYNC 3
  • Ford Focus SE Plus 2.0 AT 2019
  • Ford Focus Titanium 2.0 AT 2019
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT 2019

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões

Ford Focus 2019 – equipamentos

Ford Focus SE 2019

Segurança: oferece airbag duplo, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, assistente de frenagem de emergência, aviso de pressão baixa dos pneus, faróis com follow me home, freios ABS com EBD, Isofix, faróis e lanterna de neblina, faróis com ajuste manual de altura, controle de torque em curva, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, sistema alerta pós-acidente, sistema de estabilidade preventivo, alças de segurança dianteira e traseiras, alarme anti furto volumétrico, entre outros.

Interior: banco do motorista com regulagem de altura, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, aviso sonoro de faróis acesos e portas abertas, ar-condicionado, banco traseiro bipartido e rebatível, descansa-braço integrado ao console central, maçanetas internas cromadas, porta-malas com abertura elétrica, saída de ar para o banco traseiro, vidros elétricos nas quatro portas com sistema de abertura com um toque para baixo no motorista, console de teto com porta-óculos, tapetes de borracha, entre outros.

Exterior: retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 215/60 R17, faróis com acabamento cromado, grade dianteira com formato de colmeia, entre outros.

Tecnologia: faróis com acendimento automático, sensor de chuva, limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável, computador de bordo, chave canivete com controle remoto, sistema de som com MP3 player, entrada USB, entrada auxiliar, conexão Bluetooth, comandos de voz com funções de áudio e telefone, leitura e envio de mensagens SMS, quatro alto-falantes e dois tweeters, AppLink, Assistência de Emergência, retrovisor interno eletrocrômico, SYNC Media System, entre outros.

Como opcional, pode receber o sistema multimídia SYNC 3, com tela sensível ao toque de oito polegadas, Android Auto e Apple CarPlay.

Ford Focus SE Plus 2019

Segurança: airbags laterais e de cortina (seis airbags), recebe retrovisores externos com indicador de direção, rebatimento elétrico e aquecimento, sensor de estacionamento traseiro, luzes de condução diurna em LED e sistema de estabilidade preventivo (ETS).

Interior: conta com ar-condicionado automático e digital de duas zonas, bancos revestidos em couro, revestimento da manopla de câmbio em couro, bolso porta-revistas atrás dos bancos dianteiros,

Exterior: recebe moldura cromada dos faróis de neblina dianteiros.

Tecnologia: adota câmera de ré e central multimídia SYNC 3, com tela sensível ao toque de oito polegadas, Android Auto e Apple CarPlay.

Ford Focus Titanium 2019

Interior: passa a contar com descansa braço central integrado ao banco traseiro, luzes de cortesia dianteiras e traseiras com luzes de LED, dois porta-copos adicionais, detalhes cromados extras no painel, entre outros.

Exterior: traz grade dianteira com barras horizontais cromadas, lanternas traseiras com luzes de LED e teto solar elétrico.

Tecnologia: passa a contar com sistema de som premium Sony com cinco alto-falantes e quatro tweeters, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, entre outros.

Ford Focus Titanium Plus 2019

Interior: dispõe de banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições.

Segurança: oferece ainda assistente de frenagem autônomo (Active City Stop), faróis bi xênon adaptativos com ajuste de altura automática e lavadores, sensor de estacionamento dianteiro e sistema de estacionamento automático (estacionamento paralelo, perpendicular e saída de vagas paralelas).

Ford Focus 2019 – preços

O Ford Focus 2019 pode ser encontrado com preços que partem de R$ 78.100. Confira a tabela do modelo:

  • Ford Focus SE 1.6 2019: R$ 78.100
  • Ford Focus SE Plus 1.6 2019: R$ 88.000
  • Ford Focus SE 2.0 AT 2019: R$ 85.800
  • Ford Focus SE 2.0 AT 2019 com SYNC 3: R$ 86.800
  • Ford Focus SE Plus 2.0 AT 2019: R$ 94.400
  • Ford Focus Titanium 2.0 AT 2019: R$ 104.900
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT 2019: R$ 110.600

*Preços com base no configurador online da Ford em outubro de 2018.

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões

Ford Focus 2019 – motor

O Ford Focus 2019 continua com os motores 1.6 Sigma Ti-VCT com até 135 cv e 16,7 kgfm, bem como com o 2.0 Duratec Direct Flex com até 178 cv e 22,5 kgfm. O primeiro agora só com transmissão manual de cinco marchas e o segundo com câmbio de dupla embreagem Powershift com seis marchas.

O Sigma 1.6 foi atualizado há dois anos, passando a dispor de 131 cv na gasolina e 135 cv no etanol, entregando 16,2 kgfm na gasolina e 16,7 kgfm no etanol. Ele tem quatro cilindros, bloco, cabeçote e cárter em alumínio, bem como duplo comando de válvulas variável, além de injeção de combustível indireta, mas com tecnologia flex.

Embora já com boa idade, o propulsor ainda é bom e tem torque a 3.000 rpm. Ele faz o hatch ir de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e alcançar máxima de 189 km/h. O câmbio é manual de cinco marchas, mas caberia uma sexta.

Além disso, o Ford Focus 2019 vem com o 2.0 Duratec DirectFlex entrega 21,5 kgfm na gasolina e 22,5 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm. A Ford menciona que 88% do torque aparece em 2.750 rpm.

Sua transmissão é a criticada Powershift de seis marchas e dupla embreagem, que deve morrer com a atual geração do sedã.

O Duratec, que te cabeçote em alumínio e bloco em ferro fundido, tem duplo comando de válvulas variável e até tem injeção direta, mas foi sobrepujado pelo EcoBoost, sendo um conjunto já ultrapassado dentro da gama Ford.

Ainda assim, a Ford insiste nele para o EcoSport 2019. É certo que em futuro breve, a filial brasileira deverá abandona-lo em prol do EcoBoost, que deve chegar na versão 1.5, tendo ainda o 1.0 de três cilindros.

Já podemos vislumbrar um Novo Focus 2019 com motor EcoBoost 1.5 de 180 cv, embora o câmbio automático de seis marchas limite a performance do propulsor turbinado, mas até lá a Ford passa a dispor de uma transmissão com oito ou mais marchas. O propulsor pode fazer dobradinha com o 1.5 Ti-VCT de três cilindros com até 137 cv.

Ford Focus 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Ford Focus 1.6 2018 – 11,4 segundos e 189 km/h
  • Ford Focus 2.0 AT 2018 – 9,2 segundos e 206 km/h

O Ford Focus 1.6 2018 apresenta um bom comportamento, tendo rodar suave e equilíbrio. O propulsor eleva o tom quando exigido e não poderia ser diferente, apesar de seus 135 cv com etanol. O câmbio de cinco marchas precisa ser bem explorado para se obter uma condução mais prazerosa, e temos ruído maior.

Relações mais curtas e uma sexta, garantiriam melhor performance.

Com a versão 2.0, o Ford Focus 2.0 AT 2018 se mostrou mais macio em pisos com qualidade baixa e apresenta melhor controle direcional, fruto da alteração nos parâmetros da direção elétrica. A suspensão recebeu novas buchas e batentes frontais maiores.

O propulsor 2.0 Duratec Direct Flex mantém a boa disposição ao acelerador, respondendo prontamente e conferindo boas retomadas.

A rotação se eleva rapidamente, mesmo não estando no modo Sport. A transmissão Powershift tem engates suaves e quase imperceptíveis. O nível de ruído é bom, mas poderia ser melhor num carro desse porte e preço.

Freios e estabilidade são pontos fortes no hatch da Ford. O conforto geral é muito bom.

Uma solução interessante para o Ford Focus 2019, se a nova geração ficar cara demais com motor 1.0 EcoBoost é usar o novo motor 1.5 3C Flex (Dragon) do Ford EcoSport 2019, permitindo assim uma substituição interessante para o longevo Sigma 1.6 Ti-VCT, ainda em uso.

Comenta-se que a Ford prepara um EcoBoost 1.0 de 140 cv para a atualização do New Fiesta. Este, poderia até equipar o Focus Hatch, mas por conta do mercado. Mas, tudo vai depender da resposta do segmento, que está caindo.

Se continuar assim, provavelmente o hatch ficará apenas com um único motor. Seus principais rivais já fizeram isso, com exceção do Volkswagen Golf, que tem até quatro motores disponíveis.

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões

Ford Focus 2019 – consumo

Cidade

  • Ford Focus 1.6 2018 – 7,5 km/litro no etanol e 10,8 km/litro na gasolina
  • Ford Focus 2.0 AT 2018 – 6,7 km/litro no etanol e 9,7 km/litro na gasolina

Estrada

  • Ford Focus 1.6 2018 – 9,3 km/litro no etanol e 13,6 km/litro na gasolina
  • Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 – 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina

Ford Focus 2019 – manutenção e revisão

O custo de revisões do Ford Focus 2019 varia conforme a motorização. A Ford disponibiliza para seus clientes, relacionando uma série de itens e serviços, entre eles, alinhamento e balanceamento, molas e amortecedores, pneus, óleo lubrificante, pastilhas e discos, fluidos, filtros, velas, escapamento, palhetas e limpadores, bateria e lâmpadas, por exemplo.

A Ford também cria pacotes de revisão para as três primeiras visitas ao revendedor, por um preço bem atrativo. A mão de obra é sempre incluída nos valores cobrados e é necessário agendamento.

A marca também disponibiliza os valores das revisões em seu site, bem como parcela em até quatro vezes cada revisão.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.6

Preços 2.0

10.000 km

R$ 400

R$ 404

20.000 km

R$ 668

R$ 572

30.000 km

R$ 636

R$ 640

40.000 km

R$ 1.248

R$ 1.120

50.000 km

R$ 636

R$ 640

60.000 km

R$ 904

R$ 808

Ford Focus 2019 – ficha técnica

Motor

1.6 Sigma

2.0 Duratec Direct

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1596

1999

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Monoponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 131 cv @ 6500 rpm / Etanol: 135 cv @ 6500 rpm

Gasolina: 175 cv @ 6500 rpm / Etanol: 178 cv @ 6500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,2 kgfm @ 3000 rpm / Etanol: 16,7 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 21,5 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 22,5 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Dupla embreagem 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4360

4360

Largura sem retrovisores (mm)

1823

1823

Altura (mm)

1469

1469

Distância entre os eixos (mm)

2648

2648

Capacidades

Porta-malas (litros)

316

316

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

515

501

Peso em ordem de marcha (kg)

1310

1399

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,287

0,287

Ford Focus 2019 – fotos

Ford Focus 2019: preço, consumo, motor, equipamentos, versões
Nota média 4 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email