O que é conta giros? Como utilizar? Como funciona?

conta giros do civic si sedacc83 esportivo modelo 2006 da honda testado pela revis

O que é conta giros? Conheça seus detalhes

O que é um conta giros?

É um instrumento no painel do carro que mostra quantas rotações por minuto o motor do carro está girando. Através do conta giros sabemos, por exemplo, se estamos trocando de marcha na hora certa e aproveitando o melhor desempenho do carro, ou ainda se estamos usando ele com o objetivo de conseguir o melhor consumo.

É um instrumento simples mas extremamente importante para a “saúde” do seu carro como um todo.

Como funciona um conta giros?

Você vê em alguns carros apenas uma faixa vermelha perto do máximo das rotações. Já em outros, como caminhões e ônibus, você vê três cores em seu painel: vermelha, amarela e verde. A cor verde mostra que você está com o RPM correto, a cor amarela mostra que você está acima da rotação correta e o vermelho mostra que você está em uma faixa de aceleração perigosa para o motor.

Preste atenção no consumo de combustível, pois ele pode ser maior ou menor dependendo da forma como você guia seu carro. Muitos reclamam que o carro não está rendendo o que pode, mas é necessário prestar atenção na forma que é feita a condução.

A cor vermelha do conta giros serve para mostrar que é uma rotação do motor muito alta, trazendo um consumo excessivo e ainda causando problemas e estragando seu motor.

O manual de proprietário do seu carro te avisa qual é o melhor momento para troca de marchas, então, um bom motorista precisa não apenas olhar para os lados e observar os cruzamentos, preferências, pedestres, sinais, placas, entre outros.

Um bom motorista necessita conhecer a fundo a troca de marchas e saber identificar o melhor momento para que haja a troca. A maioria dos carros marca uma faixa de 4.000 a 5.000 rotações como a melhor faixa de troca de marchas para conseguir o melhor desempenho. Já para conseguir economia, se possível troque de marcha em 2.000 ou 2.500 rotações.

Se você estiver em uma velocidade baixa e com uma marcha alta, o conta giros ficará vermelho, isto é sinal de má direção, e claro que o seu motor poderá ter problemas, bem como o consumo de combustível vai subir rapidamente.

Se você acelerar muito com marchas baixas o seu motor vai sofrer e o conta giros está lá para te alertar. Não confie tanto em seu ouvido para a troca de marchas. Se tiver alguma dúvida além do manual do proprietário, você pode perguntar a algum especialista ou se dirigir a concessionária para maiores informações.

O ideal é se sentir seguro ao dirigir e o seu carro terá uma durabilidade muito maior. Quanto mais você seguir as regras do manual, mais anos terá à disposição o seu veículo.

Como o conta giros pode me ajudar?

Podemos ver a rotação mais elevada quando estamos em um aclive acentuado. Repare qual marcha está utilizando e observe se há algo de errado com o motor. Fazer a troca de marchas no momento certo é imprescindível.

Quanto mais perfeita a troca de marchas, mais suave será a dirigibilidade, ou seja, sem aqueles trancos tão chatos que podem ocorrer durante sua direção.

Por que o conta giros é importante?

Além de te ajudar a controlar e melhorar o desempenho do seu carro, o conta giros te ajuda a controlar o gasto de combustível. Respeite sempre os limites de velocidade onde quer que você esteja dirigindo (estradas ou ruas) e menos problemas você terá.

Não force a marcha e assim ajudará a preservar o motor.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.