Manutenção

O que é conta giros? Como utilizar? Como funciona?

mazda-painel-700x510 O que é conta giros? Como utilizar? Como funciona?

O que é conta giros? Conheça seus detalhes

Todos os itens de um carro são importantes, portanto, fique atento a todos eles. Use sempre o manual do proprietário para que possa ter todas as informações pertinentes. Vamos ver nesta matéria o que é conta giros, como utilizar e como ele funciona.

É através do conta giros do painel do carro que sabemos se a aceleração está correta, em que rotação está o motor, enfim, são dados importantes bem no painel do seu veículo. Ficar atento aos detalhes nas ruas e estradas não são suficientes para uma boa direção e segurança, você precisa ficar atento a pormenores que podem até salvar a sua vida e o conta giros é um deles.



O que é um conta giros?

É um instrumento no nosso painel do carro que mostra quantas rotações por minuto o motor do carro está girando. Através do conta giros sabemos por exemplo se estamos trocando de marcha na hora certa e aproveitando o melhor desempenho do carro ou mesmo usando ele com o objetivo de conseguir o melhor consumo. É um instrumento simples mas extremamente importante para a “saúde” do seu carro  como um todo.

Como funciona um conta giros?

Todo carro tem uma condição ideal, tanto em marcha lenta como em marchas mais altas. Você vê em alguns carros apenas uma faixa vermelha perto do máximo das rotações. Já em outros, como caminhões e ônibus, você vê três cores em seu painel que são vermelha, amarela e verde. A cor verde mostra que você está com o RPM correto, sem problemas. A cor amarela mostra que você está acima da rotação correta e o vermelho mostra que você está em uma faixa de aceleração perigosa para o motor.

Preste atenção no consumo do combustível, pois, ele pode ser maior ou menor dependendo da forma como você guia o seu carro. Muitos reclamam que o carro não está rendendo o que pode, mas é necessário prestar atenção na forma que é feita a condução.  A cor vermelha de um conta giros serve para te mostrar que é uma rotação do motor muito alta, que além de um consumo excessivo vai ainda causar problemas e estragar seu motor.

O manual de proprietário do seu carro te avisa qual é o melhor momento para troca de marchas, então, um bom motorista precisa não apenas olhar para os lados e observar os cruzamentos, preferências, pedestres, sinais, placas, entre outros. Um bom motorista necessita conhecer a fundo a troca de marchas e saber identifica o melhor momento para que haja a troca. A maioria dos carros marca uma faixa de 4.000 a 5.000 rotações como a melhor faixa de troca de marchas para conseguir o melhor desempenho. Já para conseguir economia, se possível troque de marcha em 2.000 ou 2.500 rotações.

Se você estiver em uma velocidade baixa e com uma marcha alta, o conta giros ficará vermelho, isto é sinal de má direção, e claro que o seu motor poderá ter problemas, bem como o consumo de combustível vai subir rapidamente.

Se você acelerar muito com marchas baixas o seu motor vai sofrer também e o conta giros está lá para te alertar. Não confie tanto em seu ouvido assim para a troca de marchas. Se tiver alguma dúvida além do manual do proprietário, você pode perguntar a algum especialista ou se dirigir a concessionária para maiores informações. O ideal é se sentir seguro ao dirigir e o seu carro tenha uma durabilidade muito maior. Quanto mais você seguir as regras do manual, mais anos terá a disposição o seu veículo.

Como o conta giros pode me ajudar?

Podemos ver a rotação mais elevada quando estamos em um aclive acentuado. Repare qual marcha está utilizando e observe se há algo de errado com o motor. Fazer a troca de marchas no momento certo é imprescindível.

Quanto mais perfeita a troca de marchas, mais suave será a dirigibilidade, ou seja, sem aqueles trancos tão chatos que podem ocorrer durante sua direção.

Porque o conta giros é importante?

Além de te ajudar a controlar e melhorar o desempenho do seu carro, o conta giros te ajuda a controlar o gasto de combustível. Respeite sempre os limites de velocidade onde quer que você esteja dirigindo, estradas ou ruas e menos problemas você terá. Não force a marcha e assim ajudará a preservar o motor.

Segurança

Todos estes fatores influenciam na segurança do seu ir e vir. Com certeza, o fator segurança é o primordial quando pensamos em direção. São vários os itens que precisamos prestar atenção: pneus, motor, freios, embreagem, acelerador, troca de óleo, filtro, e o conta giros também.

Fique sempre de olho nos detalhes do seu carro e com certeza terá uma vida maior do seu veículo. Faça as revisões sempre na quilometragem recomendada e terá um desempenho muito melhor com o seu carro. Vá e volte com vida!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend