Motor de partida, como funciona? Como saber se está ruim?

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Seu carro não está ligando de manhã, quando quente o motor gira devagar ou sequer gira quando dá a partida? O primeiro culpado costuma ser a bateria, mas pode ser seu motor de partida! Fizemos esse post pra te falar sobre ele.

Como funciona o motor de partida?

Quando você dá a partida no seu carro, o motor precisa de um “empurrãozinho” para começar a girar, e então a combustão se iniciar, fazendo com que o motor se mantenha ligado sozinho, esse empurrão quem dá é o motor de partida.

Falando de forma simples, ao girar a chave de ignição do seu carro, é acionado o motor de partida.

Ele se acopla ao chamado volante do motor, através dos dentes da engrenagem, esse acoplamento se dá através de um ímã que “empurra” uma haste móvel no motor de partida, assim a haste começa a girar.

Então ela gira consigo o volante do motor, que por sua vez é preso ao virabrequim, fazendo com que os componentes móveis do motor (pistão, biela, etc.) se movimentem, admitam a mistura de ar/combustível, e finalmente, com a centelha das velas, o motor começa a funcionar.

Aí você solta a chave, pois percebe que o motor já está funcionando sozinho e ocorre a volta dessa haste móvel, desacoplando o motor de partida do volante do motor.

Partes de um motor de partida

motor cortado

Ele é composto por diversos conjuntos, dentro desses conjuntos temos dezenas de componentes, então resumimos aqui os principais (existem mais):

Suportes: Fixam o motor de partida no veículo, possibilitando que esteja sempre na posição ideal para acoplamento.

Haste: Se assimila a uma vareta metálica, é responsável por segurar o pinhão e movimenta-lo para frente e para trás, possibilitando o acoplamento e desacoplamento do motor de arranque no volante do motor

Chave Magnética ou Automático: Faz com que a haste avance e recue, conforme a necessidade.

Indutor: Aqui está um dos principais componentes, o indutor cria um campo magnético que faz com que o induzido, se movimente, ou seja, esse é o componente que possibilita a haste girar.

Induzido: Em conjunto com o indutor, movimenta a haste.

Pinhão: Engrenagem que fica na ponta da haste e fica em contato com volante do motor quando em movimento.

Quais sintomas de um motor de partida ruim?

Os sintomas se confundem com problemas na bateria e problemas elétricos em geral, abaixo alguns exemplos:

  • Motor virando devagar na partida: Pode ser problema nos componentes internos do motor, como as escovas, nesse caso o reparo é simples e relativamente barato;
  • Motor demorando a pegar e virando devagar quando quente: Pode ser problema nas escovas ou no induzido/indutor, no segundo caso o reparo é caro e muitas vezes compensa trocar o motor de partida inteiro;
  • Motor não gira quando quente (normalmente se ouve um estalo somente): Costuma ser problema na chave magnética, o reparo é um pouco caro, pois a peça precisa ser trocada, mas nesse caso não é necessária a troca de todo o conjunto;
  • Barulho de metal “arranhando” no momento da partida: Pode ser indicativo de problemas no pinhão, o reparo costuma ser relativamente simples e barato;
  • Cheiro de queimado e cabos esquentando ao virar a chave: São indícios de curto no sistema de partida, nesse caso é necessário investigar melhor a causa, mas faça rápido, cabos fervendo na região do motor podem causar incêndios.

Como aumentar a vida útil do motor de partida?

  • Se seu carro está demorando pra pegar, leve ele no mecânico o quanto antes, pode ser algum problema simples como uma vela ou bobina, postergar a ida ao mecânico vai condenar seu motor de partida, visto que o desgaste será acentuado pois estará exigindo que ele fique ligado por muito mais tempo;
  • Quando o carro não pegar na primeira partida, espere alguns segundos para tentar novamente;
  • Não deixe o motor de partida acionado por muito tempo, no máximo 10 segundos por tentativa são recomendados;
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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.